Home Brasil O que fazer em Gravatá, PE: Tudo sobre a Suíça pernambucana

O que fazer em Gravatá, PE: Tudo sobre a Suíça pernambucana

por Andressa Silva
Letreiro de Gravatá Pernambuco

Gravatá é uma das cidade mais turísticas do agreste de Pernambuco, principalmente por estar numa região de serra e ter um clima mais ameno e frio. Além disso, a cidade é cheia de atrações que fazem parte deste artigo sobre o que fazer em Gravatá, que mostram a história, cultura e natureza.

Aqui você terá informações extras que vão desde como chegar a Gravatá, até onde ficar e dicas de onde comer. Dessa forma, você também terá um guia completo de Gravatá e poderá organizar a sua viagem com roteiro cheio de atrações imperdíveis na Suíça Pernambucana.

Abaixo você poderá ver a lista de assuntos deste artigo e pode clicar para ser encaminhado ao tema que desejar. 

Como chegar em Gravatá

Localizada a pouco mais de 80 km do Recife, a capital do estado, Gravatá está na região do agreste. Ela está no começo de uma região de serra, mas que tem fácil acesso pela BR 232, uma das principais do estado. Você também terá acesso por estradas estaduais que se conectam à Gravata de diversos pontos da região.

Avião: O aeroporto mais perto de Gravatá é o de Caruaru, mas como é pequeno, só recebe voo comercial de Recife. Você também pode desembarcar no aeroporto de Recife se estiver numa cidade mais distante.

Carro: Viajar de carro é a melhor forma de conhecer o interior do estado. Portanto indicamos que você alugue um carro pelo site da Rentcars aqui no blog e retire em diversas cidades e aeroportos do Brasil. 

Ônibus: O Terminal Rodoviário de Gravatá fica bem próximo ao centro da cidade e recebe ônibus de muitas cidades do Nordeste. As empresas Logo Caruaruense, Progresso e Borborema, por exemplo, têm rotas frequentes para a cidade.

Você pode comprar as passagens aéreas e de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando nesse link.

Transporte Alternativo: Pelo interior do estado tem várias opções de transporte alternativo, mas você deve ficar atento se eles são cadastrados com a prefeitura. Há rotas para Caruaru, por exemplo, que é a maior cidade do agreste.

Onde ficar em Gravatá, PE

Cafeteria no Polo Moveleiro de Gravatá Pernambuco
Cafeteria no Polo Moveleiro

Encontrar bons lugares para ficar em Gravatá não é problema. Ainda mais quando a cidade oferece opções que vão das mais acessíveis até as mais caras e luxuosas entre os haras e chalés com estilo europeu que chamam a atenção. Para se hospedar num lugar legal, recomendamos fazer as reservas com Booking.com aqui no blog com antecedência. 

Porto da Serra Hotel: Começamos dando as dicas de onde ficar em Gravatá com esse hotel que oferece quartos elegantes e confortáveis. Além disso, todo o espaço é super agradável para relaxar em seus dias de férias.

Hotel Três Palmeiras: Este é outro hotel que tem uma bela estrutura e seus serviços 3 estrelas. Sua localização é central, ou seja, você poderá ir para os principais pontos da cidade numa breve caminhada.

Hotel Fazenda Céu Aberto: Este hotel é completo e tem aquele clima gostoso de fazenda com lago, vacas e cavalos. Você ainda pode contar com uma piscina e uma bela vista das montanhas da região.

Portal de Gravatá: Seguindo a mesma forma do hotel mencionado anteriormente, mas oferece alguns diferenciais, portanto esta é outra ótima opção para você ficar em Gravatá e se divertir com sua família.

Villa Hípica Resort: Quem busca um local cheio de sofisticação e luxo, pode contar com esse hotel 5 estrelas, pois há hipismo e piscina, quadra de tênis, restaurante e academia na ótima estrutura do local.

Veja todas as opções de hotéis em Gravatá e faça sua reserva já!

Bares e Restaurantes em Gravatá

Pirata Bar e Restaurante em Gravatá PE
Pirata Bar e Restaurante

Em Gravatá você vai encontrar várias opções de restaurantes e bares bacanas para provar o melhor da culinária local. Uma das boas opções é o Mercado Cultural que você verá neste artigo como uma das atrações, pois é um local histórico onde você pode comer, beber e se divertir.

Ainda falando de comida boa, bebida e diversão a preços acessíveis, indicamos o Rainha da Panelada, assim como o Pirata Bar e Restaurante com seus pratos gigantes de arrumadinho e suas cachaças artesanais. Outra ótima opção para provar a culinária típica de Pernambuco é o Restaurante Mania Caseira com pratos deliciosos. 

Para lanches, o clássico da cidade é o Rei das Coxinhas que tem diversas unidades nas estradas do estado, mas começou sua história em Gravatá e hoje tem duas unidades pertinho do centro. Neste local você pode provar de coxinhas e lanches à comida tradicional. 

Para fugir das comidas típicas do interior, recomendamos o Restaurante Estação do Mar porque provamos e adoramos. Para fondue e vinhos, alguns lugares bem recomendados são o Restaurante Taverna Suíça, La Fondue Unique e o Barito Fondue.

O que fazer em Gravatá, PE

Em Gravatá você vai encontrar uma mistura de atrações que envolvem cultura, culinária, história e costumes. Durante seus dias na cidade, ainda poderá conhecer a arquitetura diferenciada, que foi trazida à região por um suiço que se apaixonou por Pernambuco.

Mercado Cultural e Mercado Municipal de Gravatá

Mercado Cultural em Gravatá PE
Mercado Cultural

Para começar a falar sobre o que fazer em Gravatá, queremos indicar o Mercado Cultural, pois foi um dos pontos que mais gostamos. Ele é o antigo Mercado da Charque que foi construído em 1911, mas passou por uma revitalização preservando seu charme e traços antigos. 

Hoje em dia o Mercado Cultural tem dezenas de pequenos restaurantes que servem comidas caseiras, petiscos e bebidas o dia todo. Durante os finais de semana, você poderá provar a culinária regional e tomar uma cerveja gelada ao som de músicas tradicionais cantadas por artistas locais.

Na mesma região ainda funciona o Mercado Municipal de Gravatá e a Feira Livre da cidade, onde é possível explorar um pouco mais dos costumes da região. No entanto, indicamos ir pela manhã, um pouco antes do almoço e já aproveitar que o Mercado Cultural fica ao lado, para almoçar.

Polo Moveleiro

Artesanato no Polo Moveleiro
Artesanato no Polo Moveleiro

Essa é uma das principais atrações da cidade e claro, está em nossa lista do que fazer em Gravatá. Você vai encontrar uma rua principal e outras adjacentes com muitas lojas de móveis e artesanato que são feitos principalmente de madeira de ótima qualidade. 

Além disso, a região está cheia de cafeterias e restaurantes que servem vinhos, fondues e chocolates para esquentar os dias frios na Suíça pernambucana. Na entrada na rua do Polo Moveleiro, no sentido da BR para a cidade, há um monumento, um arco e uma placa que falam mais sobre a atração e a rua com suas lojas de móveis.

Memorial de Gravatá – Museu Municipal

Memorial e Museu de Gravatá
Memorial e Museu de Gravatá

Esse é um ótimo lugar para conhecer a história de Gravatá e fatos sobre a cidade. O mais legal é que o edifício do museu, era a antiga cadeia da cidade e ainda conta com a estrutura original. Dessa forma, as exposições estão separadas em celas que mostram fatos interessantes e a história da cidade, como o surgimento do nome, por exemplo.

Logo ao entrar, há uma exposição falando sobre a história de Gravatá e seguindo para a primeira cela, você começará a entender sobre a construção da cidade e a morte do Tenente Cleto Campelo, que fazia parte da Coluna Prestes em Gravatá. Da mesma forma estão as outras salas que falam sobre a religiosidade, eventos e personalidades que fizeram parte da cidade.

Alto do Cruzeiro

Capela no Alto do Cruzeiro em Gravatá PE
Capela no Alto do Cruzeiro

Nossa lista com o que fazer em Gravatá não poderia deixar de fora o Alto do Cruzeiro, o mirante da cidade a 600 metros de altitude. Assim que chegamos, vimos uma pequena e singela capela, chamada Cristo Rei. Mais a frente está a imagem do Cristo Redentor, o Cruzeiro com uma bela vista da cidade e toda região. 

A Escada da Felicidade, um ponto que envolve muitas histórias da cidade, estava fechada quando visitamos. No entanto, a prefeitura está realizando a revitalização da escadaria de 365 degraus que dará acesso ao Alto do Cruzeiro.

Igreja Matriz de Sant’Ana

A Igreja Matriz, dedicada à padroeira da cidade, Sant’Ana, é um dos principais pontos para você visitar. Sua história vem de 1810 quando começaram as obras da pequena capela que durou 12 anos. No entanto, 1940 ela foi demolida e no mesmo local, a nova igreja foi construída no formato que vemos hoje em dia. Missas acontecem regularmente e você poderá visitar tranquilamente.

Estação do Artesão

Trem antigo na estação do artesão
Trem antigo na estação do artesão

Neste local funcionou a antiga estação ferroviária de Gravatá, que foi reformada e hoje é um local colorido e cultural. Portanto, ao visitar a estação, você poderá ver dezenas, senão centenas de peças de artesanato que estão à venda, tudo feito por artistas locais. São peças de tecido, madeira, barro, material reciclável e tem até licor produzido de forma artesanal para experimentar e comprar.

Na parte de trás da estação, você poderá ver alguns vagões antigos, pois eles estão expostos ao ar livre. Ainda é possível ver a linha férrea desde a estação até a região do letreiro de Gravatá, que por sinal é um lugar que você também deve visitar para tirar uma foto.

Museu de Carros Antigos Sonho de Criança

Essa é uma atração que reúne a maior coleção de carros antigos do nordeste. Durante a visita, você ainda verá uma cidade cenográfica, loja de artesanato e uma praça de alimentação para fazer um lanchinho. Infelizmente não conhecemos o local, pois só abre de sexta a domingo e nós visitamos a cidade no começo da semana. A entrada custa R$8 e fica aberto das 8h às 17h.

Avenida Joaquim Didier

Avenida Joaquim Didier em Gravatá
Avenida Joaquim Didier

Na região do centro de Gravatá, em Pernambuco, você poderá ir até a Avenida Joaquim Didier. Essa avenida é cheia de casarios antigos e coloridos que mostram um pouco dos tempos coloniais de Gravatá. Muitas dessas casas foram reformadas e preservam suas características originais, pois se tornaram escritórios, escolas, lanchonetes e restaurantes. 

Bem próximo a Estação do Artesão, você vai encontrar a Estátua de Luiz Gonzaga, pois nesta avenida também acontecem muitos eventos. O espaço também é conhecido como Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, onde o palco, camarote e cidade cenográfica do São João, por exemplo, fazem parte da estrutura da festa.

Túnel e Ponte Cascavel

A Ponte e o Túnel Cascavel fazem parte da antiga linha ferroviária que partia de Recife à Gravatá em Pernambuco. Essa obra foi um desafio, pois teve que passar pelo meio da serra e houve muita dificuldade para transportar todo o material para o local. Para acessar esses locais e fazer a trilha, a melhor forma é participar de um passeio com guia. Além disso, você poderá se aventurar e fazer rapel da Ponte Cascavel que tem 50 metros.

Cachoeira da Palmeira

Para finalizar a nossa lista sobre o que fazer em Gravatá, deixamos essa cachoeira que fica a 17km do centro da cidade. Ela tem 3 quedas d’água que fazem a diversão dos visitantes, junto com as bicas e piscinas naturais que são formadas na região da cachoeira. Além disso, a Cachoeira da Palmeira, tem uma boa estrutura com banheiros, por exemplo.

Quer saber mais sobre Gravatá, PE? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Gravatá, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre a cidade e as principais atrações. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeos toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Pernambuco

Agora que você já sabe o que fazer em Gravatá e suas principais atrações, que tal se programar e arrumar as malas?! Para dar uma ajuda extra, deixamos abaixo algumas opções de passeios pelo estado, só que dessa vez pelo litoral para explorar o belo litoral nordestino.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x