Home BrasilAlagoas Passeios em Alagoas: Do litoral ao interior do estado

Passeios em Alagoas: Do litoral ao interior do estado

por Andressa Silva
Letreiro de Maceió: Passeios em Alagoas

Alagoas é um dos estados mais bonitos do nordeste e chama atenção com suas praias e um interior fantástico. Portanto, neste artigo, vamos te mostrar os melhores passeios de Alagoas para você conhecer o estado da melhor forma possível.

Saindo de Maceió, a capital de Alagoas, você terá várias opções de passeios pelo estado. Dessa forma, poderá explorar as principais cidades e atrações da região, sem falar que viajar com excursão é muito melhor porque você não vai precisar se preocupar com nada.

Os 10 Melhores Passeios em Alagoas

Quem se pergunta “Onde passear em Alagoas?” ou até mesmo “O que fazer em Alagoas em 7 dias?”, neste artigo vai encontrar as 10 melhores opções. Todas elas estão disponíveis para você reservar através dos nossos links que estão no decorrer deste post. 

Nós temos parceria com a Civitatis, uma empresa de confiança que oferece passeios e ingressos no mundo inteiro. Você terá um site completo, em português e com a opção de pagamento com cartão e em reais.

Vale lembrar que todos os passeios que indicamos são saindo de Maceió, ou seja, é perfeito para você ficar hospedado na capital alagoana e aproveitar alguns dias nas praias da cidade. Nos outros dias você pode fazer diversos passeios pelo estado complementando o seu roteiro em Alagoas.

Aqui no blog você vai encontrar muitas informações sobre Alagoas, bem como opções de resorts em Maceió. Além disso, há dicas de pousadas baratas na cidade, caso você prefira ficar num lugar mais aconchegante.

1 – Barra de São Miguel, Praia do Francês e Gunga

Praia do Gunga
Praia do Gunga

Conhecer as praias de Barra de São Miguel, Gunga e a praia do Francês é um clássico e acreditamos que seja um dos melhores passeios de Alagoas e um dos mais comuns no estado. Além da proximidade entre estas praias, elas são maravilhosas e valem a pena visitar. 

Falo isso porque nós já fomos a estas praias e contamos os detalhes como foi nossa visita aqui no blog. Estas praias estão ao sul de Maceió e você poderá desfrutar as areias claras e águas mornas que são perfeitas.

O passeio começa de manhã, mas antes de seguir para as praias, você terá a oportunidade de conhecer algumas atrações de Maceió e tirar fotos. Em seguida a praia do Francês te dará as boas vindas com seu mar cristalino. 

Depois é hora de seguir para Barra de São Miguel com sua barreira de corais e piscinas naturais. É nesta praia que você poderá desfrutar da culinária alagoana para ir até a praia do Gunga e ter tempo de relaxar ainda mais e explorar a região. No final do dia, se tiver energia, você pode fazer uma parada no Bairro das Rendeiras, que fica no Pontal da Barra em Maceió.

Para saber mais informações acesse o link – Excursão à Barra de São Miguel, Francês e Gunga – e veja a descrição completa.

2 – São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres
São Miguel dos Milagres

A praia de São Miguel dos Milagres em Alagoas é outro lugar que você tem que conhecer ao visitar. Principalmente porque a região é pouco explorada, tem barreiras de corais incríveis e ainda tem aquele ar da vila de pescadores.

O seu dia de excursão a São Miguel dos Milagres, vai começar com o serviço de transfer na porta do seu hotel em Maceió. Durante o trajeto até a antiga vila de pescadores e a praia, você vai passar por diversos municípios, onde o guia vai te falar informações de cada um deles. 

Ao chegar em São Miguel dos Milagres, você terá seu tempo livre para relaxar em suas praias selvagens. No entanto, se você quiser explorar o mar e as praias da região, poderá contratar um passeio de barco ou de buggy. 

Você terá duas opções de roteiro em São Miguel, pois pode contratar o tour panorâmico também. Esta opção inclui uma visita ao forte, mirante e praias da vila, bem como a visita à praia de Lages e à praia do Patacho.

Para escolher o roteiro desse passeio acesse o link – Viagem a São Miguel dos Milagres – e veja toda a descrição.

3 – Praia de Maragogi

Piscinas Naturais de Maragogi
Piscinas Naturais de Maragogi

A praia de Maragogi é a segunda cidade mais importante do estado, assim como é uma das principais praias de Alagoas e claro, não pode ficar de fora da sua viagem. Além disso, Maragogi é super popular e acessível tanto para quem sai de Recife quanto de Maceió.

O itinerário da excursão a Maragogi começa com o serviço de transfer indo te buscar no hotel e seguindo a rota até a cidade. No meio do caminho, você vai passar por municípios como Ipioca, Paripueira e Japaratinga, por exemplo, e o guia falará informações desses locais. 

A diversão começa quando você avista o belo coqueiral da região e o mar cristalino. Como falamos no artigo sobre Maragogi, a praia é um verdadeiro Caribe Brasileiro e merece toda a fama que tem.

Em Maragogi, você terá o dia livre para mergulhar, tomar banho de sol e caminhar. Além disso, você pode aproveitar seu tempo para ir até os manguezais e fazer um tour de buggy pelas praias e a orla. 

Se preferir conhecer a cidade e a região toda com o guia, pode fazer a reserva do seu passeio em Maragogi com a opção do tour panorâmico incluído. Dessa forma, o seu dia será mais completo, pois você vai conhecer a vila, a orla e o mirante de Maragogi, assim como a praia de Barra Grande e a praia de Antunes.

Veja mais detalhes e opções de roteiro acessando o link – Excursão para Maragogi – para escolher o que encaixa melhor no seu perfil.

4 – Praia de Ipioca, Paripueira e Mirante da Sereia

Se você quiser fazer um passeio em Alagoas que seja próximo ao centro de Maceió, esta é a melhor opção. Ainda mais porque as praias de Ipioca, Paripueira e a da Sereia são maravilhosas com suas águas mornas e areias limpas e claras. 

O passeio para estas praias que ficam ao norte de Maceió, começa no Mirante da Sereia. É de lá que você pode ver a barreira de corais e a estátua da sereia misteriosa. Em seguida, conheça a praia de Ipioca, visite o mirante da vila e tome um banho de mar refrescante.

Outro ponto alto desta excursão às praias do litoral norte de Maceió é a praia de Paripueira. Durante o tempo por lá, você poderá fazer um passeio de barco para as piscinas naturais ou um tour de jipe para as falésias da praia do Carro.

Na hora de voltar a Maceió, você pode fazer uma parada na Casa da Arte e Culinária do Nordeste para conhecer mais da cultura local. Esse local é bem legal e vai te dar mais conhecimento sobre a cultura do estado e da região.

Todos os detalhes sobre esse passeio em Alagoas estão no link – Excursão Ipioca, Paripueira e Praia da Sereia – onde você já pode fazer a sua reserva.

5 – Pontal da Barra, Lagoas Mundaú e Manguaba

Letreiro de Maceió
Letreiro de Maceió

Este passeio é outra opção de tour pertinho do centro de Maceió, só que desta vez seguindo para o sul da cidade. O Pontal da Barra, por exemplo, é um bairro que faz parte de Maceió e traz encantos a poucos quilômetros de distância do centro. 

Para começar o tour pela região sul de Maceió, o transfer estará na porta do seu hotel de manhã. Se prepare, tome um bom café da manhã, pois o seu dia vai começar com uma caminhada pelas ruas históricas do Pontal da Barra e fazer compras de artesanato local.

Ali pertinho fica a Lagoa Mundaú de um lado e a Lagoa de Manguaba do outro. Para conhecer as lagoas, você vai embarcar em um passeio de catamarã para ver a fauna e flora nativa daquela região e toda a beleza natural dos lagos.

Para completar, há tempo livre para você mergulhar nas piscinas naturais e apreciar a culinária regional à beira da lagoa. Aproveite para tirar muitas fotos e apreciar o pôr do sol que é super bonito nesta região. 

Para saber mais informações acesse o link – Pontal da Barra, Lagoas Mundaú e Manguaba – e veja a descrição completa para fazer sua reserva.

6 – Cânions do Rio São Francisco

Nem só de praia que Alagoas é feita, por isso, conhecer as cidades do interior é essencial. O passeio para os Cânions do São Francisco é um dos mais populares e mais recomendados, pois estamos falando de um dos maiores do mundo.  

Este passeio pelo São Francisco começa ao raiar do sol, pois são 4 horas de viagem até o local de embarque. No entanto, há uma parada para tomar café da manhã e dar uma esticada nas pernas antes de seguir viagem. 

Ao chegar na região do rio, você vai embarcar num passeio de barco pelos Cânions do Rio São Francisco observando suas águas verdes e os paredões rochosos. Haverá um bom tempo para contemplação, almoço e quem sabe mergulho numa área segura do rio.

No final da tarde, você e seu grupo retornam à capital alagoana depois de um dia perfeito pelas águas do São Francisco. São mais algumas horas de viagem até chegar a Maceió, chegando ao seu hotel apenas a noite.

Veja informações completas e valores no link – Excursão aos ​​Cânions do Rio São Francisco – e aproveite para fazer sua reserva.

7 – Santuário Ecológico Santa Tereza 

Se você quer ir a um dos melhores lugares escondidos em Alagoas, sugerimos que conheça o Santuário Ecológico Fazenda de Santa Tereza. Você vai desfrutar de um dia em meio a natureza num local super agradável.

A reserva natural de Santa Tereza está localizada em Atalaia, que fica a uma hora de viagem de Maceió. O serviço de transfer vai te buscar de manhã cedo e em seguida irá direto para o santuário ecológico. 

Você terá o dia inteiro para curtir o santuário livremente, explorar toda a região e tomar banho nas piscinas naturais. São três piscinas naturais com cores e profundidades diferentes, chafariz e até trampolim para quem quer se divertir.

Uma coisa bem diferente e legal desse passeio é que você pode levar seus lanches e refeições para comer no local. Caso não queira levar nada, há barracas que vendem churrasco e alguns petiscos, mas não conte com grandes restaurantes.

Para fazer a sua reserva acesse o link – Tour para o Santuário Ecológico Santa Tereza – veja também mais informações de datas disponíveis.

8 – Penedo em Alagoas

Penedo Alagoas
Penedo em Alagoas

Fundada no século XVI, Penedo em Alagoas além de muita história, guarda encantos singulares. É nesta cidade que você poderá sentir o clima colonial através das suas casas históricas, museus e igrejas.

Para fazer a excursão a Penedo, você deve acordar bem cedo para uma viagem inesquecível. O motorista junto com guia, vão até hotel em Maceió para te levar ao município de Penedo com uma pausa para o café da manhã.

Logo depois é hora de pegar uma embarcação para a ilha Recanto do Penedo onde você terá tempo para tomar banho, nadar e se refrescar nas águas do Rio São Francisco. Depois é hora de voltar a Penedo para conhecer as principais atrações incluindo igrejas, o teatro da cidade e o museu.

Durante o dia há uma pausa para almoço e você pode aproveitar o horário do city tour para tomar um café e provar delícias locais. Ao final da tarde, é hora de retornar de pegar a estrada e retornar a capital alagoana para descansar.

Veja mais detalhes do roteiro acessando o link – Excursão para Penedo – e escolha o melhor dia para a sua viagem.

9 – Viçosa em Alagoas

Quem se pergunta o que fazer em Alagoas além das praias, aqui está outra opção de passeio pelo interior do estado. A cidade de Viçosa está localizada na zona da mata de Alagoas com um centrinho charmoso cheio de casas coloridas. 

A melhor forma de conhecer a cidade é fazendo este passeio em Alagoas que parte de Maceió para Viçosa com itinerário de um dia inteiro. De manhã bem cedo, você deve partir do hotel em Maceió para começar o dia fazendo uma parada para tomar café da manhã. 

Com as energias lá em cima, você vai conhecer a Cachoeira do Caçamba, que também é conhecida como a Cachoeira do Anel. Em seguida, você pode fazer um tour pela cidade de Viçosa para explorar sua história e atrações. Antes de acabar o passeio e voltar para seu hotel, há uma parada em Atalaia para conhecer uma cooperativa local.

Veja informações completas e valores no link – Excursão para Viçosa – e aproveite para fazer sua reserva.

10 – Chã Preta e Serra Lisa

Cheia de atrativos interessantes, Chã Preta e Serra Lisa são outras opções de passeios em Alagoas que fogem do roteiro de praias. Você poderá desfrutar de um dia em meio a natureza, fazendas e o pequeno povoado no interior do estado.

Este passeio em Alagoas começa com um belo café da manhã nordestino feito numa fazenda local para você ter energia para ir até a cachoeira do local e se quiser, fazer um passeio a cavalo. Em seguida é hora de conhecer algumas atrações da região e visitar Serra Lisa.

Serra Lisa parte do Planalto de Borborema e é considerado patrimônio ecológico, turístico e cultural de Chã Preta. Além disso, o local é um dos pontos mais altos de Alagoas, onde você poderá ver uma apresentação folclórica e apreciar o pôr do sol antes de retornar a Maceió.

Para fazer a sua reserva acesse o link – Tour para Chã Preta e Serra Lisa – e veja mais informações sobre o passeio.

Contrate seus passeios em Alagoas

Com tantas opções de passeios em Alagoas, fica fácil montar um roteiro de vários dias pelo estado. Depois de escolher as melhores opções, faça as suas reservas de acordo com seus dias de viagem pelo estado. Abaixo ficam todos os passeios que mencionamos e mais algumas sugestões extras.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x