Home BrasilBahia O que fazer na Praia do Forte: Guia completo da vila

O que fazer na Praia do Forte: Guia completo da vila

por Andressa Silva
o que fazer na Praia do Forte na Bahia

A Praia do Forte está localizada no litoral norte da Bahia, numa região chamada de Estrada do Coco. Essa região tem uma vila charmosa com casas coloridas, praias belíssimas com suas piscinas naturais cheias de peixes, parques e lagoas que entram neste artigo sobre o que fazer na Praia do Forte. 

Além disso, na Praia do Forte, você poderá passar férias com qualidade, pois é possível fazer vários passeios diferentes. Se você quer curtir as praias, há várias opções, mas se quer fugir das praias, pode fazer uma trilha, por exemplo, e quem sabe se aventurar num passeio entre a mata local com um quadriciclo.

Abaixo você poderá ver uma lista com os assuntos abordados neste artigo, portanto fique a vontade para clicar no tema de maior interesse para ser encaminhado.

História da Praia do Forte

Igreja São Francisco de Assis na Praia do Forte
Igreja São Francisco de Assis

Antes de começar a falar sobre o que fazer na Praia do Forte, é importante saber um pouco da história do local. O começo da aldeia de pescadores que hoje reúne casas coloridas e rústicas teve início em torno do século 16. Isso aconteceu porque neste mesmo período houve a construção do forte e castelo Garcia D’Ávila, que fica entre a vila da Praia do Forte e o Rio Ipojuca.

A fortificação servia de armazém das mercadorias vindas do exterior, que chegavam em embarcações pelo Rio Ipojuca. Dessa forma, algumas pessoas foram se instalando na região, para ajudar com a chegada dos navios. Havia o pessoal para dar suporte a quem precisava fazer a travessia do barco e outros que tinham interesse nas mudas de coco para cultivo e plantio, bem como havia pescadores.

Em 1970, Klaus Peters e um amigo compraram 30 mil hectares de terra que reúne mata nativa, praias, rios e claro, coqueiros. Além disso, a compra inclui o vilarejo que foi doado ao município e o castelo que foi transformado em atração turística. Com o passar dos anos, hotéis, restaurantes e pousadas foram se abrindo na região e o turismo atualmente é a principal atividade do vilarejo.

Como chegar na Praia do Forte

ônibus da Linha verde no litoral norte da bahia
Ônibus da Linha Verde

A Praia do Forte é um vilarejo muito popular e destino turístico de milhares de pessoas todos os anos. Portanto, há diversas maneiras de chegar e muitas opções de transporte, seja partindo do centro de Salvador que fica a apenas 83km ou de outras cidades ao redor. Você pode escolher chegar a Salvador, por exemplo, de avião e de lá partir de ônibus, carro ou transfer.

Avião: Como mencionei anteriormente, para chegar de avião, a cidade mais perto é Salvador, por isso você pode contar com o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA). Há opções de voos diários para as principais cidades do Brasil e recebe voos internacionais de diversas companhias aéreas.

Carro: Essa é a melhor forma de viajar pelo litoral da Bahia e principalmente pela Linha Verde, que é a BA 099 que é pedagiada. Caso você não tenha carro ou chegue pelo aeroporto, recomendamos alugar um carro com a RentCars aqui no blog para ter maior conforto.

Transfer: Mais uma forma  muito boa de chegar à Praia do Forte, pois o serviço de transfer te garante segurança e conforto. O motorista vai te buscar no aeroporto e deixa na porta do seu hotel, por isso recomendamos que reserve seu transfer aqui no blog e fuja de preocupação durante sua viagem.

Ônibus: Partindo de Salvador ou das praias ao redor como Imbassaí e Arembepe, você terá muitas opções que passam pela Linha Verde. A empresa que oferece mais rotas é a Atlântico, com ônibus saindo do Terminal do aeroporto, da Estação Rodoviária e do centro da cidade. Você ainda pode contar com as vans da Linha Branca e micro-ônibus da Cooperativa Expresso Garcia D’Ávila.

Para ver as opções de passagens aéreas e de ônibus com o melhor preço, acesse a 12Go aqui no site, pois você terá uma seleção completa.

Excursão para Praia do Forte

Vila da Praia do Forte
Vila da Praia do Forte

Nossa indicação é que visite a Praia do Forte e fique hospedado na vila por alguns dias. Dessa forma, diríamos que o ideal é ficar pelo menos 3 dias, porque há praias, atrações e diversos passeios para fazer na Praia do Forte. No entanto, se você não tiver tempo suficiente para isso, pode fazer a excursão de um dia. 

Uma das opções é fazer a excursão saindo de Salvador em grupo, fazendo Praia do Forte e Guarajuba no mesmo dia. Você terá a oportunidade de conhecer a vila, a praia principal e o Projeto Tamar na Praia do Forte e depois passar algumas horas na Praia de Guarajuba. O passeio em grupo sai mais em conta e garante um dia de diversão no litoral norte da Bahia. Faça sua reserva aqui no blog e aproveite a viagem!

Outra opção que é super recomendada para quem não tem tempo de ficar na Praia do Forte é fazer uma excursão privada partindo de Salvador. Neste passeio você terá um motorista e guia exclusivo para você e seus familiares num grupo de até 6 pessoas. Assim como a opção anterior, você irá para a Praia do Forte e Guarajuba, mas o tempo em cada lugar é mais flexível. Aqui no blog você já pode reservar e viajar com exclusividade!

Quem viaja para Aracaju, capital de Sergipe, também tem a oportunidade de fazer o passeio de um dia para a Praia do Forte. Neste caso, o passeio é apenas para a Praia do Forte, onde você poderá aproveitar a vila, praias e atrações ao máximo. Além disso, você terá tempo para visitar o Projeto Tamar, o Espaço das Baleias Jubarte e quem sabe fazer um passeio de barco. Aproveite e faça sua reserva aqui no blog e se divirta!

Onde ficar em Praia do Forte

Quarto no Praia do Forte Hostel
Quarto privativo no Praia do Forte Hostel
Jardin do Praia do Forte Hostel
Jardin do Praia do Forte Hostel

Apesar do vilarejo da Praia do Forte ser pequeno, há muitas opções de hospedagem que suprem a necessidade de qualquer viajante. Isso significa que há casas de temporada, pousadas charmosas, hostels e hotéis de luxo para todos os gostos e bolsos. A melhor área para ficar é entre as ruas da vila mesmo, pois há hotéis à beira mar que ficam um pouco distante do centrinho. 

Em nossa viagem ficamos hospedados no Praia do Forte Hostel por ter um ambiente que combina muito com o local. Falo isso porque o hostel sempre tem aquele ar mais descontraído e aberto para fazer amizades. Foi exatamente isso que aconteceu, além da equipe ser maravilhosa e estar sempre disposta para nos dar dicas sobre a região, pudemos conhecer pessoas e nos conectar.

O espaço do hostel é perfeito, pois há quartos privados para casais, como a gente, por exemplo, que gosta de privacidade e tem dormitórios. Os quartos compartilhados são ótimo para viajantes solo e quem deseja economizar. Quem viaja em família ou em grupo de amigos, pode pegar um quarto híbrido com camas de casal e beliches.

Algumas das coisas que nos chamaram bastante atenção deste hostel estavam nas comodidades e no café da manhã. A exemplo disso, cada quarto tem um banheiro, até mesmo os compartilhados. Outra coisa bem bacana é que há uma área central com redes, jardim e cadeiras para descansar depois do dia de praia e há uma área de sofás e tv.

Nós adoramos a estadia e recomendamos que faça sua reserva no Praia do Forte Hostel, principalmente se quer conhecer um ótimo ambiente diferenciado na região. No entanto, se ainda tiver em dúvidas, acesse o Booking.com e escolha a acomodação que combina com seu perfil.

Bares e Restaurantes na vila

A rua principal da Praia do Forte é onde estão a maioria dos restaurantes da vila. Eles ficam concentrados nesta rua que oferece de tudo um pouco, mas tem muita coisa boa nas ruas paralelas e becos. Há muitas opções de comidas regionais baseadas em frutos do mar, pizzarias, sorveterias, hamburguerias e até restaurantes de comida japonesa. 

Um dos lugares famosos é o Souza Bar e Restaurante com seus bolinhos de peixe. Outro lugar popular é o 7 Pizzas com suas pizzas assadas no forno a lenha e música ao vivo agradável. No entanto, se quiser fazer uma refeição barata, só vimos o Dôdôra Restaurante oferecendo self-service no estilo coma à vontade por R$20.

Para fazer um lanche, recomendamos que conheça a Casa de Farinha, um espaço onde produtores locais fazem rodízio semanalmente oferecendo produtos feitos da mandioca. Você poderá provar tapiocas recheadas, bolos e biscoitos, por exemplo, com um toque caseiro.

O que fazer na Praia do Forte, Bahia

Na praia do forte, não vai faltar atividades e passeios para você fazer. São diversas atrações que envolvem cultura, história, natureza e claro, muita praia bonita. A vila é cheia de charme, as praias com suas piscinas naturais encantam e as atrações que fazem você viajar no tempo estão nesta lista sobre o que fazer na Praia do Forte para você aproveitar ao máximo.

Vila da Praia do Forte

Vila da Praia do Forte
Vila da Praia do Forte

É na Vila da Praia do Forte que tudo acontece e onde você vai encontrar um bom centro gastronômico. Na vila você vai encontrar espaço para tomar uma cerveja ou um bom vinho, comer um prato da culinária tradicional da Bahia ou internacional, bem como fazer compras.

Por lá tem de tudo um pouco, desde lojas de artesanato e roupas, a bares, restaurantes, quiosques com lanches e mercados.

A rua principal é a Av. Antônio Carlos Magalhães que vai em direção a Praia do Porto e a Igreja São Francisco de Assis. Nela se concentram a maioria das lojas, bares e restaurantes, mas vale a pena caminhar entre as outras ruas e becos para descobrir pontos interessantes da vila como o Centro de Artesanato da Praia do Forte

Praia do Porto ou Portinho

Praia do Porto em Praia do Forte, BA
Praia do Porto

Essa provavelmente será a primeira praia que você vai conhecer entre as praias da região. Isso porque a Praia do Porto está de frente a famosa igrejinha de São Francisco de Assis e ao final da rua principal da vila. Nesta praia você vai encontrar uma pequena baía onde na maré baixa é ótima para banhos, pois não há pedras. O cenário fica ainda mais perfeito por causa dos barcos de pesca que ficam por lá. 

Na frente da praia há uma praça onde você terá uma boa estrutura com quiosques que vendem água de coco, sucos e alguns lanches. Na areia da praia você vai conseguir alugar cadeiras e guarda sol para passar o dia, porém só dá para ficar na maré baixa. Para aproveitar um espaço mais privativo, o Hotel Solar dos Arcos se torna uma opção, já que ele fica de frente a Praia do Portinho. 

Praia Pedra do Chapéu

Praia Pedra do Chapéu em Praia do Forte
Praia Pedra do Chapéu

Saindo da Vila da Praia do Forte ou da Praia do Porto, mencionada anteriormente, você estará na Praia Pedra do Chapéus logo ao norte. Nesta praia você vai encontrar muitas piscinas naturais que aparecem na maré baixa, porém não dá para tomar banho em qualquer área, pois há muitas pedras. 

Você vai encontrar pessoas oferecendo o conjunto de cadeiras e guarda sol por R$30 para passar o dia. Além disso, eles vendem algumas bebidas como cerveja e refrigerante, e comidas como acarajé, por exemplo. Se quiser aproveitar ainda mais essa praia, recomendamos o Porto da Lua Boutique Hotel pois tem um gramado enorme de frente ao mar que será todo seu durante os dias de hospedagem.

Piscinas Naturais na Praia do Lord

Praia do Lord e piscinas naturais da Praia do Forte
Praia do Lord e piscinas naturais

Se você quer curtir as piscinas naturais para mergulhar e ver peixes, a Praia do Lord é um dos melhores lugares. Ela é também uma das praias mais badaladas e por isso vai ter mais movimento. Há pessoas que alugam as cadeiras e guarda-sóis para você aproveitar e relaxar e assim como as outras, o pessoal também oferece bebidas e comidas. 

Vale comentar que essas barracas onde o pessoal oferece a estrutura na Praia do Lord, não são fixas, pois há condomínios em toda extensão da praia. Para chegar lá, você pode ir caminhando desde a Praia do Porto ou pode pegar uma bicitáxi. Se pegar a bicitáxi, recomendo que acerte a ida e a volta de acordo com o horário da maré.

Nesta praia você pode fazer mergulho nas piscinas naturais da Praia do Forte com snorkel que é maravilhoso. Os peixes ficam presos nas piscinas naturais quando a maré baixa e fazem o espetáculo do mergulho. Então, aproveite e faça sua reserva com antecedência para ver os recifes de corais e peixes com todo o apoio de um instrutor capacitado.

Praia do Papa Gente

Depois da Praia do Lord e das Piscinas Naturais, se você seguir mais ao norte estará na Praia do Papa Gente. Ela é outra praia que está entre os pontos mais populares e deve entrar na sua lista de atividades e atrações na Praia do Forte. Isso porque ela tem piscinas naturais mais fundas, sendo o melhor ponto para mergulho durante a maré baixa, mas é mais deserta e sem estrutura.

Praia do Tivoli e Praia do Ibero

Essas são as praias que ficam no extremo norte e sul da região da Praia do Forte. Ao sul você vai encontrar o Tivoli Ecoresort Praia do Forte que dá nome a Praia do Tivoli. Já ao norte está o Iberostar Bahia All Inclusive que dá o nome de Praia do Ibero. Ambas tem esse nome devido ao resort que toma conta da região litorânea de cada um, por isso para ficar nelas, somente estando hospedado nos resorts. 

Projeto Tamar Praia do Forte

Tartaruga na piscina do Projeto Tamar na Praia do Forte
Tartaruga no Projeto Tamar

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar entra em nossa lista do que fazer na Praia do Forte e deve entrar no seu roteiro pela região por vários motivos. Um dos motivos é porque o valor pago para entrar é usado para estudo e proteção das tartarugas marinhas que passam pelo Brasil e todas estão ameaçadas de extinção. 

Ao visitar o local, você poderá conhecer detalhes sobre a vida das tartarugas e poderá fazer uma visita guiada que acontece algumas vezes por dia. Além disso, dá para ver a hora de alimentação de tartarugas e tubarões, bem como ver outras espécies marinhas que acabam sendo beneficiadas com o projeto.

No local você ainda pode ver o Farol Garcia D’Ávila onde funciona um pequeno museu com telas e fotos contando mais sobre a história do local. Outra atividade muito boa que eles têm é o “Biólogo por um dia” que vai fazer você entrar ainda mais no projeto. Para visitar o Projeto Tamar, a entrada custa R$35 e fica aberto de terça a domingo das 11h às 17h, com horários e atividades especiais todos os meses.

Parque Klaus Peters

Parque Municipal Klaus Peters
Parque Municipal Klaus Peters

O Parque Klaus Peters é uma área de preservação de restinga que é ótimo para caminhadas e passeios de bicicleta. A trilha tem uma estrutura muito boa e é acessível para todos os públicos, pois é pavimentada. Durante o percurso vimos vários painéis com informações sobre os animais e plantas de restinga que estão presentes no parque.

A trilha tem 3,6 km com duas pontes e 3 pontos de partida ou chegada. Nós, por exemplo, partimos na vila da Praia do Forte e fizemos a trilha até a saída que fica perto da Praia do Papa Gente. No entanto, há outra saída na Praia do Ibero que é mais distante, mas é possível voltar caminhando pelas praias ou de bicitáxi como fizemos. Não se paga nada para entrar no parque e abre das 6h às 18h, todos os dias.

Lagoa Timeantube

Outro lugar muito bom para se conectar com a natureza é a Lagoa Timeantube onde é possível fazer um passeio de canoa. Você logo verá essa lagoa quando entrar na cidade, pois ela está pertinho da vila. Ao redor do lago, há uma via para pedestres que você pode fazer caminhadas ou correr e tem uma via de bicicleta para quem quiser fazer um passeio agradável ao som dos diversos tipos de aves que habitam a região.

Outra lagoa na região é a Lagoa de Aruá, que apesar de ficar mais distante, vale a pena visitar. Você pode tomar banho, fazer canoagem e se divertir o dia todo. Ela está do outro lado da BA 009 com acesso pelo mesmo trevo da Praia do Forte. 

Castelo Garcia D’Ávila

Bicitaxi na Praia do Forte
Bicitaxi na Praia do Forte

Esse é um dos locais que não poderiam faltar nesta lista do que fazer na Praia do Forte, pois as ruínas da Casa da Torre de Garcia D´Ávila é um patrimônio histórico e cultural do Brasil. Para chegar ao castelo, você pode ir de quadriciclo, buggy ou jipe, num passeio que inclui uma visita a Reserva Ecológica da Sapiranga ou faz uma parada nas margens do Rio Pojuca para banho. Você também pode alugar uma bicicleta que custa R$10 por hora para ir até o castelo ou quem sabe chamar o buggy ou um bicitáxi para te levar.

Espaço Baleia Jubarte

Esse é um espaço muito interessante, já que no Brasil temos as visitas das baleias Jubartes no meio do ano. Ao visitar o espaço, você poderá aprender mais sobre a vida e hábitos das baleias jubartes e poderá ver o esqueleto completo de uma delas, por exemplo. Para fazer um complemento à visita do espaço, recomendamos que faça o passeio de barco para observação das baleias. O ingresso custa R$12 e fica aberto de terça a domingo, das 09h às 17h30.

Passeios em Praia do Forte e na Bahia

Agora que você já sabe o que fazer na Praia do Forte, é hora de se programar e fazer suas reservas. Todos os links que deixamos neste artigo, você pode fazer suas reservas com segurança. Depois é só fazer as malas e se divertir pela Bahia e fazer seus passeios para aproveitar as férias da melhor forma. Abaixo ainda deixamos algumas opções de passeios pela Bahia inteira! 

Nossa hospedagem no Praia do Forte Hostel e a visita ao Projeto Tamar foram cortesias dos estabelecimentos.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x