Achar o que fazer no Cairo não vai ser nada difícil, já que a cidade reserva algumas das atrações mais famosas do mundo. Lar de mais de 9 milhões de habitantes, o Cairo, a capital do Egito, é uma das maiores metrópoles do mundo.
Com esse tamanho todo é claro que dá para imaginar que a cidade sofra com contrastes. Cairo foi construída bem no meio do deserto do Saara, com o Rio Nilo cortando ao meio, ele que por sua vez contorna as principais cidades do Egito.
Dessa forma, acompanhe este artigo até o final se sua intenção é saber todas as dicas do Cairo, assim como saber a melhor forma de chegar lá e onde se hospedar.
Se preferir, vá direto até o assunto desejado utilizando o menu abaixo:
- Como chegar no Cairo
- Visto para o Egito
- Onde ficar no Cairo
- O que fazer no Cairo
- Bate-voltas a partir do Cairo
- Seguro Viagem para o Egito
- Passeios
Como chegar no Cairo
O Cairo é a porta de entrada para quem chega no Egito vindo do Brasil. Portanto, as companhias aéreas que viajam do Brasil para o Cairo fazem pelo menos uma escala no caminho, pois não existem voos diretos. As principais companhias aéreas que fazem a viagem ao Cairo são a Qatar Airways e a Emirates, ambas com escalas no Catar e Emirados Árabes.
Quem vem da Europa ou países vizinhos, como os do Oriente Médio, consegue voar direto e até mesmo utilizar uma das companhias aéreas low cost. Também dá para chegar no Egito via terrestre vindo de Israel, por exemplo.
Visto para o Egito
Brasileiros precisam de visto para entrar no Egito. A notícia boa é que ele pode ser feito assim que você chegar ao Aeroporto do Cairo ou em alguma fronteira terrestre do Egito. Mas para isso vai ser necessário ter um passaporte válido por pelo menos 6 meses e a vacina da Febre Amarela.
A vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem, porque é necessário que haja tempo de começar a imunização. Por último, ainda será necessário pagar US$ 25 (dólares americanos) para a emissão do visto do Egito.
Onde ficar no Cairo
A capital egípcia é imensa e achar onde se hospedar no Cairo pode se tornar algo difícil. Porém vamos facilitar sua vida resumindo os melhores lugares onde ficar no Cairo.
Em resumo, o centro da cidade, nas redondezas da Praça Tahrir e da ilha Gezira, que fica no meio do Rio Nilo, ficam as melhores acomodações.
Além disso, essa região fica perto das principais atrações turísticas da cidade. Por outro lado, quem quiser ficar próximo às pirâmides de Gizé, deve ter em mente que essa região fica a 20km de distância do centro do Cairo.
Sendo assim, vamos indicar os melhores lugares para ficar o Cairo nessas 3 regiões:
Centro do Cairo
Ficar no centro do Cairo significa ficar perto das principais atrações como o Museu Egípcio e a Torre do Cairo, por exemplo.
The Nile Ritz-Carlton: Opção 5 estrelas de frente ao Rio Nilo e perto do Museu do Cairo. Tem piscina, spa, restaurante e bar, além de quartos luxuosos para sua estadia ser perfeita.
Ramses Hilton Hotel: Além de todo luxo, tem restaurante indiano, pub inglês, bem como piscina, academia e spa com hidromassagem.
Ilha Gezira
Essa ilha no meio do Nilo conta com alguns dos melhores hotéis da cidade. É um local moderno e seguro para ficar hospedado no Cairo.
Novotel Cairo El Borg: Este hotel tem vista privilegiada do Rio Nilo e da Torre do Cairo. Os quartos são modernos e o hotel ainda conta com piscina, academia, restaurante e bar.
Cairo Marriott Hotel: Toda decoração é luxuosa e o hotel conta com um teatro a céu aberto de frente para o Nilo, além de piscina, bar e um cassino.
Gizé
Apesar da bagunça que é a cidade, ficar hospedado de frente para as pirâmides é possível e sonho de muitos.
Marriott Mena House: É um dos melhores hotéis do Cairo, ficando de frente para as pirâmides. Este hotel 5 estrelas conta com quartos luxuosos, um jardim imenso, assim como restaurantes, spa e muitos outros serviços.
Comfort Pyramids Inn: É uma opção um pouco mais simples, mas tem um terraço com vista espetacular para as pirâmides. O hotel tem ótima nota e avaliações no site do booking.
O que fazer no Cairo, Egito
O Cairo reserva muitas coisas durante um roteiro pelo Egito. Dessa forma, listamos abaixo as principais atividades para fazer no Cairo que não podem ficar de fora da sua lista. Sendo assim, reserve no mínimo 3 dias para conhecer os principais pontos turísticos. Se tiver intenção de fazer os passeios de bate-volta, talvez seja melhor adicionar mais 2 dias no seu roteiro pelo Cairo.
Museu do Cairo

O museu egípcio do Cairo é o museu que guarda a maior quantidade de artefatos antigos do Egito. Foi inaugurado oficialmente em 1902 e nele são guardados mais de 160.000 itens, que vão desde a antiguidade até o período romano.
São dois andares, sendo que no térreo os artefatos em exposição estão em ordem cronológica de acontecimento. No andar superior estão os itens mais importantes, divididos em categorias, incluindo a parte onde estão as múmias. Os tesouros de Tutancâmon também estão expostos lá, incluindo sua máscara de ouro. Porém, para quem quer ver a múmia de Tutancâmon deve ir ao Vale dos Reis em Luxor.
Dentre as múmias dos faraós expostos estão a de Ramsés II e da Rainha Hatshepsut. Recomendamos que o Museu do Cairo seja o primeiro lugar no Egito a ser visitado, já que nele você vai conseguir ler e aprender sobre toda a história do Egito antes de ir a outros pontos importantes, como as Pirâmides de Gizé e a Cidade de Luxor, por exemplo.
- Endereço: Praça Tahrir, Cairo.
- Horários: O museu egípcio abre diariamente das 09h às 17h, com última entrada às 16h15.
- Ingressos: Adultos pagam 200 LE e se precisar tirar fotos, paga-se uma taxa de 50 LE por câmera. Crianças menores de 6 anos e idosos acima de 60 anos não pagam.
Pirâmides de Gizé

Acho que não existem pessoas que nunca ouviram falar sobre as pirâmides do Egito, não é mesmo?! Esse com certeza é um dos pontos altos de uma viagem para o Egito, já que é a única das 7 maravilhas do mundo antigo que se encontra de pé até hoje.
As pirâmides de Gizé são as maiores pirâmides do Egito que foram construídas para servir de tumba para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. Os egípcios acreditavam na vida após a morte e assim, eles eram sepultados com todos seus itens preciosos para que pudessem utilizar nessa outra vida.
Até hoje ainda é um mistério como as pirâmides de Gizé foram construídas, já que cada bloco de pedra pesa de 2 a 15 toneladas. As pirâmides medem respectivamente 147m, 136m e 65m. Essa é uma das principais atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro sobre o que fazer no Cairo.
Vale saber que as pirâmides não ficam no Cairo, mas na cidade ao lado chamada Gizé, cerca de 20km de distância. Para chegar até lá, o meio mais fácil, rápido e menos estressante é utilizando o Uber.
- Endereço: Nazlet El-Semman, Al Haram, Gizé.
- Horários: Aberto de 1 de maio até o Ramadã das 07h às 19h e do Ramadã até 30 de abril das 08h às 17h.
- Ingressos: O preço para entrar no complexo das pirâmides custa 200 LE. A pirâmide de Quéops custa 400 LE, a de Quéfren 100 LE e a de Miquerinos 100 LE. Compre aqui seu ingresso junto com um tour privado.
Torre do Cairo

Construída na Ilha Gezira, uma ilha que fica no meio do Rio Nilo, a Torre do Cairo chama a atenção com seus 187m de altura. Foi construída em formato da flor de lótus e tem um restaurante rotativo no seu topo.
Também existe um mirante no seu topo, que é possível visitar e ter a melhor vista de toda capital do Egito. O melhor de tudo é visitar em dias sem nevoeiro – algo difícil no Cairo – pois será possível avistar todos os principais pontos turísticos da cidade.
- Endereço: Ilha Gezira, distrito de Zamalek.
- Horários: Abre diariamente das 09h às 01h.
- Ingressos: Para acessar o terraço custa 70 LE.
Mercado Khan El Khalili
Quando viajamos adoramos visitar mercados locais, pois acreditamos que eles mostram a real essência de uma cidade, onde você vai achar trabalhadores de todos os lugares do mundo tentando ganhar a vida vendendo algo. E no caso do Khan El Khalili, que é o maior bazar do Egito, a coisa muda um pouco.
Como no Egito tudo é vendido na base da barganha, nesse bazar você realmente vai conseguir ver a gritaria que é na hora da negociação. Nele você vai achar de tudo um pouco, indo desde roupas e enfeites para casa, até as comidas típicas do Egito e souvenirs.
O Mercado Khan El Khalili foi inaugurado em 1382, sendo um dos mais antigos de toda África e Oriente Médio. Seu tamanho é bem grande, já que ele não se resume apenas em um mercado, mas em diversas ruas estreitas, formando um grande bazar.
Cruzeiro no Rio Nilo

Um dos maiores rios do mundo é fator importante para países que sofrem com calor intenso e seca como o Egito. Desde os primórdios o rio já era usado, seja ajudando na lavoura, ou abastecendo as principais cidades do Egito.
Dessa forma, hoje em dia o rio ainda é utilizado para o transporte, mas também ajuda no turismo. Nele é possível fazer um cruzeiro, que liga as cidades do Cairo até Luxor e Aswan. Para quem não tem a intenção de fazer um cruzeiro, recomendamos fazer um passeio de barco noturno com jantar incluso.
O passeio dura 2 horas e navega pelo Rio Nilo de noite mostrando toda a cidade iluminada ao fundo. O jantar está incluso no passeio, tem buffet ilimitado mas não inclui bebidas.
Cairo Copta

A religião copta é praticada por cerca de 10% da população do Egito. Em outras palavras, copta se refere aos praticantes da religião cristã ortodoxa, mesmo com a maior parte do país seguindo o islã.
Foi no bairro copta que começou a nascer a cidade do Cairo. Dentro do bairro copta é possível visitar o Museu Copta, que tem um acervo de documentos, manuscritos e papiros sobre a religião copta.
Outro local importante é a Igreja Suspensa, uma igreja que foi construída em cima das ruínas de duas torres da fortaleza. Também é possível visitar a Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge.
Cairo islâmico

A região do Cairo Islâmico não se refere apenas a um número grande de mulçumanos na região, mas sim onde fica a cidade histórica do Cairo. Isso quer dizer que nessa região ficam os mais antigos mausoléus, prédios históricos, tumbas, mesquitas e até a muralha que protegia essa parte da cidade durante os séculos 19 e 20.
Como a região é bem grande, o ideal é fazer tudo com um passeio que vai até o Cairo Islâmico e na Cidadela do Cairo.
Santuários e Mausoléus
O Mausoléu de Sultania foi construído na parte sul da cidade dos mortos, o grande cemitério que fica na região. O grande edifício se destaca, com sua cúpula e torre que chamam a atenção.
Já o Mausoléu de Imam al-Shafi’i foi dedicado ao fundador de umas das escolas primárias de pensamento na jurisprudência islâmica sunita. Finalizando, o Complexo Qalawun é um dos mais importantes lugares, onde ficava uma escola, um hospital e um mausoléu.
Mesquita de Muhammad Ali
A mesquita de Muhammad Ali fica dentro da Cidadela de Salah El-Deen, uma região murada onde antigamente era o centro do governo egípcio. É uma das maiores mesquitas da cidade, levando mais de 18 anos para ser construída.
Mohammed Ali mandou construir a mesquita em memória a seu filho que morreu em 1816. Sua construção começou em 1830 e durou até 1848. Parte do material utilizado veio das pirâmides de Gizé.
Mercados e edifícios comerciais
É no Cairo Islâmico que fica o Khan el Khalili, o maior mercado egípcio como falamos anteriormente. Entretanto, é lá que ficam outros centros comerciais, como o Wikala al-Ghuri, um caravançarai que era muito importante para o Egito Antigo.
Esses caravançarais serviam de pousadas para viajantes e comerciantes, ficando junto aos principais centros comerciais das cidades dessa região do mundo. Dessa forma, além de poder descansar após uma longa jornada, eles ainda conseguiam vender seus produtos.
O que fazer no Cairo: Bate-voltas
Para você que não tem muito tempo no Egito, dá para fazer alguns bate-voltas partindo do Cairo e otimizar seu tempo de viagem. Para fazer tudo com agilidade, recomendamos contratar um dos tours privados, já que neles você chega aos lugares de carro, tem os ingressos pagos e explicação de um guia. Acaba sendo muito mais rápido e prático do que fazer por conta própria.
Saqqara e Memphis

Das várias coisas para fazer no Cairo, conhecer Saqqara e Memphis é essencial para complementar a história das pirâmides. Isso porque é nessa região que fica a primeira pirâmide construída no Egito.
A história de Saqqara complementa e ajuda a entender como as pirâmides de Gizé foram construídas. Para ter um passeio completo, recomendamos o tour que leva você a Saqqara e Memphis, além das Pirâmides de Gizé. Tudo isso com almoço incluso e parada para compras.
A pirâmide de Djoser faz a gente entender como as principais pirâmides do Egito foram construídas. A forma como ela foi construída (escalonada) ajuda a entender um pouco mais como pirâmides que a sucederam chegaram a seus tamanhos monumentais para a época.

Saqqara é a necrópole da cidade de Memphis, onde ficam outros pontos interessantes a serem visitados. Memphis tem ainda um museu com artefatos coletados pela região.
Toda essa região tem muitas pirâmides, mas que não estão tão conservadas quanto as de Gizé. Ainda assim, é possível visitar, incluindo a Pirâmide Vermelha, a Pirâmide de Amenemhet III e a Pirâmide Branca.
Alexandria

Apesar de Alexandria ter coisas suficientes para fazer em mais de um dia, dá para fazer um bate-volta e conhecer bem a cidade em 1 dia, ainda mais se você tem poucos dias no país.
A cidade que foi fundada por Alexandre, o Grande reserva importantes atrações no Egito, como a Biblioteca de Alexandria, construída no século III a.C. Atualmente só existem as ruínas de onde ficava a Biblioteca de Alexandria, chamado Pilar de Pompeu.
Em 2003 foi inaugurada a nova biblioteca de Alexandria. Outra atração que não deve ficar de fora da lista é conhecer a Cidadela de Qaitbay, que é uma fortaleza construída no século XV.
Você ainda pode visitar o teatro romano de Kom el-Deka e as catacumbas de Kom el Shokafe. Se sua intenção for fazer tudo de forma ágil, recomendamos fechar um tour saindo do Cairo que visita Alexandria em 1 dia e passa pelas principais atrações.
Seguro Viagem para o Egito
O seguro viagem para entrar no Egito não é obrigatório, mas recomendamos que você viaje com o seu. É essencial ter o seguro, independente do tipo de viagem que você faça.
É bem fácil contrair uma infecção intestinal durante uma viagem pelo Egito. A comida manuseada de forma errada, temperos diferentes e a água da torneira que pode ser usada para o preparo de alguns pratos, por exemplo.
Outro item a se levar em consideração é o calor extremo que faz em algumas épocas do ano. Em outras palavras, pode causar insolação, desidratação e outras doenças relacionadas. Sendo assim, recomendamos contratar seu seguro viagem com nossa parceira Seguros Promo, que é de confiança e faz a seleção das melhores seguradoras.
Para uma viagem de 10 dias pelo Egito, achamos valores a partir de R$140 (R$14 por dia). É bem barato contando que você vai estar protegido por toda sua viagem. Você ainda pode conseguir um desconto extra, utilizando nosso código VIAJELEVE15 na hora do pagamento.
Passeios no Egito
Agora que você já sabe o que fazer no Cairo, abaixo listamos os principais passeios para fazer na cidade ou no país. Reservando com a Get Your Guide, você já vai chegar no Egito com todos os seus passeios agendados, sem precisar perder tempo pechinchando e reservando na hora.
Depois do primeiro choque com o Cairo e de abstrair dos pontos negativos a cidade tem muita coisa interessante para ver. A sua lista é perfeita só acrescentava uma mesquita que fui junto do mercado, a mais linda de todas mas que não sei o nome.