Home BrasilAlagoas O que fazer em Maceió, Alagoas

O que fazer em Maceió, Alagoas

por Flávio Mendes
Praia de Jatiúca

A capital alagoana tem uma mistura de praias, cultura, história e ótima culinária, por isso queremos te dar as melhores dicas sobre o que fazer em Maceió. Você vai aproveitar a cidade ao máximo na sua viagem e curtir as férias perfeitas na capital alagoana.

Antes de seguir para a nossa lista de atividades, passeios e o que visitar em Maceió, deixaremos alguns detalhes importantes para o seu planejamento. Isso porque, antes de viajar você deve se informar sobre onde vai se hospedar e como vai chegar na cidade, por exemplo.

Se você quer ir direto ao assunto, aqui está a lista com o que você não pode deixar de conhecer em Maceió. É só clicar e ir direto ao tópico desejado!

Como chegar em Maceió

Praia de Pajuçara em Maceió Alagoas
Praia de Pajuçara

É possível chegar de diversas maneiras em Maceió, seja por ar ou terra, independente de onde você mora, vai conseguir chegar na capital alagoana com facilidade. Portanto, a seguir, nós deixamos dicas de transportes e meios de chegar em Maceió para te ajudar com o planejamento da viagem para Alagoas.

Avião: Frequentemente há voos que conectam diversas cidades brasileiras para Maceió através do Aeroporto Zumbi dos Palmares, que fica a 25km das principais praias.  

Carro: Para quem está de carro pela região, o acesso é feito pela BR-101, mas o caminho mais bonito é pela AL-101 porque passa pelo litoral alagoano. Aproveite para fazer algumas paradas pelo meio do caminho para conhecer outras praias e tirar bastante foto, assim como fizemos.

Estávamos saindo de Recife em uma viagem de 12 dias pelo litoral, fazendo um roteiro em Alagoas. Começando por Maragogi, indo para Japaratinga e em seguida conhecemos toda a região de São Miguel dos Milagres.

Caso você não tenha carro ou esteja chegando pelo aeroporto, recomendamos alugar um carro com a Rentcars aqui no blog para ter mais conforto.

Ônibus: Quem prefere ir de ônibus, as empresas Gontijo, Itapemirim e Real Alagoas fazem rotas até a capital alagoana com muito conforto. Você pode economizar e fazer uma viagem de ônibus partindo de diversas cidades ao redor da capital alagoana e até de cidades mais distantes.

Você pode comprar as passagens aéreas e de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando nesse link.

Onde ficar em Maceió

Quarto do Hotel San Marino em Maceió
Quarto do Hotel San Marino em Maceió

Maceió tem uma orla bem extensa e com isso traz uma infinidade de opções de hospedagem para os visitantes. São opções desde hotéis de luxo até as pousadas baratas espalhadas pelas praias de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. Essas são as regiões mais turísticas e já falamos sobre elas aqui no blog num artigo sobre onde ficar em Maceió.

Nossa recomendação é para o Hotel San Marino, que está localizado na Ponta Verde a apenas alguns passos da orla. Nós ficamos nele durante os dois dias que estivemos em Maceió e achamos tudo incrível, a começar pela localização que dá acesso fácil às três praias principais da cidade.

Ficamos na suíte premium, que além de confortável, era enorme. São mais de 50 metros quadrados com uma cama enorme e confortável, ar-condicionado, TV, frigobar, cofre, banheiro e varanda para descansar na rede ao final do dia.

Além disso, o San Marino Suite Hotel tem ótima estrutura que conta com duas piscinas, jacuzzi, sauna e um restaurante, por exemplo. Falando em restaurante, o café da manhã é excelente e nos deixou impressionados, por ter opções deliciosas e uma estação de tapiocas fresquinhas para começar o dia.

Agora que você já sabe o melhor hotel para ficar em Maceió, acesse o Booking.com aqui no blog e faça sua reserva já! Faça a programação da sua viagem com antecedência e se livre de qualquer tipo de dor de cabeça.

O que fazer em Maceió

Maceió é uma daquelas capitais do Nordeste que rende boas fotos, seja na orla cheia de bares ou na feirinha de artesanato. São 40 km de praias, que apesar de serem praias urbanas, revelam tanta beleza quanto as praias desertas do litoral norte e sul do estado. Sendo assim, aproveite o espetáculo da natureza que está presente em Maceió, sinta o ritmo de vida da cidade e se delicie nos tantos cartões postais.

Passeio das piscinas naturais de Maceió

Jangadas em Maceió
Jangadas em Maceió

Ir às piscinas naturais de Pajuçara em maré baixa é imperdível e por isso é o primeiro tópico da nossa lista sobre o que fazer em Maceió. No entanto, recomendamos que se programe conversando com um jangadeiro ou pergunte no seu hotel para saber qual é o melhor horário de acordo com a tábua das marés.

Com a maré baixa, a barreira de corais de revelam e os peixes ficam na região, sendo uma atração à parte. O passeio parte em jangadas rústicas que levam cerca de 10 minutos para chegar até as águas cristalinas e quentes das piscinas naturais de Maceió.

Praias de Maceió

Cadeira gigante em Maceió
Cadeira gigante em Maceió

Entre as praias de Maceió, Pajuçara é a mais popular delas, principalmente por ficar próxima de pontos turísticos e ser ponto de partida dos passeios até as piscinas naturais. Indo no sentido norte, você estará em Ponta Verde, outra parte que é bem popular e quadra diversas atrações como o Marco dos Corais.

Os bares da cidade como Lopana e o Kanoa são as mais badaladas, pois tem DJs tocando ao vivo, fazendo do espaço uma balada ao ar livre. De um lado há cadeiras e guarda-sóis na areia da praia e do outro, uma área fechada e climatizada servindo pratos de frutos do mar.

Em seguida está a Praia de Jatiúca, que é tão bela quanto todas as outras, mas é mais tranquila. Você terá uma boa estrutura se quiser passar o dia por lá, seja alugando cadeiras e guarda-sol ou ficando num dos quiosques da orla. Ao final do dia aproveite para relaxar, fazer uma caminhada ou pare em algum dos quiosques que estão no calçadão da praia.

A Praia de Ipioca também está ao norte e fica um pouco distante da região central. Vale muito a pena conhecer porque é paradisíaca, contando com barracas e beach clubs que dão conforto e toda estrutura necessária para passar o dia todo. Você vai chegar lá bem rápido se tiver de carro, mas também pode ir de transporte público com facilidade.

Em Maceió ainda tem a Praia de Jaraguá e Pontal da Barra ficam na parte sul do litoral da capital alagoana. Essas duas têm perfil diferente das anteriores, pois não contam com tanta estrutura. No Jaraguá, o mar é mais agitado e com ondas, portanto vale ficar alerta se você estiver com crianças.

Feirinha de Artesanato da Pajuçara

A Feira de artesanato de Pajuçara é o melhor lugar da orla de Maceió para comprar as lembrancinhas da sua viagem. A feirinha tem muitas opções de artesanato como redes, camisetas, roupas de rendas, imãs de geladeira e brinquedos feitos com madeira, por exemplo.

Quase de frente fica o Pavilhão do Artesanato que tem vários boxes vendendo artesanato. Além disso, no Pavilhão tem roupas de praia e outros itens que são essenciais para curtir os dias de férias em Maceió. Além disso, há opções culinárias como castanhas e cachaças artesanais que são produzidas na região.

Para mais opções de artesanato em Maceió, a indicação é o Mercado Central, com 250 lojas. Ele fica no centro da cidade em um pavilhão bem organizado e tem valores mais atrativos por não ser tão turístico.

Centro histórico de Maceió

Ao contrário do que se imagina, a capital alagoana não vive só de praia e sol, por isso ir ao centro histórico é um dos locais que deve entrar na sua lista do que fazer em Maceió.

No centro da cidade tem diversos museus, igrejas e prédios históricos, onde é possível fazer um circuito a pé passando pelos principais pontos.

Dentre eles estão a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, a Igreja Bom Jesus dos Martírios e o Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), por exemplo. A seguir você poderá conhecer um pouco sobre alguns desses pontos turísticos de Maceió.

Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA)

Museu Palácio Floriano Peixoto
Museu Palácio Floriano Peixoto

Esse foi o ponto alto da nossa visita ao centro histórico de Maceió, pois além de ser um edifício com muita história tem exposições e visita guiada. O Museu Palácio Floriano Peixoto foi o palácio do governo e residência de muitos governadores de Alagoas, que guardam fatos históricos de décadas do estado.

Logo na entrada acontecem algumas exposições temporárias e quando fomos estava acontecendo uma exposição sobre o forró. Para conhecer as principais salas do palácio, você poderá fazer uma visita guiada e gratuita com o pessoal que entende tudo sobre o lugar. Ao final, ainda passamos por um espaço onde acontece uma exposição fixa sobre Aurélio, o autor do dicionário mais famoso do Brasil.

Igreja Bom Jesus dos Martírios

Praça e Igreja dos Martírios de Maceió AL
Praça e Igreja dos Martírios

Esta é a Arquidiocese de Maceió que revela mais sobre a história do Brasil de séculos passados. Ela foi reformada recentemente e dá para apreciar ainda mais a beleza que mostra traços de arquitetura neogótica e seus azulejos portugueses na fachada externa.

A praça de frente a igreja tem o mesmo nome e tem beleza ímpar, principalmente por ser rodeada de prédios importantes. Um deles é o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita, que fica bem ao lado. Infelizmente não visitamos, pois estava fechado para reforma, mas quando você for a Maceió, vale conferir se o local reabriu para conhecer obras do artista alagoano Pierre Chalita.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Dos Prazeres

Catedral de Maceió
Catedral de Maceió

A Catedral Metropolitana é um ponto de visita obrigatório por diversos motivos, como sua beleza, grandeza e importância para a cidade e população. Essa igreja foi chamada como Templo Imperial pois D. Pedro II e Dona Tereza Cristina estiveram no local no dia da fundação.

Esse pode ser um dos primeiros pontos de parada na região do centro de Maceió se você estiver saindo das praias da capital. Ela fica de frente a Praça Dom Pedro II que tem o prédio histórico da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

Mirante São Gonçalo

Para fazer uma bela foto de Maceió vista do alto, a dica é visitar o Mirante de São Gonçalo. Esse ponto fica no centro da cidade e bem próximo à Catedral Metropolitana e dá pra chegar numa breve caminhada, mas não esqueça que há uma subida íngreme!!

Antes de chegar ao mirante, recomendamos dar uma paradinha na Escadaria Todos pela Cidade, um local que passou por uma transformação incrível e hoje é um dos pontos turísticos da cidade.

Bairro histórico de Jaraguá

O tradicional bairro de Jaraguá está localizado perto da orla do bairro e conta com casarões antigos que foram da época do Brasil colonial, ou seja, você terá um olhar histórico e cultural da cidade. Nesta região você vai encontrar vários bares e restaurantes como o Restaurante Picuí, famoso por seus pratos com carne de sol.

Comer um chiclete de camarão

O prato chamado chiclete de camarão é quase um patrimônio de Maceió e faz o maior sucesso na cidade. Isso acontece porque o prato tem uma combinação de 5 queijos, camarão e azeite de dendê. Apesar do nome parecer bem estranho, você vai entender quando o prato for servido. Ele está disponível em diversos restaurantes na cidade, mas foi criado pelo chef do restaurante Imperador dos Camarões.

O que fazer em Maceió a noite

Para curtir a noite, Maceió não decepciona, pois tem opções de diversão para todas as idades. Iniciando por quem busca uma noite mais tranquila, a feirinha de artesanato de Pajuçara, que mencionamos anteriormente, fica aberta diariamente até às 23h.

Você ainda pode dar uma caminhada pela orla que fica agitada até tarde, jantar em algum dos diversos restaurantes da região, assim como dar uma volta para conhecer a vida noturna de Maceió. Pensando nisso, vários bares da orla oferecem happy hour e música ao vivo durante a noite.

A oferta de bares e nightclubs é diversa e você pode encontrar uma balada em qualquer lugar, mas principalmente perto da praia de Jatiúca. Sabendo disso, fomos conhecer alguns bares da região que ficam na Rua Dr Antônio Gomes de Barros e na Av. Empresário Carlos da Silva Nogueira, que tem uma boa concentração de locais para a noite. 

O que fazer em Maceió com chuva

Pratos de comida do restaurante Bodega do Sertão em Maceió
Restaurante Bodega do Sertão

Se por acaso você não deu sorte, está chovendo e não sabe o que fazer em Maceió, aqui vão algumas dicas. Em primeiro lugar tente curtir o seu hotel, principalmente se tiver jacuzzi e sauna. Tente tomar o café da manhã com calma, bem como gastar um tempo maior se tiver área de jogos ou leitura disponível. 

Contudo, sabemos que isso não vai ocupar o seu dia inteiro, por isso a dica é pegar um táxi e ir para locais fechados. No centro histórico tem a MUPA com visita guiada e os locais que já mencionamos na parte do centro histórico.

Outra opção é conhecer um dos museus da cidade, ainda mais quando existem tantas opções como o Museu do Esporte e o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), por exemplo. Aproveite também para ir ao pavilhão de artesanato e ter um bom almoço provando a comida típica de Alagoas ou quem sabe, pegar um cinema no shopping.

O que fazer em Alagoas em 4 dias: Passeios de bate-volta saindo de Maceió

Agora que você já viu nossas dicas sobre coisas para fazer em Maceió, saiba que a capital alagoana é ponto de partida para diversos passeios de bate-volta pelo litoral do estado. Nesse sentido, falo que é a partir de lá que você pode conhecer várias praias que ficam pertinho, aproveitar o dia e voltar para dormir em seu hotel em Maceió.

Dunas de Marapé

Quem vai passar uns dias a mais na capital alagoana, pode fazer o passeio para as Dunas de Marapé que fica a 65 km de distância no sentido sul. No entanto, o acesso ao local é feito de barco, já que fica numa área onde o rio e o mar se encontram.A região é preparada para o lazer, disponibilizando barracas e restaurantes, ou seja, você pode passar o dia inteiro se divertindo, comendo e bebendo tranquilamente.

Cânions do rio São Francisco

Considerado um dos cinco cânions mais impressionantes do mundo, o passeio para os cânions do rio São Francisco é maravilhoso, mas leva o dia todo. São quatro horas de viagem saindo de Maceió para conhecer os cânions, com paradas para refeição na região.

Para começar o dia, você vai poder fazer um passeio de catamarã pelo delta do rio São Francisco e ver os impressionantes paredões dos cânions que chegam a ter 80 metros de altura. Em seguida, aproveite o dia com uma bela refeição, descanso e admiração dessa obra da natureza que é sem igual.

Praia do Francês, Barra de São Miguel e Praia do Gunga

Seguindo em direção a Sergipe, a cerca de 40 km ao sul do estado, ficam a Praia do Francês, Barra de São Miguel e a Praia do Gunga, que dá pra conhecer fazendo o passeio de um dia. Você pode conhecer essas praias paradisíacas com tempo livre para relaxar e explorar os locais, mas não deixe de subir no mirante da Praia do Gunga e fazer fotos maravilhosas.

Praia de Ipioca e Paripueira

Pertinho de Maceió, sentido norte, ainda dá para fazer o passeio para o mirante da sereia, a praia de Ipioca e Paripueira. Além de estar perto da capital, recomendamos esse passeio porque tem piscinas naturais e ainda dá para estender até a praia do carro quebrado.

Nós paramos em Paripueira por uma noite antes de ir para Maceió, mas gostamos bastante e queremos voltar. A praia tem barracas bem equipadas com restaurante e toda estrutura necessária para turistas e vale muito a pena conhecer.

Maragogi

Para finalizar, indo mais ao norte, você pode fazer o passeio de um dia para Maragogi, nosso caribe brasileiro. Assim você pode curtir seu dia relaxando no mar, fazendo passeio de buggy ou até um tour panorâmico. Como é um pouco mais distante, recomendamos que passe algumas noites por lá e faça alguns passeios na região que são divinos.

O que fazer em Maceió em 7 dias: Roteiro com o que há de melhor

Letreiro eu amo Maceió
Letreiro eu amo Maceió

Com bastante informações sobre o que fazer em Maceió e Alagoas nas mãos, ainda queremos deixar uma sugestão de roteiro de 7 dias.

Primeiro dia: No seu primeiro dia conheça as praias de Ponta Verde, Pajuçara e as piscinas naturais. Experimente o que há de melhor na culinária local em um dos diversos restaurantes de Maceió.

Segundo dia: Já é hora de conhecer algumas praias do litoral norte como a Praia de Ipioca e Paripueira. Aproveite seu dia para relaxar nas águas quentes do mar do Nordeste e tirar muitas fotos. Se quiser dar uma esticadinha, siga até São Miguel dos Milagres que é paradisíaca.

Terceiro dia: No dia seguinte recomendamos uma excursão para a Praia do Francês, Barra de São Miguel e a Praia do Gunga.

Quarto dia: Para hoje a sugestão é ficar num beach bar na beira das praias centrais de Maceió. Ao final da tarde você pode conhecer o centro histórico, fazer um passeio cultural por Jaraguá e umas comprinhas na feira de artesanato.

Quinto dia: Voltando para a estrada é hora de conhecer as Dunas de Marapé e fazer os passeios extras pela região.

Sexto dia: Você não pode deixar de conhecer os cânions do São Francisco e o sertão alagoano, pois tem o cenário totalmente diferente do litoral.

Sétimo dia: Termine o roteiro de 7 dias em Maceió curtindo um pouco mais a capital e o ritmo de vida local. Se der tempo, curta mais as praias da cidade e vá até a orla ver o pôr do sol num dos diversos bares da região.

Melhores passeios em Maceió

Agora que já viu nossas dicas e tudo o que fazer em Maceió, que tal escolher os seus passeios e reservar com antecedência?! Assim você não deixa nada para última hora, se organiza e só aproveita a viagem sem preocupações.

Nossa hospedagem foi a convite do Hotel San Marino Maceió

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x