Home Brasil O que fazer em Belo Horizonte e as melhores atrações

O que fazer em Belo Horizonte e as melhores atrações

por Viaje Leve
Praça da Liberdade em Belo Horizonte

Belo Horizonte, ou simplesmente BH, como também é chamada, é uma cidade que recebe muitos turistas o ano inteiro. E não é à toa, já que tem muitos lugares legais para conhecer por lá! Por isso, preparamos este post completo para te mostrar os melhores pontos turísticos locais, com dicas de viagem incríveis e sugestões sobre o que fazer em Belo Horizonte. 

Então, se você está planejando sua próxima viagem em solo nacional, esse é certamente um bom destino! 

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

FAZER COTAÇÃO

Neste artigo você verá: 

Breve história de Belo Horizonte

Antes de mais nada, vamos contar um pouco mais sobre a história de Belo Horizonte. Isso porque a cidade começou em 1701, quando a serra de Congonhas foi descoberta por forasteiros à procura de ouro. Ao invés do minério precioso, encontraram uma preciosidade natural: terra adequada para agricultura, clima ameno e outros minérios. 

Em pouco tempo, a região passou de 40 famílias a um pequeno distrito. Entre vários anos, o local se desenvolveu e conquistou a independência, embora o título de capital do estado de Minas só chegasse anos mais tarde.

Já no ano de 1893, a cidade venceu um projeto de lei que visava escolher entre cinco cidades mineiras, a reconstrução da nova capital. Belo Horizonte venceu a disputa e conquistou o título da capital de Minas Gerais, sede do governo do estado. Com isso, a cidade foi reestruturada e hoje em dia é um dos lugares mais visitados do país. 

Quando viajar para Belo Horizonte

Belo Horizonte é um ótimo destino nacional, independente da época do ano, pois conta com várias opções do que fazer a noite ou durante o dia. No entanto, nos meses de abril a setembro a cidade tem um clima ameno e com poucas chuvas, o que é ótimo para quem quer uma experiência completa em BH. 

Embora neste período seja outono e inverno, para quem não está acostumado às altas temperaturas do verão, pode ser uma ótima ideia conhecer a capital de Minas nessa época.

Por outro lado, é possível aproveitar bastante a cidade em qualquer época do ano, então, vale a pena planejar sua viagem com antecedência e aproveitar as melhores condições para o seu passeio.

Como chegar em Belo Horizonte

Você pode chegar a Belo Horizonte de várias maneiras, já que a cidade é uma das regiões turísticas mais badaladas do país. Em nosso caso, fizemos a viagem de ônibus, mas é possível chegar em BH de avião e carro também. 

Avião: Se você pretende viajar de avião, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins, que fica no município vizinho de Confins. No entanto, o aeroporto não fica perto da região central da cidade, por isso prepare-se para um trajeto adicional de pelo menos uma hora até o seu hotel. 

Você também pode acessar Belo Horizonte fazendo a rota do voo para o Aeroporto de Pampulha, que recebe conexões menores e voos comerciais. 

Ônibus: Nós optamos por ir de ônibus até Belo Horizonte, pois decidimos esticar a viagem que fizemos no litoral sul da Bahia. Então, pegamos um ônibus noturno da Viação Gontijo, em Teixeira de Freitas, para chegar até nosso destino. 

Carro: Se o seu trajeto for de carro, as principais estradas de acesso são a BR-040, para quem parte do Rio e de São Paulo, a BR-381, para quem parte de Brasília e a BR-262, para quem sai do Espírito Santo. As rodovias são bem sinalizadas, mas se você for um turista novato na região, vale fazer uso do bom e velho gps para ficar atento ao trajeto.  

Para pesquisar e comprar passagens de ônibus e avião, recomendamos a empresa 12Go que é nossa parceira de confiança. Essa empresa oferece os melhores valores e ainda faz um combo de bilhetes, caso seja necessário usar mais de um tipo de transporte para chegar ao seu destino final. Acesse o site da 12Go clicando aqui.

Bares e Restaurantes em Belo Horizonte

Pão de queijo mineiro
Pão de queijo mineiro

Para curtir com energia todas as opções de diversão em Belo Horizonte, não dá para deixar de citar a gastronomia típica e o atendimento caloroso dos mineiros. Em nossa viagem, procuramos visitar os melhores bares e restaurantes da cidade e agora vamos compartilhar nossa experiência com você a seguir! 

O Mercado Central é o lugar perfeito para fazer compras, conhecer pessoas da cidade e outros turistas, bem como curtir a noite e apreciar uma boa comida de buteco. Por lá você vai encontrar diversos bares que ficam abertos o dia todo servindo cerveja gelada e petiscos típicos.

Outro local bacana é o Mercado Novo, que é semelhante ao Mercado Central. No entanto ele tem uma vibe mais jovem e por isso reúne vários quiosques descolados com boa comida, música ao vivo e lojinhas.

O Café Palhares é um dos lugares mais tradicionais de BH para comer e conta com o tradicional prato da cidade, chamado Kaol. O prato traz as siglas dos componentes da refeição, sendo o K igual a cachaça, referente a dose como aperitivo e o restante significa arroz, ovo e linguiça. Esse prato traz muita “sustança” e é bem generoso, sendo uma experiência gastronômica imperdível em Belo Horizonte.  

Para relaxar, recomendamos o Chopp da Fábrica Pampulha, com boas bebidas e um cardápio de dar água na boca. Além do ambiente receptivo e da boa comida, você conta com um cardápio de vinhos e cervejas exclusivos para se deliciar com a vista da lagoa. 

Por fim, A Pão de Queijaria é um lugar perfeito para quem ama pão de queijo e não dá para passar pela capital mineira sem visitar esse lugar. Por lá, você pode experimentar diversas variações deste prato típico em um ambiente animado com bastante descontração.

Onde ficar e dicas de hotéis

Hotel Ouro Minas Palace em Helo Horioznte
Ouro Minas Palace | Foto: Divulgação

A região hoteleira de Belo Horizonte fica bem centralizada, com opções adequadas para todos os gostos, bolsos e orçamentos. Nós escrevemos um artigo sobre os hotéis em BH, onde você poderá ver informações sobre a região do centro de BH é onde se concentram a maioria dos hotéis, bem como nos bairros Lourdes, em Funcionários e Savassi, que ficam bem próximos. 

Veja algumas dicas de hotéis em Belo Horizonte:

Br Hostel: Esse é um ótimo hostel para ficar em BH se a viagem é só para adultos. O local conta com recepção 24 horas e quartos com banheiros privativos. No bom estilo de um hostel, os dormitórios são compartilhados, mas há opções privativas. 

Nobile Inn Pampulha: Este hotel fica em uma região mais reservada e turística. Ele está próximo à Lagoa da Pampulha e fica a apenas 700 metros do aeroporto, o que é um diferencial. Você pode contar com quartos confortáveis, estacionamento e  wi-fi, assim como elevador e varanda para lazer. 

Savassi Hotel: O nome já entrega, pois este hotel fica em um dos melhores bairros para se hospedar em Belo Horizonte. Além disso, conta com acomodações confortáveis, piscina e estacionamento gratuito para hóspedes, e fica a apenas 4 minutos do centro. 

Hotel Gran Vivenzo: Está localizado em uma região intermediária, portanto você levará cerca de 27 minutos, de carro, para chegar ao local saindo do aeroporto. O hotel oferece quartos amplos e confortáveis, sinal de wi-fi, ar condicionado e uma academia.  

Ouro Minas Hotel: Esse é um ótimo lugar para ficar em Belo Horizonte se você está viajando com os seus mascotes, porque este hotel aceita pets. As acomodações são confortáveis, bem decoradas, com ar-condicionado e banheiro privativo.

Veja a lista completa de hospedagem em Belo Horizonte e garanta sua reserva!

O que fazer em Belo Horizonte

Belo Horizonte é certamente um dos locais mais procurados por turistas de todos os lugares, isso porque não faltam atrações turísticas na cidade. Independente do seu gosto ou estilo, você contará com belos monumentos, eventos e locais para apreciação da natureza, além de claro, a deliciosa gastronomia local e a vida noturna agitada. 

E se você está viajando com tempo cronometrado, convém aproveitar as opções turísticas para conhecer Belo Horizonte em um dia. Para isso, você conta com opções de passeio privado e também visitas guiadas por BH, com a comodidade de um guia turístico especializado para você não perder nenhum detalhe.

Por outro lado, se a palavra “pressa” não está na sua bagagem, vale aproveitar os passeios para conhecer todos os pontos turísticos de uma vez e depois aproveitar os seus lugares favoritos com mais tempo. Para te ajudar no planejamento, vamos falar dos lugares mais legais em BH, que são parada obrigatória para todo viajante na capital de Minas Gerais. 

Palácio da Liberdade

Praça da Liberdade em Belo Horizonte
Praça da Liberdade

Construído no ano de 1897, o projeto do Palácio da Liberdade veio com o projeto da nova capital do estado de Minas Gerais. Belo Horizonte então recebeu a construção desse monumento incrível, que sediou por muitos anos a residência oficial do governador do estado. 

Atualmente, o local é aberto para visitação, assim como conta com belíssimas obras de arte e oferece um tour completo pela construção. O estilo da arquitetura art noveau e contemporânea chama a atenção para belas fotos. Já no interior, você pode conhecer os aposentos oficiais como a sala de banquete e também apreciar a decoração e mobília de época.

  • Endereço: Praça da Liberdade, s/nº – Funcionários
  • Horários: Aberto quinta e sexta das 14h às 17h, sábados e domingos das 10h às 16h30
  • Preço: Gratuito, mas somente com agendamento

Memorial Minas Gerais Vale e Museu das Minas e do Metal

O Memorial Minas Gerais é um espaço dedicado à história artística e cultural de Minas Gerais e da cidade de Belo Horizonte, com exposições interativas e obras de arte. A visita é bem bacana e relativamente rápida, pois as exposições são pequenas. Apesar disso, as atrações misturam tecnologia e cenários reais e virtuais, proporcionando uma experiência áudio visual incrível.

Na mesma pegada, O Museu das Minas de do Metal, ou MM Gerdau conta com mais de 44 exposições contando a história da mineração local. Misturando efeitos de luz, som e tecnologia, você vai aprender mais sobre a história de BH sem cair no tédio, por isso nós adoramos a experiência.

Além disso, os locais contam com uma lanchonete e cafeteria, onde você pode aproveitar para recarregar as energias ali mesmo, enquanto aproveita o passeio. 

  • Endereço: Praça da Liberdade, s/nº – Funcionários
  • Horários Memorial: Aberto na terça, quarta, sexta e sábado das 10h às 17h30, quinta das 10h às 21h30 e domingo das 10h às 15h30
  • Horários Museu: Aberto de terça a domingo das 12h às 17h e quinta das 12h às 22h
  • Preço: Gratuito

Centro Cultural Banco do Brasil

O centro cultural Banco do Brasil fica em um prédio histórico de BH, construído em 1901, e sediou eventos culturais importantes na cidade. O local conta com cinema, teatro, exposições culturais de dança e arte tradicionais da cidade, bem como há uma coleção de artes modernas e de época. 

Além disso, você pode desfrutar de uma boa refeição na praça de alimentação local, que conta com diversos cafés, bares e lanchonetes. O local também conta com banheiros acessíveis, fraldário e você ainda conta com caixas eletrônicos do Banco do Brasil, caso precise de algum serviço financeiro.

  • Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
  • Horários: Aberto todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças
  • Preço: Gratuito

Mercado Central de Belo Horizonte 

Mercado Municipal de Belo Horioznte
Mercado Municipal de Belo Horioznte

O Mercado Central é um dos lugares em que os turistas costumam gostar de passar o tempo e nós ficamos admirados com a quantidade de lojas por lá. Isso porque o local conta com o melhor da cultura, história e gastronomia local, então não dá para passar por BH sem conhecer a infinidade de temperos locais, além de curtir boa música e comida.

Esse é o local onde você vai provar muita comida boa e pode comprar diversos tipos de queijos, doces e cachaças mineiras. Há diversos setores para fazer compras de lembrancinhas, mas também há setores para o dia a dia da população. Você também encontra bares se quiser fazer uma pausa para o almoço ou quem sabe tomar uma cerveja gelada e petiscar.

  • Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro
  • Horários: Aberto de segunda a sábado, das 8h às 18h. Domingo e feriados 8h às 13h
  • Preço: Gratuito

Mercado Novo de Belo Horizonte

Mercado Novo de Belo Horioznte
Mercado Novo de Belo Horioznte

Da mesma maneira, Belo Horizonte conta com o Mercado Novo, um local mais descolado e também repleto de lojas. A maioria dos estabelecimentos oferece pratos típicos da região, além de ótimos drinks e bebidas refrescantes. Este é um lugar muito animado para conhecer novas pessoas, tirar fotos e recarregar as energias nos vários restaurantes do local. 

Além disso, o Mercado Novo também pode ser uma opção de passeio noturno, já que o local conta com bares e shows de música e arte local. Falo isso porque quando nós visitamos, havia bastante gente e música ao vivo rolando, que dava para ouvir de todos os pontos do mercado.

  • Endereço: R. Rio Grande do Sul, 499 – Centro
  • Horários: Aberto todos os dias das 8h à 00h, com entrada permitida até às 22h. Os horários dos estabelecimentos podem mudar de acordo com a programação e venda dos itens.
  • Preço: Gratuito

Praça do Papa

Inicialmente batizada de praça Israel Pinheiro, um político local, a praça do Papa recebeu este nome após a missa do pontífice João Paulo II. O local conta com uma monumento à paz, construído com inspiração na história de mineração do local, além de uma cruz representando o cristianismo. 

O local também oferece uma vista incrível da cidade de Belo Horizonte, o que faz da Praça do Papa um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Nas imediações, você vai encontrar o conhecido Parque das Mangabeiras, que leva o nome do bairro local. 

  • Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras
  • Horários: Aberto 24h
  • Preço: Gratuito

Feira Hippie de Belo Horizonte

A feira Hippie de Belo Horizonte acontece na Praça da Liberdade desde 1969. Ela foi idealizada por artistas e produtores locais, como uma forma de expor sua arte, produtos e artesanato local, mas acabou ficando um programa semanal que faz parte da cidade.

Com o tempo, o local ficou famoso e por lá é possível encontrar realmente de tudo, desde roupas, presentes de viagem e até decoração. Por lá também é possível apreciar a culinária local e tomar uma bebida geladinha, acompanhada de um delicioso petisco. 

Na região que acontece a feirinha você ainda encontra pontos turísticos como o Palácio da Justiça, o Conservatório de Música, o Automóvel Clube de Minas Gerais e a Praça da Estação, por exemplo, que você pode conhecer no mesmo dia. Ainda dá para conhecer outros locais na região, como a Praça Sete de Setembro, o Palácio das Artes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. 

  • Endereço: Av. Afonso Pena – Centro
  • Horários: Aberto apenas nos domingos das 7h às 14h
  • Preço: Gratuito

Estádio Mineirão e Mineirinho

Estádio Mineirão e Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte
Estádio Mineirão e Lagoa da Pampulha

Quem gosta de atividades turísticas esportivas, não dá para passar por Belo Horizonte sem conhecer o famoso Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão. O estádio tem uma infraestrutura padrão FIFA, reformado para o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014, mas também é a casa dos times Cruzeiro Futebol Clube e Clube Atlético Mineiro.

Ainda tem o estádio Jornalista Felippe Drummond, mais conhecido como Mineirinho, uma estrutura completa, feita para receber eventos esportivos de várias modalidades. O local é conhecido por sediar vários campeonatos de artes marciais, voleibol e futsal, tanto que já bateu diversos recordes de público em eventos esportivos. 

Para uma experiência esportiva completa, recomendamos conhecer os dois estádios e mesmo sendo o Mineirão o palco da amarga derrota da seleção canarinho para a Alemanha por 7 a 1, a visita é muito legal. Você poderá conhecer um pouco mais sobre os diversos eventos do local, além de fazer visitas pelas arquibancadas e acesso a sala de troféus. 

  • Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José
  • Horários: Aberto no sábado, domingo e feriados das 10h às 17h, com entrada de hora em hora.
  • Preço: R$50 ou R$40 dependo do tipo de tour que desejar

Lagoa da Pampulha e Conjunto Arquitetônico Niemeyer 

Santuario São Francisco de Assis no bairro da Pampulha
Santuario São Francisco de Assis no bairro da Pampulha

A Lagoa da Pampulha fica em uma área mais afastada e com menos prédios hoteleiros, no entanto, o local oferece uma ótima experiência na natureza. Além da vista deslumbrante da Lagoa, o local é um complexo turístico completo, com obras do famoso Oscar Niemeyer, importante arquiteto da região e famoso por projetar a cidade de Brasília. 

O local conta com a belíssima capela Curial de São Francisco de Assim, os museus Casa Kubitschek e Museu de Arte da Pampulha, por exemplo, que oferecem experiências culturais, religiosas e artísticas em um só lugar. 

Por lá você também pode visitar o famoso Iate Tênis Clube e a Casa de Baile, que oferecem opções esportivas e de lazer com um belo cenário da paisagem local como bônus. Portanto, mesmo que você não seja um jogador de tênis nato, vale conhecer o local e se divertir, além de tirar belas fotos instagramáveis do seu passeio em Belo Horizonte. 

  • Endereço: Pampulha
  • Horários: 24h
  • Preço: Gratuito

O que fazer em Belo Horizonte à noite

Belo Horizonte não só é conhecida por seus belos pontos turísticos, como também pela vida noturna animada. Isso porque a cidade conta com diversos cinemas, teatros, clubes e mercados que oferecem shows ao vivo com artistas locais, boa comida e diversão, mas claro, sem esquecer das centenas de bares que dão a BH o título de capital boêmia. 

Conheça as melhores baladas para curtir a noite em Belo Horizonte:

Se você quer um lugar para dançar, ouvir música boa e relaxar enquanto conhece novas pessoas, o Jângal é uma mistura de pub com beergarden que coleciona prêmios em Belo Horizonte. O local é decorado com muito verde e simula um ambiente de floresta, uma experiência muito bacana para curtir a noite.

O Paco Pigalle Bar fica em uma região bem movimentada à noite, no bairro Funcionários, em BH. A casa reúne balada, drinks e serve um cardápio diversificado, além de ser considerada uma das melhores baladas para curtir a vida noturna em Belo Horizonte. 

E se você é fã do bom e velho rock’n roll, não dá para passar por Belo Horizonte sem conhecer o Jack Rock Bar. No local há música ao vivo, também tem um DJ que seleciona as melhores composições de rock nacional e internacional, ou seja, música boa não falta. 

Nós também adoramos a Rua Pium-Í que é cheia de bares onde você pode degustar um cardápio amplo e experimentar vários drinks e bebidas.

Os museus lúdicos também são ótimas opções de passeios noturnos em BH, já que os shows de áudio e luz que contam a história local, ficam com um clima a mais de mistério e diversão.

Quer saber mais sobre Belo Horizonte? Assista nosso vídeo!

Durante nossa viagem a Belo Horizonte, gravamos muita coisa legal para o canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveita e se inscreve em nosso canal para receber as notificações dos vídeos novos que postamos toda semana!!

Seguro viagem nacional

Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência em BH, é mais do que recomendado que se faça um seguro nacional para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Às vezes um simples corte no pé pode causar um gasto enorme e prejudicar o seu orçamento que nem estava planejado. Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Perguntas frequentes

Quais são as melhores atrações para visitar em Belo Horizonte?

As melhores atrações são os mercados, os museus da Praça da Liberdade, assim como a Lagoa da Pampulha. Veja mais informações.

O que não deixar de fazer em Belo Horizonte?

Durante sua visita a BH, não deixe de conhecer a culinária local ao visitar o Mercado Central, bem como os milhares de bares que estão entrelaçados entre as atrações turísticas. Veja mais informações.

Quando visitar Belo Horizonte?

É possível aproveitar a cidade em qualquer época do ano, no entanto, de abril a setembro a o é mais clima ameno. Veja mais informações.

Qual é o melhor bairro para ficar em Belo Horizonte?

Os melhores bairros para ficar em Belo Horizonte são Savassi e Funcionários, seguidos pelo bairro Pampulha. Veja mais informações.

Passeios em Belo Horizonte

Agora que você já sabe o que fazer em Belo Horizonte e conhece um pouco sobre a história, quando ir, onde comer e as principais atrações é hora de arrumar as malas e partir! Mas antes não esqueça de fazer suas reservas de transporte, hospedagem e passeios. E para te ajudar a fazer a sua viagem ser ainda mais completa, abaixo você verá diversas opções de passeios em BH para escolher o que se encaixa melhor na sua viagem! 

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x