Home Brasil O que fazer em Triunfo, PE: A cidade mais alta de Pernambuco

O que fazer em Triunfo, PE: A cidade mais alta de Pernambuco

por Andressa Silva
O que fazer em Triunfo

Considerada a cidade mais alta do estado de Pernambuco, Triunfo é também uma das cidades mais agradáveis para passar suas férias. Portanto, nós reunimos neste artigo o que fazer em Triunfo, PE e deixamos dicas de como chegar, hospedagem, onde comer e muito mais!

Temos certeza que você também vai se apaixonar por essa cidadezinha no sertão pernambucano. Ainda mais por estar localizado no topo da Serra da Baixa Verde a pouco mais de 1000 metros acima do nível do mar. 

A seguir, nós deixamos uma lista com todos os assuntos abordados neste artigo sobre o que fazer em Triunfo, ou seja, você pode clicar e ir direto ao tema que deseja.

História de Triunfo, PE

Antes de começar a falar sobre o que fazer em Triunfo, vamos deixar algumas informações complementares que vão fazer toda diferença no seu planejamento. Para começar, queremos falar um pouco da história de Triunfo em Pernambuco, pois a cidade passou por momentos históricos que são refletidos no local que vemos hoje.

A história de Triunfo começa com as primeiras habitações dos índios Cariri na região. No entanto, no início do século 19, chegam os primeiros missionários italianos para mudar a história do local. Eles tinham em mãos uma imagem de Nossa Senhora das Dores que se tornou a padroeira da cidade e construíram uma capela no centro da cidade.

Com o passar do tempo, os novos habitantes viram o potencial de agricultura na região e algumas casas começaram a ser construídas. Foi assim que o Triunfo foi crescendo e tomando forma até que em 1870 passou a ser um povoado e em 1884 ganhou o título de cidade.

Como chegar em Triunfo

Rua de Triunfo PE
Rua de Triunfo PE

Nós dizemos que Triunfo está praticamente no meio de Pernambuco quando falamos em rotas e estradas. Isso acontece porque a cidade está a 405 km da capital Recife e a 380 km de Petrolina, a cidade mais importante do sertão. Apesar disso, há rotas acessíveis para quem parte da Paraíba, já que a cidade está na divisa dos estados.

Avião: Se você quer escolher essa forma de chegar a Triunfo, saiba que tem como opção desembarcar no aeroporto de Recife ou no de Petrolina. A partir de lá, você terá que pegar um ônibus ou carro para chegar à cidade. Também existe o aeroporto de Serra Talhada, mas só recebe monomotor e não tem muita estrutura para receber passageiros.

Carro: Essa é a forma mais confortável de viajar pelo interior do estado, pois você tem liberdade e rapidez. Você pode alugar pelo site da Rentcars aqui no blog e retirar em diversas cidades e aeroportos do Brasil. Aproveite para explorar e visitar outras cidades pelo caminho.

Ônibus: Quando viajamos para Triunfo, estávamos em Petrolina e acabamos pegando o ônibus para Serra Talhada, cidade vizinha. A partir de lá, nós pegamos uma van que deu uma parada em Santa Cruz da Baixa Verde e foi direto para o centro de Triunfo. No entanto, você pode pegar ônibus direto para Triunfo saindo de diversas cidades, pois existe uma rodoviária na cidade. 

Você pode comprar as passagens aéreas e de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando nesse link.

Transporte Alternativo: Para chegar em Triunfo, existem também as vans que fazem o transporte alternativo. Nós pegamos por um trecho, porém essa não será a forma mais rápida, tampouco a mais confortável.

Onde ficar em Triunfo – PE

Pousada Baixa Verde Triunfo
Pousada Baixa Verde

Quando se fala de hospedagem em Triunfo, você não vai ter problemas para achar um bom lugar. Para começar, deixamos a dica do hotel que ficamos, pois foi além das expectativas e nos ofereceu dias de conforto na cidade. Ficamos na Pousada Baixa Verde que consideramos como o melhor lugar para ficar em Triunfo. 

Durante os 3 dias que ficamos na pousada, pudemos aproveitar o clima frio da cidade e nos divertir. Logo na chegada fomos recebidos com sorrisos e a oferta de provar o licor de cana de açúcar produzido pela Cachaça Triumpho, que por sinal é de ótima qualidade, mas falaremos sobre ela mais a frente. 

As comodidades são ótimas, tem o ar de casa de campo que envolve aconchego e história num só lugar. O jardim é muito bonito e trouxe momentos de paz e contemplação, já que a varanda do nosso quarto estava de frente ao belo jardim. Além disso, a área de lazer e piscina pareciam ótimos, mas como estava frio, acabamos não aproveitando.

O café da manhã era servido fresquinho, com várias opções de pães, frutas, frios e pratos regionais. Eu gostei tanto da geléia de maracujá com cachaça que levei para casa, pois é produzida na pousada mesmo e está à venda. Durante o dia, o restaurante fica aberto para almoço e janta, por isso provamos o fondue de queijo que estava divino.

Se ainda quiser ver outras opções de hospedagem, deixamos algumas dicas abaixo:

Triunfo Papo: Tem ótima nota no Booking, fica de frente ao teleférico da cidade.

Solar do Triunfo: Bem recomendada, que mistura o moderno e o antigo em sua decoração.

Otellin Triumph: Destaca-se pelo atendimento dos funcionários, limpeza e custo-benefício.

Encanto do Sertão: Outra opção maravilhosa que tem ótimas avaliações e nota fantástica.

Bares e Restaurantes em Triunfo

Lareira no Restaurante da Pousada Baixa Verde
Lareira no Restaurante da Pousada Baixa Verde

Como falamos anteriormente, a Pousada Baixa Verde tem um restaurante que serve comidas regionais deliciosas. No entanto, o local é muito conhecido pelo seu fondue de queijo, carne bovina e caprina que te dá uma nova experiência, caso ainda não tenha provado. 

Um lugar bom e barato para comer e tomar uma cerveja gelada é o Beto’s Bar e Restaurante. Eles oferecem almoço por quilo, bebidas diversas e petiscos. Outro restaurante no mesmo estilo fica no SESC de Triunfo, que sempre tem comida boa em seu buffet completo com várias opções de saladas e carnes.

Quem se pergunta o que fazer em Triunfo à noite, saiba que a cidade tem ótimas opções para se divertir. Um dos lugares que nós conhecemos foi o Mok’s bar que tem decoração sertaneja e até acessórios para tirar fotos. Por fim, ainda recomendamos o Papo Pizza, pois tem música ao vivo e um cardápio completo no almoço, jantar e para petiscos e bebidas. 

O que fazer em Triunfo, Pernambuco

Como Triunfo em Pernambuco é um brejo de altitude porque está a mais de mil metros do nível do mar, ela é também é uma cidade fria. Isso faz com que a cidade acabe sendo um local gostoso para curtir os meses de inverno no estado e chama muita atenção por ter a cultura e história preservada, tanto que é conhecida como “Oásis do Sertão”. 

A seguir, deixamos todas as informações sobre os principais pontos turísticos de Triunfo, PE. Além disso, falaremos um pouco sobre nossa experiência em cada uma das atrações que visitamos por lá. 

Lago João Barbosa e Centro de Triunfo PE

Lago João Barbosa em Triunfo, PE
Lago João Barbosa

O Lago João Barbosa é o principal ponto da cidade, pois tem muitas coisas ao redor e acaba sendo o cartão postal de Triunfo. Neste ponto, você poderá caminhar, fazer um passeio de pedalinho, ter momentos ótimos ao pôr do sol e principalmente em dias de eventos, pois tudo acontece na região do lago.

Ao redor do lago tem vários bares, restaurantes e lojas que farão parte da sua visita à cidade. Não deixe de tirar uma foto no Letreiro Turístico de Triunfo, das estátuas de careta que ficam dentro do lago e de visitar a réplica do avião da FAB, feito em homenagem à Força Aérea Brasileira.

Teleférico de Triunfo

Nossa lista sobre o que fazer em Triunfo não poderia deixar de mencionar que essa é uma atração super importante para a cidade. Você pode embarcar no teleférico de Triunfo para ir ao SESC da cidade, ter uma bela vista de todo vale e depois descer novamente ao lago. 

O teleférico faz esse trajeto rapidinho, mas ao chegar lá em cima você poderá ficar pela praça do local. Infelizmente não é possível seguir um roteiro, pois apenas hóspedes podem entrar no SESC para sair nas ruas do Alto da Boa Vista.

Cristo Redentor e Cruzeiro do Mirante do Alto da Boa Vista

Vista do Mirante do Alto da Boa Vista em Triunfo PE
Vista do Mirante do Alto da Boa Vista

Fica na mesma região do SESC e do teleférico, mas para chegar lá você terá que ir caminhando ou de carro. Como fica num ponto alto da cidade, a caminhada pode ser cansativa para algumas pessoas, por isso se programe se quiser ir até o Cristo e o Cruzeiro. 

Nós fomos andando mesmo, e ao chegar no topo, tivemos uma vista belíssima da cidade. Dá para ver a região central com o lago, bem como o outro lado das montanhas e a região que faz parte da Paraíba. Vale muito a pena ir até o Mirante do Alto da Boa Vista, porque dá pra fazer fotos lindas e ver toda cidade.

Cine Theatro Guarany

O Theatro Guarany é um prédio histórico que faz parte da região central de Triunfo e está de frente ao Lago João Barbosa. O edifício tem três andares e uma bela arquitetura, pois foi construído e inaugurado em 1922 quando acontecia a Semana de Arte Moderna no Brasil. É neste local que podemos ver espetáculos e apresentações culturais, bem como filmes, já que o espaço é cinema e teatro ao mesmo tempo. 

Apesar do Cine Theatro Guarany estar em nossa lista com o que fazer em Triunfo, nós não visitamos, pois o local estava passando por reformas. Essas reformas estavam sendo feitas na parte interna e externa, para guardar os traços originais e preservar essa maravilha pernambucana.

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

Matriz Nossa Senhora das Dores em Triunfo
Matriz Nossa Senhora das Dores

Como mencionamos anteriormente, a Igreja Matriz começou sua história como uma pequena capela feita para catequizar os índios que habitavam a região. No entanto, em 1926 houve a reforma do local e construção da estrutura que vemos hoje em dia. Ela tem traços de estilo gótico, baseados em catedrais europeias que foram construídas na idade média.

Ao passear por Triunfo, podemos ver a torre da Igreja de Nossa Senhora das Dores, pois ela é amarela e se destaca com sua decoração. Sem falar que o local que ela está é estratégico e alto, para que a Matriz seja vista de muitos pontos da cidade.

Casa do Careta

Casa do Careta em Pernambuco
Casa do Careta

O careta é um personagem folclórico de Triunfo em Pernambuco que aparece em períodos de festas populares e reisado. Ele surgiu em 1917 cheio de histórias e enigmas por trás do personagem que é interessantíssimo. Você poderá descobrir tudo sobre o Careca ao visitar esse museu que guarda um belo acervo de máscaras, livros, jornais e peças antigas do vestuário do personagem. 

A visita a Casa do Careta foi o ponto alto dos nossos dias em Triunfo, pois a atendente foi maravilhosa. Ela nos contou diversos fatos sobre os caretas e até nos ensinou a usar o reilo, uma espécie de chicote usado pelo personagem. No local também tem uma loja de artesanato com peças feitas por artistas locais.

Para visitar qualquer museu da cidade há uma taxa de R$4, mas comprando o “Passaporte dos Museus de Triunfo”, você paga R$12 para visitar os 4 museus da cidade (Junho 2022).

Museu do Cangaço

Museu do Cangaço em Triunfo
Museu do Cangaço

Em meio a cidade, está o Museu do Cangaço, que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Triunfo, PE. Neste local, você poderá conhecer muita coisa sobre o cangaço em Pernambuco, o que ele representa, a memória do sertão, e a vida de Lampião e Maria Bonita. 

Apesar de pequeno, o local está repleto de informações e ao ler, você vai se maravilhar com tantos fatos históricos. Além disso, há exposições de objetos antigos que faziam parte das casas sertanejas da região, peças originais dos cangaceiros, bem como das mulheres que estavam envolvidas com o cangaço.

Museu da Cidade de Triunfo

O que fazer em Triunfo
Ruas de Triunfo

Esse é mais um museu da cidade que conta a história da região. O Museu da Cidade de Triunfo está localizado num casarão antigo e tem exposições de peças doadas pelas famílias locais que contam sobre a vida local e a formação da cidade. Por lá, você verá sessões sobre a religião, o cultivo da cana de açúcar e produção da rapadura, por exemplo.

Logo na entrada fomos bem recepcionados e vimos que é lá que fica o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Neste local, pudemos pegar um “Passaporte Pernambuco” para carimbar a cada atração que visitamos no estado. Além disso, há um espaço com peças de artesanato feitos por artistas da cidade.

Museu Elezier Xavier

Museu Elezier Xavier
Museu Elezier Xavier

Para completar os museus nesta lista com o que fazer em Triunfo, adicionamos o Museu Elezier Xavier. Este espaço, que foi a casa que Elezier Xavier nasceu e morou por muitos anos, conta detalhes da história do artista que é natural de Triunfo. Foi a partir desta bela cidade que ele colocou seu nome em âmbito nacional e internacional. 

No pequeno museu pudemos ver exposições de fotos da sua família, jornais e revistas impressos que falam sobre ele, assim como peças originais que ele produziu. O tema do museu é “Do carvão ao pincel, das calçadas às telas, de Triunfo para o mundo”.

Fábrica de Criação Popular

A Fábrica de Criação Popular é um espaço organizado pelo SESC que está aberto desde 2012 oferecendo oficinas de arte e aulas dos mais diversos tipos de artesanato. O interessante é que o prédio que funciona este espaço de arte hoje em dia, foi a cadeia pública do município e ainda tem suas características originais.

Não é necessário pagar nada para entrar, tampouco para participar das oficinas. No entanto, para fazer parte do grupo das oficinas de arte, você deve se inscrever com antecedência e se programar para estar lá nos dias dos eventos, pois a oficina pode ser de um dia ou de vários dias.

Engenho São Pedro e Cachaça Triumpho

Cachaça Triumpho
Cachaça Triumpho

O Engenho São Pedro é um espaço muito bacana onde é produzida a Cachaça Triumpho. Além de produzir a cachaça de forma artesanal e de alta qualidade, eles fazem rapaduras de diversos sabores. Você pode conhecer o local fazendo um tour guiado, que custa R$5, conhecendo o espaço e o processo de produção da cachaça, entre alambiques e barris de carvalho.

Durante a visita que foi super didática, vimos que eles fazem o cultivo da cana tanto no engenho, quanto nas regiões próximas e que não há queima no campo, fazendo tudo de forma limpa e orgânica. Ao final, nós provamos as bebidas e rapaduras, e tivemos a oportunidade de comprar os produtos em diversos tipos de embalagens e tamanhos. 

Na frente do engenho, ainda tem um espaço com mesas e um pequeno bar-restaurante que serve caipirinhas, sorvetes e alguns petiscos que vão bem com a cachaça produzida no local. Por lá, também acontecem alguns eventos, então quem sabe você consegue ir num dia especial. 

Águas Parque e Casa do Papai Noel

Durante o verão, o Águas Parque é um dos melhores locais para se divertir, afinal estamos falando do calor do sertão pernambucano. São piscinas e tobogãs que fazem a alegria de crianças e adultos. No mesmo mesmo espaço, você vai conhecer a Casa do Papai Noel que fica aberta o ano todo e a Fabriqueta de Chocolate. 

Pouco antes de chegar no parque, você pode dar uma passada na Casa de Pedra – Além do mel. Esse local, além de ser bem bonito para tirar fotos, tem vários produtos derivados de mel produzido na cidade e que estão à venda. São sais, sabonetes, cervejas artesanais e hidromel, por exemplo.

Casa Grande das Almas

Casa Grande das Almas em Triunfo PE
Casa Grande das Almas

Localizado no sítio Almas, a Casa Grande de mesmo nome é um espaço que já foi moradia regular e por ter tanto sucesso acabou virando uma atração da cidade. A casa hoje em dia é uma espécie de museu com muitas peças antigas da família que morou por lá, armas e livros da época.

O primeiro dono era um coronel que na época dava abrigo a Lampião e seu bando. Dessa forma, os cangaceiros nunca saquearam Triunfo, mas faziam atos de vandalismo e saques em todas as cidades da região.

Além disso, ao redor da casa há uma pequena muralha que lembra um castelo, pois um dos familiares teve o sonho de morar em um castelo medieval. Infelizmente ele faleceu sem concluir, mas dá para visitar o quarto que foi concluído e provar licores produzidos no local.

Passeio Rural de Triunfo em Pernambuco

Letreiro de Triunfo com um careta
Letreiro de Triunfo com um careta

Uma das melhores formas de conhecer a região rural de Triunfo é fazendo um passeio completo. Você irá conhecer a Cacimba de João Neco, a Furna dos Holandeses e o Pico do Papagaio, o ponto mais alto do estado de Pernambuco. Para fazer esse passeio o carro tem que ser grande e potente, de preferência 4×4.

Você verá que há pessoas oferecendo o aluguel do carro com motorista por R$150 mais o guia que cobra uma taxa média de R$100, se você quiser um profissional que entende do assunto para lhe acompanhar. No entanto, o carro é grande e cabe de 6 a 8 pessoas com conforto (Junho 2022). 

A agência Triunfo Turismo tem a Limãosine que faz um tour compartilhado que é completo e super divertido pela região rural, com direito a ver o pôr do sol no Pico do Papagaio. Os passeios na LimãoSine têm a taxa individual para fazer o tour, ou seja, você não precisa alugar o carro todo se estiver em dupla, por exemplo, e fica R$50 por pessoa (Junho 2022).

Passeios em Pernambuco

Agora que você já sabe o que fazer em Triunfo, é hora de se programar e arrumar as malas. Para te ajudar ainda mais, nós deixamos abaixo várias sugestões de passeios para você explorar o litoral do estado e praias vizinhas. Temos certeza que você vai adorar viajar para Pernambuco e descobrir um novo destino.

Nossa estadia na Pousada Baixa Verde foi a convite da propriedade.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x