Home Brasil O que fazer em Petrolina, Pernambuco: A cidade às margens do Rio São Francisco 

O que fazer em Petrolina, Pernambuco: A cidade às margens do Rio São Francisco 

por Andressa Silva
Catedral de Petrolina em Pernambuco como principal atração da cidade

Uma das melhores cidades para viver no Nordeste, Petrolina é um destino incrível para visitar também. É por isso que vamos falar o que fazer em Petrolina, sua cultura viva, cultivo de frutas e produção de vinhos premiados no Brasil. Além disso, a cidade está às margens do Rio São Francisco fazendo do sertão um lugar com praias e ilhas no interior de Pernambuco.

Nós visitamos Petrolina em Pernambuco e vimos o real sentido da famosa música composta por Jorge de Altinho. Dessa forma, escrevemos este artigo contando um pouco sobre a cidade para você ter momentos tão bons quanto o nosso, ao visitar 

Abaixo você verá uma lista com os assuntos que falamos neste artigo, ou seja, você pode clicar para ir direto ao tema que deseja.

História de Petrolina

Antes de começar a falar sobre as atrações de Petrolina e o que fazer na cidade, é importante que você saiba um pouco sobre a história do local. Isso porque a cidade começou a ser formada quando o visionário bispo Dom Malan acreditou que a região teria um grande crescimento. 

No início Petrolina era apenas um local de passagem para quem estava viajando entre as cidades ao redor e principalmente a Juazeiro, que fica do outro lado do Rio São Francisco, no estado da Bahia. Ainda era conhecida como a Encruzilhada do Progresso, já que era ponto de parada para quem fazia as rotas para o sudeste do Brasil.

Petrolina é cognominada Encruzilhada do Progresso, por ser passagem obrigatória para o norte e via de escoamento para o Centro Sul do País

O italiano Dom Malan, bispo na época, pediu a construção de uma catedral que hoje é a matriz da cidade, bem como o Palácio Diocesano, dois colégios e um hospital. Foi isso que deu o pontapé inicial para a cidade progredir ainda mais e que crescesse até a forma que é hoje.

Como chegar à Petrolina

Será bem fácil planejar sua viagem à Petrolina, já que é bem fácil chegar até lá. Isso porque em Petrolina existe um aeroporto, rodoviária e várias formas de chegar com transporte público. Além disso, há estradas diretas para chegar na cidade, seja partindo de Recife ou de estados vizinhos.

Avião: Em Petrolina, o Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho (PNZ) recebe voos diários de Recife, Salvador, Campinas e Juazeiro do Norte, por exemplo. Portanto, há a possibilidade de chegar lá de avião saindo de qualquer lugar do Brasil, fazendo conexão ou num vôo direto. Nós chegamos na cidade de avião e vimos que o aeroporto é pequeno, mas tem o necessário.

Carro: Uma das melhores formas de viajar com liberdade é de carro. Você pode alugar  pelo site da Rentcars aqui no blog e retirar na sua cidade, ou quem sabe retirar em Recife ou Salvador e aproveitar as outras cidades pelo caminho. 

Ônibus: Há diversas rotas de ônibus para Petrolina saindo de cidades do próprio estado ou de Aracaju, por exemplo. O Terminal Rodoviário de Petrolina está localizado no centro da cidade, o que facilita ao chegar e ir para o seu hotel.

Van: Existem vans que servem como uma opção de transporte alternativo para a cidade. Essas vans normalmente partem das cidades ao redor, como Salgueiro em Pernambuco, por exemplo. No entanto, essa não é a forma mais rápida e nem provavelmente será a mais barata.

Você pode comprar as passagens aéreas e de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando nesse link.

Onde ficar em Petrolina

Quem deseja passar alguns dias em Petrolina não terá problemas em conseguir uma hospedagem. Por isso, deixamos abaixo algumas opções para te ajudar com a pesquisa e fazer você economizar tempo. 

Galo Hostel Petrolina: Para começar, essa é uma opção de hospedagem mais barata, perfeita para pessoas que querem fazer uma viagem econômica. O melhor de tudo é que este hostel é super bem avaliado com ótima nota para a limpeza e localização.

Reis Palace Hotel: Esta já é uma opção mais confortável, que fica na região central de Petrolina, em Pernambuco. Você terá uma boa estadia, pois de acordo com quem já se hospedou lá, as acomodações são confortáveis e o café da manhã é uma delícia.

Hotel Vila Catavento: Esse hotel é 3 estrelas e conta com uma ótima estrutura. Entre as comodidades, você pode contar com um complexo que inclui academia, restaurante e espaço de relaxamento com banheiras de hidromassagem.

Nobile Suites Del Rio: Outro hotel 3 estrelas com ótima estrutura para os seus dias em Petrolina serem ainda melhor. Você estará na orla do Rio São Francisco, numa área muito boa, que é perto de restaurantes e atrações da cidade.

ibis Petrolina: Mais um hotel 3 estrelas que faz sucesso entre os visitantes da cidade, afinal estamos falando de uma hospedagem de rede super conhecida. Se hospedar neste hotel significa ter toda a qualidade e padrão da rede Accor.

Veja todas as opções de hospedagem em Petrolina, caso ainda queira conhecer mais opções.

O que comer e dicas de restaurantes em Petrolina

Bodódromo de Petrolina
Bodódromo de Petrolina

Petrolina em Pernambuco tem diversas surpresas quando falamos de culinária regional. Uma delas é o Bodódromo, um centro gastronômico em Petrolina que é especializado em carnes de bode e carneiro. Por lá, há diversos restaurantes para você provar essa iguaria nordestina que é feita de diversas formas e com muito bom gosto. 

Para comer pratos deliciosos, indicamos o Restaurante Monjopina onde provamos alguns pratos. Para entrada pedimos pão de alho e vazio de bode, uma carne super crocante e fininha que é ótima para acompanhar uma cerveja gelada. Como prato principal, escolhemos o filé de carneiro que é feito na brasa com queijo coalho.

Para a noite, recomendamos a Cervejaria Haus, um espaço que produz cervejas artesanais e serve petiscos ótimos. Por lá, a pedida é provar os diferentes tipos de cervejas, tanto que eles têm uma tábua com 5 tipos diferentes para você provar. 

Um prato muito popular em Petrolina é o Rubacão e os peixes do Rio São Francisco, por isso é bem fácil de achar em diversos restaurantes da cidade. Pela região da Orla da cidade há alguns restaurantes com comida regional de qualidade.

O que fazer em Petrolina, Pernambuco

Veja a seguir o que fazer em Petrolina e conheça as principais atrações turísticas da cidade. A sua visita será completa se fizer um roteiro que inclua a região central, os museus, a orla, uma ilha e pelo menos um passeio de barco no São Francisco. Dessa forma, você terá aproveitado a cidade ao máximo, sentindo a cultura regional e os encantos do sertão.

A sua viagem a Petrolina será ainda melhor quando for a Juazeiro, afinal a cidade vizinha fica a apenas alguns minutos. Você pode atravessar de Petrolina a Juazeiro de barco ou pela Ponte Presidente Dutra, seja de carro ou andando.

Passeio de Barco em Petrolina – ​​Vapor do São Francisco

Barco Vapor do Vinho no Rio São Francisco
Barco Vapor do Vinho

Para começar a falar sobre o que fazer em Petrolina, queremos deixar esse passeio que foi o ponto alto da nossa visita a cidade. A empresa Vapor do São Francisco oferece diversos passeios pelo rio, que fazem você se encantar ainda mais pela região.

Nós fizemos o roteiro chamado Vapor do Vinho que explora o enoturismo da região. Isso porque tanto em Petrolina, quanto em cidades vizinhas de Pernambuco e da Bahia, há vinícolas e produção de vinhos e espumantes de altíssima qualidade. A região tem sol o ano inteiro e sol que garante a produção de diversos tipos de uvas. 

Além disso, o nosso passeio teve degustação de vinho, direito a comprar vinhos e espumantes a preços exclusivos e claro, o passeio de barco. Passamos a tarde navegando na região de Sobradinho com música ao vivo, almoço delicioso e ainda paramos numa ilha para tomar banho de rio. 

Se a sua viagem à Petrolina for rápida, não deixe de fazer pelo menos o passeio Vapor do Sol. Você vai embarcar no final do dia para ver o pôr do sol e descobrir as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA com um novo olhar. Dentro do barco, você poderá comprar um belo espumante para celebrar este momento único.

Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei

Catedral de Petrolina em Pernambuco
Catedral de Petrolina

Para fazer um roteiro em Petrolina, comece explorando a região central que é mais histórica. O seu ponto inicial pode ser a Catedral do Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei, por exemplo. A partir de lá, você poderá conhecer diversos pontos que falaremos a seguir.

A Catedral de Petrolina é um ponto marcante, pois além de ter sido a primeira da cidade, é o símbolo da cidade e um dos locais mais importantes. Da católica romana, esta igreja tem uma arquitetura simples, mas muito bonita, com vitrais coloridos e ornamentados.

Museu do Sertão

Museu do sertão em Petrolina, PE
Museu do sertão

O Museu do Sertão é um dos principais museus da cidade, onde é possível conhecer fatos da história nordestina, do sertão, assim como a de Petrolina. Uma das salas mostra um pouco da vida do sertanejo com peças de uma simples casa com móveis, roupas e objetos antigos. 

Entre as exposições, você poderá ver coisas variadas, como pedras e fósseis milenares que foram encontradas na cidade. Além disso, há moedas e notas antigas que contam um pouco da história do Brasil do olhar econômico.

Há uma ala que tem uma exposição que fala da religiosidade, pois é totalmente conectada a história e desenvolvimento de Petrolina. Outra sala fala do cangaço e as tradições das carrancas de madeira que são uma das marcas do artesanato de Petrolina.

Petrolina Antiga

Petrolina Antiga em Pernambuco
Petrolina Antiga

Essa é uma parte da cidade bem pequena, mas que é possível ver casarios antigos e coloridos. Algumas dessas casas ainda servem como moradia, mas outras viraram pontos comerciais e empresariais. Essa parte releva como o povo local morada na época que a cidade servia apenas de passagem para outras cidades do Brasil.

Na Praça 21 de Setembro acontecem diversos eventos, feira de comidas e artesanato, por exemplo. Nos finais de semanas é muito comum ver muitas mesas nas ruas, pois os bares lotam e acabam fechando todo o espaço para o pessoal curtir a noite.

Orla do Rio São Francisco

Letreiro de Petrolina na orla da cidade
Letreiro de Petrolina

A orla de Petrolina, PE é um ótimo local para fazer esportes e uma caminhada gostosa ao final do dia. De lá é possível ver o belo pôr do sol, ver a cidade de Juazeiro e pegar o barco para atravessar a Ilha do Fogo que fica no meio da ponte Presidente Dutra, a sereia do rio e o letreiro de Petrolina. 

Além disso, há diversos bares e restaurantes como a Cervejaria Haus, que mencionei anteriormente. Essa é uma região muito boa para dar uma volta e relaxar, pois tem um clima muito tranquilo para passear e tirar fotos.

Ponte Presidente Dutra

Ponte Presidente Dutra entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA
Ponte Presidente Dutra

Essa é a ponte mais importante da cidade, afinal foi construída em 1954 para ligar as duas cidades de Petrolina em Pernambuco e Juazeiro na Bahia. No meio da ponte, você verá a Ilha do Fogo que é habitada, mas não é um bom lugar para visitar. Também há uma passagem para pedestres, caso você tenha coragem de andar por toda ela, pois é longa. 

Ilha do Rodeadouro

Ilha do rodeadouro em Petrolina Pernambuco
Ilha do rodeadouro

No Rio São Francisco há diversas ilhas, mas uma das mais famosas é a Ilha do Rodeadouro. Saindo do centro da cidade, o local de travessia para a ilha está a 15 km numa região cheia de restaurantes à beira rio que são super legais para passar o dia também, como o Cantinho da Ilha e o Restaurante Carranca Gulosa, por exemplo. 

Para atravessar para a Ilha do Rodeadouro em Petrolina, você tem duas opções que são o Juarez Pier e a Travessia do Almizão que custa R$ 7 ida e volta. Ao chegar na ilha, você verá uma plataforma de madeira no chão que te levará direto aos restaurantes e ponto de banho, mas tenha cuidado que o rio tem correnteza forte.

Oficina do Artesão Mestre Quincas

Um pouco afastado do centro está a Oficina do Artesão Mestre Quincas, onde você poderá conhecer o artesanato local. O espaço abriga diversas obras de artistas de Petrolina que produzem suas peças no local, feitas na grande maioria de madeira, e as deixam à venda em seguida.

Museu Ana das Carrancas

Carrancas de Petrolina
Carrancas de Petrolina

Esse museu também é chamado de Centro de Arte e Cultura Ana das Carrancas, pois tem o objetivo de preservar a arte local. O museu leva esse nome, pois foi fundado em homenagem a Ana Leopoldina Santos, a famosa Ana das Carrancas. Ela sempre foi artesã, tendo o costume de moldar barro para vender em Petrolina, mas acabou sendo mestre em carrancas que misturavam a imagem de animal e homem.

Quer saber mais sobre Petrolina? Assista nossos vídeos

Durante nossa última viagem a Pernambuco, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esses vídeos, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana e você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Pernambuco

Agora que você já sabe tudo sobre Petrolina, que tal dar uma olhada em outros passeios pelo estado de Pernambuco para complementar sua viagem? Conhecer Porto de Galinhas, passear pela capital Recife, bem como por outras cidades no litoral são algumas opções que deixamos abaixo.

Nosso passeio no Vapor do Vinho foi a convite da empresa.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x