O tubing é um “esporte” praticado na cidade de Vang Vieng. Ele consiste em descer o rio sendo levado pela correnteza, sentado em uma bóia parando em diversos bares que ficam às margens do Rio Nam Song. Jovens do mundo todo procuram a cidade de Vang Vieng apenas para fazer isso. É visível que a cidade é voltada apenas para o turismo. Bares, pubs e restaurantes de todos os tipos lotam a cidade.
O continente asiático é responsável pelo maior número de acionamentos do Seguro Viagem. Muita gente acaba passando mal, seja pela alimentação ou pelo calor excessivo que faz por lá. A Real Seguros é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Faça uma cotação, pague em até 12x sem juros e viaje protegido.
Um pouco sobre o tubing
Há muitos anos, jovens do mundo todo vão a Vang Vieng apenas na intenção de participar das festas, ir nos bares e fazer o tubing. Há alguns anos atrás, acidentes eram frequentes no rio, por se tratar de um rio raso com diversas rochas escondidas.
Além disso, qualquer um ficava vendendo cerveja na beira do rio e muitos vendiam drogas e drinks batizados. Todos os meses eram registradas mortes de turistas que bebiam demais e sofriam acidentes.
Com isso, o governo resolveu fechar a maioria dos bares que ficam a beira dos rios. Quando estive lá só vi 2 bares abertos e o movimento estava bem fraco.
Fazendo o tubing
Não fui para Vang Vieng com a intenção de fazer o tubing, mas como já havia feito quase tudo que a cidade oferecia, fui por curiosidade. Após acertar o passeio, pegamos o tuk tuk e fomos até o inicio do rio. Começamos a descida praticamente sozinhos por se tratar da baixa temporada.
Parei no primeiro bar para ver como funcionava e o lugar de parada da boia ficava bem em cima de rochas super afiadas e escorregadias. Quando você deseja parar para beber em algum desses bares, funcionários ficam na beira do rio, arremessando cordas e te puxam para a margem. Assim você pode “estacionar” sua boia e subir para o bar.
Resolvi tomar apenas uma cerveja, tanto para evitar acidentes, quanto porque eu viajaria no outro dia de manhã para Vientiane. Era época de chuva no Laos e o rio estava bem cheio.
Reserve seu hotel com o melhor preço no Booking
Veja todas as opções de hotéis em Vang Vieng
Até pensei em parar em outro bar, mas e pra achar o bar? Não havia mais nenhum bar no caminho e foi aí que então um morador local que estava vendendo umas cervejas na beira do rio me resgatou.
Fiquei preocupado com o horário, pois entramos na água por volta as 16h00. Optamos por não ficar parado por muito tempo, pois achávamos que o percurso demoraria mais de duas horas como havia lido em outros sites. Chegamos até o final do percurso em pouco mais de uma hora, fazendo duas paradas pelo caminho.
Vá com tempo suficiente para chegar de volta à loja onde se aluga as boias. Ela fecha as 18h00 e é preciso devolver a bóia antes disso. A paisagem ao redor é animal, aproveite para curtir a descida do rio bem lentamente. Não leve nada com você, já que não vai ter onde deixar. Acabei perdendo minha camiseta e quase perdi a câmera durante o trajeto fazendo palhaçada em cima da bóia.
Tubing: informações adicionais
É possível fechar o tour em alguma agência da cidade, o que acho desnecessário. Vá direto no lugar que o tour começa, que fica em uma das ruas principais. Lá você vai pagar 55000 KIP pelo passeio e deixar mais 60000 KIP como depósito pela bóia, que é devolvido no final se a bóia for devolvida inteira. Eles marcam um numero em você, que vai ser a ordem com que as pessoas vão subir no tuk tuk que vai levar até o inicio do rio.
Esse transfer está incluso sendo necessário pagar apenas o transfer de volta que também achei que não teve necessidade. Como o tour termina bem próximo da loja onde se aluga a bóia, se você estiver hospedado ali bem no centro da pra voltar a pé pro hotel. Não se esqueça que a loja fecha as 18h00. Você perde 20000 kip do depósito chegando depois desse horário e perde todo seu depósito se chegar depois das 20h00.
Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!
- Curta Viaje Leve no Facebook
- Acompanhe minhas fotos no Instagram
- Siga-me no Twitter
- Veja todos os videos no Youtube