Home África Pirâmides de Gizé no Egito: Como é a visitação

Pirâmides de Gizé no Egito: Como é a visitação

por Flávio Mendes
Piramides-de-Gizé

As pirâmides de Gizé são as pirâmides mais famosas do Egito e ao contrário do que muitos pensam, essas pirâmides não ficam na cidade do Cairo, mas no distrito de Gizé. Esse distrito fica perto da capital do Egito, sendo possível chegar de transporte público até lá.

Portanto, nesse artigo você vai conhecer um pouco dos mistérios que envolvem a construção das pirâmides e também vai ficar sabendo como fazer a visita. Te contaremos como chegar até elas, daremos as melhores dicas para visitar, quanto tempo é necessário, onde ficar hospedado nas redondezas e porque as pirâmides não podem ficar de fora do seu roteiro no Cairo.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante numa viagem para África?

Conhecer o continente africano é o sonho de muita gente, por isso você deve se atentar com a segurança e saúde ao visitar os safáris, fazer passeios entre a vida selvagem e provar a incrível culinária local. Por isso, indicamos o nosso parceiro Seguros Promo que é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Para que serviam as pirâmides de Gizé?

As pirâmides eram lugares onde os faraós eram sepultados junto com todos seus itens de valor. Assim, eles acreditavam em uma vida após a morte e traziam junto com eles tudo o que iriam necessitar nessa outra vida. Os faraós eram as pessoas que governavam o Egito, que tinham o poder máximo sobre tudo e todos.

Quem construiu as pirâmides do Egito?

Pirâmides do Egito
Pirâmides do Egito

As pirâmides de Gizé começaram a ser construídas há mais de 4500 anos. Isso quer dizer que a construção aproximada delas vem de 2500 a.C. Mesmo com tanto tempo passado, ainda é um mistério quem as construiu.

Muitos dizem ter sido alienígenas do passado, enquanto outros alegam que elas foram construídas por escravos. Acontece que ambas as hipóteses não são corretas. Acredita-se que as pirâmides de Gizé, que são as principais do Egito, foram construídas por trabalhadores especialistas no assunto e que recebiam para isso.

Agora como os blocos de pedra foram trazidos de lugares tão distantes e empilhados, ainda é um mistério. Hipóteses dizem que foram trazidos com trenós de madeira improvisados ou através de canais, presos a objetos flutuantes, utilizando a água do rio Nilo e eclusas para erguê-los tão alto.

Como chegar nas pirâmides de Gizé?

É possível chegar de várias formas até a região onde ficam as pirâmides de Gizé. De antemão te adiantamos que fazer um passeio ou utilizar o Uber serão as melhores alternativas a se escolher. São cerca de 20km de distância para quem parte do centro do Cairo. Essa distância pode se tornar uma eternidade dado o trânsito que toma conta da capital egípcia.

Excursão: Essa é a melhor opção para quem busca conforto e praticidade para chegar nas pirâmides, afinal você estará com tudo programado e na companhia de uma guia profissional. Veja como é o passeio e os preços.

Ônibus: Começamos com o meio de transporte mais barato, o ônibus. Existem duas linhas que conectam o centro do Cairo, na região de Tahrir Square até as pirâmides de Gizé. Os dois ônibus que fazem o trajeto são o 355 e o 357.

Metrô: Não existe uma linha que te leva direto às pirâmides, mas você vai conseguir pelo menos evitar uma parte do trânsito. Existe uma estação de metrô (Giza) que fica a 10km de distância das pirâmides de Gizé. De lá ainda será necessário pegar um táxi, Uber ou ônibus.

Táxi: É o método mais caro e talvez o mais estressante, dado que você vai precisar da boa vontade de um motorista que ligue o taxímetro para você (turista). Na boa parte dos casos eles não vão querer ligar, então será necessário negociar com antecedência o valor da corrida. Uma corrida do centro do Cairo até as pirâmides deve ficar em torno de 50 a 100 LE.

Aplicativo de táxi: Esse vai ser o meio de transporte que você vai menos se estressar e vai pagar um valor justo, sem ter que barganhar. Os dois principais aplicativos que funcionam no Cairo são o Uber e o Carrem.

As 3 principais Pirâmides de Gizé

As três pirâmides de Gizé são as principais e mais conhecidas pirâmides do Egito, por isso quando se fala em pirâmides, logo vem em mente o trio. Sendo assim, abaixo explicamos um pouco da história de cada uma delas e como fazer a visita. Elas são: a Pirâmide de Quéops, a Pirâmide de Quéfren e a Pirâmide de Miquerinos.

Pirâmide de Quéops

Grande pirâmide de Quéops
Grande pirâmide de Quéops

É a grande pirâmide de Gizé e a maior pirâmide do Egito, medindo 147 metros de altura. Começou a ser construída por volta de 2550 a.C, a mando do faraó Quéops e sua construção levou mais de 27 anos. Estima-se que foram utilizados 2,5 milhões de blocos de pedra, cada um pesando entre 2 e 15 toneladas.

Por dentro da pirâmide havia três câmaras, a do rei, a da rainha e a subterrânea. Nós entramos nela e percorremos agachados o caminho estreito que conecta até a câmara onde ficava o sarcófago do faraó Quéops. Hoje em dia não existe mais nada dentro, mas poder entrar em um lugar desses não é algo que se faz todo dia.

A maior pirâmide do Egito permaneceu por 3800 anos como a maior construção feita pelo homem. Hoje em dia a pirâmide é toda facetada, com os blocos de pedra aparentes, mas nem sempre foi assim. Antigamente ela era lisa, revestida de calcário branco e até dava para ver algumas partes de como era.

Estudos comprovam que para cortar uma rocha do tamanho utilizado na construção, era necessário 16 horas. Com isso, para cortar as 2,5 milhões de rochas utilizadas na construção foram necessários 3500 trabalhadores cortando por dia 250 rochas ao mesmo tempo durante 27 anos. Tudo isso apenas para a construção da pirâmide de Quéops.

Pirâmide de Quéfren

Quéfren foi o filho de Quéops e para ele foi construída a segunda maior pirâmide de Gizé, medindo 136 m de altura. Ela começou a ser construída em 2520 a.C e embora essa pirâmide seja menor do que a de seu pai, a impressão é que ela seja maior, já que foi construída em uma parte mais alta da necrópole de Gizé.

Bem ao lado da pirâmide de Quéfren fica um templo dedicado a ele, que ainda se encontra bem preservado. Foi todo construído em calcário e granito e pertence a uma região chamada de Vale de Quéfren, que pega desde a pirâmide até a Esfinge, que vamos falar mais para frente.

Pirâmide de Miquerinos

O faraó Miquerinos foi o sucessor de seu pai, Quéfren, que também teve uma pirâmide. Começou a ser construída em 2490 a.C, mas por ter reinado por pouco tempo, sua pirâmide acabou sendo finalizada às pressas. Originalmente ela foi construída com 65 m de altura, muito inferior às pirâmides de seu pai e seu avô.

Um fato curioso e ao mesmo tempo triste, é que no século XII, o governante do Egito ordenou que as pirâmides de Gizé fossem demolidas. Dessa forma, eles começaram pela pirâmide de Miquerinos, mas o trabalho era tanto que acabaram desistindo. Hoje em dia é possível ver um rasgo vertical na pirâmide, que foi a única parte que eles conseguiram demolir.

Outras atrações na Necrópole de Gizé

Esfinge de Gizé
Esfinge de Gizé

Dentro de todo o complexo da necrópole de Gizé existem muitas outras atrações a serem visitadas além das pirâmides. Por isso recomendamos passar pelo menos um dia inteiro visitando a região. Abaixo você vai poder saber o que conhecer além da pirâmides.

Grande Esfinge de Gizé

A esfinge é uma figura mitológica composta por corpo de leão e cabeça de humano. A esfinge de Gizé foi construída em bloco único de calcário, com dimensões de 73m de comprimento por 20m de altura. Estima-se que ela tenha sido esculpida durante o reinado de Quéfren (2520 a.C) e que tinha seu rosto. Entretanto, não foram encontradas provas materiais de que ela foi construída em homenagem a Quéfren.

Museu da Barca Solar

É o museu onde fica o navio que pertencia ao faraó Queóps. Ele foi descoberto enterrado ao pé da grande pirâmide de Gizé e estava em bom estado de conservação. Nós acabamos não visitando esse lugar por não saber da sua existência. 

Acredita-se que estava lá porque os egípcios acreditavam em um ritual para transportar o rei ressuscitado com o deus-sol Rá, através dos céus utilizando a barca solar. Na verdade a função da barca solar ainda é desconhecida, mas acredita-se que servia para peregrinações pelas cidades sagradas do Rio Nilo. 

Pirâmides das rainhas e cemitérios

Ao redor de cada uma das 3 principais pirâmides de Gizé existem outras pequenas pirâmides onde as rainhas eram enterradas. Junto a elas ainda existem cemitérios, onde as pessoas mais próximas e importantes também tinham seu espaço. Não esqueça de andar por essas partes e saber um pouco mais da história.

Sound and Light Show

Depois que a necrópole fecha, acontece um show de luzes (pago a parte) durante todos os dias da semana. Eles acontecem duas vezes por dia, às 19h e 20h. Antes de reservar o seu, veja que eles acontecem em inglês e árabe, então escolha a língua certa.

Cadeiras são dispostas na entrada do complexo onde durante a noite, holofotes iluminam as pirâmides e a esfinge com figuras coloridas enquanto toca música. Assim, a história dos antigos faraós é contada durante o show que tem duração de 1 hora. 

Veja os ingressos e garanta seu lugar na platéia.

Quanto tempo é necessário para visitar as pirâmides do Egito?

Mulheres egípcias e as pirâmides de Gizé
Mulheres egípcias e as pirâmides de Gizé

Uma viagem para o Egito não fica completa sem conhecer as pirâmides, concorda? Nós mesmos acabamos indo até as pirâmides de Gizé duas vezes durante nossa viagem pelo Egito e as duas vezes cometemos o erro de chegar próximo ao horário de fechamento. Dessa forma, recomendo separar um dia inteiro apenas para conhecer todo o complexo das pirâmides, mas se você não tem esse tempo, acredito que 4 a 5 horas seja o necessário para conhecer o básico.

Além das três pirâmides e da Esfinge, ainda existem outras pirâmides menores e templos que compõem a Necrópole de Gizé. Ainda dá para entrar em cada uma das pirâmides, o que acaba sendo demorado, já que só é permitido algumas pessoas por vez. 

Há quem queira fazer o passeio de camelo ou cavalo por toda a região, mas apesar de ser grande é possível de conhecer a pé. Claro que isso leva tempo, já que você vai estar caminhando pela areia do deserto. O legal do passeio é conhecer tudo com calma, tirar boas fotos e curtir esse local tão especial.

Agora, se você quiser otimizar seu tempo de visita, pode contratar um passeio privado pelas pirâmides. O guia te pega no hotel, você vai de carro até Gizé e curte o passeio com explicação da história de toda região. Ainda dá para contratar o passeio que passa pelas Pirâmides, Museu do Cairo e Bazar, com almoço incluso.

Dicas para visitar as pirâmides de Gizé com segurança e sem stress

Pirâmides de Queops, Quefren e Miquerinos
Pirâmides de Queops, Quefren e Miquerinos

Essa dica é para quem optou por conhecer tudo por conta própria, como a gente. Quando fomos ao Egito, o turismo estava escasso por causa da situação do país relacionado a conflitos. Com isso, fomos muito assediados por todos os lugares que passamos, com pessoas querendo ganhar dinheiro a qualquer custo em cima da gente.

Acabamos nos estressando um pouco com isso, já que a gente não tinha sossego onde ia. Em todo lugar que passávamos queriam nos vender algo, ficavam nos seguindo e até fomos insultados sem motivos. Por causa disso, nós só voltaríamos para o Egito com todos os passeios comprados com antecedência pelo Get Your Guide, pois confiamos.

Portanto, deixamos algumas dicas para que isso não aconteça com você:

  • A princípio, vá de Uber até a região das pirâmides. Quando visitamos não tivemos essa opção, então recomendamos isso.
  • Vão te oferecer passeios a todo tempo lá dentro, mas se pretende ter um guia, reserve com antecedência. Na maioria das vezes vão tentar te cobrar valores absurdos, vão dizer que só é possível visitar o complexo de camelo ou com guia. Não dê ouvidos e continue seu passeio.
  • Desconfie de pessoas querendo tirar fotos para você ou te explicando sobre os lugares que passar. No final eles sempre vão te pedir dinheiro e eles são muito insistentes nisso.
  • Tente chegar logo no início do horário de abertura, quando tem menos turistas e menos gente tentando vender algo.
  • Se for contratar qualquer passeio lá dentro, negocie muito bem antes de começar. Pechinche muito e seja firme no acordo do preço. Nas vezes que fizemos algum passeio, mesmo tendo feito isso, eles tentaram nos cobrar a mais. Apenas dizemos que não íamos pagar a mais, demos o valor acordado e saímos andando.
  • No caso de você contratar um dos passeios privados ou em grupo que indicamos neste artigo, você não vai passar por isso. Eles respeitam quando estamos com guia ou algum morador local.

Onde ficar no Cairo perto das pirâmides de Gizé

Quem deseja se hospedar perto das pirâmides de Gizé com a vista das pirâmides de fundo, segue abaixo algumas recomendações de hotéis e resorts. Na nossa segunda vez no Cairo, quando retornamos até a capital para ir embora, ficamos hospedados em um resort all inclusive que tinha vista parcial das pirâmides e valeu muito a pena viver essa experiência.

Marriott Mena House: Começamos com uma opção de luxo que fica colada às pirâmides de Gizé. Tem piscina, academia, spa, restaurante e bar, fora os 16 hectares de jardins. Veja preços, fotos e mais informações.

Steigenberger Pyramids Cairo: Uma outra opção com piscina e com vista das pirâmides, todas as tarifas ainda incluem o café da manhã e o jantar. Veja preços, fotos e mais informações.

Comfort Pyramids Inn: É uma opção mais barata, porém tem um terraço com a vista das pirâmides e ainda oferece restaurante, bar e fica a apenas 300 metros das pirâmides. Veja preços, fotos e mais informações.

New Pyramids Eyes Hotel: Ótima opção com bom custo-benefício, tem 3 estrelas e fica pertinho das pirâmides. Alguns quartos têm varanda com vista completa das pirâmides no horizonte. Veja preços, fotos e mais informações.
Hayat Pyramids View Hotel: Mais uma opção de hotel perto das pirâmides do Egito com diárias mais baixas, quartos confortáveis e boas avaliações. Veja preços, fotos e mais informações.

Informações adicionais sobre as Pirâmides de Gizé

Agora que você já sabe tudo sobre a visitação às pirâmides de Gizé, deixamos abaixo algumas informações adicionais.

  • Horários: Aberto de abril a setembro das 8h às 17h e de outubro a março das 8h às 16h.
  • Preço: O preço para entrar no complexo das pirâmides custa 240 LE. A pirâmide de Quéops custa 440 LE, a de Quéfren 100 LE e a de Miquerinos 100 LE.

Seguro Viagem para o Egito

O seguro viagem Egito não é obrigatório para entrar no país, mas recomendamos que você viaje com o seu, pois é essencial independente do tipo de viagem que você faça. É bem fácil contrair uma infecção intestinal durante uma viagem pelo Egito. A comida manuseada de forma errada, temperos diferentes e a água da torneira que pode ser usada para o preparo de alguns pratos, por exemplo, podem causar isso.

Outro item a se levar em consideração é o calor extremo que faz em algumas épocas do ano. Em outras palavras, pode causar insolação, desidratação e outras doenças relacionadas. Sendo assim, recomendamos contratar seu seguro viagem com nossa parceira Seguros Promo, que é de confiança e faz a seleção das melhores seguradoras.

Para uma viagem de 10 dias pelo Egito, achamos valores a partir de R$140, ou seja, R$14 por dia. É bem barato contando que você vai estar protegido por toda sua viagem. Você ainda pode conseguir um desconto de 15%, utilizando nosso código VIAJELEVE15 na hora do pagamento.

Clique no botão abaixo e faça um orçamento sem compromisso. Veja as seguradoras, coberturas, preços e descontos!! 

Passeios no Egito

Agora que você já sabe tudo sobre as pirâmides do Egito, que tal contratar seus passeios pelo Cairo e deixar sua viagem ainda mais completa? Separamos abaixo os principais passeios para você fazer durante a viagem pelo Egito. Assim, recomendamos a Get Your Guide, a melhor empresa para contratar seu passeio.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x