Home BrasilAlagoas O que fazer em Maragogi, Alagoas

O que fazer em Maragogi, Alagoas

por Flávio Mendes
Praia de Maragogi

Destino de quem procura sossego e descanso, Maragogi é uma pequena cidade ao norte de Alagoas que atrai milhares de turistas todos os anos. Além disso, há muitas atrações e achar o que fazer em Maragogi não será difícil. Afinal, estamos falando de um destino com piscinas naturais e mar com águas quentes e cristalinas.

Antes de falar sobre o que fazer em Maragogi, optamos por deixar as dicas para planejar a sua viagem. Por isso, abaixo você vê informações de como chegar, onde ficar, comer e beber. Esperamos dessa forma te ajudar com todas as fases do planejamento e a montar o seu roteiro.

História de Maragogi

A história de Maragogi começou quando diferentes tribos indígenas moravam nas terras do litoral alagoano. Posteriormente houve a invasão e exploração dos europeus que fez com que o local se desenvolvesse. A região cresceu, virando uma freguesia chamada de São Bento. Depois passou a ser vila e foi chamada de Vila Isabel.

Posteriormente o nome mudou para Maragogi, que é o mesmo nome do rio que banha a área. Conforme a região foi se desenvolvendo, o local passou a ter o título de cidade e quando separou-se de Japaratinga, virou município.

É importante saber que Maragogi foi palco de diversas batalhas entre portugueses e holandeses. Sem falar que a cidade serviu como área de proteção do país durante a segunda guerra mundial. Por lá, já foram encontradas diversas minas terrestres e aquáticas que não foram usadas durante a guerra.

Como Chegar em Maragogi

Antes de começar a falar o que fazer em Maragogi, vamos descrever como chegar até a cidade. A forma mais confortável e prática de chegar em Maragogi é de carro. Portanto quem vai alugar carro para ir a Maragogi, deve partir de Maceió pela AL 101 seguindo todo o litoral. Ao chegar no município de Porto das Pedras, pegue a balsa para continuar na AL 101 até Maragogi. O mesmo vale para quem sai dos estados ao sul de Maragogi.

Quem parte dos estados do norte de Maragogi, Recife ou Porto de Galinhas deve primeiro buscar o acesso para a PE 060. O caminho é todo feito seguindo pela PE 060 que muda para AL 101 na divisa dos estados.

Quem deseja usar ônibus como meio de transporte, deve sair do Terminal Rodoviário de Maceió. O ônibus da empresa Real Alagoas parte todos os dias às 18h30, com exceção das quintas-feiras. Quem vai sair de Recife também deve pegar o ônibus da Real Alagoas às 20h na rodoviária da cidade, o TIP.

Futuramente será possível chegar de avião em Maragogi. O Aeroporto Costa dos Corais está sendo construído para facilitar a vida de quem vai ao litoral alagoano.

Onde Ficar em Maragogi

Opções de hospedagem não faltam em Maragogi. Elas vão desde hostels e pousadas baratas, até grandes hotéis e resorts all inclusive. Aqui ficam algumas hospedagens em Maragogi para você escolher.

Começando do mais caro ao barato, o Salinas Maragogi All Inclusive Resort já foi premiado como um dos melhores resorts para família. Não precisa falar mais nada né?!

Para aqueles que ainda buscam luxo, porém num hotel mais reservado, o Praiagogi Boutique Pousada é perfeito. Nele você vai relaxar para curtir tudo o que Maragogi tem a oferecer.

Quem busca economizar e quer ficar numa pousada barata em Maragogi, recomendo a Pousada Mariluz. Uma ótima opção perto do centro e da praia. Contudo, se você deseja fazer uma economia maior, fique no Maraga Beach Hostel.

Por fim, veja mais informações no nosso artigo completo sobre onde ficar em Maragogi. Lá estão dicas das melhores praias para ficar, detalhes de hotéis e pousadas para todos os bolsos. Com a hospedagem reservada, você poderá programar as atividades e o que fazer em Maragogi.

Onde Comer em Maragogi

Maragogi não peca quando falamos sobre bares e restaurantes da cidade que oferecem o melhor da culinária de Alagoas. Quando buscamos onde comer em Maragogi, as dicas vão além dos pratos de frutos do mar, porque a cidade oferece de tudo.

Para começar, a Casa da Praia é um beach club completo com pratos de frutos do mar, coquetéis excelentes e música ao vivo. Da mesma forma, podemos contar com o Meraki Beach Bar para passar o dia bem.

Para fazer um lanche à noite, um dos hambúrgueres mais comentados da cidade é feito no Restaurante Tua Casa. Para a sobremesa, vá até a Kedi Sorveteria Artesanal. Lá você pode se esbaldar nos sorvetes artesanais ou numa taça de bolo de rolo com sorvete que é sem igual.

Contudo, se você está procurando um lugar mais chique, temos duas dicas. A primeira é para você ir no Restaurante Tuyn que fica dentro da Pousada Praiagogi Boutique que falei anteriormente. A segunda dica é o restaurante da Pousada Camurim Grande.

O que Fazer em Maragogi, Alagoas

Cidade recheada de atrativos, a nossa lista com o que fazer em Maragogi é extensa. Os passeios estão disponíveis para pessoas de todas as idades. Por isso, você pode escolher o que vai fazer durante os seus dias em Maragogi com as nossas dicas a seguir.

Aproveite para conhecer as praias ao redor. Você pode fazer passeios para as cidades ainda em Alagoas, bem como, visitar Pernambuco.

Piscinas Naturais de Maragogi

Piscinas naturais de Maragogi
Piscinas naturais de Maragogi

As piscinas naturais de Maragogi são os principais atrativos da cidade. Somente elas já trazem milhares de turistas anualmente à pequena vila. Por isso, essa atividade tem que entrar na sua lista do que fazer em Maragogi.

São três piscinas naturais que ficam em Maragogi: Galés, Taocas e Barra Grande. A piscina de Galés é a maior e mais conhecida delas.

Os passeios partem da orla em barcos grandes ou catamarãs com duração de 3 horas e custam R$115. Grandes embarcações significam que vai ter muita gente, como por exemplo o catamarã que leva até 54 pessoas. Reserve seu passeio já!

Ao contrário do catamarã, existem outros tipos de embarcação que dão mais exclusividade. Em outras palavras, é possível visitar Maragogi em um passeio de escuna ou lancha privada.

As piscinas naturais de Maragogi podem ser visitadas em excursões partindo de Maceió. Da mesma forma, há passeio partindo de Porto de Galinhas, bem como tem uma excursão saindo de Recife.

Passeio da Orla

Praia-de-Maragogi
Praia de Maragogi

Pensando em nossa lista de atividades e o que fazer em Maragogi, o passeio da orla é uma nova alternativa. Principalmente se você não pegar a maré baixa para ver as piscinas naturais.

O passeio faz paradas em bancos de areia para você tomar banho e mergulhar. A rota passa por quatro praias. Elas são: Praia de Burgalhau, Barra Grande, Praia de Antunes e Praia do Xaréu.

Praias de Maragogi

Praia de Maragogi
Praia de Maragogi

Além da Praia de Maragogi que fica no centro, é possível visitar as praias próximas porque elas estão pertinho. Ao norte, seguindo alguns poucos quilômetros, fica a Praia de Burgalhau e a Praia de Barra Grande onde está o famoso Caminho de Moisés. Também tem a Praia de Antunes, Ponta do Mangue, Praia de Peroba e a Praia do Xaréu.

No sentido sul, está a Praia do Camacho e a Praia São Bento. Seguindo ainda mais ao sul, estão Japaratinga e Barreira do Boqueirão. Depois de atravessar a balsa pelo Rio Manguaba, fica Porto de Pedras. Elas já não fazem parte de Maragogi, mas são facilmente acessíveis.

Toda a região faz parte da área protegida da Costa dos Corais, onde é possível nadar nas piscinas naturais formadas durante a maré baixa. Essas praias são praticamente desertas e tem imensos coqueirais que completam o cenário do paraíso.

Atividades Aquáticas

Mergulho-em-Maragogi

Ainda sobre o que fazer em Maragogi, na orla da praia principal você vai ver empresas que alugam equipamentos para esportes aquáticos. São atividades como caiaques, bikes aquáticas e stand up paddle, por exemplo. Aproveite para se divertir no mar com os equipamentos ecologicamente corretos que não criam impacto à natureza.

Na praia de Antunes está o Maragogi Beach Park, um conjunto de atrações infláveis dentro do mar. O local tem um circuito aquático que faz você se sentir nos jogos do Faustão. Lá tem brinquedos como por exemplo gangorra, balanço, pula-pula e torre de escalada.

Mergulho em Maragogi

Piscinas-Naturais-de-Maragogi
Snorkeling nas piscinas naturais de Maragogi

Durante o passeio para as piscinas naturais, será oferecido o mergulho de cilindro. Mesmo que você não tenha experiência com esse tipo de atividade, pode fazer o mergulho. Isso acontece porque haverá um guia profissional te acompanhamento.

Se você não fizer o passeio das piscinas, mas quiser fazer o mergulho com cilindro em Maragogi, busque uma agência na cidade. O mergulho conduzido dura 15 minutos com profundidade de até 3m e 4m. Mas também existe o batismo que vai até 10 m e dura 30 minutos.

Quem já fez mergulho antes e tem experiência, pode se aventurar em mergulhos noturnos, naufrágios ou até fazer o curso da certificadora PADI. Afinal, você está no paraíso para aproveitar o mar.

Passeio de Buggy em Maragogi

No passeio de buggy em Maragogi, você vai poder conhecer todas as praias de uma vez só. Isso acontece porque o buggy faz o trajeto de norte a sul do município fazendo algumas paradas.

A associação dos bugueiros de Maragogi tem parceria com praticamente todos os hotéis. Então, você pode fazer a reserva do passeio quando chegar lá. O passeio tem duração de 3 horas e custa R$250 para até 4 pessoas.

O que Fazer em Maragogi além das Praias

A zona rural de Alagoas é rica em atrações para quem busca o que fazer em Maragogi além das praias. Por isso, se você é um amante da natureza e quer ir além, veja as dicas abaixo.

Os passeios que fazem parte do turismo rural de Maragogi vão te mostrar que o município não vive só de mar e sol. Então, aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre a região.

Passeio de Quadriciclo em Maragogi

Para os amantes da natureza e aventura, aqui está o que fazer em Maragogi além das praias. A primeira opção é um passeio de quadriciclo que pode ser feito em grupo de até 16 pessoas.

Antes de mais nada é importante saber que o passeio acontece na zona rural. Cada quadriciclo leva duas pessoas e custa R$250 com duração de duas horas. O roteiro é feito pela mata da área rural de Maragogi com paradas estratégicas para tomar banho de bica e cachoeira.

Passeio nas Fazendas

Outra atividade para fazer em Maragogi é um passeio a cavalo na Fazenda Marrecas. A fazenda ficou famosa quando foi cenário da novela ‘A Indomada’, muitos anos atrás. Atualmente o local é um hotel que recebe turistas que desejam ficar mais próximos da natureza.

Embora você não queira ficar hospedado lá, pode fazer o passeio a cavalo, bem como as trilhas. Além disso, dá para interagir com os animais da fazenda, sendo uma boa atividade para famílias.

A Fazenda Cachoeira é outro local que proporciona atividades rurais em Maragogi. Nessa fazenda, as trilhas incluem riachos, árvores com frutas tropicais e muita aventura. A pequena cachoeira é ótima para se refrescar.

Uma capela faz o cenário histórico de Maragogi. Esse cenário só fica completo com uma refeição no restaurante local que serve comida caseira.

Trilha do Visgueiro

Uma das principais atividades de ecoturismo da região é a Trilha do Visgueiro. Contudo a trilha é feita através de uma caminhada com duração de 2 horas. Ela vai por dentro da mata atlântica e por isso é recomendado que procure um guia local.

Durante a trilha, você vai conhecer o lado rural de Maragogi. Dá pra tomar um banho nas águas geladas de uma pequena cachoeira e conhecer o esplendoroso visgueiro. A árvore, que é a atração principal, tem mais de 500 anos e 22 metros de altura.

O acesso a trilha é através do povoado de Peroba onde fica a Associação Mulheres de Fibra. Por lá, há uma casa de taipa, onde algumas mulheres da região vendem artesanato. A maioria dos artesanatos que elas vendem são feitos do filé, seda e renda retirados do tronco da bananeira.

Zoológicos

Visitar o Zoológico é uma atividade para toda família fazer em Maragogi. Ainda mais porque existem dois zoológicos interativos e diferentes de tudo que você já viu ou conheceu.

O Zoo Ecopark é um projeto da Pousada Sol e Mar que recebe animais que não podem ser reintroduzidos na natureza. Lá tem cobras, araras, flamingos e jacarés, por exemplo. O passeio acontece com um guia que conta sobre cada espécie e sua história.

A entrada custa R$30 de segunda a sexta-feira e R$40 aos sábados, domingos e feriados. A meia entrada é garantida aos estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos. Porém, existe a entrada gratuita para crianças com até 4 anos e pessoas portadoras de deficiência.

No Zoo Pet Silvestre é possível aprender sobre a preservação do meio ambiente e dos animais silvestres. Além disso, os visitantes podem interagir com os animais do zoológico como aves e répteis.

Os ingressos custam R$50 para adultos e meia entrada para estudantes. Contudo, no site deles é possível comprar pacotes promocionais para a família toda. O zoo fica na AL 101 na praia de Peroba, a apenas 400 metros da divisa com Pernambuco.

Vila de Maragogi

O-que-fazer-em-Maragogi-2
A vila de Maragogi ao fundo

Na vila de Maragogi ainda dá pra sentir aquele clima de uma autêntica vila de pescadores. Apesar da orla estar totalmente tomada pelo turismo, recomendo conhecer a cultura local mais de perto.

Faça uma caminhada pela vila para ver o artesanato local e fazer compras. Leve presentes feitos por artesãos locais. Os bolos de goma são famosos, então aproveite para experimentar. Além disso, tem as bolachas de Maragogi e as polpas de frutas. Tudo é produzido pelas famílias locais, por isso recomendo que compre e ajude a população.

O que fazer em Maragogi – Bate e Volta

Aproveite que vai estar em Maragogi para fazer passeios conhecendo a região. Japaratinga, por exemplo, já fez parte de Maragogi e merece ser visitada. Ali perto também estão as praias de Pernambuco.

Para quem tem vários dias à disposição, deve pensar em complementar a viagem indo para outros destinos de Alagoas. Indicamos, por exemplo, viajar para conhecer Maceió e tudo que a cidade tem a oferecer. Além disso, vá para Barra de São Miguel e Gunga porque estão próximas.

Farol de Porto de Pedra

Ao sul da cidade está mais uma opção do que fazer em Maragogi. Por isso, visite Japaratinga, suas praias e o Mirante Paraíso dos Coqueirais.

Em seguida, você pode atravessar a balsa para Porto de Pedras. Então, suba até o farol para garantir fotos incríveis, afinal a vista de lá é sensacional. Para completar o passeio, recomendo uma caminhada pela vila de Porto de Pedras.

Continue o passeio indo para a Praia do Patacho com seu coqueiral quase infinito. Lá dá pra fazer passeio para as piscinas naturais do Patacho que são bem diferentes.

Nós temos um post com todos os detalhes do que conhecer na região. São informações sobre Japaratinga, Porto de Pedras e a Praia do Patacho.

Associação Peixe-boi em Tatuamunha

Peixe-Boi Aldo
Peixe-boi em Tatuamunha

Por fim, a Associação Peixe-boi na vila de Tatuamunha, cuida desses mamíferos ameaçados de extinção. Apesar do passeio ser mais comum a quem visita São Miguel dos Milagres, pode entrar na sua lista do que fazer em Maragogi. Falo isso porque o estado de Alagoas é pequeno e Maragogi fica próximo a tudo.

Portanto, recomendamos que visite e conheça a comunidade de Tatuamunha e o lindo trabalho que fazem por lá. É claro que nós visitamos a Associação do Peixe-Boi e contamos todos os detalhes e como é o passeio. Acesse e veja informações completas sobre o local, valores e muito mais.

Porto de Galinhas e Região

Jangada em Porto de Galinhas
Jangada em Porto de Galinhas

No estado vizinho, Pernambuco, a dica é ir para Porto de Galinhas. A vila é colorida, cheia de lojas e restaurantes. O mar tem piscinas naturais diferentes às de Maragogi e o passeio é feito numa jangada.

A Praia de Tamandaré e a Praia dos Carneiros, por outro lado, são mais próximas de Maragogi. Essas duas praias são uma boa alternativa para quem quer só passar o dia. Elas estão uma ao lado da outra e dá pra fazer um passeio pelo rio conhecendo os mangues.

Também dá para ir até São José da Coroa Grande, pois fica pertinho de Maragogi. A vila é pequena e não é muito turística, ou seja, dá pra conhecer a cultura local melhor.

O que fazer em Maragogi à Noite

A noite a cidade de Maragogi é bem tranquila e não tem tantos atrativos, afinal o destino é focado nas praias. A maioria das pessoas curtem a praia e à noite preferem descansar. Além disso, a maioria dos lugares fecham cedo.

Contudo, se você tem energia de sobra e busca o que fazer em Maragogi à noite, siga as dicas. Primeiramente, você pode jantar num dos restaurantes que tem música ao vivo. Você vai comer, beber e ao mesmo tempo se divertir.

O bar e restaurante Ponto de Encontro toca forró até de madrugada, animando todo mundo que chega por lá. Outra opção é o Pallet Bar que toca pop e rock.

Outra dica é andar pelo calçadão, onde está a maior concentração de bares e restaurantes. Escolha um para tomar uma cerveja gelada acompanhada de petiscos de frutos do mar. O Russo Gastrobar é o melhor para isso, porque conta com uma carta de bebidas enorme.

Passeio para Maragogi e Região

Falar sobre o que fazer em Maragogi é super importante para te ajudar a se programar. Porém, o melhor mesmo é te ajudar a fazer as reservas com antecedência. Por isso, abaixo deixo os passeios da Civitatis. Com eles, a sua viagem não vai ter stress nem dor de cabeça.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
DANILO M HADEK
1 ano atrás

A região é linda demais

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  DANILO M HADEK

É verdade Danilo!!
A região é linda mesmo e por isso vale a pena passar vários dias curtindo.
Abraços!

DIMAS
DIMAS
1 ano atrás

Boa tarde! o passeio à croa de são bento foi regulamento através do decreto municipal 009/2021 de 25/02/2021 da prefeitura de maragogi. nao percam essa atraçao simplesmente SENSACIONAL!
A croa de Sao bento tem a parte de prainha, mas também tem uma área de piscina ao norte dela( tudo bem é uma piscina de uma borda só, mas BELISSSIMA)

Andressa Silva
Admin
1 ano atrás
Responder para  DIMAS

Oi Dimas, que bom! Obrigada por compartilhar essa nova informação. Estamos loucos para voltar a Maragogi e aproveitar tudo que a região tem q oferecer.. é um paraíso no Nordeste do Brasil.

Adilson
Adilson
3 anos atrás

Sabe me dizer se é muito chuvoso o tempo la no mês de Maio ?

Lorena
Lorena
6 anos atrás

Obrigada pelas dicas, estarei indo final de julho!

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

8
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x