Home Europa O que fazer em Mardin, na Turquia

O que fazer em Mardin, na Turquia

por Andressa Silva
o que fazer em Mardin na Turquia

Mardin, na Turquia, foi daquelas cidades que não tínhamos grandes expectativas, mas surpreendeu e foi muito além do que imaginávamos. Por isso, neste artigo vamos falar o que fazer em Mardin entre as ruas históricas, edifícios de pedras e misturas culturais.

A cidade tem uma arquitetura única com casarões, igrejas e mesquitas que se tornaram um museu a céu aberto no topo da montanha. Além disso, temos a população turca, curda, árabe e assíria que torna o lugar ainda mais interessante.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo abordaremos diversos temas sobre a viagem à Mardin e por isso deixamos a lista abaixo para você clicar e ir direto ao assunto.

Breve história de Mardin

A história de Mardin começou em torno de 450 a.C quando os primeiros habitantes construíram seus assentamentos na região. Por causa da boa localização, muitos impérios e reinados passaram por lá, como os Sumérios, Abgar, Romanos e Árabes, por exemplo. 

Os três últimos impérios, os Seljuk, Artuqid e Otomano, foram os mesmos que dominaram boa parte da Turquia, deixando sua marca mais presente. No entanto, em Mardin, o que mais vemos hoje em dia é a arquitetura do período Artuqid.

Como chegar em Mardin

Castelo de Mardin
Castelo de Mardin

A cidade de Mardin, na Turquia, fica na região sudeste do país, bem perto da fronteira com a Síria. Apesar disso, existem várias formas de chegar até lá, seja de avião ou por terra com uma certa facilidade.

Avião: Se você estiver voando direto para Mardin, pode desembarcar no Aeroporto de Mardin que recebe voos nacionais e internacionais. A frequência de voos para lá é um pouco baixa, por isso, você pode considerar a possibilidade de desembarcar em Diyarbakir, que fica a 95 km de distância. 

Carro: Para se locomover entre as cidades na Turquia, a viagem de carro é uma boa solução. Ainda mais porque nossa carteira internacional PID é válida para dirigir e alugar carro no país todo.

Ônibus: Nós usamos ônibus para chegar e sair da cidade e foram viagens bem tranquilas. Pegamos o ônibus de Şanlıurfa para Mardin e saímos de lá para Erbil, a capital do Curdistão Iraquiano. Vale lembrar que a rodoviária fica depois da cidade nova e da cidade velha de Mardin, por isso será necessário pegar outro transporte para chegar ao seu hotel.

Para ver as melhores opções de rotas e valores, indicamos a empresa 12Go para fazer a sua reserva!

Onde ficar em Mardin

Existem várias opções de acomodações em Mardin, mas você deve ficar atento a que região se hospedar. Isso porque Mardin é dividida em duas partes, sendo a cidade nova e a cidade velha que é a parte turística.

Passamos pela cidade nova e definitivamente não indicamos ficar por lá, pois não há nada de muito interessante para conhecer. É na cidade antiga que ficam todas as atrações e é lá que está a região no alto da montanha. 

Veja abaixo algumas dicas de hospedagem que deixamos para você se hospedar em Mardin. 

Gazi Konagi: Este boutique hotel está localizado na avenida principal de Mardin e perto de tudo. Sem falar que é um casarão histórico com acomodações de qualidade e com sofisticação. 

Tuğhan Hotel: Outro hotel de muito boa qualidade, excelente nota e recomendações no Booking.com. Ele está num casarão histórico todo em pedras, mas seus quartos tem um toque moderno.

Kaya Ninova Hotel: Esta já é uma opção de hotel um pouco mais cara, mas com certeza vai proporcionar uma estadia com mais qualidade. Entre suas comodidades, há um restaurante no rooftop com a melhor vista do vale.

Ramada Plaza: Por fim, deixamos uma opção de hotel de rede para quem busca um hotel maior, mais moderno e com piscina. Contudo, é importante lembrar que ele não fica na cidade histórica de Mardin, mas fica a poucos quilômetros.

Veja todas as opções de hospedagem em Mardin e faça já a sua reserva!

Onde comer e beber em Mardin

restaurante Seyr-i Merdin no rooftop em Mardin, Turquia
Restaurante Seyr-i Merdin

Embora Mardin seja uma cidade turca, tem uma grande influência dos curdos e sírios. Por causa disso também vimos e experimentamos uma boa mistura nas comidas e bebidas por onde andamos. 

Portanto, quando visitar Mardin, não deixe de provar os diversos tipos de cafés como os cafés otomano e o mirra, por exemplo. Para tomar um café ou café da manhã turco com muita qualidade, indicamos o Seyr-i Merdin com seu rooftop de frente a grande mesquita.

Entre os pães e doces, não deixe de experimentar os biscoitos com recheio de tâmaras, principalmente o de mardin que tem canela na massa. O biscoito do tipo sírio tem a massa mais básica, mas o recheio também é maravilhoso.

Quem quiser comer barato, o Tulay Lokantasi é um bom lugar, pois eles mudam o cardápio oferecendo sopas e comidas caseiras turcas. Outra opção é o Falafel Ammo Hamza, um lugar super pequeno, mas que tem um falafel delicioso.

Para curtir a noite, recomendamos comprar alguns vinhos da região e queijos no Siras Şarapçilik e tomar na varanda do seu hotel. Falo isso porque a noite de Mardin não é super agitada e tudo fecha cedo. 

O que fazer em Mardin, Turquia

No centro histórico de Mardin, na Turquia, é possível encontrar várias atrações que incluem mesquitas e museus. A cidade é pequena e por isso dá para conhecer tudo em um dia se você fizer num bom ritmo, mas recomendamos pelo menos 2 dias para conhecer tudo com calma ou mais dias se quiser ir às regiões vizinhas.

Mesquita e Madraça Zinciriye

Mesquita e Madraça Zinciriye
Mesquita e Madraça Zinciriye

Construída em 1385, esta mesquita e madraça é um dos principais locais para visitar em Mardin. Isso porque nela você verá a bela arquitetura deixada pela disnastia Artuqid que governou Mardin por muitos anos. 

Foi em Mardin que o sultão Artuqid lutou contra Timur e seu exército, mas acabou sendo preso nesta madraça por um tempo. O local chama a atenção com suas cúpulas e o portal monumental. 

No edifício você pode visitar o pátio, mesquita, túmulos e vários espaços adicionais em dois andares. Além disso, há pequenos quartos que foram usados como salas de estudos islâmicos. 

A partir do pátio superior você pode ver o Castelo de Mardin que foi construído no topo da montanha rochosa da cidade. No entanto, não é possível visitar porque hoje em dia o local serve de base militar turca.

  • Endereço: Şar, 47100 Artuklu/Mardin
  • Horários: Aberto de segunda a sexta das 09h às 17h
  • Ingresso: 5 TL

Grande Mesquita

Grande Mesquita de Mardin
Grande Mesquita de Mardin

A Ulu Cami de Mardin é um dos principais pontos da cidade, pois tem grande importância histórica, arquitetônica e, claro, religiosa. Ela é a mesquita mais antiga da cidade e tem uma grande estrutura quando comparamos com as outras da cidade.

Essa mesquita foi construída no século 12 e foi feita em pedra lapidada, como a grande maioria dos edifícios da cidade. Além disso, a cúpula da Grande Mesquita foi a primeira a ser construída de forma canelada e depois se tornou uma tradição em Mardin.

Acredita-se que o local serviu como uma igreja por um tempo, mas ela não chegou a ser convertida. Hoje em dia ainda podemos ver um dos seis portais que tinha em sua grande estrutura.

  • Endereço: Teker, 91 Sokak, No. 26
  • Ingresso: Gratuito

Bazar de Mardin

Este bazar fica ao lado da Grande Mesquita sendo quase uma extensão do edifício. É por isso que os historiadores acreditam que as lojas do bazar faziam parte da mesquita, mas dezenas de lojas foram destruídas com o tempo. 

Hoje em dia ainda vemos alguns raros exemplos de lojas que têm o mesmo formato da construção original. Contudo, boa parte do mercado tem lojas muito bonitas e que vendem de tudo um pouco.

Casas tradicionais de Mardin

Uma das melhores coisas para fazer em Mardin é se perder pelas ruas históricas. Durante a caminhada você vai ver muitos exemplos de casas de pedras que estão bem preservadas e claro, muitas viraram hotéis e restaurantes. 

Elas têm como base da construção pedras e calcário amarelo que foram extraídos das montanhas da região. Para ver as casas que ainda são usadas pela população local, você tem que descer e subir as ladeiras e escadarias para sair um pouco das ruas principais.

Museu de Mardin

Museu de Mardin
Museu de Mardin

Outra atração que não pode ficar fora da sua lista com o que fazer em Mardin é o Museu da cidade. Este museu expõe peças e informações sobre as antigas civilizações que viveram na região da Mesopotâmia.

Ele está num casarão histórico, claro, feito em pedras e calcário como quase todos os prédios da cidade. Na frente tem uma grande praça e o letreiro de Mardin onde você pode tirar algumas fotos clássicas. 

  • Endereço: 1 Cadde Cumhuriyet Meydanı
  • Horários: Aberto todos os dias das 08h às 17h
  • Ingresso: 12,5 TL

Igreja Mor Behnam Kirklar

Um lugar bem interessante para conhecer em Mardin, na Turquia, é a Igreja Mor Behnam Kirklar. Ela é uma das poucas igrejas da cidade e acreditamos que seja a única do tipo que está na cidade velha. 

Além disso, esta igreja foi o centro do antigo patriarcado siríaco em 1293, onde aconteciam reuniões sobre religião e administração da cidade. Quando visitamos, infelizmente estava com a área interna fechada, mas podemos ver a parte externa e seu pátio. 

  • Endereço: Şar, 1. Cadde No. 416
  • Ingresso: Gratuito

Mesquita Şehidiye

o que fazer em Mardin na Turquia
Mardin na Turquia

Essa mesquita é um pequeno tesouro escondido em meio às casas históricas de Mardin. Ela foi construída no século 13, tem uma bela estrutura e também é um local de estudos mulçumanos.

Ela não é muito popular entre as atrações turísticas da cidade porque o acesso é meio escondido. Para chegar nela você precisa achar a entrada que fica numa pequena escadaria entre duas cafeterias. Apesar disso, seu minarete chama a atenção de quem passa pela rua, pois sua beleza e arquitetura são diferenciadas.

  • Endereço: Şehidiye, Cumhuriyet Cd. No. 147
  • Ingresso: Gratuito

Museu Sakıp Sabancı e Galeria de Arte Dilek Sabancı

Este local foi construído para ser o quartel da cavalaria em 1889 e foi usado dessa forma por muitos anos. Nele vemos uma parte que serviu como celeiro e uma exposição histórica que vale a pena visitar.

Na parte da galeria de arte, as exposições sempre mudam, mas no momento que visitamos o tema era sobre a história da arte de vanguarda russa. Durante a exposição podemos ver muita coisa interessante e informações sobre a época.

  • Endereço: Gül Mahallesi Hükümet Caddesi No. 12
  • Horários: Aberto de terça a domingo das 10h às 16h
  • Ingresso: 10 TL

Mesquita Sıti Radviyye-hatuniye

Uma bela mesquita histórica no centro da cidade velha de Mardin, onde é possível ver uma pedra com a pegada de Maomé, o profeta mulçumano. Sua arquitetura é de 1176, toda de pedra com 2 portais na entrada, mais um pátio e galeria.

  • Endereço: Savurkapı, Şahinler Sk. No. 1
  • Ingresso: Gratuito

Quer saber mais sobre Mardin na Turquia? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Mardin, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo, você poderá ver mais sobre a cidade e suas principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios na Turquia

Agora que você já sabe o que fazer em Mardin, na Turquia e as melhores atrações da cidade, é hora de programar. Por isso, deixamos alguns link no artigo para você clicar e fazer as suas reservas, bem como abaixo ficam mais opções de passeios em toda Turquia para você ter uma viagem inesquecível.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x