Home Ásia Visto do Qatar: Regras e Requisitos para Entrar no País

Visto do Qatar: Regras e Requisitos para Entrar no País

por Andressa Silva
Katara Cultural Village em Doha no Qatar

Quem pretende viajar pelo Qatar deve ter em mente que na organização, o visto deve ser um tema importante. Isso porque o visto do Qatar tem algumas regras que são relevantes e que mudam dependendo de quanto tempo você deseja passar no país. Além disso, é imprescindível saber que no Qatar, há diferentes tipos de visto de turismo para quem é brasileiro, mas não reside no país. 

Neste post nós vamos te falar todos os detalhes sobre o visto de Qatar, seus diferentes tipos e requisitos. Você também saberá quais são os documentos necessários para entrar no país, como é passar pela imigração e muito mais!

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Brasileiro precisa de visto para o Qatar?

Antes de começar a falar sobre os tipos de visto do Qatar, você deve estar se perguntando se brasileiro precisa do visto. A resposta é: não! Nós, brasileiros e nacionalidades de mais 94 países não precisam de visto para entrar no Qatar. No entanto, algumas permissões mudam se você for residente de alguns países. 

Vale comentar que você deve estar ligado nas permissões concedidas a cada país, caso more no exterior ou pretenda entrar no Qatar com seu segundo passaporte. Por isso, deixamos uma lista, para quem é cidadão e residente, dos países que são elegíveis a entrar no Qatar sem visto para viajar a lazer.

Visto de 30 dias, mas pode prorrogar por mais 30 dias

AndorraAzerbaijãoBielorussiaBolíviaBrasilBrunei
ChinaChileColômbiaCoréia do sulCosta RicaCuba
Hong KongÍndiaIndonésiaInglaterraIrãIrlanda
MéxicoMoldovaMonacoNova ZelândiaMacedônia do NorteMaldivas
PaquistãoPanamáParaguayPeruRússiaRuanda
SurinameTailândiaUruguaiVenezuelaLíbanoCazaquistão
CanadáEquadorJapãoSan MarinoGeorgiaEUA
VaticanoSingapura

Visto de 90 dias que podem ser usados dentro de 180 dias com direito a múltiplas entradas. 

África do SulAntígua e BarbudaArgentinaAustráliaÁustriaBahamas
CroáciaChipreChipre da TurquiaRepública TchecaDinamarcaDominica
EspanhaEstôniaFinlândiaFrançaAlemanhaGrécia
IslândiaItáliaLatviaLiechtensteinLituâniaLuxemburgo
NoruegaPolôniaRomêniaSérviaSeichelesSuécia
UcrâniaEslovêniaHungriaMaltaTurquiaSuíça
MalásiaHolandaEslováquiaBelgium

As pessoas do Bahrein, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos também não precisam fazer o visto do Qatar, pois fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo. A permissão de entrada é única e só é necessária a apresentação de documentos básicos de identificação.

Tipos de visto do Qatar

Como você já viu, a lista de países que têm permissão para entrar no Qatar é enorme. As diferentes opções se aplicam de acordo com o país de residência e o país do qual a pessoa tem nacionalidade e passaporte. Dessa forma, existem algumas opções de vistos que podem ser feitos, como falaremos a seguir.

Visto de turismo no Qatar

O visto de turismo no Qatar, nada mais é do que a permissão para você entrar no país. No caso dos brasileiros que não são residentes no país, tem o direito de ficar no Qatar por 30 dias com a possibilidade de prorrogar a sua visita por mais 30 dias. 

Em outras palavras, ao desembarcar no Qatar, você vai obter a isenção de visto, ganhando uma carimbada no passaporte. O visto de turismo no Qatar é gratuito, você tem a permissão de múltiplas entradas dentro do período permitido, ou seja, pode visitar países vizinhos e retornar ao Qatar tranquilamente.

Os documentos necessários são: 

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses
  • Cópia do passaporte 
  • Reservas do voo de saída do país, seja com retorno ao Brasil ou para outro país
  • Reserva do hotel válida pelo período da viagem no Qatar

Caso você faça uma viagem a negócios, estudo ou por qualquer outro motivo que seja pelo período de até 30 dias, poderá fazer o visto de turista. Isso porque não há necessidade de mudar o tipo de entrada e no máximo o agente de imigração pode indicar que sua entrada é de turista com intuito de estudo ou negócios.

Por fim, vale comentar que se você tem passaporte português ou italiano, por exemplo, deve ficar atento a outros tipos de visto se quiser entrar com eles. Siga a leitura, pois vamos mostrar a seguir outras opções, ou tenha atenção à lista que deixamos anteriormente.

Visto para conexão no Qatar

Qatar Airways
Avião da Qatar Airways

Esse é um dos tipos de visto do Qatar que facilitava a entrada de turistas, desde de antes do país abrir as portas para mais de 95 nacionalidades. O visto para conexão no Qatar, também chamado de visto de trânsito do Qatar, é a permissão para ficar no mínimo 5 horas e no máximo 96 horas no país. Além disso, o visto é gratuito!

Por ser uma viagem curta, você só terá permissão de entrada única, ou seja, dentro desse período, você não pode sair do país e entrar novamente. Por mais que países vizinhos como Bahrein e Arábia Saudita sejam super próximos, a saída e entrada no período das 96 horas do visto de trânsito não é permitida.

Os documentos necessários são: 

  • Passaporte válido
  • Cópia do passaporte

Para fazer o visto de trânsito ou conexão no Qatar, você vai precisar comprar a passagem pela Qatar Airways. Ao adquirir a passagem deve escolher a opção “Parada no Qatar” quando fizer a pesquisa de datas e preços da sua viagem, sem escolher Doha ou Qatar como ponto inicial ou final da viagem.

Após definir quanto tempo você vai ficar no Qatar, é hora de fazer a reserva do seu hotel pelo Booking.com aqui no blog. Você pode acessar nossa lista de Hotéis em Doha para escolher o seu!

Outra questão bem interessante para completar a sua programação, é reservar passeios em Doha, afinal, seu tempo será curto. No site da Get Your Guide você encontra um passeio especial para quem vai fazer conexões em Doha. Dessa forma, você sairá do aeroporto com motorista e conhecerá as atrações da cidade de forma objetiva. Veja essa opção de passeio clicando aqui.

Visto de turista conjunto Catar-Omã (visto na chegada)

Pessoas com nacionalidades de países como a França, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha, por exemplo, têm a opção de fazer o visto de turista ou o visto para o conjunto Catar-Omã. Já as pessoas com nacionalidade Portuguesa, por exemplo, só têm essa opção de visto do Qatar. 

Esse visto é feito ao chegar no Qatar, ou seja, você não precisa se preocupar em aplicar o visto antes de embarcar. Ele tem o processo bem parecido com o visto de turismo no Qatar que mencionamos anteriormente. 

Ele tem o diferencial de permitir que o turista viaje em dois países (no Qatar e no Sultanato de Omã) com uma única permissão e múltiplas entradas. Dessa forma, a permissão de viagem é de 30 dias com possibilidade de estender por mais 30 dias ao pagar uma taxa.

Os documentos necessários são: 

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses
  • Cópia do passaporte 
  • Reservas do voo de saída do país, seja com retorno ao Brasil ou para outro país
  • Reserva do hotel válida pelo período da viagem no Qatar

Visto de turista online (ETA)

Pessoas no Souq Waqif em Doha
Souq Waqif em Doha | Foto: Asim-Z-Kodappana via Unsplash

As pessoas que não tem permissão de entrar no Qatar com “visto livre” como mencionamos nas opções anteriores, podem fazer o Electronic Travel Authorisation (ETA). No entanto, esse tipo de visto é feito online, de forma simples e prática. 

Quem viaja pela Qatar Airways pode fazer a solicitação do visto direto no site da companhia aérea depois de realizar a compra da passagem. Por outro lado, quem necessita desse tipo de visto e viaja por outra companhia aérea deve acessar o site do serviço de vistos do Qatar.

Há uma taxa de QAR 100 que pode ser pago por cartão Visa ou Master direto no site, mas quem tem residência ou visto em países como Austrália, Canadá, Reino Unido, EUA, Nova Zelândia e os países que fazem parte do Tratado de Schengen, o visto é gratuito.

O visto de turista online dá ao turista a permissão de passar até 30 dias no Qatar, mas em uma única entrada. Todo processo e preenchimento do formulário online deve ser feito antes mesmo de embarcar.

Os documentos necessários para o formulário online são: 

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses
  • Reservas do voo de saída do país
  • Reserva do hotel válida pelo período da viagem no Qatar
  • Documento de residência ou visto de um dos países acima indicados, com validade mínima de 30 dias, para ter isenção da taxa.

Requisitos para entrar no Qatar

Como você viu, o Qatar está de portas abertas para receber turistas de mais de 95 países diferentes, por isso tem a política de vistos tão simples. Apesar disso, você deve estar sempre atento a lista de documentos que são necessários para apresentar na entrada e deve ter tudo em mãos.

Em outras palavras, você deve levar seu passaporte e reservas de hotel, passagem aérea e de preferência ter um seguro viagem. Além disso, é importante saber algumas regras básicas sobre condutas do Qatar, pois o país tem a cultura, religião e costumes bem diferentes do nosso. 

Quem visitou o país durante a copa do mundo de futebol, teve que fazer o Hayya Card e atender outras regras. Por isso é importante ficar atento a qualquer novidade no país, principalmente se você for viajar num período de festividade.

Outra informação importante que é preciso ter em mente, é que apesar do país estar aberto para receber turistas de dezenas de nacionalidades sem a necessidade de um visto, ainda há o risco da entrada ser negada. Isso porque se houver falta de documentação básica ou o agente de imigração suspeitar de qualquer coisa, o turista tem que voltar ao seu país de origem.

Como é passar pela imigração em Doha no Qatar

Bandeira do Qatar
Bandeira do Qatar | Foto: Rowen Smith via Unsplash

Viajar para o Qatar é sem dúvida entrar num mundo novo, onde as tradições e experiências são completamente diferentes. Portanto, logo ao desembarcar já fique atento às suas condutas com as pessoas locais. 

Ao chegar no setor de imigração, entre na fila indicada para turistas e fique com seus documentos em mãos. Ao ser atendido pelo agente de imigração, apresente seu passaporte primeiro. Em seguida, apresente as reservas de hospedagem e voo de retorno caso o agente lhe peça. 

Durante esse processo, o agente da imigração pode lhe perguntar algumas coisas como, de onde está vindo, qual o motivo da sua viagem, quantos dias vai ficar no país, quais cidades vai visitar e onde vai se hospedar, por exemplo. Esse tipo de pergunta normalmente é para identificar se você está dando respostas honestas, bem como confirmar as informações que estão nas suas reservas.

Dentro deste tempo de atendimento, também será pedido que faça uma foto e que escaneie as digitais dos seus dedos. Em seguida, o oficial vai lhe falar cada passo e irá carimbar o seu passaporte com a permissão. 

É tudo bem simples e rápido, por isso você não precisa ficar nervoso nem se preocupar se seus documentos e planos de viagens são verdadeiros e estão em mãos!

Regras quanto ao Covid-19 no Qatar

O período de pandemia não foi fácil para ninguém e o Qatar assim como tantos outros países, fecharam suas portas por um tempo. Com o retorno das viagens e abertura do país, algumas regras foram estabelecidas, mas já que os números de infectados caiu muito. Tudo está facilitado. 

No momento não há necessidade de fazer os testes de COVID-19 pré-viagem, ou seja, você não precisa fazer o teste de PCR nem o antígeno, mas não esqueça de levar consigo o certificado de vacinação. Por outro lado, ainda é necessário baixar o aplicativo “Ehteraz” do Qatar e ter seu status de saúde no app antes de entrar em hospitais públicos e privados do país.

Apesar de você provavelmente não estar esperando entrar em qualquer tipo de hospital no Qatar, é importante tê-lo para qualquer tipo de emergência. Além do aplicativo, nossa indicação é que sempre embarque com um seguro viagem, pois imprevistos podem acontecer a qualquer momento. 

Seguro Viagem para o Qatar

Claro que não poderíamos deixar de te lembrar da importância de curtir a sua viagem sem preocupação com imprevistos. Além disso, o seguro viagem Qatar é uma exigência do país. Portanto, não deixe de incluir no seu planejamento a contratação de um bom seguro viagem para o Qatar.

Acesse o buscador de seguros clicando no botão verde abaixo e use o cupom VIAJELEVE15 para ter 15% de desconto. Dessa forma, você poderá conhecer as melhores seguradoras do país, vai ter os melhores preços e vantagens.

Perguntas frequentes

Brasileiro precisa de visto para o Qatar?

Brasileiros têm a permissão de entrar no Qatar sem a necessidade de fazer um visto prévio ao embarque. Veja mais informações.

Quanto tempo posso ficar no Catar?

O visto de turista é dado na entrada do país com a permissão de 30 dias, mas pode ser prorrogado por mais 30 dias, mediante autorização do governo do Qatar. Veja mais informações.

Como tirar o visto para o Qatar?

Ao entrar no país, o agente de imigração irá verificar sua documentação e vai dar um carimbo com a permissão e tempo para ficar no Qatar. Veja mais informações.

Precisa de visto para conexão no Qatar?

Não! Para a fazer a conexão e entrar no país por apenas algumas horas, você só precisa apresentar o passaporte e reserva de acomodação, caso fique mais de um dia. Veja mais informações.

Quanto tempo posso fazer conexão no Qatar ?

Se você quer entrar no Qatar e visitar Doha, por exemplo, pode fazer a conexão de no mínimo 5 horas e no máximo 96 horas. Veja mais informações.

Quais os requisitos para entrar no Qatar?

Ter o passaporte, reserva de hospedagem, reserva do voo de saída e atender as condutas do país, por exemplo. Veja mais informações.

Há risco de ter o visto negado no Qatar?

Sim! Caso viaje sem a documentação necessária e se passar alguma informação falsa para o agente de imigração na chegada ao país, o visto pode ser negado. Veja mais informações.

É obrigatório ter um seguro viagem Qatar?

Sim! O Qatar faz a exigência do seguro viagem para todos os viajantes brasileiros que pretendem visitar a região. Veja mais informações.

Passeios no Qatar

Agora que você já sabe tudo sobre o visto do Qatar, já pode se programar e fazer o seu roteiro de viagem. Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos para deixá-los informados. Por fim, deixamos algumas dicas de passeios por Doha e pelo deserto do Qatar para você aproveitar sua viagem ao máximo. 

Imagem da capa – Katara Cultural Village | Foto: Visit Qatar via Unsplash

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
armando
armando
5 dias atrás

Estou indo para o catar de londres por 4 dias e na minha bagagem tem bebida alcolica, como eu procedo para não ser barrado? tem alguma alternativa de deixar a bebida no aeroporto e pegar depois?

Amanda
Amanda
23 dias atrás

Mudaram as regras para entrada em 2023? Não é mais necessário nem pré cadastro no app Ehteraz nem o PCR? Obrigada!

Adriano de Avance Moreno
Adriano de Avance Moreno
1 mês atrás

Planejo viajar para o Japão via Qatar Airways, com 3 horas de conexão em Doha. Não devo precisar de visto, então, já que não tenciono sair do aeroporto, fazendo somente a conexão de vôo, desembarcando e indo direto para o portão de embarque do vôo seguinte. Ou preciso fazer algum outro procedimento?

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

6
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x