Home Ásia Roteiro no Curdistão pelo Iraque e Turquia

Roteiro no Curdistão pelo Iraque e Turquia

por Andressa Silva
Cafe Peshmerga em Duhok,no Curdistão Iraquiano

Fazer um roteiro no Curdistão era uma ideia que tínhamos a muito tempo, porque o povo curdo está a muito tempo no oriente médio com uma cultura singular. Portanto fizemos as malas e partimos para explorar a parte da Turquia e Iraque, passando pelas principais cidades curdas. 

Neste artigo, você verá informações de cada cidade que fez parte do nosso roteiro na Turquia, bem como do roteiro no Iraque. Além disso, deixamos dicas de visto e segurança que complementam a organização da viagem.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

FAZER COTAÇÃO

Onde fica o Curdistão

Historicamente o Curdistão foi um país na região do oriente médio que acabou passando por batalhas e guerras. Hoje em dia, não existe um país, pois o território curdo foi tomado por outros impérios e acabou se tornando parte de 4 países que são a Turquia, Iraque, Irã e Síria.

Nesses países a população curda é grande e muitos ainda tentam guardar as suas tradições. Na parte do Iraque e Irã, os curdos são reconhecidos e têm unidades administrativas internas. Dessa forma, podemos falar então que existe a província do Curdistão no Irã e a Região Autônoma do Curdistão no Iraque.

Na Turquia, a cidade de Diyarbakir e Batman são as maiores cidades curdas no país e ficam próximas umas das outras. No Iraque, a cidade de Erbil e Quircuque são as maiores, tanto que Erbil é considerada a capital do Curdistão Iraquiano. 

É pela Turquia e Iraque que o nosso roteiro no Curdistão passa, mas ainda existem outras cidades com grande concentração curda no Irã e Síria. Se você quiser ir mais a fundo, pode conhecer Quermanxá e Sanandaj no Irã, bem como as cidades de Al-Qamishli e Al Hasakah, na Síria.

Visto para o Curdistão, Iraque e Turquia

Visto para o Iraque e Curdistão
Visto do Curdistão no Iraque

Se você parte do Brasil e quer fazer este roteiro no Curdistão do Iraque e Turquia, vale ficar atento ao visto. Isso porque para fazer o visto da Turquia, nós brasileiros temos direito a entrada livre de 90 dias, sem a necessidade de fazer um visto prévio, mas fique atento à documentação de viagem.

No entanto, para fazer o visto do Iraque você terá que aplicar para o visto na chegada ao país. Esse visto tem um custo e uma documentação necessária, bem como comprovação de vacina e talvez teste de covid. Se você quiser viajar para a parte sul do Iraque, que não é do Curdistão, terá que ficar atento às rigorosas regras.

Imigração da Turquia – Iraque

Começamos nossa viagem para o Iraque fazendo um roteiro terrestre, saindo de ônibus de Mardin na Turquia. Compramos as passagens da empresa Cizre Nuh diretamente na estação de ônibus, pois nem todos os horários estavam disponíveis. Vale comentar que a passagem de ônibus saindo da Turquia para o Iraque é mais barata do que fazendo o caminho contrário.

A viagem até a fronteira e o processo de visto no posto de imigração entre países foi rápida. Passamos pela fronteira Ibrahim Khalil onde apresentamos o certificado da vacina contra Covid-19 e fizemos o visto do Curdistão Iraquiano. O funcionário do ônibus esteve nos acompanhando e ajudou com o processo e a trocar o dinheiro, mas não fique esperando que todos farão isso, pois não é a função dele, foi apenas uma gentileza. 

Fronteira do Iraque para Turquia

Pegamos o ônibus de Duhok para Diyarbakir com a empresa Cizre Nuh mais uma vez que partiu às 11h30 da manhã. Vale comentar que Duhok não tem uma rodoviária e o ônibus sai do escritório da própria empresa que fica perto do Family Mall Duhok.

Passamos pelo mesmo posto de imigração entre a Turquia e o Iraque chamado Ibrahim Khalil Border Crossing. A saída foi bem tranquila e lá nós trocamos o restante do dinheiro  Iraquiano por moeda turca com uma pessoa que estava oferecendo perto dos ônibus. Para entrar na Turquia foi um pouco chato, porque um oficial da polícia nos levou para a salinha, mas a entrevista foi tranquila.

Seguro viagem para o roteiro no Curdistão

Não esqueça de fazer seu seguro viagem, pois é mais do que essencial viajar protegido. Estar sempre protegido é super importante e faz parte de qualquer viagem internacional, afinal, numa viagem qualquer coisa pode acontecer e os hospitais internacionais custam uma fortuna.

Para viajar pelo Iraque, as seguradoras recomendadas neste momento de pandemia são Affinity (com quarentena) ou Assist Card (com quarentena). No entanto, na Turquia não há exigências específicas e você pode usar os mencionados anteriormente.

Clique abaixo e faça uma cotação com a Seguros Promo para conhecer os preços das melhores seguradoras do país e a que melhor encaixa com sua viagem.

FAZER COTAÇÃO

Roteiro no Curdistão

A seguir você verá o roteiro que fizemos pela região do Curdistão começando na Turquia até o Iraque, depois retornando para a Turquia. Passamos por diversas cidades, onde pudemos conhecer mais sobre a história de cada uma delas e do povo curdo em geral.

Começamos nossa viagem saindo de Antalya, cidade que moramos na Turquia, pegando um voo para Adana. A partir daí, nossa viagem foi por terra fazendo uma parada em Gaziantep, que já tem um influência curda. Só depois é que fomos explorar o Curdistão na Turquia e no Iraque.

Para ver opções de passagens, horários e preços, recomendamos a 12Go, uma empresa que está disponível no mundo inteiro. Assim como a gente, você vai poder comprar passagens combinadas com os melhores preços.

Sanliurfa, na Turquia

Museu de arqueologia de Sanliurfa na Turquia
Museu de arqueologia

Em Sanliurfa já podemos ver a diferença na cultura local, pois há uma mistura de turcos, sírios e curdos. Nesta cidade as atrações ficam em grande maioria no centro da cidade que também é centro comercial e abriga o antigo bazar com muitas lojas e restaurantes de comida típica. 

As atrações principais são a Caverna de Abraão, onde acreditam que o profeta nasceu, bem como o Lago Sagrado da cidade e a Grande Mesquita. Além disso, o Museu de Arqueologia é imperdível, pois está organizado de forma cronológica desde os primeiros habitantes até os dias atuais.

Você também não pode deixar de conhecer Gobekli Tepe que fica próximo a Sanliurfa. Esse local tem mais de 12 mil anos, sendo o achado mais antigo do mundo quando falamos em local de culto e orações. 

Mardin, na Turquia

o que fazer em Mardin na Turquia
Mardin na Turquia

Nossa segunda parada foi em Mardin, que é outra cidade que faz parte da região do Curdistão na Turquia. Essa cidade tem muitas histórias que envolvem diversos impérios que passaram por lá, e claro, os curdos fazem parte dessa história.

Na cidade de Mardin, na Turquia, se perder pelas ruas, escadarias e ladeiras da cidade antiga é uma regra. Isso porque tem muitos edifícios, mesquitas e madrassas feitas de pedra que dão a característica da cidade que está localizada nas montanhas.

Erbil no Iraque

Turismo no Iraque e Curdistão
Casa de chá tradicional em Erbil

Erbil é a capital da região semi autônoma do Curdistão Iraquiano. A cidade tem uma mistura de centro antigo e tradicional com cidade moderna e bem estruturada. Há diversas atrações para conhecer como a Cidadela, alguns museus, parques por exemplo que estão em nosso artigo completo sobre Erbil.

Depois de passar alguns dias explorando Erbil, fizemos a viagem de um dia para Akre. Essa cidade fica entre montanhas e tem uma cidadela no topo, alguns mirantes, cachoeiras e fontes de água mineral. Acessando nosso artigo sobre Akre no Curdistão, você pode ver todos os detalhes e atrações.

As cachoeiras Geli Ali Bag, Bekhal e o Cânion Rawanduz são incríveis e podem ser conhecidos num bate e volta saindo de Erbil. No entanto, para você conhecer tudo no mesmo dia deve sair bem cedo e pegar um táxi privado para te levar de ponto a ponto.

A cidade de Soran fica mais perto, coisa de 80km e é mais fácil de visitar, porém se tiver com clima bom, a cidade pede alguns dias a mais porque tem muita natureza, trilhas e montanhas. Outro lugar que dá para conhecer é Alqosh, mas fica a 130km de distância. Esse roteiro é normalmente feito saindo de Duhok, pois fica mais perto.

Se você tiver mais dias de viagem pelo Curdistão Iraquiano, nós recomendamos fortemente que conheça Sulaymaniyah ou Suleimânia em Português. Ela é a cidade mais moderna do Iraque Curdo, possui diversas atrações turísticas e boa estrutura para você ficar hospedado.

Duhok no Iraque

Comidas do Iraque em restaurante de Duhok
Comidas do Iraque em restaurante de Duhok

Duhok é outra cidade do Curdistão Iraquiano, mas ela está ao norte do país. Quando fomos para o Iraque, pegamos o ônibus direto para Erbil, mas algumas pessoas param lá primeiro, tanto que nosso ônibus fez uma parada em Duhok para algumas pessoas embarcarem e desembarcarem.

Em Duhok, nós exploramos o centro da cidade e a represa com seu belo lago, muito visitado no verão. Há alguns museus e montanhas para visitar conforme está em nosso artigo sobre Duhok, aqui no blog. Você pode ficar hospedado num hotel em Duhok e fazer a cidade de base para passeios às cidades vizinhas.

A viagem de um dia para Alqosh estava em nossos planos, mas veio uma nevasca que fechou todas as estradas. A cidade fica a apenas 42 km de distância e dá para chegar facilmente, bem como dá para combinar de conhecer Lalish no mesmo dia.

Para conhecer as duas regiões no mesmo dia, recomendamos que contrate um taxista para ficar com você o dia todo, que segundo informações que pegamos na cidade, o motorista particular ficaria em torno de 80 USD. Isso porque não há nenhum tipo de transporte público e não há garantia de que terá táxi disponível entre as duas cidades.

Outra cidade que estava em nossos planos, mas que também não pudemos conhecer devido a neve é Amedi. Ela fica a 72 km de Duhok e está localizada a 1.400 metros de altitude no topo de uma montanha plana, por isso tenha em mente que terá que subir uma bela escadaria.

Diyarbakir na Turquia

Muralha de Diyarbakir, Turquia
Parte da muralha de Diyarbaki

Como você já sabe, nós passamos alguns dias presos em Duhok por causa da neve que fechou as estradas. Alguns dias depois, quando as estradas abriram, nós percebemos que não seria mais possível viajar pelo Iraque e decidimos voltar para a Turquia e explorar mais a região do Curdistão.

A última cidade do roteiro no Curdistão Iraquiano e Turco foi Diyarbakir, na Turquia. Uma cidade cheia de história porque está na região da Mesopotâmia, tem os Jardins de Hevsel e tem muralhas enormes que são parte do Património da Humanidade pela UNESCO. As informações completas sobre Diyarbakir, você pode ver aqui no blog.

Passeios pela Turquia

Sempre indicamos passeios pelas cidades que visitamos e citamos aqui no blog. Porém, na região do Curdistão do Iraque não tem passeios disponíveis para comprar com antecedência, a não ser que você contrate no local. Por outro lado, a Turquia é cheia de passeios que complementam a viagem e fazem você conhecer alguns locais mais objetivamente, como os passeios que deixamos a seguir.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x