Home Brasil O que fazer em Garanhuns, PE: A cidade das flores, colinas e clima frio

O que fazer em Garanhuns, PE: A cidade das flores, colinas e clima frio

por Andressa Silva
Relógio das Flores de Garanhus PE

Localizada no Planalto da Borborema, com clima ameno e temperaturas baixas no inverno, Garanhuns é uma das melhores cidades para visitar no interior de Pernambuco. Ela é uma cidade cheia de atrativos e por isso nossa lista com o que fazer Garanhuns, passa por locais históricos, parques e igrejas que contam detalhes sobre a região.

Chamada de Cidade das Flores ou Cidade da Garoa, Garanhuns é formada por sete colinas. Além disso, é local do maior evento cultural do Brasil e palco de muitos festivais que movimentam a cidade.

Abaixo você poderá ver a lista de assuntos deste artigo e pode clicar para ser encaminhado ao tema que desejar. 

Como chegar em Garanhuns, Pernambuco

Localizada na região agreste de Pernambuco, a cidade de Garanhuns está a apenas 230 km de Recife, a capital do estado. Cidades importantes na região como Caruaru e Arcoverde, por exemplo, estão a pouco menos de 100 km e Maceió, capital alagoana, está a 170 km. Isso indica que há diversos meios e rotas para chegar a Garanhuns. 

Avião: O aeroporto mais perto de Garanhuns é o de Caruaru, mas como ele ainda é pequeno, só recebe voo comercial de Recife. Você também pode desembarcar no aeroporto de Recife ou Maceió, já que essas capitais nordestinas estão perto da cidade. 

Carro: Como você já deve imaginar, essa é a melhor forma de chegar a Garanhuns, mas se você não tem carro, indicamos alugar. Você pode alugar um carro pelo site da Rentcars aqui no blog e retirar em diversas cidades e aeroportos do Brasil. 

Ônibus: O terminal rodoviário de Garanhuns recebe ônibus que partem de diversas cidades da região. As empresas de ônibus Progresso, Gontijo, Astrotur e Guanabara, por exemplo, oferecem várias rotas que vão para lá com conforto.

Você pode comprar as passagens aéreas e de ônibus com a 12Go, nossa parceira aqui no site, clicando nesse link.

Transporte Alternativo: Em todo o interior do estado, há uma opção a mais de transporte que são as vans de transporte alternativo. Algumas são cadastradas com as prefeituras das cidades, mas algumas não são, então fique atento a essa opção.

Onde ficar em Garanhuns

Avenida Rui Barbosa em Garanhuns
Avenida Rui Barbosa em Garanhuns

Quem deseja passar alguns dias em Garanhuns, poderá contar com várias opções de hospedagem. Os hotéis que oferecem uma experiência diferente são os localizados no Mosteiro de São Bento e no Seminário São José, mas para ficar nesses locais, você teria que entrar em contato direto com eles. Para se hospedar num bom lugar e se programar com antecedência, recomendamos fazer as reservas com Booking.com

Hotel Tavares Correia: Esse é o melhor hotel da cidade, sendo perfeito para quem quer ficar num lugar confortável e um pouco mais sofisticado. Ele tem 4 estrelas e proporciona dias de hospedagem com direito a salão de jogos e 2 restaurantes.

Hotel Village: Hotel com 2 estrelas, mas com ótima estrutura e boas avaliações de quem já se hospedou por lá. A nota no Booking é muito boa, dando destaque a relação custo-benefício.

Pousada Viana: Está localizado na chácara de mesmo nome e dá ao hóspede dias com o verdadeiro clima de interior. Os quartos e chalés são bem equipados, por isso estão disponíveis para famílias de até 4 pessoas.

Hotel Reobot Center: Essa é mais uma opção de hospedagem, que apesar de simples, parece um bom lugar para quem está fazendo uma viagem econômica. A localização é central e a equipe de funcionários é atenciosa.

Flat Bugayalê: Por fim, deixamos uma opção de apartamento, pois é espaçoso, completo e está perto das principais atrações e do centro da cidade.

Veja todas as opções de hospedagem em Garanhuns e faça sua reserva já.

Onde comer e beber em Garanhuns

Chocolate Sete Colinas em Garanhuns
Chocolate Sete Colinas em Garanhuns

Quem quer saber como comer e beber em Garanhuns ou procura o que fazer em Garanhuns a noite, a dica fica para o Polo Gastronômico Heliópolis. Esse espaço é uma pequena rua cheia de restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos e tem até um cinema antigo, o Cine Eldorado. Há restaurante de carnes, comida chinesa e boteco com petiscos e cervejas geladas. 

Alguns locais bem recomendados para aproveitar a noite na cidade são o Dom Pedro Gastrobar, o Botequim Relojoeiro e o Soul Music Bar, por exemplo. Para fazer boas refeições, a Pizzaria Due Fratelli está entre as melhores da cidade, bem como o restaurante Praça da Pizza que é mais em conta.

Para tomar um café e fazer lanches, nós indicamos o Chocolate Sete Colinas, pioneiro na fabricação do chocolate artesanal no interior do estado. O local, além de muito agradável, tem salgados, doces, bebidas quentes e frias, e claro, muito chocolate. 

Festivais e Eventos em Garanhuns

Palco do Teatro Luiz Souto Dourado em Garanhuns
Palco do Teatro Luiz Souto Dourado

Por Garanhuns ter um clima bom, ser pequena e ter diversos espaços que são perfeitos para eventos, muitos festivais acontecem por lá. O Festival de Inverno de Garanhuns – FIG, por exemplo, é um dos maiores festivais culturais do Brasil. Já o Viva Dominguinhos fala sobre o grande mestre do forró e a Bienal do Livro faz a gente viajar na literatura.

Quem quer fugir das folias de carnaval pode ir ao Festival de Jazz que acontecia na cidade, passou alguns anos em Gravatá, mas voltou recentemente a acontecer em Garanhuns. Músicos da MPB como ​​Ivan Lins, Ed Motta já passaram por lá, assim como os roqueiros Andreas Kisser e Kiko Loureiro marcaram presença entre as bandas de Jazz.

Outro grande evento que acontece em Garanhuns é o Natal das Luzes. A cidade inteira fica iluminada e o Papai Noel passeia de trenzinho pela região central. São dias encantadores com cantatas, comidas típicas e muita decoração com temas natalinos para encantar a todos os visitantes.

O que fazer em Garanhuns, PE

A cidade das flores e da garoa tem vários atrativos e pontos de visita que fazem sua viagem à Garanhuns ser perfeita. Portanto, a seguir, você terá uma lista com o que fazer em Garanhuns, detalhes dos locais e um pouco da nossa experiência de visitar cada ponto da cidade. Também deixamos algumas dicas e valores que são cobrados para entrar em algumas das atrações, já que a grande maioria é gratuita.

Relógio das Flores

Relógio das Flores de Garanhus PE
Relógio das Flores

Para começar a falar sobre o que fazer em Garanhuns, recomendamos a visita ao Relógio das Flores, o cartão-postal da cidade. Esse relógio tem 4 metros de diâmetro e foi construído em 1981 com muitas flores em sua decoração, sendo o único do norte e nordeste do Brasil a funcionar com cristal de quartzo e alta tecnologia. 

O Relógio das Flores de Garanhuns está localizado na Praça Tavares Correia, um local pertinho do centro da cidade. Ela tem acesso por uma das avenidas mais importantes, a Rui Barbosa, que aos domingos tem um espaço exclusivo para adultos e crianças andarem livremente pela pista. 

Parque Euclides Dourado – Parque dos Eucaliptos

Um dos principais parques de Garanhuns, o Euclides Dourado, fica no meio da cidade e abriga o Jardim Zoológico e a Biblioteca Municipal Luís Jardim. Além disso, há quadras esportivas, playground para crianças, pista de cooper para quem deseja fazer esportes e uma rampa de skate.

Esse espaço também é chamado de Parque dos Eucaliptos porque é composto por muitas árvores que dão o nome ao local e tem um cheiro incrível. Durante os dias de eventos na cidade, um palco é montado e as pessoas podem aproveitar o espaço e se divertir muito.

Seminário São José

Seminário São José em Garanhuns
Seminário São José

O Seminário São José foi construído em 1944 e não poderia ficar de fora deste artigo sobre o que fazer em Garanhuns. Ele serve de abrigo para seminaristas da Congregação Diocesana, bem como há uma capela onde as missas acontecem regularmente. Uma parte serve de hospedaria e fica à disposição dos turistas que vão visitar Garanhuns e buscam uma nova experiência.

Fonte Luminosa

Essa pequena praça fica entre duas avenidas de Garanhuns e às vezes acaba passando despercebido. No entanto, ela tem uma fonte luminosa que faz parte do evento Natal das Luzes, que acontece na cidade todos os finais de ano. Infelizmente não tivemos a oportunidade de visitar o local à noite, mas durante o dia já estava bonita e agradável.

​​Praça Guadalajara – Mestre Dominguinhos

Mestre Dominguinhos, nascido em Garanhuns, é homenageado nesta praça que é considerada a principal da cidade. Ao chegar lá, a primeira coisa que vemos é a escadaria com um desenho bem colorido de Dominguinhos, mas também há uma estátua do cantor com sua sanfona.

Nesta praça acontecem diversos eventos e é casa do palco principal do Festival de Inverno da cidade. Uma bela estrutura é montada para que todos possam aproveitar o frio da região e muita música boa.

Centro Cultural de Garanhuns em Pernambuco

Teatro Luiz Souto Dourado em Garanhuns
Teatro Luiz Souto Dourado

O Centro Cultural de Garanhuns funciona na antiga Estação Ferroviária da cidade com uma bela arquitetura inglesa e neoclássica. Uma das entradas é pela Casa do Artesão, onde você pode comprar diversas peças de artesanato feitas de papel, madeira e tecido, por exemplo. 

No local também funciona o Teatro Luiz Souto Dourado, onde apresentações teatrais e espetáculos acontecem frequentemente. Você pode visitar durante o dia, quando não está havendo apresentação e verá que o local, apesar de ter passado por reformas, muitos aspectos foram preservados, inclusive os bancos de ferro que eram dos trens antigos.

Mosteiro de São Bento

Mosteiro São Bento em Garanhuns PE
Mosteiro São Bento

Construído em 1940, o Mosteiro de São Bento é um local de formação de monges. No local, pudemos ver uma bela capela onde acontecem missas regulares e um espaço que serve como hospedaria. Além disso, há uma pequena loja que vende itens religiosos e uma pequena fábrica de hóstias, mas infelizmente não estava aberta quando visitamos.

Castelo de João Capão

Castelo de João Capão
Castelo de João Capão

Um morador de Garanhuns tinha o sonho de viver num castelo medieval e com suas próprias mãos, acabou o construindo. Ele se chamava João Ferreira, conhecido como João Capão, que acabou falecendo sem concluir o seu castelo. Apesar disso, duas torres com o estilo medieval, um salão, um jardim e uma fonte, foram construídas.

Ao entrar é que conseguimos ver que existe uma estrutura regular de casa e a fachada é que é de um castelo. Como a obra não foi concluída, a família, que toma conta, pede R$2 como taxa de entrada (junho 2022) e pede doações para reformar e terminar outras partes do local.

Parque Ruber Van Der Linden

Super conhecido na cidade, o Parque Ruber Van Der Linden entra em nossa lista do que fazer em Garanhuns, porque é lindo e ainda é um dos espaços de eventos e festivais na cidade. Este parque é uma reserva ecológica de mata tropical no meio da cidade e tem fácil acesso. Foi construído em homenagem ao engenheiro que fez o projeto dele, o Ruber Van Der Linden.

Paróquia Santo Antônio

Bem no centro da cidade fica a Paróquia Santo Antônio, uma das principais igrejas de Garanhuns. Apesar de simples, o local é bonito e traz aos visitantes momentos de paz e reflexão durante as missas, que são regulares. Durante alguns eventos, a paróquia serve como palco para músicas, pois tem uma acústica muito boa.

Cristo do Magano

Esse é o segundo ponto mais alto de Pernambuco e local onde é possível ver Garanhuns de cima. Lá no topo do Alto Magano, uma imagem de Jesus Cristo crucificado medindo 4 metros de altura foi construída há muitos anos. Esse Cristo passou a ser considerado o mais alto do Brasil em relação ao nível do mar, pois está a 1.030 metros de altitude.

Você pode ir até lá para ver o pôr do sol e claro, ver a cidade completa. Outro lugar perfeito para ver o pôr do sol é o Alto do Columinho, principalmente para quem está sem carro, porque fica próximo ao centro de Garanhuns.

Vinícola Vale das Colinas

Essa é a única vinícola que está na região do agreste de Pernambuco e você poderá ter o prazer em conhecer. Existem duas formas de fazer a visita à Vinícola Vale das Colinas que pode ser com um tour guiado que custa R$50 ou apenas o uso do espaço que custa R$20, onde você fica livre para dar uma volta e até fazer piquenique comprando produtos lá mesmo (julho 2022). 

Durante o passeio guiado, você estará na presença de uma pessoa especializada que vai te mostrar todo o processo de fabricação do vinho. Ao final do tour, você vai provar as deliciosas bebidas que são produzidas por lá e que você aprendeu como são feitas. Além disso, você poderá aproveitar um pouco mais do espaço para fazer belas fotos.

Fazenda Polilac

Para sentir o ar de fazenda e ter um dia agradável, a Fazenda Polilac é a pedida e por isso incluímos em nossa lista do que fazer em Garanhuns. Ao visitar o local, você poderá ver um pouco do processo dos leites e queijos, por exemplo, e tomar café com as delícias produzidas na fazenda. Como toda boa fazenda, você poderá ver animais como vacas, aves e cabras.

Passeios em Pernambuco

Agora que você já sabe o que fazer em Garanhuns e suas principais atrações, que tal se programar e arrumar as malas?! Para dar uma ajuda extra, deixamos abaixo algumas opções de passeios pelo estado, só que dessa vez pelo litoral para explorar o belo litoral nordestino.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x