Home Ásia Quanto custa viajar pelo Curdistão Iraquiano

Quanto custa viajar pelo Curdistão Iraquiano

por Andressa Silva
Trocando dinheiro no mercado no Curdistão Iraquiano

Neste artigo, vamos te mostrar quanto custa viajar pelo Curdistão Iraquiano e tudo o que você vai gastar na região. Você também terá algumas dicas e informações importantes sobre o turismo no país e todo o processo de chegada para viajar sem complicações.

Não consideramos viajar pelo Curdistão Iraquiano caro, quando comparamos com os preços praticados em algumas cidades Brasileiras. No entanto, comparado com o seu vizinho, Turquia, o Iraque tem um custo mais caro em algumas coisas.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

FAZER COTAÇÃO

Quanto custa viajar pelo Iraque Curdo

A viagem para o Iraque pode ficar mais cara no geral, quando falamos de taxa de visto, transporte e hospedagem por exemplo. Isso porque o país, de forma geral, não é turístico por causa das suas histórias de guerras e diversos conflitos que aconteceram no passado.

Apesar disso, a região do Curdistão Iraquiano é próspera e bem organizada, sendo a melhor parte do país para viajar. Você poderá viajar com segurança e tranquilidade, seja numa viagem com estilo econômico ou mais sofisticada.

Antes de seguir com as informações de quanto custa viajar pelo Curdistão Iraquiano, você precisa saber que a moeda local é o Dinar Iraquiano. Ela não tem muita flutuação cambial, e você pode contar com a cotação em torno de 1450 IQD = 1 USD, seja para trocar em casas de câmbio ou no meio do mercado central de Erbil, por exemplo.

O dólar americano e dinar iraquiano é aceito em praticamente qualquer lugar e facilita a viagem. Porém lembramos que ao viajar para o Curdistão no Iraque, você vai ter que levar seus dólares em papel moeda porque cartão de crédito tampouco débito são aceitos no país e há raros caixas eletrônicos.

Preço de passagem para o Iraque

Fronteira Iraque e Turquia onde faz o Visto para o Iraque e Curdistão
Fronteira Iraque e Turquia

Para quem se pergunta “Quanto custa uma passagem para o Iraque?” saiba que o preço varia muito porque você terá diversas possibilidades para chegar ao país. Para começar, não há voos diretos para o Iraque, por isso você terá que fazer uma ou mais conexões na europa, por exemplo. 

O aeroporto de Erbil recebe voos de companhias aéreas que também partem do Brasil, como a Turkish Airlines e Qatar Airways. Por isso, você terá a possibilidade de comprar a viagem da Turkish Airlines de São Paulo para Istambul e Erbil, a capital do Curdistão Iraquiano. Esse primeiro trecho deve ficar por volta de 850 USD (ida e volta), mas claro, varia de acordo com a data e câmbio.

Há diversas companhias aéreas de baixo custo que operam voos para Erbil saindo da Áustria e Alemanha, por exemplo, mas as passagens são em torno de 250 USD. Dessa forma, você pode comprar um voo para um desses destinos e depois pegar o voo para o Iraque.

Outra opção é pegar um voo para a Turquia e depois pegar um ônibus para chegar no Curdistão Iraquiano. Uma passagem de Istambul para Erbil custa desde 40 USD. A rota deve seguir para a fronteira Ibrahim Khalil que é o local de imigração entre os países. 

Nós, por exemplo, chegamos no Curdistão Iraquiano com a empresa de ônibus Cizre Nuh saindo de Mardin, na Turquia e pagamos 20 USD. Para sair do país, usamos a mesma empresa, porém saindo de Duhok no Curdistão do Iraque para Diyarbakir, também na Turquia e pagamos 27 USD. Perceba que para sair do Iraque as passagens são mais caras do que saindo da Turquia, porque os custos no país são mais altos.

Visto para o Iraque e Curdistão

Visto para o Iraque e Curdistão
Visto do Curdistão no Iraque

Outro item que faz parte da nossa lista de quanto custa viajar pelo Curdistão Iraquiano é o visto, pois para entrar no Iraque é necessário pagar pelo visto. Você terá que levar dólares americanos para pagar o visto ao chegar na fronteira e talvez você tenha que trocar o dinheiro para pagar na moeda local. Pelo menos foi assim que tivemos que fazer quando chegamos por via terrestre. 

Nos aeroportos o processo pode ser diferente e talvez você consiga pagar diretamente com a moeda americana. De qualquer forma, se você tiver que trocar, haverá uma casa de câmbio disponível na parte dos postos de imigração.

Quando viajamos, pagamos 100.000 IQD pelo visto com validade de 30 dias para fazer turismo no Curdistão Iraquiano. Isso deu um total de 70 USD e pode variar um pouco de acordo com a cotação que conseguir na hora de trocar o dinheiro. 

Se você for para o Iraque, desembarcando em Bagdá, por exemplo, o visto é outro e custa mais caro. Para ver todos os detalhes e informações completas de como fazer visto para ambas as regiões do país, leia o nosso artigo aqui no blog.

Seguro saúde para o Iraque

Não esqueça do seguro viagem para o Iraque, pois é mais do que essencial viajar protegido. Os valores vão variar de acordo com a quantidade de dias que você vai passar fora do Brasil, mas sempre vale a pena fazer porque nunca sabemos o que pode acontecer, sem falar que os hospitais internacionais custam uma fortuna.

Para viajar pelo Iraque, as seguradoras recomendadas neste momento de pandemia são Affinity (com quarentena) ou Assist Card (com quarentena). Veja quanto custa o seguro para viajar pelo Curdistão Iraquiano, clicando abaixo para fazer uma cotação com a Seguros Promo, nossa parceira aqui no blog. Usando nossos links, você nos ajuda a ganhar uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso.

FAZER COTAÇÃO

Hospedagem no Curdistão Iraquiano

Couchsurfing no Curdistão no Iraque, o que fazer em Akre
Couchsurfing em Akre no Curdistão Iraquiano

A questão da hospedagem no Curdistão Iraquiano pode ser meio complicada em algumas cidades. Como falamos anteriormente, o Iraque não tem o turismo aquecido e isso faz com que a oferta de serviços turísticos seja bem limitada. 

Quem busca fazer uma viagem econômica vai sofrer um pouco com essa questão, já que os hotéis do país, normalmente são com 4 e 5 estrelas. Por outro lado, o couchsurfing é bem popular e se você quiser usar a plataforma deve conseguir uma casa com facilidade.

Você vai conseguir reservar hotel em Erbil com tranquilidade, bem como reservar em Sulaymaniyah. Isso acontece porque elas são as maiores cidades da região e tem uma boa quantidade de hotéis. No entanto, cidades como Akre, você não vai achar hotel e em Duhok, há pouquíssimas opções.

Pensando assim, tenha em mente que a hospedagem vai custar a partir de 60 USD, por uma diária para duas pessoas. Você até verá que tem alguns hotéis mais em conta, mas as avaliações e notas no Booking.com são baixíssimas e não vale a pena fazer a reserva. 

Transporte Interno no Iraque

Táxi compartilhado rodoviária Erbil
Táxi compartilhado na rodoviária de Erbil

A quem questiona quanto custa viajar pelo Curdistão Iraquiano no quesito transporte, saiba que viajar por lá significa pegar muito táxi. Isso porque as cidades não têm bons transportes ou realmente não oferecem nenhuma opção. Em alguns lugares, nós vimos micro-ônibus e vans, mas não havia informações para onde estavam indo, nem mesmo para quem fala a língua local.

Para se locomover dentro de Erbil, nós usamos o aplicativo Careem na maioria das vezes e as corridas sempre davam entre 2000 e 5000 mil IQD. Com esse app, é preciso selecionar o endereço pelo mapa e pagar com dinheiro. Os valores quebrados do troco ficam na carteira do app como crédito, já que não existe moeda menor que 250 IQD. 

Uma corrida de táxi em Duhok vai custar 3000 IQD para ir a qualquer lugar na região central da cidade e 5000 IQD ou 6000 IQD para regiões fora do centro. É uma espécie de valor fixo, já que os táxis não usam taxímetro, mas você pode perguntar quanto fica antes mesmo de entrar no carro. 

Para viajar entre cidades, você terá que pegar os táxis também, seja privado ou compartilhado. Partindo de Erbil para Akre, o valor é de 10000 IQD por pessoa em táxi compartilhado e para ir à Duhok custa 15000. Se você quiser uma viagem privada, vai ter que pagar pelos 4 acentos.

Lembre de que você não pode passar da região do Curdistão para a parte do Iraque, pois há multas e penas rigorosas. Mais uma vez vale comentar que se você quiser viajar pelo Iraque e pelo Curdistão Iraquiano, você deve primeiro entrar no Iraque pelo aeroporto de Bagdá, por exemplo, fazer o visto do país e aí sim terá a possibilidade de ir para a parte curda do Iraque.

Alimentação, passeios e presentes

Comidas Típicas do Curdistão
Comidas Típicas do Curdistão

As comidas iraquianas são simples e tem muita coisa parecida com a Turquia, mas os valores são mais caros. Um café da manhã tradicional no centro de Erbil custou 18000 IQD para 3 pessoas, mas uma xícara de chá custa 250 IQD ou 500 IQD em casas de chás que são mais arrumadas.

O almoço em lugar barato custa 5.000 IQD, mas um jantar tradicional pode sair mais caro, como um que fomos e pagamos 12.000 IQD por pessoa num grupo de 6. Por outro lado, os lanches são bem baratos e você vai achar um sanduíche tradicional na rua por 2.000 IQD ou um combo de lanche em fast-food no shopping por 6.500 IQD.

Os passeios no Iraque e na região do Curdistão do país são sempre feitos por guias locais e eles vão cobrar o valor de acordo com o roteiro que você quer fazer. Um tour de algumas horas saindo de Duhok para conhecer Alqosh e Lalish custa 80 USD, por exemplo. Por outro lado, para entrar na maioria dos lugares não há taxas ou vai ser bem barato, como o Museu do Tecido na Cidadela de Erbil, que custou 1500 IQD.

Os presentes mais indicados para comprar no Curdistão Iraquiano, são objetos que representam a cultura local. Você pode comprar um lenço por 5000 IQD ou uma nota do dinar iraquiano antigo que tinha a foto do Saddam Hussein por 1.000 IQD. Tem coisas de todo tipo e preço disponíveis nos bazares das cidades.

Agora que você já sabe quanto custa viajar pelo Curdistão Iraquiano, conta para a gente o que você achou!! É caro ou barato?

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x