Home BrasilAlagoas Praias de Maceió: Conheça todas as praias da capital

Praias de Maceió: Conheça todas as praias da capital

por Andressa Silva
Cadeira gigante em Maceió

As praias de Maceió são as principais atrações da capital alagoana e se destacam pelas águas azuis e cristalinas. Elas são o cartão postal de Maceió e encanta a todo mundo que visita. As orlas são organizadas, há espaço para adultos e crianças se divertirem e claro, sombra e água fresca para relaxar.

O mais legal de tudo é que cada praia é especial e tem alguma coisa diferente, como vamos te mostrar neste artigo. Nelas existem os espaços criativos, que foram colocados pela secretaria de turismo da cidade, que são bem bacana para tirar fotos. Esses espaços são cenários perfeitos para fazer aquela foto e postar nas redes sociais.

O que saber antes de aproveitar as Praias de Maceió

Antes de seguirmos para as informações e dicas sobre as praias de Maceió, queremos deixar algumas informações quanto a sua viagem. A primeira delas, é sobre quando ir a Maceió, pois apesar do nordeste ter calor o ano inteiro, nem sempre há sol. Dessa forma, indicamos que programe sua ida entre setembro e março, sendo os melhores meses de outubro a janeiro. 

Outra dica importante sobre Maceió é a respeito de quantos dias ficar. Independente do seu estilo de viagem, indicamos ficar no mínimo 3 dias em Maceió para explorar um pouco das praias e atrações da cidade. Acreditamos que o ideal seria de 5 a 7 dias para você conhecer tudo com calma e fazer alguns passeios pela região.

Para saber todas as atrações da cidade, que vão muito além das praias, acesse nosso artigo sobre o que fazer em Maceió clicando aqui. Você descobrirá que a cidade tem muita coisa bacana para ver e fazer durante seus dias de turismo pela região.

Melhores Praias de Maceió

Indo direto ao ponto, as praias de Maceió são realmente encantadoras, principalmente quando falamos sobre praias urbanas. Falo isso porque conhecemos todas as capitais litorâneas do nordeste e encontrar um mar tão bonito como o de Maceió não é tarefa fácil. Mesmo com a presença das orlas e dos prédios à beira mar, as praias continuam lindas e com mar perfeito para banhos.

Ainda vale comentar que neste artigo estamos falando sobre as praias de Maceió, que fazem parte dos limites da capital. Elas não devem ser confundidas com praias de outras regiões de alagoas como a de São Miguel dos Milagres, Maragogi e Praia do Francês, por exemplo. 

Pajuçara

Praia de Pajuçara em Maceió Alagoas
Praia de Pajuçara

A Praia de Pajuçara é uma das principais da capital alagoana e conta com uma bela estrutura. Esse é um lugar perfeito para quem quer aproveitar a praia e ao mesmo tempo ficar perto de bares, restaurantes, lojas e mercados, por exemplo. 

Para aproveitar a praia, você terá uma faixa de areia larga e limpa com mar calmo de águas cristalinas. Você pode passar o dia relaxando nas barracas da areia ou nos quiosques da orla. É na Praia de Pajuçara que partem as jangadas e passeios para as piscinas naturais que ficam a apenas 2 km da costa.

Pajuçara é uma área super urbanizada, com orla e um calçadão movimentado durante o dia e a noite toda. A orla tem quiosques, jardins, ciclovia, parque infantil, pista de corrida e o mais legal, tem wi-fi gratuito. Além disso, existe uma parte com quadras e a Praça Multieventos com a estátua de uma sereia girante, feita por um artista local.

Entre as atrações da Praia de Pajuçara, temos o Pavilhão do Artesanato que fica num pequeno prédio reunindo lojas de artesanato, roupas e quitutes tradicionais. Outra atração é a Feirinha de Artesanato da Pajuçara que tem dezenas de lojas ofertando todo tipo de artesanatos e lembrancinhas da cidade. 

Você poderá ficar hospedado de frente ao mar para acordar todos os dias com a melhor vista de Maceió e curtir a praia ao máximo. Veja algumas dicas:

Hotel Brisa Suítes: De frente ao mar e uma piscina para aproveitar seus serviços completos.

Hotel Praia Bonita Jangadeiros: Pequeno e aconchegante, perto de tudo e de frente ao mar.

Pousada Aquarela do Brasil: Perfeito para entrar no clima da cidade a apenas alguns passos da praia.

Veja aqui está a lista completa de hospedagem na Praia de Pajuçara em Maceió.

Ponta Verde

Praia da Ponta Verde
Praia da Ponta Verde

Pajuçara e Ponta Verde chegam a se confundir, pois uma é a continuação da outra. A estrutura da orla é tão boa quanto a da vizinha e conta com uma bela estrutura para quem deseja caminhar, correr ou andar de bicicleta, por exemplo. Você também vai encontrar pontos de wi-fi, locais perfeitos para tirar fotos e muitas atrações.

A faixa de areia é extensa e cobiçada porque tem muitas opções de barracas para ficar. De frente a praia você também vai encontrar barracas badaladas e quiosques que servem comida boa, drinks e cerveja gelada. Os mais famosos são o Kanoa e o Lopana, que já falamos no post sobre onde comer em Maceió.

Marque na sua programação a visita ao Marco dos Corais e aos bancos de areia do Caminho de Moisés, da Pedra Virada e do Farol da Ponta Verde que aparecem na maré baixa. Você também pode fazer caiaque e stand up pladdle na orla de Ponta Verde.

Ao caminhar em Ponta Verde, você vai descobrir locais como a Cadeira Gigante de Maceió, o Monumento Jangada da Independência e o Trono de Corais que foram feitos para fazer fotos incríveis. Além disso, a Estátua de Graciliano Ramos marca presença na região, bem como o letreiro Eu Amo Maceió.

Ficar hospedado na Praia de Ponta Verde é uma ótima opção para quem quer ficar entre as principais praias de Maceió. Veja algumas dicas abaixo:

San Marino Suite Hotel: Ficamos hospedados neste hotel em nossa última visita e recomendamos.

Maceió Mar Hotel: 4 estrelas de frente ao mar com direito a bar, restaurante e uma bela estrutura.

Hotel Costamar: Ótima relação custo-benefício a poucos passos da beira mar de Ponta Verde.

Veja aqui a lista completa de hospedagem na Praia de Ponta Verde em Maceió.

Jatiúca

Praia de Jatiúca
Praia de Jatiúca

Essa é outra das principais praias de Maceió, pois está na zona urbana e ao lado de Ponta Verde na região ao norte da cidade. Sua estrutura é tão boa quanto as que citei anteriormente, porém é mais tranquila e um pouco mais estreita, sem deixar de ter espaço para caminhar, correr e andar de bicicleta.

A faixa de areia é bonita e tem uma cor diferenciada das demais, pois apresenta tons avermelhados. O mar é calmo e dá para tomar banhos tranquilos durante a maré baixa, mas há quem diga que é possível praticar surf em Jatiúca em algumas épocas do ano.

Na praia, você não vai encontrar tantas barracas na areia quanto Pajuçara e Ponta Verde, mas tem ótimas opções para passar o dia todo. Por outro lado, esse é um bairro boêmio e um dos mais caros, por isso você vai encontrar bares, restaurantes e baladas de alto padrão.

Um lugar interessante para visitar é o TruckZone, uma praça de alimentação ao ar livre que oferece música ao vivo e vários food trucks de cozinha regional, nacional e internacional. Entre as atrações da Praia de Jatiúca estão o Corredor Vera Arruda, a famosa Lagoa da Anta, o Letreiro I Love MCZ e o monumento gigante de barro chamado O Beijo. 

Esta região é uma ótima opção para se hospedar, principalmente se quiser praias e baladas por perto. Veja nossas dicas abaixo:

Cais da Praia Hotel: Perfeito para casais e famílias que querem sossego à beira mar de Jatiúca.

Jatiúca Hotel & Resort: Sofisticação e conforto para você e sua família aproveitar a cidade ao máximo.

Maceió Atlantic Suites: Estrutura completa à beira mar com duas piscinas, quadra, bar, restaurante e muito mais.

Veja aqui a lista completa de hospedagem na Praia de Jatiúca em Maceió.

Sete Coqueiros

A Praia dos Sete Coqueiros está localizada entre a praia da Pajuçara e a de vc Ponta Verde. Ela possui as mesmas características das suas vizinhas, ou seja, areia limpa e com barracas para passar o dia todo, água limpa e piscinas naturais bem próximas, fazendo o mar ser tranquilo e ótimo para mergulhar. Ela se confunde com as praias vizinhas porque elas são mais famosas e maiores.

Avenida, Ouricuri e Sobral

Essas praias ficam ao sul da praia de Pajuçara, logo depois do Porto de Maceió, com boa estrutura quando falamos sobre calçadão e ciclovia. Ela não é muito visitada porque não tem águas limpas devido ao porto e ao Rio Salgadinho que deságua nesta região. Além disso, há uma grande avenida na frente, o que fez a região parecer insegura para visitas, em nossa opinião.

Pontal da Barra

Jangadas em Maceió
Jangadas em Maceió

A Praia do Pontal da Barra é um grande refúgio entre o burburinho e Maceió. Ela está localizada ao sul da cidade e conta com tranquilidade durante toda sua extensão, que por sinal, é grande. Em seus quilômetros de extensão, a areia fina e clara se faz presente e agrada a todos que visitam a região. 

O Pontal da Barra também é paradisíaco, pois de um lado está a praia e do outro o rio. Dessa forma, você poderá escolher ficar entre as águas salgadas que se dividem numa região de ondas fortes e outras mais calmas ou pode ir para o lado do rio com águas doces e tranquilas.

Apesar da praia atrair diversos turistas nos períodos de calor e sol, a região não conta com estrutura turística como pousadas e hotéis. Entretanto, a região tem bares, restaurantes e lojas, principalmente no centrinho que dá o apoio necessário ao visitante. Você pode fazer um tour guiado pelo Pontal da Barra, lagoas Mundaú e Manguaba e ainda ver as rendeiras com sua bela arte.

Cruz das Almas

Seguindo com nossa lista de praias de Maceió, chegamos nas praias do litoral norte da cidade. A primeira delas é a Praia de Cruz das Almas, que fica logo depois de Jatiúca. As características do mar são perfeitas para quem gosta de surfar, pois as águas normalmente são mais agitadas e com ondas.

A orla de Cruz das Almas tem se tornado uma extensão das regiões mais turísticas como Ponta Verde e Jatiúca, por exemplo, por isso conta com boa estrutura turística. Você poderá aproveitar ao máximo o espaço pois há ciclovia, calçadão e quiosques que são perfeitos para tomar um chopp gelado. 

Entre as atrações da região, você pode e deve visitar o Mirante Dr Hugo Lima que tem a estátua de uma surfista, perfeito para uma selfie e uma prancha que você pode subir e tirar ótimas fotos. Além disso, você tem a Lagoa da Anta bem próxima e alguns shoppings.

Aproveite para se hospedar pela região e ainda assim ficar perto do que há de melhor para conhecer em Maceió. Veja algumas dicas de hotéis abaixo:

Hotel Água de Coco: Hospedagem com 4 estrelas de frente ao mar que oferece uma vista inigualável.

Hotel Reymar Express: Quarto para famílias, academia e restaurante, são apenas algumas comodidades que você terá neste hotel.

Ritz Suites Lifestyle: Modernidade e conforto aliada a excelência em hospedagem na cidade.

Veja aqui a lista completa de hospedagem na Praia de Cruz das Almas, em Maceió.

Jacarecica

A Praia de Jacarecica é mais um dos belos destinos de Maceió. Ela está localizada no litoral norte, logo depois de Cruz das Almas, mas tem uma característica única: ela oferece diferentes paisagens. Dessa forma, podemos dizer que Jacarecica tem duas partes, a norte a sul.

A parte de Jacarecica do Sul tem uma grande extensão de areia, vários coqueiros e ainda conta com boa estrutura de barracas, bares e restaurantes para passar o dia por lá. O mar é agitado, por isso não é aconselhado para banhos, mas é perfeito para quem gosta de surfar. Já a parte norte da praia, é selvagem, não tem estrutura para banhistas, pois só tem algumas casas e condomínios.

Não há atrações e pontos turísticos fora da praia, por isso essa região não é tão visitada quanto a região central, mas se você busca um local tranquilo em Maceió, essa é uma boa opção. Você poderá explorar uma parte diferente de Maceió, que é mais visitada pela população local.

Além disso, ficar em Jacarecica significa estar próximo ao centro e às atrações de Maceió. Veja algumas opções de hospedagem abaixo:

Rota do Mar: Hospedaria com poucos quartos para quem busca um local mais intimista com vista para o mar.

Paradise Vista do Atlântico: Outra opção que oferece uma bela vista do mar, piscina ao ar livre, charme e conforto.

Cobertura R2 Maceió: Casa de 140m² completa com piscina, vista mar, cozinha equipada, varanda e muito mais. 

Veja aqui a lista completa de hospedagem na Praia de Jacarecica em Maceió.

Guaxuma

Seguindo mais ao norte, você chegará na Praia de Guaxuma, uma região tranquila e pequena. A praia é rodeada de coqueiros e muito verde que dão um toque de beleza a mais. Por isso a região acaba sendo perfeita para visitar em dias de sol e calor, principalmente por ter boa estrutura. 

Na Praia de Guaxuma, você encontrará barracas super organizadas que deixam mesas e cadeiras a disposição do visitante. Os quiosques de palha e madeira ficam espalhados pela larga faixa de areia para você relaxar à beira mar. A água do mar é tranquila e limpa, tanto que você verá muitos pescadores pela região. 

Essa região pode ser uma boa alternativa para se hospedar, afinal, você estará num pedacinho de paraíso em Maceió. Veja algumas dicas de hospedagem a seguir:

Pousada Noah: Local ideal para casais que buscam uma hospedagem simples, porém à beira mar.

Guaxuma Praia Hotel: Ótima localização para quem deseja ficar perto de restaurantes, bares e lojas em Guaxuma

Paraíso Pé na Areia: Apartamento completo e aconchegante que é ótimo para quem deseja ficar literalmente com o pé na areia.

Veja aqui a lista completa de hospedagem na Praia de Guaxuma em Maceió.

Garça Torta e Riacho Doce

Essas praias são verdadeiros refúgios em Maceió, por isso, são muito procuradas por moradores locais. Durante o verão a região fica mais cheia, pois os turistas também vão para lá em busca de tranquilidade e um mar perfeito. Você vai encontrar piscinas naturais, águas doces que deságuam no mar e uma beleza estonteante.

A Praia da Garça Torta tem uma boa faixa de areia e conta com um mar tranquilo. Porém é importante ficar atento à presença de recifes de corais e pedras. Você deve tomar cuidado ao entrar na água se a maré estiver mais alta para não se machucar. Por outro lado, durante a maré baixa, você poderá aproveitar as piscinas naturais ao máximo.

Fazendo uma caminhada para o norte, você chegará na praia de Riacho Doce que é dividida em duas partes. Ela também conta com areias limpas, mar calmo e com poucas ondas. Você pode se banhar no rio, aproveitar a calmaria da região e quem sabe conhecer a outra parte da praia que fica logo após o rio.

A estrutura dessas praias são bem parecidas, pois tem poucos bares e restaurantes, mas dá para achar um local bacana e provar o que há de melhor na culinária alagoana. Nos bairros, há algumas atrações como a capela secular de Riacho Doce e a casa da arte em Garça Torta. 

Aliado a tudo isso, você pode encontrar algumas opções de hospedagem como as a seguir:

Zazen Pousada: Um lugar charmoso e super bem decorado com elementos regionais e coloridos.

Pousada Duna Paraíso: Bangalôs encantadores que ficam a beira mar, tem ótima estrutura e conforto para não botar defeitos.

Flor de Lis Exclusive Hotel: 5 estrelas que relevam acomodações e comodidades fantásticas com alto padrão.

Veja aqui a lista completa de hospedagem nestas praias de Maceió.

Sereia

Logo depois fica a Praia da Sereia é mais uma das belíssimas opções para visitar. Ela proporciona águas cristalinas, temperaturas agradáveis e tranquilas durante todo ano. Há uma barreira de corais que protege a região e forma piscinas naturais maravilhosas para tomar banhos.

Há um pequeno vilarejo com alguns restaurantes, mercados e lojas que vendem produtos básicos. O ponto principal é o Mirante da Sereia, que fica numa região cercado de coqueiros e oferece a vista do mar e de uma escultura de sereia que fica dentro do mar entre os arrecifes da região. 

Como o bairro é pequeno, não há muitas opções de hospedagem, ainda mais quando falamos num lugar de qualidade. Portanto, só deixaremos uma opção de hotel: 

Atlântico Hotel Maceió: Ambiente confortável, com boa estrutura e ótimas avaliações no Booking.com. 

Veja aqui mais opções de hospedagem pelas praias de Maceió.

Pratagy

Exibindo belezas naturais e muito charme, a Praia de Pratagy é mais uma do litoral norte de Maceió. Ela é mais selvagem e deserta, porém conta com um mar tranquilo com piscinas naturais, manguezais e rios que deságuam na região. Não há muita estrutura quando falamos de barracas, bares e restaurantes, mas há hotéis que oferecem isso e muito mais.

Se vai com crianças aproveite o Pratagy Acqua Park, uma das atrações da região. Para se divertir, você pode ir a um beach club ou para a casa de shows, se estiver acontecendo alguma programação no dia da sua visita.

Quem deseja ficar hospedado por lá e ir ao centro de Maceió para uma breve visita, terá opções fantásticas. Veja nossas dicas abaixo:

Villas do Pratagy: Casa de luxo com vista do mar e excelente estrutura a poucos metros da praia.

Pratagy Acqua Park Beach All Inclusive Resort: Opção para quem quer ficar hospedado com pensão completa com entrada opcional no parque.

Pousada do Céu: Hospedagem colorida e charmosa em meio a natureza para você ter dias perfeitos.

Veja aqui a lista completa de hospedagem na Praia de Pratagy em Maceió.

Ipioca

Para finalizar nossa lista de praias em Maceió, deixamos a Praia de Ipioca para vocês. Ela fica localizada no extremo norte de Maceió, antes da Praia de Costa Brava e da famosa Praia de Paripueira, outros paraísos alagoanos que também valem a pena serem explorados. Você pode fazer uma excursão privada ao Mirante da Sereia, praia de Ipioca e Paripueira no mesmo dia.

A extensão da praia é grande e por isso é possível encontrar ótima estrutura. Você vai encontrar ótimos restaurantes à beira mar, bem como hotéis e pousadas para se hospedar e viver momentos únicos na região. Não podemos deixar de mencionar a areia clara e as águas mornas com piscinas naturais encantadoras.

Ficar hospedado na Praia de Ipioca é uma ótima opção para quem deseja aproveitar as praias ao máximo. Dessa forma, deixamos algumas dica abaixo:

Salinas Maceió All Inclusive Resort: Um dos locais mais conhecidos de Maceió, por sua excelência em hospedar turistas de todo o mundo.

Ipioca Beach Village: Localizada numa área tranquila com o mar à sua frente, restaurante, piscina, jardim e terraço.

Ipioca Beach Resort: Estrutura completa para quem busca um bom resort em Maceió, seja para uma viagem entre amigos ou em família.

Veja aqui a lista completa de hospedagem na Praia de Ipioca em Maceió.

Qual a praia mais famosa de Maceió?

Letreiro eu amo Maceió
Letreiro eu amo Maceió

Entre as 16 praias que falamos neste artigo, acreditamos que a praia mais famosa de Maceió seja Pajuçara, sem dúvidas. Isso acontece porque ela está na região central da cidade e conta com uma bela estrutura, tanto para quem mora na cidade, quanto para os visitantes. 

Pensando nas praias do litoral norte e sul de Maceió, as praias de Ipioca e Pratagy são as mais famosas. Elas têm  de resorts, o que faz com que muitas pessoas visitem a região para ficar numa dessas hospedagens para ter uma nova experiência e aproveitar as belas praias sem se preocupar com mais nada.

Qual a praia mais bonita de Maceió?

Essa é uma questão difícil de responder, pois cada praia tem sua beleza. No entanto, se contarmos com a questão da qualidade do mar e ambiente com areias claras e limpas, indicamos as praias centrais de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, além de Ipioca e Pratagy, mais uma vez. Elas são maravilhosas e algumas contam com piscinas naturais, o que faz ser ainda mais bonita.

Qual a melhor praia para banho de Maceió?

Em períodos de verão, as águas de Maceió são limpas e ótimas para banho. Claro que as praias da região central recebem uma grande influência da cidade, mas ainda assim são boas para tomar banho. As praias do litoral norte são mais desertas, ou seja, tem o mar mais limpo e algumas tem piscinas naturais. Fuja das praias Avenida, Ouricuri e Sobral que ficam na parte sul da cidade, pois são bem poluídas por causa do porto.

Como chegar nas praias de Maceió

Uma das melhores formas de explorar as praias de Maceió com liberdade é de carro. Você pode alugar um carro, caso não tenha ou se for desembarcar no aeroporto de Maceió. Com um carro você terá conforto para visitar tudo que deseja sem preocupações com hora ou destino, pois poderá ir parando em cada pedacinho de praia da capital alagoana.

Faça um orçamento aqui no blog e reserve seu carro de forma simples, rápida e barata com a RentCars, nosso parceiro de viagens. Eles oferecem carros de diversos modelos com os melhores preços e locadoras do Brasil. Retire no aeroporto ou na cidade e se divirta pelas praias do nordeste.

Leia também nosso artigo com todas as dicas para você chegar em Maceió.

Passeios em Maceió

Agora que você já sabe tudo sobre as praias de Maceió, é hora de fazer as malas para conhecer cada uma delas. Para te ajudar com a programação, deixo abaixo diversas opções de passeios pelo litoral do estado. Você poderá fazer descobertas incríveis acompanhado de um guia que vai te levar aos melhores pontos e praias da região.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x