Home Brasil Serra Talhada, Pernambuco: um guia completo da terra do xaxado

Serra Talhada, Pernambuco: um guia completo da terra do xaxado

por Andressa Silva
o que fazer em Serra Talhada

Serra Talhada, em Pernambuco, é uma pequena cidade que fica em meio ao sertão na região do Pajeú. Nós visitamos a cidade quando estávamos a caminho de Triunfo e por isso fizemos este artigo para mostrar o que fazer em Serra Talhada, com opções de hospedagem e pra falar sobre a história do lugar

Neste artigo, você poderá conhecer as principais atrações e se aventurar pelo sertão pernambucano da melhor forma. Temos certeza que você vai adorar conhecer a cidade do xaxado, do cangaceiro Lampião e de personalidades que fizeram fama no Brasil inteiro.

Abaixo você poderá ver a lista de assuntos deste artigo e pode clicar para ser encaminhado ao tema que desejar. 

História de Serra Talhada – PE

A história de Serra Talhada começa com os índios cariris que habitavam a região do vale do Rio Pajeú até o século 18, quando os portugueses chegaram por lá. Esses portugueses estavam explorando a pecuária nas margens do rio, mas quem fez história foi Agostinho Nunes de Magalhães.

Ele arrendou algumas fazendas na região e uma delas se chamava Fazenda Serra Talhada, aos pés da serra de mesmo nome. Como a fazenda estava num local estratégico que servia de rota dos comerciantes vindos do Ceará, Paraíba e Bahia, iniciou-se uma feira livre que acontece até os dias de hoje.

A região começou a se desenvolver e a primeira capela foi construída em homenagem a Nossa Senhora da Penha. Um povoado começou a se formar e anos depois passou a ser chamado de Freguesia de Vila Bela, mas com a Revolução Praieira foi elevada à categoria de vila. Em 1909, Vila Bela passa a ser município e em 1939, Agamenon Magalhães, o governador do estado, mudou o nome do lugar para “Serra Talhada”.

Onde fica Serra Talhada em Pernambuco

Serra Talhada está localizada no interior de Pernambuco, numa região chamada de Vale do Pajeú, onde passa um importante rio de mesmo nome. A distância de Recife, capital do estado, é de 415 km, enquanto a de Petrolina, cidade mais importante do sertão, é de 334 km. O acesso é tranquilo, já que a cidade é cortada pela BR 232, uma das principais vias do estado.

Como chegar em Serra Talhada

Serra Talhada em Pernambuco
Centro de Serra Talhada

Chegar em Serra Talhada é fácil, pois a cidade é cortada pela BR 232 com acesso a partir de várias cidades. Ainda há ligações pela PE 365, PE 320 e PE 390 porque todas ligam a BR 232 pouco antes de chegar à cidade. Dessa forma, ônibus e van são algumas alternativas para chegar em Serra Talhada. 

Avião: O Aeroporto de Serra Talhada fica a apenas 10km do centro, no entanto, esse aeroporto só recebe aviões de pequeno porte e o terminal de passageiros ainda é temporário, feito de containers. Portanto, recomendamos que chegue de avião comercial em Recife, Caruaru ou Petrolina para acessar a cidade por estrada. 

Carro: Essa será a melhor forma de chegar na cidade e claro, a mais confortável. Você pode alugar pelo site da Rentcars aqui no blog e retirar em diversas cidades e aeroportos do Brasil. Aproveite para explorar e visitar outras cidades pelo caminho, pois a região é muito rica em cultura e atrações como Arcoverde e o Vale do Catimbau.

Ônibus: Como há muitas estradas que ligam Serra Talhada a outras cidades, chegar de ônibus é uma boa alternativa. Nós pegamos o ônibus da viação Progresso que faz a rota saindo de Petrolina, mas há muitas opções de rotas partindo de estados e cidades vizinhas.

Você pode comprar as passagens aéreas e de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando nesse link.

Transporte Alternativo: Saindo de Triunfo para Serra Talhada, nós pegamos uma van que fez o trajeto por R$7 (Junho 2022). Existem diversas rotas de vans que fazem viagens pelo interior do estado, mas sempre fazem muitas paradas pelo caminho.

Hotéis em Serra Talhada – PE

Em Serra Talhada não existem muitas opções de hospedagem porque Triunfo, cidade vizinha, é mais turística e oferece ótimas opções. Quando visitamos a cidade, por exemplo, nós dormimos em Triunfo na Pousada Baixa Verde e recomendamos por ser completa e confortável.

De qualquer forma, deixamos algumas opções de hospedagem em Serra Talhada para você se hospedar com conforto. 

Felipe Hotel: Dentre os poucos hotéis, acredito que essa seja a melhor opção, pois oferece quartos espaçosos, bem decorados e bem equipados. Além disso, os quartos incluem frigobar, mesa de trabalho e armário para roupas. 

Hotel Rota do Sertão: Este hotel tem duas estrelas, quartos com decoração simples, porém muito agradável e confortável. As opções de quartos vão do individual até o familiar que acomodam 4 adultos e 1 criança. 

Veja todas as opções de hospedagem em Serra Talhada e arredores para fazer sua reserva e viajar com tudo programado.

O que fazer em Serra Talhada, PE

Veja a seguir o que fazer em Serra Talhada, Pernambuco, e descubra a história de uma cidade que foi local de nascimento de muitos artistas e do cangaceiro Lampião. Há igrejas e museus que revelam surpresas agradáveis para você desvendar o sertão do estado, mas também tem espaço de festa, cultura e muita diversão na região.

Museu do Cangaço

Museu do Cangaço em Serra Talhada, Pernmabuco
Museu do Cangaço

Esse é um dos lugares mais importantes para visitar na cidade e por isso entra em primeiro lugar na nossa lista sobre o que fazer em Serra Talhada. Ao visitar este museu, você vai obter muitas informações que vão complementar a sua visita para outras atrações como Sítio Passagem das Pedras, por exemplo.

O prédio onde o museu está é da antiga Estação Ferroviária da cidade e abriga o maior museu do cangaço do Brasil. Logo na entrada há muitas lembrancinhas para comprar e a recepção. Em seguida, entramos no mundo do cangaço onde foi possível conhecer mais sobre essa parte da história do sertão nordestino. São mais de 2.300 peças em exposição que vão de fotos a documentos, de armas a utensílios domésticos usados nas casas da região.

Estação do Forró

Este é um espaço de eventos onde acontecem apresentações culturais durante o ano, assim como o famoso Encontro Nordestino de Xaxado. No mês de São João, por exemplo, há diversas festas juninas, tanto que é possível ver uma cidade cenográfica com casas coloridas de madeira e casas de barro.

O local fica ao lado do antigo prédio da Estação Ferroviária e abriga o Parque de Esculturas Ronaldo Aureliano. Você poderá ver uma exposição ao ar livre com peças que chegam a ter 2 metros de altura, todas feitas a partir de sucata de trem, ferro e outras coisas que estavam jogadas na área da antiga estação.

Igreja de Nossa Senhora da Penha

o que fazer em Serra Talhada
Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Esta é a igreja matriz da cidade que foi construída em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira de Serra Talhada. Essa foi a primeira capela da região construída a mando de Filadelfa Nunes de Magalhães, filha do português e da índia cariri, quando Serra Talhada era apenas uma fazenda.

Ela está num local um pouco mais alto da cidade, por isso é possível vê-la de vários pontos e ainda chama atenção por seu estilo neoclássico. Na frente da igreja, há uma bela praça que homenageia o Padre Jesus, um espanhol que ficou à frente da Igreja de Nossa Senhora da Penha por 54 anos.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário tem uma história muito interessante. Essa capela foi construída por escravos em 1790 e existe uma história que fala que ao construir, eles fizeram um túnel que vai do altar da igreja até a “caverna do morcego”, ainda em Serra Talhada. Dessa forma, quando os encarregados estivessem distraídos, os escravizados poderiam fugir.

A pequena igreja está localizada na praça do marco zero de Serra Talhada em Pernambuco. Portanto, você pode aproveitar para observar a região e quem sabe fazer compras, pois é uma região de comércio. Por lá acontecem eventos e apresentações culturais na Concha Acústica, um anfiteatro ao ar livre.

Casa da Cultura

Casa da Cultura em Serra Talhada, Pe
Casa da Cultura em Serra Talhada, PE

A Casa da Cultura de Serra Talhada em Pernambuco é uma casa museu que fala um pouco da história da cidade. A visita é auto guiada, mas quando visitamos, o local estava vazio e o funcionário nos falou um pouco mais sobre as peças que ficam em exposição. 

Nas salas, você poderá ler informações sobre personalidades famosas do Brasil como o personagem Batoré do programa A Praça é Nossa, que nasceu na cidade, por exemplo. Outro personagem que nasceu na cidade foi Lampião, o líder do maior bando de cangaço do país.

Há um espaço dedicado à religiosidade e ao Padre Jesus que foi a pessoa que passou mais tempo à frente da igreja matriz da cidade. Por fim, vale comentar que o edifício que a Casa da Cultura de Serra Talhada está, foi o Fórum e Câmara de Vereadores da cidade.

Ponte sobre o Rio Pajeú 

Rio Pajeú em Serra Talhada
Rio Pajeú

O Rio Pajeú, além de ter grande importância por drenar mais de 20 municípios, ficou famoso com a música de Luiz Gonzaga. Isso acontece porque a música fala que o Pajeú deságua no São Francisco e depois cai para o mar.

Para ver um pouco do rio, você pode ir até a ponte que liga dois bairros de Serra Talhada e passa por cima do Pajeú. No entanto, quando fomos, o rio estava bem seco, havia muito mato e só dava pra ver um pedaço ao chegar do outro lado da ponte.

Feira livre de Serra Talhada, PE

Vendedor da Feira Livre de Serra Talhada, Pernambuco
Vendedor da Feira Livre

Nós adoramos passear pela feira livre da cidade e por isso colocamos aqui na lista do que fazer em Serra Talhada. A cada setor que passamos, uma novidade, como o arroz da terra que é muito consumido na região e as peças de couro que algumas pessoas usam para se proteger do calor e da mata seca.

O mais legal é que essa feira faz parte da história da cidade, pois começou a funcionar em 1778. Isso porque a cidade, quando ainda era uma fazenda, estava na rota de comerciantes. Desde então a feira acontece toda segunda-feira no mesmo local.

Quando você estiver com fome, aproveite a região para comer na Praça de Alimentação da Feira Livre. Há diversas opções de restaurantes que servem diversos pratos de comidas regionais. Além disso, no espaço acontecem alguns eventos que movimentam a região. 

Serra, Trilhas e Aventura

Serra Talhada em Pernambuco
Serra Talhada em Pernambuco

Ao chegar na cidade, você logo verá uma grande serra que dá nome à cidade de Serra Talhada. Para chegar a grande montanha, você pode se aventurar por trilhas que vão para o topo. Lá de cima, você tem como ponto final o Cruzeiro que oferece a melhor vista da cidade e do Vale do Pajeú.

Se você viajar para Serra Talhada em épocas de chuva, pode aproveitar para praticar rapel nas pequenas cachoeiras que se formam nos rochedos da grande serra. Bem ao lado fica o Açude Cachoeira, um lugar muito usado para pesca, passeios de barco e passeios de canoa. Além disso, quando chove muito, formam-se cachoeiras que são um ótimo local para banhos quando o bebedouro transborda.

Sítio Passagem das Pedras

Por fim, um local que incluímos entre as opções do que fazer em Serra Talhada é o Sítio Passagem das Pedras. Esse local está a 35 km de distância do centro da cidade e se tornou um ponto de interesse porque foi o local onde o cangaceiro Lampião nasceu. Por lá, você vai encontrar um pequeno museu que tem fotos e objetos do cangaço em exposição.

Bate e volta para Triunfo

Quando estiver em Serra Talhada, não deixe de visitar Triunfo, a cidade mais alta de Pernambuco, a apenas 30km de distância. Você pode chegar lá facilmente, seja de carro ou de van, pois é perto e a estrada é tranquila. Em Triunfo, você terá museus, igrejas e outras atrações bem bacanas que tenho certeza que você vai gostar. 

Passeios em Pernambuco

Agora que você já sabe tudo sobre as melhores atrações de Serra Talhada, em Pernambuco, é hora de se programar e arrumar as malas. Por isso, deixamos abaixo mais opções de passeios pelo estado, só que dessa vez pelo litoral para explorar o belo mar nordestino.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x