Home BrasilAlagoas Onde comer em Maceió: Dos frutos do mar aos pratos do sertão

Onde comer em Maceió: Dos frutos do mar aos pratos do sertão

por Andressa Silva
Onde-comer-em-maceio

Com restaurantes para todos os gostos, Maceió não decepciona quando o assunto é comida. Portanto, viemos falar sobre onde comer em Maceió para experimentar a culinária de Alagoas e se deliciar nos encantos da cidade. São pratos que revelam a cultura de um povo alegre e caloroso que deixa seus traços em cada prato servido entre os melhores restaurantes de Maceió.

Da tradicional tapioca até os frutos do mar e pratos do sertão, um roteiro gastronômico para provar a comida nordestina, não pode faltar na visita à cidade. Então aproveite esse guia e escolha já onde vai comer em Maceió e de deliciar entre a culinária típica alagoana.

A seguir, está a lista dos melhores restaurantes em Maceió e mais algumas dicas de onde comer barato na capital alagoana. Você pode clicar na lista abaixo para ser encaminhado direto ao assunto que desejar. 

8 Dicas de Onde Comer em Maceió

Para começar a falar sobre os melhores restaurantes de Maceió, queremos deixar referências de onde encontrar a melhor comida típica de Alagoas. São opções que vão desde um café regional até opções de onde comer lagosta em Maceió, mas acima de tudo são indicações de restaurantes que conhecemos e aprovamos.

1 – Mima Restaurante

Mima Restaurante em Maceió
Pratos do Mima Restaurante

O restaurante Mima foi uma surpresa muito boa durante nossa última visita a Maceió. Com pratos assinados pela chef Lícia Maranhão, tudo que é servido é elaborado por ela e tem um toque de afetividade. O cardápio é bem variado, ou seja, tem carnes, peixes, massas, pratos veganos e vegetarianos, ampliando as opções de restaurantes para esse público. 

Durante nossa visita ao Mima, pedimos trufas de siri da lagoa como entrada, que para nossa surpresa, foram servidas em forminhas de brigadeiro. Como prato principal, pedimos uma salada com carpaccio que é um dos carros chefes da casa e um couscous marriquino, servido com peixe, camarão e carpaccio de tomate. 

Para fechar a nossa refeição com chave de ouro, pedimos o cookão. Essa sobremesa divina é composta por um cookie servido numa panelinha com uma super bola de sorvete no topo. Para finalizar, a calda de caramelo salgado quente faz a combinação perfeita e deixa tudo ainda mais saboroso.

O atendimento foi perfeito e apesar de termos ido num horário de almoço que a casa estava cheia, o serviço foi rápido e com muita qualidade. O Mima restaurante está localizado em Ponta Verde, a apenas algumas quadras da praia e tem acesso fácil de carro ou a pé, mas fique atento que o local não abre nas segundas-feiras. 

  • Av. Dr. José Sampaio Luz, 777 – Ponta Verde
  • Aberto na terça e quarta das 11h30 às 15h30, quinta a sábado das 11h30 às 15h30 e das 18h as 23h, domingo das 9h às 15h30

2 – Bodega do Sertão

Pratos de comida do restaurante Bodega do Sertão em Maceió
Restaurante Bodega do Sertão

O próximo restaurante da nossa lista sobre onde comer em Maceió já fala tudo com seu nome e quando você entrar lá, vai se sentir no sertão nordestino. Isso acontece porque a decoração é super caricata composta de tecidos coloridos com flores em chitão, móveis de madeira rústica, paredes de barro e objetos antigos, tudo para você se sentir numa casa antiga do interior do estado. 

Esse é um dos restaurantes self service em Maceió que oferece comida nordestina de qualidade. Além disso, você ainda tem opções de pratos executivos e um menu à la carte para quem quiser algo mais específico. O cardápio oferece dezenas de tapiocas recheadas, cuscuz recheados, sanduíches e comidas de milho, por exemplo.

A parte do buffet é super variada, por isso aproveite para experimentar vários pratos de comida típica nordestina. Há uma área central com muitos tipos de pratos quentes e as estações que servem sopa, saladas e tapiocas. Quem gosta de doce, vai se deliciar entre as sobremesas geladas, bolos e sorvetes. 

Por fim, vale comentar que quem está buscando comida vegana em Maceió, esse restaurante oferece algumas tapiocas veganas e pratos que atendem ao paladar de todos. Sem falar que no buffet mesmo, há muitas opções de raízes, massas e saladas que atendem ao público vegetariano e vegano.

  • Av. Dr. Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca
  • Aberto todos os dias das 11h30 às 22h

3 – Imperador dos Camarões

Onde-comer-em-Maceio
Chiclete de Camarão | Foto: Restaurante Imperador do Camarões

Este é o local onde você vai encontrar o famoso prato chamado chiclete de camarão, em Maceió. O prato faz tanto sucesso que tem até registro em cartório, porque foi lá no Imperador dos Camarões que o prato foi inventado. Apesar disso, há alguns locais que tentam fazer a mesma receita, mas vai por mim, não é igual.

Há quem diga que o chiclete de camarão é algo inesquecível, mas também pudera, o prato leva azeite de dendê, um molho feito com cinco tipos de queijos e ainda é gratinado no forno. Quem vai duvidar que é bom demais?! Então não deixe de experimentar quando estiver por lá.

Por ser considerado um dos melhores restaurantes de frutos do mar em Maceió e em especial de camarão, acabamos escolhendo o camarão ao molho thermidor que nos levou a uma experiência de sabores sem igual.

Vale comentar que quando estávamos por lá, o restaurante estava lotado, mas não pecou no atendimento e rapidez. Além disso, atualmente o local tem usado tablets, facilitando o serviço para os clientes. Isso também ajuda na compreensão dos ingredientes de cada prato e dá para ver as fotos das delícias que são servidas por lá.

  • Av. Dr. Antônio Gouveia, 607 – Pajuçara
  • Aberto todos os dias da semana, exceto terça feira das 11h à 00h

4 – Restaurante Janga Praia

Onde-comer-em-Maceio-Janga-Praia
Tacho de Frutos do Mar | Foto: Restaurante Janga Praia

Outro restaurante que é considerado um dos melhores restaurantes de frutos do mar em Maceió, o Janga Praia tem um cardápio variado e sofisticado, oferecendo pratos deliciosos.

Nossa dica fica para o tacho de frutos do mar, que é uma mistura de frutos do mar grelhados que dá água na boca só de lembrar. E não esqueça de pedir a cocada de forno com sorvete de tapioca de sobremesa, que é super famosa.

Esse é um dos locais mais completos porque oferece pratos para crianças, opções sem glúten, carnes, pastas e pode ser considerado um dos restaurantes vegetarianos em Maceió se sua intenção é comer esse tipo de comida.

  • Av. Silvio Carlos Viana, 1731 – Ponta Verde
  • Aberto todos os dias das 11h às 15h e das 18h às 22h

5 – Restaurante Picuí

Restaurante-Picui-Onde-comer-em-Maceio
Carne de Sol com queijo coalho | Foto: Restaurante Picuí

Localizado no tradicional e histórico bairro de Jaraguá, o restaurante Picuí está num dos casarões antigos que foram preservados e fazem o cenário da região. Sem falar que o restaurante é um dos pioneiros em carne de sol. Foram eles que trouxeram essa iguaria do interior para o litoral de Alagoas.

O Picuí traz um conceito de culinária nordestina com toques modernos que faz qualquer um se apaixonar, sendo uma das opções para quem quer fugir da comida baseada em frutos do mar.

Quando você for ao restaurante não deixe de pedir a carne de sol assada na brasa com queijo coalho e de sobremesa o maravilhoso sorvete de rapadura para ter uma experiência gastronômica completa.

Por fim, não podemos deixar de comentar que o ambiente é super agradável e elegante com mesas decoradas com fuxicos de tecido que dão mais um toque do nordeste ao local.

  • Av. da Paz, 1140 – Jaraguá
  • Aberto de segunda a domingo das 11h30 às 17h

6 – Restaurante Anamá

Restaurante-Anama-Maceio
Pratos saudáveis | Foto: Restaurante Anamá

Incluído em nossa lista de onde comer em Maceió, está o Anamá, localizado na orla da praia de Ponta Verde, bem próximo ao letreiro ‘Eu amo Maceió’ e perto de diversas opções de hospedagem na capital alagoana.

Apesar de ser pequeno e simples, porém aconchegante, o restaurante Anamá é bem legal porque oferece diversos pratos à la carte com carne, massa, frutos do mar e até opção vegetariana. Sem contar que eles tem um bufê diferente e gostoso que serve comida mais saudável, sobretudo não deixando de ter deliciosos pratos regionais.

Falando em pratos da culinária nordestina, o local serve café regional no sistema self service do final da tarde até a noite, que por sinal é uma delícia e inclui café e chá à vontade.

  • Av. Silvio Carlos Viana, 2501 – Ponta Verde
  • Aberto todos os dias das 11:30h às 15h e das 18h às 22h

7 – Massagueirinha

Restaurante-Massagueirinha-Maceio
Lagosta ao Termidor | Foto: Restaurante Massagueirinha

Outro lugar para comer em Maceió é o restaurante Massagueirinha que oferece uma ótima relação custo benefício, onde temos comida de boa qualidade, mas sem pesar no bolso. O espaço é simples e tem cara de bar, mas o ambiente é familiar e sem frescura, do jeito que a gente gosta.

O carro chefe da casa é a casquinha de siri conhecida como a melhor de Maceió, mas os caldinhos de camarão, peixe e de sururu já foram premiados e não foi à toa, porque é simplesmente incrível. Além disso, o restaurante oferece pratos (muito bem servidos) executivos e à la carte para todos os gostos.

Ainda recomendamos conhecer o local à noite como uma opção de bar, já que lá tem diversas opções de petiscos enquanto a carta de bebidas oferece coquetéis e cervejas estupidamente geladas.

  • R. Dep. José Lages, 1105 – Ponta Verde
  • Aberto todos os dias das 11h às 00h

8 – Lopana Beach Bar

Nós já falamos sobre esse restaurante no post sobre o que fazer em Maceió, como uma opção de barraca de praia de luxo, mas vale lembrar que o local possui um cardápio bem atrativo e uma área fechada que faz com que ele entre para a nossa lista de restaurantes em Maceió.

O Lopana chegou em Maceió com a proposta de ser um beach club oferecendo comidas e bebidas a preços altos, porém com qualidade. Além disso, DJs tocam durante o dia para você curtir a praia, mas também tem música ao vivo durante a noite.

Falando em comida, os pratos do Lopana são pratos típicos e feitos com ingredientes regionais, porém tem uma releitura que faz com que sejam únicos, bem como o atendimento dos funcionários é bom e parecem estar preocupados em fazer um bom trabalho.

O local segue as medidas de segurança e protocolos os do covid-19 estão sendo bem respeitados.

  • Av. Silvio Carlos Viana, 27 – Ponta Verde
  • Aberto de segunda a domingo das 09h às 00h

Onde comer em Maceió barato

Praia de Pajucara
Praia de Pajuçara

Os restaurantes citados acima são um pouco mais caros, contudo é possível achar diversos lugares para comer em Maceió pagando pouco, mas sem perder qualidade. Portanto, queremos mostrar que comer bem e barato é possível em qualquer viagem, principalmente quando viajamos para o nordeste. Lá dá pra comer frutos do mar e experimentar a culinária regional sem gastar rios de dinheiro.

Lembrando que todos os locais indicados abaixo estão respeitando os protocolos exigidos durante a pandemia para você não se preocupar.

Onde comer barato em Pajuçara

Para começar as nossas indicações de onde comer em Maceió gastando pouco, o restaurante Casa de Mãinha fica bem pertinho do Pavilhão de Artesanato e oferece comida nordestina. Você pode optar entre pagar uma taxa para comer à vontade ou por kilo, sendo um dos melhores restaurantes self service em Pajuçara para economizar.

Já o restaurante Ôxe Comidas Nordestinas tem uma pegada de comida típica afetiva com pratos que vão desde macaxeira até a cartola que fazem qualquer um se encantar, ainda mais quando o local é acolhedor e o atendimento bom.

Comer barato em Ponta Verde

Achar onde comer bem e barato em Maceió, mais especificamente na área de Ponta Verde pode parecer um desafio. Falo isso, porque é a parte mais turística e com maior número de hotéis e pousadas da cidade.

Conseguimos achar boas opções e com valores bem em conta na praia de Ponta Verde, a exemplo disso é o restaurante Tomate Caqui que está localizado a apenas duas quadras da praia e tem uma boa variedade de saladas e carnes.

Em seguida indicamos o quiosque Açaí Da Praia para quem quiser tomar um suco natural, comer um lanche e claro, um açaí refrescante.

Onde comer barato em Jatiúca

Quem vai ao nordeste tem que comer pelo menos uma tapioca tradicional. Em Alagoas, o ponto mais famoso é na orla de Jatiúca, onde existem diversas opções como a Tapioca Maria Bonita, com diversas opções, inclusive a exótica tapioca com massa de beterraba para você não dar a desculpa da dieta.

Já que estamos falando em dieta, para quem busca uma alimentação mais saudável e comida vegetariana em Maceió, pode ir ao Ser-Afim Restaurante Natural que não vai se arrepender. Em outras palavras, o restaurante tem o conceito de gastronomia inventiva e artesanal, buscando o que há de melhor na natureza para fazer pratos incríveis.

Por fim, as opções de onde comer bem e barato em Maceió, temos o restaurante O Peixarão com pratos de frutos do mar bem acessíveis e super fartos. Além disso, o local ainda tem diversos petiscos e uma cerveja bem geladinha para curtir o pôr do sol. Em falar em pôr do sol, de lá você vai ter uma vista espetacular.

Livros sobre gastronomia nordestina

Se ficou com água na boca lendo esse artigo e gostaria de cozinhar essas iguarias em sua casa, abaixo recomendamos alguns livros sobre a culinária do nordeste brasileiro. Você consegue comprar esses e centenas de outros livros direto com a Amazon utilizando nossos links de afiliados. Ah, você não paga nada a mais por isso por utilizar nossos links, mas nos ajuda bastante e ainda recebe sua mercadoria em casa.

Passeios em Maceió

Já sabe onde comer em Maceió, mas ainda não sabe os passeios que vai fazer por lá?! Então olha essas dicas de passeios pela cidade e pelas praias para você não deixar de aproveitar a sua viagem.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Carlos Matheus dos Santos
Carlos Matheus dos Santos
9 meses atrás

To com fomer

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

1
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x