Home Brasil Onde Ficar em Santos: Bairros, Praias e Hotéis

Onde Ficar em Santos: Bairros, Praias e Hotéis

por Andressa Silva
Emissário submarino de Santos

Quem gostava de descer a serra vindo de São Paulo para aproveitar os dias de sol na cidade de Santos tinha dificuldade de encontrar uma hospedagem legal na cidade. Claro que isso é coisa do passado já que de uns anos pra cá as opções de onde ficar em Santos cresceram muito.

Os últimos 15 anos foram revolucionários na cidade com o boom do turismo, seja vindo dos cruzeiros durante o verão ou de pessoas que descobriram a cidade. Por isso, hotéis de rede surgiram aos montes e achar onde se hospedar em Santos, atualmente não é mais um problema.

Porque viajar para Santos?

Ponta da praia no pôr do sol em Santos

Ponta da Praia

Uma das cidades mais antigas do país, de fato, Santos tem uma história muito interessante que pode ser vista através dos seus prédios históricos e atrações.

Sem falar que Santos é a maior cidade da baixada santista e tem uma importância muito grande para o Brasil, já que abriga o maior porto da América Latina. Além disso, a cidade está na lista das não capitais com maior importância para a economia do país e em qualidade de vida.

Eu morei em Santos por apenas um ano, mas estando com uma pessoa que nasceu na cidade, pude ter experiências e o olhar de um morador local. Com o passar do tempo fui além da visão de turista que tinha quando eu cheguei.

Onde ficar em Santos: Um pouco de sua história

Bolsa-do-Cafe-e-Museu-do-Cafe-de-Santos

Bolsa do Café de Santos

Em primeiro lugar a história de Santos começou em 1502, apenas 2 anos depois do descobrimento do Brasil. A região era chamada de Goiaó (ou Guaiaó) pelos indígenas do local. Apenas depois da invasão portuguesa, o local passou a ser chamado de São Vicente.

Depois de quase 30 anos que a região estava sendo explorada, já existia uma colônia e um estuário conhecido como o Porto de São Vicente. Na medida que o comércio nas Índias caía, os portugueses voltaram a olhar o Brasil como o melhor lugar para exploração.

Foi então que Martim Afonso de Sousa viajou para o Brasil, tomou o porto de São Vicente e posteriormente junto a outros colonizadores construiu um engenho na parte norte da ilha, que também era conhecida como Enguaguaçu. Dessa forma a cidade começou a crescer, passando a ser conhecida como povoado de Todos os Santos e finalmente Santos.

Com tudo indo bem, Santos passou a ser vila e por isso foi criada a Alfândega de Santos. Em seguida, já no século XIX, aconteceu a inauguração da ferrovia São Paulo Railway que ligava Santos às fazendas de café que simultaneamente fez a economia do porto crescer ainda mais e ser como é hoje em dia.

Quais são as melhores praias de Santos?

Ponta da praia

Ponta da Praia

O turismo em Santos é uma das principais atividades da cidade, mas isso só é possível devido às suas praias e a área de patrimônio histórico bem preservado. Sem contar com as diversas atividades e pontos turísticos imperdíveis, aliado ao maior jardim de praia do mundo, ou seja,  você vai ter muita coisa para fazer em Santos.

São 7 km de costa divididos em 6 praias, ou seja, as praias de Santos vão desde a Praia do José Menino, que está na divisa com a cidade de São Vicente, até a Ponta da Praia. Entre elas ficam a Praia do Gonzaga, Praia do Boqueirão, Praia do Embaré e a Praia da Aparecida.

Você deve ficar atento as melhores épocas de viajar para Santos se seu objetivo é a praia. Falo isso porque o mar não é tão limpo, devido ao porto. Para completar, em algumas épocas do ano a situação piora e o mar fica impróprio para banhos. Junto a isso, costuma chover muito na cidade entre os meses de março e outubro.

Onde ficar em Santos: praias, atrações e dicas de hospedagem

Com a chegada dos hotéis internacionais, ficou ainda mais fácil poder visitar cada pedacinho da cidade e ter várias opções para escolher onde ficar em Santos com qualidade, mas como a cidade é residencial, também será fácil achar apartamentos e casas para alugar.

Apesar da cidade ser normalmente separada por bairros, a população local prefere fazer referência aos seus canais numerados, para falar da localização. São 7 canais que vão desde o Emissário Submarino na divisa com São Vicente até a Ponta da Praia, que fica na região do Porto de Santos e da Balsa que faz a travessia para o Guarujá.

Veja abaixo a lista com as melhores praias e locais para se hospedar em Santos. Se preferir, basta clicar para ir direto ao tópico desejado:

Praia do José Menino

Nossa primeira região da lista de onde ficar em Santos é a praia e o bairro José Menino, próximo à São Vicente, cidade vizinha. Essa região da praia fica entre o canal 1 e 2.

Uma característica bem legal dessa parte, é que ela é a praia preferida dos surfistas por ter o mar o mais agitado e com ondas. Lá também está o Emissário de Santos que fica bem movimentado durante todo o dia, onde os moradores locais vão para andar e relaxar. Outra atração dessa região é o Orquidário de Santos, um parque botânico com mais de 1500 espécies de plantas, orquídeas e animais que vivem soltos.

Veja algumas das melhores hospedagens na praia do José Menino: 

  • A maioria das acomodações na praia do José Menino são apartamentos como o Apartamento Pé na Areia, que tem capacidade para até 5 pessoas, ficando a beira mar.
  • Uma boa opção de hotel em Santos é o Hotel Imperador, com 3 estrelas de frente ao mar com diárias acessíveis, ainda mais quando há bares, restaurantes e lojas a poucos passos.
  • Em seguida, temos o hotel Park Inn by Radisson Santos como uma ótima opção próximo ao canal 2, tem piscina ao ar livre e academia equipada.

Praia do Gonzaga em Santos

Onde Ficar em Santos Praias

Praia do Gonzaga

A segunda região da nossa lista é o bairro do Gonzaga e a melhor praia de Santos. Nessa parte da cidade você vai ter área de comércio, shoppings, cinema, restaurantes e bares com vida noturna animada. Eu acredito que o Gonzaga seja a melhor área para o turista de hospedar, porque lá você vai encontrar várias opções de hotéis de qualidade.

Uma das atrações é a Praça da Independência, um local para conhecer um pouco mais da história de Santos, assim como a Praça das Bandeiras que fica na frente da praia, sendo um ótimo lugar para tirar fotos.

Veja os melhores hotéis na Praia do Gonzaga em Santos:

  • O tradicional Atlântico Hotel  que fica num prédio histórico, situado de frente pra praia sendo um hotel de muita qualidade ficando numa localização perfeita.
  • Bem próximo da praia também está  o Bourbon Santos Convention Hotel que fica a poucos passos da Praça das Bandeiras.
  • Outra opção é o Parque Balneário Santos by Atlantica Hotels com a excelência de hotel 5 estrelas, um restaurante com cozinha nacional e internacional, assim como bar na área da piscina com música ao vivo.
  • Por outro lado temos o Novotel Santos que apesar de estar a 500 metros da praia, tem uma boa localização porque fica na Av Ana Costa, uma das principais da cidade.
  • Finalizando, para quem quiser economizar, a Pousada Beira Mar está próxima a praia e oferece conforto e qualidade com preço baixo.

Praia do Boqueirão

Logo após a praia do Gonzaga, está o Boqueirão entre o canal 3 e 4, que é mais residencial, porém bem multicultural por causa das universidades. A região é bem viva e tem um astral diferente, que mistura a jovialidade com o clima de praiano.

Nessa região as atrações são a estátua de Vicente de Carvalho, a Pinacoteca Benedicto Calixto e a feirinha de artesanato FeirArte Santos. Por lá, algumas opções de acomodação são facilmente encontradas, além de muitos apartamentos.

Veja abaixo algumas opções de onde ficar em Santos na praia do Boqueirão:

  • A exemplo do que falei acima, temos o Ibis Santos Gonzaga, que apesar do nome, fica no Boqueirão a apenas alguns passos da praia.
  • Outra opção é o Apartamento Vista ao Mar que tem a melhor nota entre os apartamentos da região, uma boa escolha para quem quer se sentir um morador local.

Embaré

Praia do Embaré

Praia do Embaré

Seguindo, entre os canais 4 e 5 está o bairro do Embaré, sendo igualmente residencial. Ainda que não haja tantas atrações neste bairro, podemos contar com uma vida noturna agitada, essa que vem ganhando espaço, com bares na praia que ficam abertos 24 horas. Por outro lado, uma alternativa de passeio é a Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, pertinho do canal 4.

Veja aqui algumas opções de hospedagem no Embaré:

Praia de Aparecida

Semelhantemente ao Embaré, o bairro de Aparecida é residencial e você vai poder sentir como os moradores locais passam o dia a dia. Você também pode desfrutar de um passeio na Fonte do Sapo, uma pracinha onde a criançada passa a tarde inteira brincando.

Mais uma vez, aqui você vai ter mais opções de apartamentos. Muitos deles ficam próximos ao Shopping Praiamar e do Restaurante Outback para compras e refeições de bom gosto.

Veja abaixo o único hotel na praia da Aparecida:

  • A única opção de hotel por lá é o Sheraton Santos Hotel. Lá você vai ter qualidade e padrão 5 estrelas para nada dar errado.

Ponta da Praia

Onde ficar em Santos

Ponta da Praia

O bairro da Ponta da Praia, como o nome já fala, é o final da praia seguindo para o canal 6 e o canal 7. Foi nesse bairro que morei em Santos e passei a conhecer melhor a baixada santista.

Por lá estão algumas atrações da cidade, como o Aquário Municipal de Santos, o Museu do Mar, o Museu de Pesca e o Parque Rebouças. Além disso, é de lá que partem os passeios de escuna em Santos e os barcos para a Ilha das Palmas.

Veja abaixo duas indicações para ficar em Santos:

  • Apesar de tantas atrações turísticas nessa região, as opções de hospedagem na Ponta da Praia são bem reduzidas, mas apesar disso temos o Comfort Hotel Santos que é o único hotel da Ponta da Praia.
  • Para finalizar, o Apartamento em Santos Vista Mar é a opção com melhor nota no Booking. Inclusive, é oferecido amenidades como cadeiras, guarda-sol e brinquedos para usar na praia.

Onde ficar em Santos: Centro histórico

Quem gosta de história do Brasil, não pode deixar de ir no Centro Histórico de Santos, pois além de ser uma cidade à parte, seus casarões antigos fazem qualquer um se encantar. Ainda dá para comer uma boa comida típica ao som do animado samba aos finais de semana.

Falando de passeios, de lá partem os dois trajetos do Bonde de Santos num roteiro pelo centro histórico. É no centro que também ficam o Museu Pelé, a Casa da Frontaria Azulejada, o Museu do Café e Bolsa do Café de Santos, e muito mais!!

Casa da frontaria azulejada no centro histórico

Casa da frontaria azulejada no centro histórico de Santos

Ficar hospedado no Centro Histórico de Santos é para poucos, afinal só encontramos dois hotéis na região. Você também tem que levar em conta que ficará longe das praias, mas para quem não faz questão vale a pena.

Abaixo nossas dicas para ficar hospedado no centro histórico de Santos:

  • Em primeiro lugar, o Ibis Santos Valongo é certeza que você vai ter conforto e qualidade, seguindo o padrão da rede Ibis.
  • Outra opção é o Monte Serrat Hotel, que conforme o Booking, é um hotel 3 estrelas que oferece até sala de jogos eletrônicos para matar o tempo.

O que fazer em Santos? Passeios imperdíveis do litoral de São Paulo

Além de todas as dicas de atrações que mencionei nesse post, de acordo com os bairros e praias, indico excursões com guia para conhecer melhor. Veja as opções de passeios para aproveitar o seu tempo e conhecer bem a região sem ter dor de cabeça.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x