Home Europa O que fazer em Istambul na Turquia: Guia de viagem completo

O que fazer em Istambul na Turquia: Guia de viagem completo

por Andressa Silva
o que fazer em Istambul

Única cidade do mundo que está entre os continentes asiático e europeu, Istambul é considerado o centro do mundo. Cidade que já foi chamada de Constantinopla é repleta de atividades e atrações que fazem uma lista completa quando falamos sobre o que fazer em Istambul. 

Neste artigo, nós separamos o que há de melhor e as atrações imperdíveis para você visitar na cidade. Você poderá se programar para conhecer a cidade com roteiros de vários dias, presenciando a essência do país que revela uma cultura única.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país, sem contar que com saúde não se brinca. Fora que um atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Ela trabalha com as melhores empresas de seguro viagem do mercado.

FAZER COTAÇÃO

Abaixo está a lista com todos os assuntos abordados neste artigo. Você pode clicar nos temas a seguir para ser encaminhado direto ao assunto que desejar.

Como chegar em Istambul

Apesar de não ser a capital da Turquia, Istambul é a maior cidade do país e serve de hub para diversos locais do mundo. Como costumamos dizer, Istambul é o centro do mundo e a partir de lá, você pode ir ou chegar a praticamente qualquer lugar. 

Avião: Partindo do Brasil, nós temos a grande vantagem de ter um voo direto de São Paulo para Istambul pela companhia aérea Turkish Airlines para o aeroporto IST. Quem já está fora do Brasil, também terá opções de voos diários da europa e ásia, por exemplo, chegando pelo aeroporto IST ou SAW.

Transfer: Quando sair do aeroporto, reserve o serviço de transfer para chegar até o seu hotel. O motorista está disponível saindo do Novo Aeroporto de Istambul ou do aeroporto Sabiha Gokcen. Quem quer economizar pode pegar o ônibus Havabus ou Havaist para a praça Taksim.

Carro: Outra opção super confortável para viajar a Istambul seja saindo de outro país ou já estando na Turquia, é de carro. Por isso, nós recomendamos a RentCars para você escolher a melhor opção de carro alugado para a sua viagem. 

Ônibus: Há diversas opções de roteiros para chegar em Istambul de ônibus. Você pode chegar a cidade vindo de países ao redor, bem como pegar um ônibus de todas as cidades da Turquia para Istambul tranquilamente.

Trem: Os trens estão presentes no país e para chegar em Istambul não seria diferente. A Turkish Railways – TCDD oferece rotas saindo e chegando de Istambul todos os dias, mas ainda não tem para o país inteiro.

Veja as opções de rotas, horários e preços com o 12Go, nosso parceiro de viagens pelo mundo. Acesse nosso link para fazer suas reservas sem preocupações nos ajudará a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso.

Onde ficar em Istambul

Istambul é uma cidade enorme, e por isso tem opções de hospedagem espalhadas por todos os bairros. Portanto, é importante ficar atento a que região ficar para ter acesso fácil às principais atrações, seja a pé ou usando algum transporte.

Para saber mais detalhes sobre os melhores bairros para ficar em Istambul, leia o nosso artigo completo sobre onde ficar em Istambul. Nós também deixamos várias dicas de hospedagem de diversas categorias e valores que cabem em qualquer bolso.

A seguir, ficam algumas dicas extras de hospedagem em Istambul

Old Town İstanbul Hostel: Para começar com uma opção econômica, este hostel está na região central e você ainda poderá caminhar para chegar às principais atrações da cidade.

Burak Apart: Se você procura um hotel econômico, porém com boa qualidade e um espaço privativo, esta é uma ótima opção para ficar hospedado no centro histórico de Istambul.

Mayer Loft Suites: Apart-hotel com boa localização para quem gosta de ficar perto de atrações turísticas, rodeado de cafeterias charmosas, restaurantes e região de vida noturna.

DoubleTree Old Town: Hotel 5 estrelas com garantia de alta qualidade, ainda mais por ser da rede Hilton que é mundialmente conhecida.

Cronton Design Hotel: Perfeito para quem busca excelência, pois este hotel é maravilhoso em todos os sentidos, seja na localização, atendimento, conforto, sofisticação e luxo.

Veja todas as opções de hospedagem em Istambul e faça sua reserva já!

O que comer e onde comer em Istambul

Falar de Turquia e Istambul significa falar de comida boa com temperos diversos e sabores únicos. Por isso, a seguir, deixamos algumas dicas de pratos e locais para você aproveitar o que há de melhor na culinária turca.

As opções são muitas, mas em Istambul, você não pode deixar de provar o Balik Ekmek. Esse lanche é composto por um pão com peixe grelhado e salada que é feito na beira do estuário Corno de Ouro. É ali, em alguns barcos, entre a Ponte Gálata e o Mercado das Especiarias, que você poderá provar uns dos sanduíches mais característicos da cidade.

Aproveite a região para provar o Salgan, um suco de nabo bem azedinho e refrescante que é a paixão nacional. Há diversos carrinhos que vendem o suco exótico de frente aos barcos que servem os sanduíches de peixe. Outras opções de suco estão ao redor do Grande Bazar de Istambul, onde nós provamos suco de romã espremido na hora.

Se você quer provar o lanche de peixe mais gostoso da cidade, vá para Kayakoy e prove o Balik Durum. No Balık Dürüm Mehmet Usta eles fazem de forma especial e o pão é no estilo wrap com uma mistura de temperos muito boa.

Para provar os doces turcos, nós recomendamos a doceria Safa, Hafiz Mustafa e a Lokum Atolyesi. Há diversas unidades dessas três docerias espalhadas pela cidade com uma grande variedade de doces turcos, incluindo a famosa baklava, o kunefe e o lokum.

O restaurante Balkan Lokantasi é outro restaurante muito bom que oferece comidas caseiras da Turquia com valores ótimos. Você poderá provar pratos que não são encontrados em outros restaurantes da cidade.

O que fazer em Istambul, Turquia

Sendo a maior cidade do país e com grande importância histórica, Istambul tem muitas atrações e a lista do que fazer é enorme. Contudo, queremos deixar as principais atrações neste artigo e diversas cidades de passeios que você pode fazer num roteiro de até 5 dias.

Torre de Gálata

Torre de Galata em Istambul
Torre de Gálata

Para começar a falar sobre o que fazer em Istambul, indicamos a Torre de Gálata. Essa é uma das torres mais antigas do mundo e fica próximo de uma das regiões de comércio mais importantes de Istambul. Na região que a torre está, há um bairro muito agradável com muitas opções de hospedagem, bares e restaurantes que você pode conhecer fazendo um tour completo.

A história da Torre de Gálata começou como um farol e que passou por vários impérios. Nestes períodos ela também serviu como prisão e fortaleza de proteção da cidade, pois está num ponto alto e estratégico. 

Hoje em dia o espaço é um museu com exposições de artefatos encontrados na cidade e tem um mirante no topo com vista 360º. Não deixe de entrar na torre e subir até o topo para ver Istambul do alto, o Bósforo e fazer belas fotos.

Aproveite que está na região para conhecer pedaços da Muralha de Gálata que protegia a região no império bazantino. Bem próximo está a St. Pierre Han, um edifício histórico que foi uma pousada em 1771 para os franceses na época, e a Escadaria Kamondo no estilo Art Deco que é única na cidade.

  • Horários: Aberto todos dos dias das 08h às 00h
  • Preço: 100 TL

Ponte Gálata

Ponte de Gálata em Istambul
Ponte de Gálata

A Ponte Gálata foi a primeira ponte a ser construída na cidade, ligando a cidade velha para a parte do bairro Beyoglu. Além de sua importância histórica, é nesta ponte que você poderá ter uma visão da Torre Gálata e da cidade antiga com as mesquitas que formam a silhueta de Istambul. 

Durante toda a ponte, você verá 50 restaurantes que ficam no andar inferior, sendo uma boa opção para provar peixes e frutos do mar frescos. Além disso, poderá ver muitos pescadores, vendedores ambulantes e um pouco da vida agitada da cidade.

  • Horários: Aberto 24 horas
  • Preço: Gratuito

Bazar das Especiarias

Bazar das Especiarias de Istambul
Bazar das Especiarias

Entre as opções do que fazer em Istambul, o Bazar das Especiarias ou também conhecido como Bazar Egípicio, é uma das atrações imperdíveis. Esse bazar é de 1664 e faz parte de um complexo com a Mesquita Yeni, museus e palácios de Istambul.

Internamente é muito bonito e organizado, com diversas lojas de temperos, doces e castanhas turcas da melhor qualidade. Quando estivermos neste bazar, aproveitamos para comprar salames e azeitonas que são super diferentes e valeu a pena.

Dentro e fora, você vai encontrar muitas lojas que vendem café turco e artesanato da melhor qualidade, podendo ser um local para compras de lembrancinhas. Aproveite para passear pela região do comércio que é intensa e seguir para o Grande Bazar no mesmo tour que tem de tudo um pouco.

Próximo ao Bazar das Especiarias de Istambul, partem os passeios de barco pelo Bósforo e você pode fazer logo na sequência também. Será um combo perfeito para quem deseja conhecer Istambul da melhor forma possível e fazer boas compras.

  • Horários: Aberto todos dos dias das 08h às 19h30
  • Preço: Gratuito

Grand Bazaar

Grande Bazar de Istambul
Grande Bazar de Istambul

Esse é um dos maiores mercados fechados do mundo e claro, uma das principais atrações de Istambul. O Grande Bazar é de 1461, tem uma estrutura impressionante e muitas entradas, então aproveite para se perder entre as ruas e lojas.

Você poderá ver entre as tantas lojas, muitas roupas tradicionais, lojas de ouro, especiarias, cafés e objetos usados no dia a dia do turco, por exemplo. Em outras palavras, este é outro lugar muito bom para comprar presentes típicos do país e sentir a essência de Istambul e da Turquia.

Não esqueça de caminhar pelas ruas ao redor com o tour de compras se quiser conhecer mais do comércio local. São lojas que vendem tudo que você imaginar, restaurantes e casas de chás com preços excelentes.

  • Horários: Aberto de segunda a sábado das 10h às 18h
  • Preço: Gratuito

Mesquita Suleymaniye

Essa foi por séculos a maior Mesquita de Istambul e claro que merece estar entre a nossa lista com o que fazer em Istambul. Ao entrar nela, você vai se impressionar com o espaço interno e toda sua decoração. Os mosaicos estão bem presentes e as suas cúpulas altas deixam qualquer um de boca aberta.

Na Mesquita Suleymaniye é possível ver a cidade de uma forma diferente e admirar Istambul e o estuário do corno de ouro. Na área externa há um jardim e um cemitério muçulmano que traz muita paz e calmaria em meio ao burburinho da cidade grande. 

  • Horários: Aberto todos dos dias das 09h às 21h30
  • Preço: Gratuito

Santa Sofia

Basílica Santa Sofia
Santa Sofia

Catedral construída no império bizantino, mas que foi convertida a mesquita no império otomano. Hoje é uma mesquita e museu histórico onde é possível visitar para conhecer mais a história local, ver sua beleza interna e detalhes das misturas arquitetônicas que o local foi ganhando com o passar dos impérios.

Na parte externa há um painel com a figura de dois imperadores e a Virgem Maria. Esta figura representa um dos imperadores que tem uma igreja nas mãos e o outro com um prédio que representa a cidade, onde ambos estão oferecendo para a Virgem Maria que está no meio.

Dentro da mesquita, há muitas características católicas e muçulmanas, incluindo imagens, nomes e detalhes interessantíssimos, por isso recomendamos fazer um passeio guiado para que o profissional possa falar mais detalhes da história e apresentar fatos da Santa Sofia

Antes de entrar, as mulheres devem cobrir a cabeça e logo depois há um espaço onde todos devem retirar e guardar os sapatos. Lá dentro você pode passar um bom tempo explorando o local com tranquilidade.

  • Horários: Aberto 24 horas
  • Preço: Gratuito

Mesquita Azul

Mesquita Azul em Istambul
Mesquita Azul

A Mesquita Azul, ou em turco Sultan Ahmet Camii, é uma das mais importantes de Istambul e por isso é listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ela foi construída em 1616 e entre sua arquitetura exuberante, os seus 6 minaretes e os mais de 21 mil azulejos que dão o nome da mesquita, chama a atenção. 

Nós recomendamos visitar, mas ela está em reforma há alguns anos e quase todos os azulejos estão cobertos. No entanto, você poderá ver um pouco para imaginar como é a decoração dela e poder imaginar essa maravilha do patrimônio mundial.

Na mesma região da Santa Sofia, fica a Mesquita Azul com um jardim entre os templos e outras atrações históricas. Você verá mais da história dos impérios bizantino e otomano que passaram por Istambul e deixaram grandes marcas na cidade como os vestígios do Hipódromo de Constantinopla, o Obelisco de Teodósio e a coluna de serpente, por exemplo.

  • Horários: Aberto diariamente das 9h às 19h
  • Preço: Gratuito

Cisterna de Teodósio

Esta cisterna histórica é algo totalmente diferente de tudo que já vimos pela Turquia, pois é uma das estruturas mais antigas da cidade, feitas para armazenar água. Ela foi construída durante o reinado de Teodósio II e tem em torno de 1600 anos de história.

Ao visitar, você deve se programar para ver o espetáculos de luzes 3D que são projetadas nas paredes, colunas e teto. Essa projeção dura apenas 10 minutos, mas acontece várias vezes ao dia, sendo a primeira às 9h e a última às 18h.

Vale comentar que esta não é a Cisterna Basílica e não deve ser confundida. Esta segunda cisterna é a maior cisterna subterrânea construída de Istambul e foi pelo imperador Justiniano I do império bizantino, porém ela está fechada para reformas.

  • Horários: Aberto todos dos dias das 09h às 19h
  • Preço: 120 TL

Parque Gulhane

Visitar o Parque Gulhane é uma das coisas que você deve fazer ao visitar Istambul, seja para fazer uma caminhada ou andar de segway. Primeiro porque ele está numa localização central na parte histórica da cidade e fica perto de muitas atrações e segundo porque ele é parte do complexo do Palácio Topkapi. 

Durante a primavera, esse parque é um dos pedaços mais especiais de Istambul, pois flores de diversos tipos crescem e as tulipas aparecem. Além disso, há uma mesquita, um riacho e um lago com fonte e o museu de ciência da cidade, entre outras coisas.

  • Horários: Aberto 24 horas
  • Preço: Gratuito

Palácio Topkapi Istambul

Construído de 1466 a 1478, este palácio serviu como moradia de diversos sultões do império otomano por mais de 400 anos. Hoje em dia o Palácio Topkapi é um dos edifícios históricos e museus mais importantes da Turquia, assim como desta região do mundo.

Ao entrar no palácio, você verá muitos espaços luxuosos que são bem preservados e mostram a história e vida dos sultões que moraram no local. Há diversos espaços para visitar como a Seção Harem, a cozinha, a mesquita, os quartos e jardins, por isso recomendamos que faça a visita com um guia para ter maiores informações.

  • Horários: Aberto de quarta a segunda das 9h às 18h e a Seção Harem até as 17h
  • Preço: 285 TL para o Palácio, Harem e Hagia Irene

Museus de Istambul

o que fazer em Istambul
Bairro Beyoglu e a Torre de Gálata

Em Istambul existe uma infinidade de museus que mostram informações e histórias tanto da cidade quanto do país em geral. Você pode comprar um bilhete único para entrar em vários locais dos que mencionaremos a seguir ou pode comprar o cartão turístico que é mais completo e inclui passeios com guia.

A seguir estão alguns dos museus mais importantes e mais visitados da cidade, além dos que já citamos anteriormente.

Museus Arqueológicos de Istambul: Este foi o primeiro museu da Turquia que expôs peças desde o Império Otomano até a era República Turca que vivemos atualmente.

Arte Turca e Islâmica: Apresenta a maior coleção de tapetes do mundo que vem do Império Seljúcida e raros exemplares que vem das regiões do Irã, por exemplo.

Museu das Ilusões: Espaço interessantíssimo com mais de 60 ilusões, sendo uma ótima opção para quem viaja com crianças e busca algo diferente e divertido.

Museu Judaico da Turquia: Sinagoga com exibições sobre a história dos judeus sefarditas do Império Otomano e sua trajetória pela Turquia.

Ciência e Tecnologia no Islã: Museu com 12 seções que exibe várias coisas como algumas ferramentas inventadas e desenvolvidas por cientistas islâmicos da turquia

Galata Mevlevi Lodge: Edifício otomano mais importante do bairro Beyoglu construído em 1491 com exibições sobre a ordem sufi islâmica Mevlevi.

Show de dança do ventre no Sultana’s

Dança turca no Sultanas Istambul
Dança turca no Sultanas Istambul

Esta é a melhor forma de conhecer a cultura turca quando falamos de danças, músicas e comida. Você poderá viver como nos contos da 1001 noites com o show de dança do ventre no restaurante Sultana’s em Istambul, que inclui jantar, bebidas alcoólicas ou não alcoólicas e o serviço de transfer.

Como nós ficamos hospedados perto do Sultana’s, preferimos não marcar o transfer e fomos caminhando para ver um pouco da noite de Istambul. Logo que chegamos fomos bem recepcionados e levados à mesa que estava reservada para a gente. A garçom nos perguntou de onde éramos e logo trouxe uma bandeira do Brasil e da Turquia para a mesa.

O show começou com a apresentação de dança e músicas do folclore turco onde homens e mulheres dançavam de forma tradicional. Em seguida, as dançarinas apresentaram a dança do ventre e as pessoas foram colocando notas de dinheiro em sua roupa como um agradecimento pela bela apresentação.

Na hora do jantar, você será servido com vários pratos que incluem 3 entradas, 1 prato principal com opção de carne, frango ou peixe. Para a sobremesa nos foram servidos um prato de frutas frescas e outro com doces turco.

Entre as bebidas estavam disponíveis água, refrigerantes, cerveja, vinhos e destilados. Você também pode comprar outras bebidas num cardápio que oferece vários tipos de destilado de boa qualidade, em garrafa ou dose.

Por fim, vale comentar que a nossa noite no Sultana’s foi espetacular e não poderia ser melhor para nos despedir de Istambul. Nós adoramos a experiência e por isso recomendamos que faça sua reserva com antecedência, pois os lugares esgotam muito rápido. 

Passeio de barco em Istambul

Mesquita Sulthanamet em Istambul
Corno de Ouro

Fazer um passeio de barco pelo Bósforo é um dos clássicos da cidade e não poderia ficar de fora da nossa lista com o que fazer em Istambul. Você terá a opção de fazer em diversos horários do dia, por isso recomendamos fazer um de dia para ver a cidade por um ângulo diferente e fazer um a noite com danças e músicas tradicionais.

O passeio de barco durante o dia começa na Cidade Velha em Eminonu passando pelo lado europeu e asiático, seja no barco regular ou num iate com mais sofisticação. Você poderá desfrutar de uma bela vista dos palácios, mesquitas e principais pontes de Istambul. 

O que fazer em Istambul a noite

A noite de Istambul é bem diversa, ou seja, tem atividades em muitas partes da cidade. Para quem procura uma noite mais tranquila, nossa sugestão é procurar um bom restaurante para jantar e passear pelo centro antigo e visitar a região da Santa Sofia. Você terá a oportunidade de ver a cidade toda iluminada e transformada com um ar bucólico muito bonito.

Além disso, dá para fazer um passeio de barco noturno com dança tradicional, comidas típicas e muita música. A noite também acontece o show de Dervixes Rodopiantes com a cerimônia Mevlevei Sema em Istambul, sendo uma ótima oportunidade de conhecer mais da cultura do país.

Quem procura uma noite com festas e bares, pode ir a três regiões como por exemplo, os bairros Karakoy e Beyoglu, e nas proximidades da praça Taksim. Há uma boa concentração de bares na região que agitam a noite da cidade e você poderá conhecer um ou vários destes bares e restaurantes para se divertir.

O que fazer em Istambul de graça

Quem está fazendo uma viagem econômica à Turquia, tem a oportunidade de conhecer muita coisa de graça. Ainda mais quando falamos de parques, mesquitas, prédios e monumentos históricos. Contudo, em Istambul, você terá muita oportunidade de passear gratuitamente, pois além dos pontos turísticos que mencionamos anteriormente, você ainda pode fazer mais.

Free tour por Istambul: Esse tour passa pelas principais atrações do centro histórico de Istambul e é totalmente gratuito. Dessa forma você terá a oportunidade de conhecer a história da parte mais importante da cidade com um guia especializado que fala em espanhol ou inglês.

Free tour pelo bairro de Taksim: Neste passeio gratuito, você terá a oportunidade de explorar a região mais elegante de Istambul. Você também vai conhecer prédios, histórias e muita coisa bacana pelo caminho com todas as explicações do guia, que pode ser em espanhol ou inglês de acordo com a sua reserva.

Esses passeios que recomendamos são em parceria com a Civitatis, uma empresa que confiamos, compramos ingressos bem como excursões pelo mundo todo. Inclusive nós fizemos o free tour de Istambul e recomendamos fortemente. Você paga o que quiser e quanto poder ao guia, demonstrando sua gratidão pelo serviço prestado.

Quer saber mais sobre Istambul? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Istambul, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e as principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Istambul

Como você já viu, em Istambul há dezenas de atividades e passeios para fazer. Portanto, deixamos abaixo mais opções de passeio com a Get Your Guide, que é nosso parceiro aqui no site e vai complementar a sua viagem para a Turquia.

A nossa visita ao ​​Sultana’s Istanbul foi uma cortesia do estabelecimento.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x