Home Ásia Penang na Malásia: Guia completo

Penang na Malásia: Guia completo

por Flávio Mendes
Penang-Malasia

Sem sombra de dúvidas podemos dizer que Penang, Malásia foi um dos lugares que mais gostamos durante todo esse tempo que temos passado no país. Durante 3 meses na ilha, conseguimos conhecer muita coisa e mergulhar de cabeça na cultura local.

Penang é procurada principalmente pelos malaios por causa da sua culinária farta, com pratos de autoria da ilha, que não são encontrados em outros lugares do país.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país, sem contar que com saúde não se brinca. Fora que um atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Ela trabalha com as melhores empresas de seguro viagem do mercado.

FAZER COTAÇÃO

Isso se deve por causa do grande número de chineses e indianos que residem por lá, as outras 2 etnias que compõe a população do país. Essa mistura de etnias reflete na culinária, religião e no estilo de vida de Penang, tornando-a uma região diferente de todas as outras.

Apesar de ser uma ilha, Penang é conectada ao continente por duas pontes que ultrapassam os 10km de extensão. Com isso em vista, você dificilmente vai se sentir em uma ilha, já que tudo chega fácil por lá e também pelo seu tamanho (30km de extensão).

Quando ir para Penang, Malásia

O sudeste asiático sofre com as monções asiáticas, chuvas fortes que atingem essa região em determinadas épocas do ano. Sendo assim, vale a pena saber qual a melhor época para visitar cada região da Malásia para não ter a viagem arruinada.

Dezembro a fevereiro: É a alta temporada, quando as temperaturas caem (27 a 30 graus) e o clima fica mais agradável. É também a época mais seca, sem chuvas e quando tem mais turistas em Penang. Com isso os preços de acomodação também serão mais elevados.

Março a agosto: É a época mais quente e diga-se quente temperaturas que não passam dos 35 graus, mas a sensação térmica, essa sim não brinca e pode ultrapassar os 40 graus. Podem haver pancadas de chuva no final do dia.

Setembro a novembro: É a época das chuvas do lado oeste da Malásia, onde fica Penang. Podem haver apenas pancadas de chuva ao final do dia, mas também dias chovendo sem parar. Melhor evitar.

Leia também: Langkawi na Malásia – Roteiro completo

Quantos dias ficar em Penang

Para quem pretende conhecer o essencial da ilha, acredito que 2 a 3 dias sejam o suficiente. Nesse tempo da pra conhecer bem George Town, ir a alguma praia, visitar os principais pontos turísticos e o principal, experimentar o melhor da culinária da Malásia.

Onde ficar em Penang, Malásia

Trishaw-em-Penang

Achar onde ficar em Penang não será tarefa difícil, mesmo a ilha sendo bem grande. Os hotéis se concentram em lugares específicos da ilha, que vamos explicar abaixo para não ter dúvida na hora da reserva.

George Town: Recomendado para quem quer economizar, já que nela é possível ficar em hostels, hotéis baratos até hotéis mais arrumadinhos. Também é o centrão da ilha, onde tudo acontece. O melhor de tudo é que da pra fazer tudo a pé.

Para quem procura uma pousada boa e barata em George Town, nossa recomendação vai para o Carnarvon House. Em uma das ruas mais movimentas do centro fica o B Street Hotel, com ótimo custo benefício.

Já pra quem pode pagar um pouco mais, não irá se arrepender de ficar no Eastern & Oriental Hotel, um dos mais chiques da ilha. Outra ótima opção vai para o The Prestige Hotel, com arquitetura inglesa.

Batu Ferringui: É uma das maiores praias de Penang e onde ficam os principais resorts de luxo. Se sua intenção é se hospedar bem e ainda de frente pra praia, essa é a recomendação. Fica um pouco mais afastado do centro de Penang, mas tem um grande número de restaurantes e bares na região.

Começamos a lista com um Shangri-la, que nunca vai te decepcionar. Outra boa opção fica para o Lono Pine, um hotel boutique pé na areia. Finalizamos nossa lista com o Hard Rock Hotel de Penang, para não ter dúvida na escolha de um excelente resort.

Tanjung Tokong e Tanjung Bungah: A parte norte da ilha de Penang é onde ficam as praias mais calmas e que preferimos. Tem alguns resorts e pousadinhas para quem quer um pouco mais de sossego.

Ótima opção pé na areia fica para o Mercure Penang Beach, de frente pra praia de Tanjung Bungah. Já o Flamingo Hotel é uma ótima opção que fica de frente pra praia.

O que fazer em Penang, Malásia

Ilha-de-Penang-Malasia

Antes de ler sobre o que fazer em Penang, vale saber que a ilha é grande, com mais de 30km de extensão. É dividida em cidades e vilas e a principal delas é George Town, onde a maioria dos turistas fica e vai para conhecer.

Sendo George Town tão conhecida, também é nela que fica a maior parte das atrações turísticas de Penang. Vale saber que não iremos apenas abordar George Town nesse guia completo, mas sim tudo que Penang tem a oferecer.

Moramos 3 meses em Penang e temos conhecimento necessário para mostrar muita coisa que acaba ficando de fora dos roteiros básicos. Bom, vamos ao que interessa.

George Town, Penang

Ruas-de-George-Town

George Town é conhecida mundialmente pelas suas artes de rua, pinturas misturadas com objetos que decoram becos e vielas, trazendo mais cor e alegria para esse lugar. Veja tudo o que fazer em George Town a seguir.

Pinturas de rua (Street Arts)

Street-Art-Trishaw-Penang

Um dos principais motivos que pessoas visitam Penang, principalmente nós brasileiros, é por causa das Street Arts que decoram George Town e até outras regiões da ilha de Penang.

Em 2008 George Town foi nomeada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Dessa forma, o governo da Malásia contratou 4 artistas locais, que fazem parte do estúdio Sculpture At Work para construir 52 esculturas em aço pela cidade.

Essas esculturas são caricaturas do dia a dia de George Town contando um pouco da história da cidade e estão espalhadas por todos os cantos. Dá pra pegar um mapinha mostrando onde todas estão no centro de informações, mas o mais legal mesmo é sair a procura.


Trishaw: Alguns senhores ficam pelas redondezas levando pessoas em suas bicicletas de 3 rodas (trishaw) para passear e ainda explicar um pouco da história de Penang. Se puder, faça esse passeio. Com a chegada do Covid, vimos muitos deles dormindo nas ruas em suas próprias bicicletas, pois não tem condições de pagar por uma residência. Além do mais, eles fazem parte da história de Penang.

Trishaw-em-Penang

 


É claro que são esculturas muito divertidas, mas as que chamam mais atenção mesmo são as pinturas misturadas com objetos físicos, como motos, cadeiras e bicicletas. O artista mais famoso e fez as mais conhecidas é Ernest Zacharevic, da Lituânia.

Com o passar dos anos pela Malásia, suas artes de rua começaram a ganhar fama e ele foi convidado em 2012 para fazer algumas artes em um festival chamado Mirrors George Town. As esculturas mais famosas são: Crianças na bicicleta, que faz fila para tirar foto, Menino em uma cadeira, Motocicleta Velha e até Bruce Lee, que anda meio apagado por causa do tempo.

Street-arts-penang

Nem todas as pinturas encontradas em George Town são de Ernest. Duas outras artes de rua que misturam objetos físicos e são bem famosas são a do Irmão e Irmã em um balanço e a Crianças jogando basquete. As duas foram feitas pelo artista surdo-mudo Louis Gan.

Street-Art-George-Town

Ainda existem dezenas de outras street arts que pudemos ver em Balik Pulau, vila que fica 30km de George Town e em Butterworth, na parte continental do estado de Penang.

Museus de Penang

Se tem uma cidade que tem museu é Penang. Você vai achar museu de tudo que é coisa um tanto diferente. Nós não conhecemos muitos deles por opção, mas vamos listar o que você vai encontrar. A maioria deles fica em George Town, então é facinho ir andando de um pro outro. Dentre os principais estão esses:

  • 3D Trick Art Museum: É o museu dedicado a truques e mágicas;
  • Upside Down Museum: Entre em uma casa de cabeça pra baixo e tire ótimas fotos;
  • Ghost Museum: Museu dedicado aos fantasmas, teria coragem?;
  • Wonder Food Museum: E como tudo gira em torno de comida na Malásia, um museu dedicado ao tema.

Templos de Penang, Malásia

Mesquita-Kapitan-Kelling

Não só Penang, mas a Malásia mistura etnias de 3 principais países: Malásia, Índia e China. Dessa forma você vai encontrar templos hindus, templos budistas chineses, mesquitas muçulmanas e até igrejas, tudo em uma só rua.

Templo-Hainan

Penang é lotada de templos e pra quem pretende visita-los, segue a listinha com os principais e mais bonitos. É possível visitar alguns, outros não. Lembre-se de sempre entrar em templos budistas com roupas apropriadas. Para mesquitas, homens e mulheres usando calça e mulheres com cabelo coberto.

  • Templos Budistas: Kuan Yin Teng, Han Jiang, Hainan, Toi Shan Wui Kwun, Yap Kongsi:
  • Templos Hindus: Sri Mariammam:
  • Mesquitas: Kapitan Keling, Malaia. Flutuante Tanjung Bungah.

Mercados noturnos

Comida, comida e mais comida, tudo que você for fazer na Malásia vai envolver comer muita coisa gostosa. E Penang é o paraíso para isso, sendo uma das cidades mais famosas da Malásia em relação a culinária.

Com isso em vista, que tal visitar um mercado noturno para experimentar as comidas típicas da Malásia. Opções não vão faltar já que existe um mercado noturno para cada dia da semana em Penang. Todos eles costumam começar durante o pôr do sol, funcionando até meia noite.

  • Segunda: Maccalum Street Night Market – fica pertinho de George Town e da pra ir andando;
  • Terça: Tanjung Bungah Night Market
  • Quarta: Farlim Night Market
  • Quinta: Batu Ferringhi Night Market
  • Sexta: Jelutong Night Market
  • Sábado e domingo: Sungai Dua Night Market

Se você preferir, também pode contratar um tour que te leva para experimentar as melhores comidas de rua de Penang.

The Top Penang

O prédio mais alto de Penang reserva um observatório em seu último andar, onde é possível andar por uma passarela com chão de vidro. Restaurantes, um aquário e outras atrações ainda podem ser visitadas no prédio.

Lá de cima você tem uma visão 360 graus de toda ilha de Penang, além do estreito de Malaca e da parte continental da Malásia. Eles oferecem pacotes promocionais com atrações e refeições inclusas.

Forte Cornwallis

Forte-Cornwallis

Foi construído em 1786 inicialmente como defesa durante as guerras napoleônicas, quando a Malásia ainda pertencia ao Reino Unido. O capitão Francis Light que tomou posse de Penang na época, guerreou com o sultão de Kedah, estado que fica mais ao norte da Malásia.

O forte foi inicialmente construído em madeira e troncos de palmeira, mas alguns anos depois em 1804, uma nova estrutura de pedra foi feita. Para a construção, condenados indianos foram usados, terminando a reforma em 1810.

Hoje em dia é possível visitar seu interior e experimentar um pouco da culinária local no Kota Dine & Coffee, restaurante e cafeteria que fica dentro do forte.

Torre do Relógio – Memorial da Rainha Victoria

Torre-do-relogio-memorial-rainha-victoria

Quase ao lado, do lado de fora do Forte Cornwallis fica a torre do relógio. Foi construída em homenagem aos 60 anos de reinado da rainha Victoria.

Clan Jetty

Clan-Jetty-Penang

Uma vila inteira se debruça no mar em cima de palafitas, que acabaram virando ponto turístico. Na viela que sai da avenida litorânea e vai até o mar, moradores locais transfomaram a frente de suas casas em restaurante, lojinhas de souvenir e mercadinhos, tudo para servir aos turistas que visitam aos montes esse lugar.

Mansão Azul – Cheong Fatt Tze

O comerciante Cheong Fatt Tze saiu da China ainda jovem sem dinheiro nenhum e com o passar do tempo, virou um dos homens mais ricos do sudeste asiático. Dentre todas as casas construídas, essa foi sua principal e preferida.

Ele visou construir um casa típica chinesa, diferenciando da arquitetura local, com materiais de primeira. A mansão tem 32 quartos, patios e jardins, mas tudo foi abandonado após sua morte em 1910.

A mansão foi comprada na década de 90 do seu último filho vivo e foi transformada em um museu e hotel boutique. Sendo assim, você pode tanto visitar seu museu quanto se hospedar em uma das suas 16 suítes de luxo.

Little India – Bairro Indiano

Little-India-Penang

O bairro indiano de Penang é um dos lugares mais baratos para se hospedar e comer. Lojas com música alta tocando, cheiro de incenso e lojas de temperos por todos os lados, com toda certeza você vai se divertir andando por suas ruas.

Para quem quer ter a experiência de comer com as mãos – do jeito tradicional malaio e indiano – com a comida servida numa folha de bananeira, deve ir aos restaurantes Sri Ananda Bahwan ou ao Woodlands Vegetarian.

Agora para quem quer comer o melhor churrasco de frango ao estilo tandori, feito dentro de um forno de barro, deve ir ao Restoran Kapitan. Já para experimentar o pão roti, o melhor lugar é bem de frente no restaurante Ros Mutiara.

Chinatown – Bairro chinês

O bairro chinês se mistura ao centro de Penang e não tem nada dizendo que você está nele, ao contrário da Little India. Ele se extende pela Lebuh Campbell, uma das ruas mais arrumadinhas de George Town.

Você notará que está na Chinatown de Penang quando começar a ver todas as placas escritas em chinês. As ruas paralelas e transversais completam o bairro (Jalan Kuala Kangsar, Lebuh Cintra e Lebuh Kimberly).

Nesse bairro você vai achar muito restaurante chinês mais arrumadinho, além de barraquinhas vendendo comida de rua. Lojas de chá, jóias e doces também estão presentes nele.

  • Nota: Em malaio, Lebuh significa avenida e Jalan significa rua.

O que fazer em Penang fora de George Town

Mesmo George Town reservando quase todas as atrações da ilha de Penang, vale a pena pegar um ônibus ou Grab Car e conhecer outras regiões da ilha.

Templo Kek Lok Si

Clan-Jetty-Penang

O Kek Lok Si é o maior templo budista da Malásia. Sua construção começou em 1891, indo desde a base de uma das montanhas de Penang até seu topo. Tem até um bondinho para subir para a parte mais alta.

A pagoda de Kek Lok Si foi construída em 3 estilos diferentes: chinês, tailandês e birmanês. São 7 andares abertos a visitação. Subindo a pagoda você vai conseguir ver muitas estátuas de Buda, assim como no restante do templo.

A sua parte mais alta é avistada de diversas partes da ilha, já que tem a imponente estátua de 36,5m de altura da Deusa da Misericórdia, Kuan Yin. A entrada do templo Kek Lok Si é gratuita, mas eles aceitam doações.

Shoppings

Para dar aquela fugida do calor que faz em Penang, nada como visitar um de seus shoppings. Eles não são grandes, mas vale uma voltinha. É uma ótima opção para quem procura comer algo diferente, seja fast-food ou comida asiática.

Os shoppings mais legais de Penang são o Queensbay e o Gurney, esse segundo se dividindo e 2, o Plaza e o Paragon.O legal do Gurney é a região que ele fica, bem mais moderna e de frente pra praia (não dá pra utilizar essa praia).

Praias de Penang, Malásia

Pra quem procura praias com águas cristalinas como as do lado leste do país, sinto dizer, mas Penang não é o lugar. Mesmo Penang sendo uma ilha, você vai se sentir em uma grande metrópole. Junto a isso, o porto de Penang e o Estreito de Malaca fazem com que as águas de Penang sejam turvas e nada transparentes.

Vale lembrar que os malaios são muçulmanos e vão para a praia de roupa comprida. Nós sempre preferimos praias mais desertas aqui na Malásia por esse motivo. Eles não ficam olhando, mas preferimos respeitar.

Mesmo assim vale a dica das principais praias para se refrescar no calor que faz na cidade. Nós conhecemos as principais nesses 3 meses morando em Penang e vamos indicar as que mais gostamos.

Pantai Tanjung Tokong: É nossa praia preferida em Penang. Ela é pequena, praticamente deserta e tem como decoração barquinhos de pescadores. O Pôr do sol ainda acontece bem de frente para finalizar o espetáculo. O legal é que o supermercado Tesco fica a poucos metros dali. Nós costumávamos fazer umas compras de bebidas e petiscos antes de passar o dia por lá.

Batu Ferringhi: É a maior praia de Penang e a mais movimentada. Isso não quer dizer que ela seja a melhor, pelo menos pra gente que gostamos de algo mais vazio. É nela que ficam os principais resorts de Penang. Tem ótima estrutura com bares e restaurantes pé na areia.

Moonlight Bay: Outra prainha que gostamos bastante e apesar de não ser tão deserta, é ótima para passar o dia. É bem pequena e ideal para quem quer algo um pouco mais reservado.

Moonlight-Bay-Penang-Malasia

Pantai Pasir Panjang: É a praia mais deserta da ilha de Penang. Nós conhecemos ela nos primeiros dias que passamos na ilha, na cidade de Balik Pulau. Tem uma placa dizendo que é proibido entrar no mar por causa da correnteza, mas vale a visita.

Pantai-Pasir-Panjang

O transporte público para em uma vila de pescadores e é preciso caminhar uns 20 minutos até ela. Também da pra ir de Grab Car, mas na volta você não conseguirá chama-lo já que não tem sinal de internet na região. Mesmo assim é bem fácil se localizar por lá usando seu GPS offline.

O que fazer em Penang: Outras cidades

Se você tiver tempo, recomendo visitar outras cidades e vilas de Penang e viver a real cultura malaia. Pontos menos frequentados da ilha, com mais natureza presente e menos pessoas vão te ajudar a se desligar um pouco da loucura que pode ser o centro George Town.

Butterworth

Temple-of-nine-emperor

Penang é um estado da Malásia e não se resume apenas a ilha de Penang. O restante do estado fica na parte continental do país. Saindo do jetty de Georgetown, é possível pegar uma balsa que faz a travessia de pedestres e veículos para Butterworth.

Não custa nada para quem vai da ilha pro continente, mas o retorno é pago (apenas 1,20 rm). A parte continental de Penang não é tão interessante quanto a ilha, mas vale a visita se você tem dias de sobra.

Comece pela Butterworth Art Walk, uns becos com diversas pinturas e artes. Bem parecido com os de Georgetown e legal de conhecer. Siga de lá até o bairro indiano da cidade e tente ir até o templo taoista chamado Temple of Nine Emperor, bem bonito.

Se ainda quiser, da até pra estender até uma praia e comer uns frutos do mar. A praia de Pantai Besir fica próximo ao templo, mas você vai ter que procurar por alguma entrada que tenha areia. Boa parte dela são pedras e alguns piers ao redor.

Balik Pulau

Nos primeiros dias na ilha, moramos em Balik Pulau, uma vila que parece ter parado no tempo. Sua população é de maioria chinesa e foram as pessoas mais legais que conhecemos na Malásia até agora.

Como não é muito comum turistas irem para aqueles lados, éramos atração na pequena vila. Por onde passávamos nos cumprimentavam e nos trataram muito bem.

Não tem muito o que fazer pra esses lados, mas vale a pena ir até lá se você tiver com tempo de sobra, dar uma voltinha, tirar umas fotos e experimentar a culinária local. Já aproveite para ir até a praia de Pantai Pasir Panjang que fica pra aqueles lados.

Contrate seu passeio em Penang

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x