Home Europa Santa Sofia: Uma das principais atrações de Istambul

Santa Sofia: Uma das principais atrações de Istambul

por Andressa Silva
Basílica Santa Sofia em Istambul na Turquia

Uma das principais atrações da Turquia, a Santa Sofia é um lugar encantador. A basílica que hoje é mesquita, já foi museu e passou por muitas transformações ao longo da sua história. Foi parte do dia a dia de milhares de pessoas durante diferentes impérios que passaram pela região.

Hoje em dia, a Santa Sofia tem uma mistura única que revela os milhares de anos de história na sua estrutura que é uma verdadeira obra de arte bizantina. Portanto, neste guia, você poderá conhecer fatos e informações importantes para uma visita completa à antiga catedral de Istambul.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

História da Santa Sofia

Área interna da Basílica Santa Sofia em Istambul na Turquia
Santa Sofia

A Basílica de Santa Sofia, ou em turco Ayasofya, teve o início da sua história em 532 durante o Império Bizantino comandado por Justiniano. Ela foi construída entre 532 e 537 para ser a catedral de Constantinopla, atual Istambul, maior cidade da Turquia.

No entanto, antes disso, a primeira igreja era de madeira e chamada “A Grande Igreja” em 346, mas foi destruída num incêndio. Em seguida, o edifício foi reconstruído como uma segunda igreja em 415, com madeira e mármore, mas também foi destruída num outro incêndio no início de 532.

A terceira igreja foi construída pouco tempo depois do segundo incêndio, porque aproveitaram a estrutura de mármore que tinha, que até hoje ainda é vista. Essa terceira igreja foi feita de forma mais monumental e com materiais vindos de todas as partes, incluindo do Templo de Ártemis, em Éfeso

Em 1453 a região foi dominada pelo Império Otomano e o sultão mandou transformar a Santa Sofia em mesquita. Tudo foi feito em apenas alguns dias e todas as imagens da igreja católica, que antes eram de mosaicos, foram cobertas com gesso. Além disso, foram adicionadas muitas características que fazem parte da religião muçulmana.

Quando o país virou a República da Turquia, o presidente Ataturk, mandou que o espaço virasse um museu. Durante alguns anos, a Santa Sofia foi restaurada e todo o gesso foi retirado, revelando a belíssima arte bizantina. Depois ainda houve a influência da Unesco para melhorar mais. 

Com o passar dos anos, o local voltou a ser mesquita e hoje em dia temos as imagens cobertas por tecidos, pois os muçulmanos não devem ter acesso às imagens santas. Dessa forma, podemos ver uma bela estrutura católica com traços de mesquita ao mesmo tempo, fazendo de lá um local belíssimo e diferente de tudo.

Como chegar na Basílica Santa Sofia

Para começar a falar sobre a visita à Basílica de Santa Sofia em Istambul, queremos deixar algumas informações básicas para te ajudar. Em primeiro lugar é necessário saber como chegar até lá, pois ela está no centro de Istambul numa região turística e de fácil acesso, porém com poucas opções de transporte.

A Santa Sofia está localizada na Praça Sultanahmet com outros prédios históricos ao redor como a Mesquita Azul, o Hipódromo e a Cisterna da Basílica. Você pode chegar de bonde elétrico usando a linha T1 e desembarcando na estação Sultanahmet. 

Com este mesmo bonde da linha T1 você pode desembarcar na estação Gulhane que é o parque que fica atrás da basílica e ao lado do Palácio Topkapi. A partir de lá, a caminhada é super agradável, principalmente se você quiser dar uma passada por dentro do parque.

Para usar o transporte público é necessário comprar o cartão de transporte da cidade. Outra opção é usar o ônibus turístico hop-on hop-off que tem uma estação na Praça Sultanahmet sendo perfeito para chegar lá com mais facilidade. Você poderá usar esse ônibus e rodar pela cidade toda, pois ele tem diversas estações pela cidade e sempre é em pontos turísticos.

Como é a visita à Mesquita Santa Sofia

Cúpula da Santa Sofia Istambul
Cúpula da Santa Sofia

Nós fomos duas vezes a Santa Sofia e tivemos experiências diferentes. Isso porque na primeira vez, estávamos em período de pandemia e o país tinha recém aberto as fronteiras e apenas turistas, que eram poucos, podiam andar pela cidade.

Por causa disso, tudo estava calmo e o esquema de segurança na entrada da Mesquita nem existia. Nós tivemos o privilégio de entrar pela porta frontal que hoje em dia é a saída por causa do controle do fluxo de visitantes.

Dessa forma, para começar a visita, você vai passar por um controle de raio-x para acessar o pátio da Santa Sofia. Como normalmente tem muita gente, nossa dica é colocar celulares, câmeras e outras coisas que estiver na mão, dentro de uma bolsa para passar com maior agilidade.

Em seguida, é hora tirar os sapatos e as mulheres devem cobrir a cabeça em respeito à mesquita. A partir daí, você pode andar livremente pela Santa Sofia para desfrutar de toda beleza e história. Com a presença de um guia de turismo, tudo fica mais fácil porque o profissional vai falar todos os detalhes da história do local.

Ingressos para Santa Sofia

Para quem se pergunta: “quanto custa para entrar na Santa Sofia?” saiba que a entrada é gratuita. Apesar de ser uma das principais atrações de Istambul e estar na parte mais importante da cidade para o turismo, não se paga nada para entrar. Quando o local era um museu, todos tinham que pagar para entrar, mas hoje em dia como é uma mesquita não há taxas.

De qualquer forma, nós recomendamos fazer um tour com guia dentro da Santa Sofia para você ter mais informações sobre o local. Você pode contratar um passeio guiado pela cidade que passe pela Basílica, pode contratar um guia exclusivo para você e sua família, bem como pode reservar um áudio-guia para ter as informações completas na palma da mão.

Atrações perto da Santa Sofia

Mesquita Azul em Istambul
Mesquita Azul

Na região que a Santa Sofia está, tem várias atrações de Istambul como havíamos falado anteriormente. Você pode aproveitar que está na região para conhecer tudo que tem ao redor, principalmente porque é a cidade histórica de Istambul. Portanto, separe uma manhã e tarde inteira se quiser entrar em algumas atrações.

Quando você chegar a Santa Sofia, vai logo ver a praça com uma fonte belíssima feita com mosaicos que representam a cultura da Turquia. Além disso, há a Mesquita Azul com sua estrutura imponente com seus minaretes, o Hipódromo com seus vestígios históricos e o Obelisco de Teodósio, por exemplo.

O Parque Gulhane, o Palácio Topkapi, a Igreja de Santa Irene e o Museu Arqueológico de Istambul estão na parte de trás da Santa Sofia. Ao lado você vai encontrar a Cisterna da Basílica, mas ela está fechada para reformas no momento. 

Essas são apenas algumas das atrações que estão ao redor e você pode conhecer tudo num passeio guiado para saber mais detalhes sobre cada lugar. Além disso, você terá uma bela estrutura turística que conta com cafeterias, restaurantes e lanchonetes para provar a culinária turca.

Hospedagem perto da Santa Sofia

Onde-ficar-em-Istambul-Sultanahmet
Sultanahmet

Que tal ficar num hotel em Istambul na melhor região da cidade e ainda ficar perto da maior igreja construída no Império Bizantino? Pois bem, isso é possível e nós te damos várias dicas e opções para todos os bolsos.

Sirkeci Family Hotel & SPA: Para começar, uma opção de hospedagem mais em conta, com duas estrelas, mas que oferece privacidade e conforto. Nele você vai estar na região antiga de Istambul, ou seja, super bem localizado.

Blue House: Hotel três estrelas com um restaurante no rooftop que oferece a vista da Basílica de Santa Sofia, Mesquita Azul e Mar de Mármara. Claro que a localização não poderia ser melhor com restaurante, cafeterias e lojas ao redor.

The Empress Theodora Hotel: Opção muito boa, com notas excelentes e preços que agradam a quem busca um hotel elegante e confortável. Você pode contar com ótima estrutura, restaurante panorâmico no local e ainda está perto de tudo.

Boutique Saint Sophia: Acreditamos que esse é o hotel mais próximo da Santa Sofia, pois está a apenas uma quadra da catedral. Além disso, oferece um espaço muito elegante, excelente serviço, comentários e notas altíssimas no Booking.com.

Hagia Sofia Mansions Istanbul: Hotel perfeito para quem quer se hospedar com luxo e ainda ficar num lugar histórico. Falo isso porque este hotel está localizado nas casas históricas que ficam entre a Santa Sofia e o Palácio Topkapi.

Veja todas as opções de hospedagem no centro histórico de Istambul e faça sua reserva.

Informações complementares

  • Endereço: Sultan Ahmet, Ayasofya Meydani No.1 – Praça Sultanahmet
  • Horário: Aberto 24h, exceto nos momentos de oração
  • Entrada: Gratuita
  • Dica: Vista-se com roupas que cubram os joelhos e ombros. As mulheres não devem esquecer de levar um lenço para cobrir a cabeça.

Seguro viagem para Turquia

Muita gente se pergunta se é realmente obrigatório, já que estamos falando de um país que está entre a europa e ásia. De um lado seria obrigatório e do outro não, mas ao chegar no país, não será obrigatório apresentar, porém você deve colocar a sua saúde e segurança em primeiro lugar. 

Viajar protegido é mais que essencial e por isso queremos deixar as melhores dicas sobre o seguro viagem para a Turquia. Essa questão é importante, pois nós nunca sabemos o que pode acontecer durante uma viagem, principalmente quando falamos de viajar para o exterior num país que tudo é diferente, principalmente a língua. 

Dessa forma, indicamos que contrate seu seguro viagem com a Seguros Promo, uma empresa que é nosso parceiro aqui no blog. Clique no botão a seguir e faça sua cotação sem compromisso. Você verá as melhores seguradoras e a garantia dos melhores preços do mercado.

FAZER COTAÇÃO

Quer saber mais sobre a Santa Sofia? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Istambul, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre uma das principais atrações e da região em que ela está. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Istambul

Agora que você já conhece um pouco da história e como é a Santa Sofia, já pode se programar para visitar esta atração maravilhosa. Aproveite para deixar seus passeios e ingressos reservados para conhecer Istambul da melhor forma com o Get Your Guide. Essa empresa que é parceira aqui no blog e usando nossos links, você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a ganhar uma pequena comissão.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x