Home EuropaÁustria Parque Prater: O parque de diversões mais antigo do mundo

Parque Prater: O parque de diversões mais antigo do mundo

por Flávio Mendes
Wildalpenbahn-Prater-de-Viena-Austria

O Wiener Prater é um parque público com vasta área verde que fica no centro de Viena, a capital da Áustria. O Parque Prater, que se chama Wurstelprater em alemão, é o parque de diversões que fica localizado nesta área verde da cidade.

No entanto, quando as pessoas falam Prater, normalmente estão se referindo ao famoso parque de diversões, pois tem o mesmo nome. Muita gente nem sabe que existe, tampouco sabe que este parque cheio de natureza tem o mesmo nome do parque de diversões.

Estivemos no Prater em Viena duas vezes e por isso viemos falar em detalhes como é o local, a visitação e muito mais! Isso porque além de ser um local para diversão, ele é cheio de histórias e virou uma atração turística da capital austríaca.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

A história do Parque Prater em Viena

Historicamente o Parque Prater foi mencionado pela primeira vez em 1162 sob o reinado do imperador Friedrich I. Em 1766 o imperador Josef, o segundo, doou o parque para o povo de Viena e por isso, o local tornou-se público.

A partir daí, muitas atrações foram implementadas como os brinquedos, alguns restaurantes e cafés. Com o passar dos anos, a tecnologia foi tomando conta, mas claro sem perder os traços originais e seu formato.

Em 2016 o Parque Prater completou 250 anos, o que o tornou o parque de diversões mais antigo do mundo. Contudo, alguns sites dizem que o Prater em Viena é o segundo parque mais antigo do mundo.

Como chegar no Prater

O Prater está localizado no 2º distrito de Viena que se chama Leopoldstadt. Por ser uma região central de Viena, o acesso é fácil tanto de ônibus turístico quanto de transporte público.

Para chegar ao parque você pode usar o U-Bahn que é o metrô da cidade. Portanto, pegue a linha vermelha U1 para descer na estação Praterstern ou a linha roxa U2 para descer na estação Messe-Prater. As linhas de trem S1, S2, S3, S7 do Rapid Transit Railway também chegam ao Prater, bem como o tram 5 e o ônibus 80 A.

Compre o Vienna City Card para ter acesso ilimitado ao transporte público da cidade. Em outras palavras, você poderá usar o metrô, ônibus, bondes e até trens regionais que vão para outras cidades.

Se preferir mais conforto durante a sua viagem em Viena use o ônibus turístico hop-on hop-off que também passa no Prater. Com esse ônibus você vai chegar facilmente ao parque e ainda pode usar o áudio-guia para ter maiores informações.

Caso você vá alugar um carro para passear pela cidade, o Parque Prater oferece estacionamento privativo. Você pode deixar seu carro estacionado com segurança e curtir o dia tranquilo.

Onde comer no Prater

Há quem vá para o parque apenas para passear e comer em um de seus diversos restaurantes e quiosques. Nele você poderá experimentar muitos pratos da culinária local e também de países vizinhos. 

Você vai encontrar salsichas, hambúrgueres, bem como os tradicionais lángos em vários quiosques de lanches. Por último, a dica gastronômica da região é o restaurante Schweizerhaus que serve a verdadeira cerveja Budweiser em seu jardim.

Entrada do Parque Prater em Viena

Diferente da maioria dos parques de diversões que temos no Brasil, o Prater em Viena não tem taxa para entrar. Ao mesmo tempo não existem portões, pois a entrada é gratuita para todos. Só é necessário pagar pelos brinquedos que quiser usar que custam entre €1,50 e  €6,00.

Para entrar na roda gigante que é a principal atração do Prater, você tem algumas opções de cartão turístico que inclui a entrada dela. 

Vienna Pass: Este é o cartão turístico clássico como tem em várias cidades na Europa. Você pode comprar o cartão por 1, 2, 3 ou 6 dias para entrar em mais de 60 atrações, pegar o ônibus turístico, ter vários descontos em lojas e restaurantes, e muito mais!

Flexipass: Este cartão tem a opção de incluir 2, 3, 4 ou 5 atrações de Viena incluindo a roda gigante. Dessa forma, os ingressos vão ficar mais baratos e você poderá personalizá-los.

Go City Explorer: Esta é outra opção de cartão turístico que é bem flexível e personalizável. Escolha de 2 a 7 atrações na cidade e veja os descontos e vantagens que você terá.

Por fim, é importante falar que o parque está sempre aberto, mas algumas atrações possuem horários diferentes. No geral, o Parque Prater em Viena fica aberto das 10h à 00h.

Parque Prater em Viena – Principais Atrações

Entre as nossas idas ao Prater, muita coisa mudou e o parque até cresceu. Pudemos ver muitos brinquedos novos e até uma roda gigante maior e mais moderna. É claro que a antiga que é símbolo do parque continua por lá sem perder seu charme.

Abaixo descrevemos o que você vai ver no parque de diversões e um pouco sobre as principais atrações e brinquedos de lá.

Roda Gigante do Parque Prater Viena

Parque-Prater-Viena
Roda Gigante de Viena

A famosa roda gigante do Parque Prater foi construída em 1897 para a comemoração do Jubileu de ouro do Imperador Francis Joseph I e a mesma foi projetada pelo engenheiro Walter B. Basset. 

Suas cabines são em formato de vagões de trem e é atualmente a roda gigante mais antiga do mundo. Já sobreviveu a catástrofes como a segunda guerra mundial, onde seus vagões foram completamente destruídos, mas reconstruídos 2 anos depois.

Alguns de seus vagões são destinados a eventos particulares, como por exemplo, um jantar à luz de velas com direito a garçom enquanto a roda gigante vai girando. Você também pode contratar esse tipo de serviço caso queira fazer um passeio especial.

Esta é uma atração imperdível em Viena, pois lá de cima é possível ter uma visão panorâmica da capital austríaca, incluindo o Danúbio. 

A maior recomendação é garantir o ingresso para a roda gigante de Viena online e com antecedência. Com ele em mãos, você não vai pegar filas.

Praterturm e outras torres

Montanha-Russa-Volate-Prater
Parque Prater

O Praterturm é uma torre com bancos presos por cordas que chegam a chamar de carrossel. Atualmente esse é um dos brinquedos mais altos do mundo, medindo 117m de altura. Ele ganha em altura até do brinquedo do mesmo tipo do Parque Tivoli na capital dinamarquesa.

Há outras torres no parque com alturas que variam bastante. São duas torres para as crianças, uma torre de madeira com 100 metros de altura e uma de queda livre com 85 metros.

Montanha Russa Boomerang

Montanha-Russa-Boomerang
Montanha Russa Boomerang

Para quem já foi nos famosos parques do Brasil, como Playcenter e Hopi Hari, deve conhecer essa montanha russa de lá. A Boomerang é a mais famosa e desce a 85 km por hora numa rampa de 37 metros de altura, faz um loop e depois volta de costas.

A montanha russa Volare é outra que chama bastante atenção porque você vai deitado. Contudo, no Parque Prater ainda existem diversos tipos de montanhas russas que foram construídas durante os anos. Há opções para as crianças e até montanha russa feita em madeira para ter ainda mais adrenalina. 

Balanços do Parque Prater

Parque-Prater
Brinquedos do Prater

Andamos em uma espécie de balanço onde sentavam 4 pessoas, uma do lado da outra, e esse balanço ia para frente e para trás bem alto e dava loopings em seu eixo.

Outro brinquedo bem legal era uma espécie de barra metálica com 4 bancos de cada lado e presa a outra estrutura pelo meio. Essa barra girava e a gente também dava loopings no eixo e éramos arremessados a uma altura de uns 30m.

Com certeza foram alguns dos brinquedos mais legais que já andamos até hoje. O parque pode ser bem antigo, mas seus brinquedos são bem modernos.

Wildalpenbahn

Wildalpenbahn-Prater-de-Viena-Austria
Wildalpenbahn

Quem gosta de brinquedo na água e quer se molhar, no Parque Prater há uma ótima opção. Nesse brinquedo você vai dentro de uma grande bóia com até 9 pessoas, passando por corredeiras, sobe num elevador e desce por um toboágua.

Vale comentar que este é um dos brinquedos que mais chamam a atenção no parque, por isso eles oferecem fotos que podem ser compradas na saída do brinquedo.

Seguro viagem para visitar a Áustria

Uma das dúvidas mais comuns quando se fala em visitar para Áustria é se o seguro viagem é obrigatório. Dessa forma, é imprescindível saber que Áustria faz parte dos países que integram o Tratado de Schengen, onde o seguro viagem para turistas é obrigatório. Então, para você aproveitar ao máximo a viagem e conhecer todos os pontos turísticos de Viena sem dor de cabeça, confira mais sobre o seguro viagem para Áustria aqui no blog.

Indicamos que contrate seu seguro viagem com a Seguros Promo, uma empresa que é nosso parceiro aqui no blog. Você ainda pode conseguir um desconto de 15%, utilizando nosso código VIAJELEVE15. Na hora do pagamento pode escolher pix, transferência bancária ou boleto para ganhar mais 5% de desconto, totalizando 20% de desconto em qualquer seguro viagem.

Faça um orçamento sem compromisso e descubra as melhores seguradoras do país.

Passeios em Viena

Aproveite seus dias de viagem a Viena e conheça ainda melhor os pontos turísticos e atrações que a cidade tem a oferecer. Por isso, indicamos reservar tudo com antecedência e online com o Get Your Guide, nosso parceiro aqui no blog.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Heloisa
Heloisa
2 meses atrás

Olá! Procurei no site e não achei… Sabe dizer se abre no inverno? E como é a experiência?

Andressa Silva
Admin
2 meses atrás
Responder para  Heloisa

Oi Heloisa, no site deles fala que em alta temporada de 15.3 a 31.10 as atrações abrem diariamente das 11h à meia-noite. Na temporada de inverno de 1.11 a 14.3, se o tempo estiver bom, muitas atrações também ficam abertas! Abraços

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x