Home Europa O Que Fazer em Estocolmo, a Capital da Suécia

O Que Fazer em Estocolmo, a Capital da Suécia

por Flávio Mendes
Vista da baía de Estocolmo

Estocolmo é formada por 14 ilhas que juntas formam uma cidade moderna, linda e visitada por milhares de turistas anualmente. A capital da Suécia é a maior cidade do país e também o maior pólo financeiro, político e comercial.

Cercada de um lado pelo lago Mälaren e do outro pelo mar Báltico, não precisa nem dizer que não importa para onde você vá, verá uma paisagem cinematográfica. Sua moeda é a Coroa Sueca (SEK) e por isso o país é relativamente caro, contudo, não é tão caro como seus vizinhos nórdicos.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país, sem contar que com saúde não se brinca, principalmente. Fora que um atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Ela trabalha com as melhores empresas de seguro viagem do mercado.

FAZER COTAÇÃO

Quando ir a Estocolmo

Como falamos no artigo sobre o que fazer em Oslo, não cometa o erro de ir no inverno. A não ser que você ame frio e aguente a temperatura que faz nos países nórdicos nessa época. Portanto, recomendamos que você viaje em qualquer outra época do ano, de preferência no verão. 

Durante o verão, os dias serão mais longos e mais quentes, chegando na casa dos 25oC. Por isso, você conseguirá aproveitar muito mais e passear com tranquilidade pela cidade para curtir as suas férias.

Como chegar em Estocolmo

Para quem vem do Brasil, será necessário fazer uma escala ou mais em algum país da Europa. A TAP, por exemplo, faz o trajeto saindo de Guarulhos, com escala em Lisboa para desembarcar no Aeroporto de Arlanda – ARN, em Estocolmo.

Quem já está na Europa, pode voar utilizando a cia aérea de baixo custo chamada Norwegian Air. Essa companhia aérea voa de cidades como Londres, Madri, Paris e Lisboa, por exemplo.

Para sair do aeroporto, você pode alugar um carro para ter maior liberdade para rodar pela cidade ou pelo país. Contudo, a melhor opção é reservar o serviço de transfer privado para a sua chegada, pois o motorista vai te pegar no aeroporto e te deixar no hotel em segurança.

Por outro lado, quem está em algum país vizinho, como foi o nosso caso, pode pegar um trem ou ônibus. Escolhendo qualquer uma das opções, a nossa parceira 12Go faz diversas rotas incluindo cidades como Copenhague, Oslo e Malmo, por exemplo.

Onde ficar em Estocolmo

Guarda Real de Estocolmo na Suécia
Guarda Real de Estocolmo

Ficamos hospedados pelo Couchsurfing na casa de uma família local e não pagamos por hospedagem, mas iremos recomendar algumas opções. Essas opções são locais que pesquisamos e que ficaríamos, mas também algumas sugestões de acordo com os diferentes bolsos e gostos.

Os hotéis são bem modernos em Estocolmo e independente do valor você pode ter uma boa estadia. Ao contrário de outros lugares pelo mundo, os hostels por lá são de alto nível, sendo possível achar quartos duplos na maioria deles.

Ainda vale comentar que o centro histórico é uma das melhores áreas e mais aconchegantes para se hospedar.

Veja abaixo algumas sugestões para ficar em Estocolmo:

  • Nossa primeira indicação é o Castanea Old Town, um hostel que fica na cidade velha e perto da estação central, ou seja, uma ótima localização em Estocolmo. 
  • Outra ótima opção e ainda na cidade velha é o Generator Stockholm que faz parte de uma rede de hostel na europa. Nele você terá a opção de quarto compartilhado ou individual à sua disposição.
  • Se você preferir um hotel com 3 estrelas, o Ibis Styles Stockholm Odenplan tem o padrão que já conhecemos. Além disso, ele ainda tem o café da manhã incluído para você não perder tempo.
  • Já o Hotel With Urban Deli é um hotel 4 estrelas que está numa região bem animada para você fazer compras e se deliciar com a gastronomia local. Nele, o bar da cobertura é perfeito para ver o sol se pôr acompanhado de um bom drink.
  • Por fim, a nossa última opção fica para o Hotel At Six, um 5 estrelas de luxo para quem busca estadia de alto padrão com sofisticação. Neste hotel você vai ter garantia de conforto e a melhor estadia possível.

Veja todas as opções de hospedagem na capital da Suécia

O que fazer em Estocolmo

Escolher o que fazer em Estocolmo pode ser uma tarefa difícil, já que a cidade possui dezenas de pontos turísticos. Falo isso porque quem é fã de museus, por exemplo, em Estocolmo há muitas opções e estamos falando só de um tipo de atração.

Portanto, abaixo colocamos as principais atrações, regiões e museus para você visitar durante a sua viagem. Visitando esses pontos turísticos, você vai conhecer bem a história local e vai poder ver o que a cidade tem de melhor e mais bonito. Para ver mais opções de atividades pela cidade, recomendamos que leia o nosso post sobre os passeios em Estocolmo.

Por último, é importante falar que vamos deixar os links para você comprar os ingressos através da nossa parceira Get Your Guide. Os valores apresentados no site são os mesmos praticados pela atração, por isso reserve com antecedência e garanta o seu bilhete sem pegar filas.

Ilha Gamla Stan

Gamla-Stan-Estocolmo
Centro histórico Gamla Stan

A Gamla Stan é uma das 14 ilhas que formam Estocolmo, sendo o centro histórico da cidade. Foi nela que a cidade nasceu em 1252, mas também é onde se concentram alguns dos pontos turísticos da cidade.

Quando estiver por lá, não deixe de ir até a Stortorget, a praça principal e mais antiga de Estocolmo. Foi a partir dessa praça que a cidade foi crescendo e se desenvolvendo até os dias de hoje. Os prédios coloridos dão um charme a mais a esse local, por isso deve entrar na sua lista do que fazer em Estocolmo como parte obrigatória.

Estivemos nela durante o natal, quando acontecia uma feirinha de artesanatos e comidas típicas. Portanto, se você for durante o final do ano, vai poder fazer um passeio com o encanto do natal pela cidade e ver ruas iluminadas. 

Na mesma região do centro histórico você pode visitar o ilhéu Riddarholmen. Por lá você vai ver um bairro que tem vários palácios do século XVII e se perder entre a história do local. 

Para conhecer tudo e se perder nas ruelas com casinhas coloridas, indicamos fazer uma excursão a pé na cidade velha. Com o passeio guiado, você vai ouvir histórias e lendas enquanto caminha pelas ruas de pedra da cidade histórica.

Ilha Djurgården

Outra ilha em Estocolmo, a Djurgården é quase um parque a céu aberto. Isso acontece porque há muita área verde e já foi votada como um dos parques urbanos mais bonitos do mundo.

Nesta ilha você vai poder visitar alguns dos principais museus e pontos turísticos da cidade. Mais a frente você verá informações do Museu Vasa, Gröna Lund e Skansen, por exemplo, que estão em Djurgården.

Para explorar da melhor forma possível, recomendamos fazer uma excursão guiada pela ilha Djurgården para descobrir o local. Além disso, você vai poder ver o porque a família real tem posse desta ilha desde o século XV.

Ilha Södermalm

Stortorget Estocolmo
Stortorget Estocolmo

Localizada ao sul do centro histórico, a Ilha Södermalm é outro local que deve entrar na sua lista do que fazer em Estocolmo. Também conhecida como Söder pelos moradores locais, esta região é a mais alternativa da cidade. 

Por lá você vai encontrar cafés charmosos, bons restaurantes e lojas vintage, por exemplo. Além disso, no SoFo você vai presenciar a cultura hipster e a moda criativa a todo momento.

Aproveite para conhecer uma das áreas mais divertidas do mundo através de uma visita guiada pela região. Dessa forma, você vai apreciar a arquitetura, bem como a natureza e algumas praias secretas.

Avenida Strandvägen

Estocolmo no Inverno
Estocolmo no Inverno

A avenida mais fascinante de Estocolmo, a Strandvägen está no centro da cidade. Com uma mistura de prédios históricos e restaurantes famosos e lojas exclusivas, esta avenida deve entrar na sua lista de visitas à cidade.  

Para completar a sua ida a esta avenida, recomendamos que veja o Teatro de Dramaten e o Parque Nobel. Mas não esqueça de apreciar a arquitetura através das fachadas dos prédios antigos por toda rua.

Vale comentar que esta avenida está de frente ao mar e o cenário é dos barcos a vela no Cais Nybrokajen.

Palácio Real de Estocolmo

Palacio-Real-de-Estocolmo-Suecia
Palácio Real de Estocolmo

O palácio real de Estocolmo, na língua local Kungliga Slottet, é residência oficial do rei e da rainha da Suécia. O palácio tem mais de 600 quartos distribuídos em 7 andares, sendo o maior palácio real do país. Lá também tem espaço para outros trabalhos relacionados à corte real.

Este palácio teve o início da construção em 1697, mas só foi inaugurado em 7 de dezembro de 1754. Sua estrutura foi feita a partir de um antigo castelo medieval que tinha na mesma região e hoje tem estilo barroco na sua arquitetura.

Fazendo o passeio auto guiado, você vai passar no palácio real para admirar. Aproveite para ver a troca da guarda real que acontece todos os dias na praça do Palácio Real. Durante o verão a troca é feita às 11h45 e no inverno às 12h15.

Por outro lado, se quiser entrar, pode escolher um dia para gastar algumas horas visitando a atração. Por lá você vai visitar os salões de banquetes, apartamentos reais, a biblioteca e a capela, por exemplo.

  • Endereço: Kungliga slottet.
  • Horário: De outubro a abril fica aberto de terça a domingo das 10h às 16h. Já entre maio e setembro abre diariamente das 10h às 17h.
  • Entrada: Adultos pagam SEK 190 e estudantes e crianças de 7 a 17 anos pagam SEK 80.

Palácio Drottningholm

Palacio-de-Drottningholm
Palácio de Drottningholm

O palácio Drottningholm é um castelo que também serve como residência real. Apesar disso, todos os outros cômodos estão abertos à visitação, com exceção dos cômodos utilizados pelo rei e rainha da Suécia. 

Ele foi construído em 1600 e está listado como patrimônio mundial da UNESCO. Portanto não deixe de visitar este palácio e incluí-lo entre as atividades para fazer em Estocolmo.

  • Endereço: 178 93 Drottningholm.
  • Horário: O palácio abre em horários diferentes no decorrer do ano, mas está fechado nesta temporada.
  • Entrada: Confira a reabertura e todos os horários no site oficial.

Palácio da Prefeitura de Estocolmo Stadshuset

A prefeitura de Estocolmo é um dos edifícios mais importantes e também uma das atrações mais visitadas da cidade. É nela que acontecem eventos importantes como casamentos e a entrega do Prêmio Nobel, por exemplo.

A sua arquitetura de tijolos vermelhos faz com que ele se destaque em meio a cidade. Ainda mais por estar numa baía onde ele é todo refletido de forma esplendorosa. 

Para conhecer, você pode fazer uma visita guiada para conhecer a área interna e externa com duração de 2 horas ou pode apenas entrar no local.

  • Endereço: Hantverkargatan 1.
  • Horário: Passeios em grupo em inglês acontecem todos dos dias às 10h, 11h, 12h, 13h e 14h.
  • Entrada: Adultos pagam SEK 130, estudantes e idosos pagam SEK 110 e crianças de 7 a 19 anos pagam SEK 50.

Gröna Lund

O Gröna Lund é um parque de diversões que está localizado na ilha de Djurgården, que falamos anteriormente. Este é o parque de diversões mais antigo do país, contudo você vai poder se divertir em brinquedos como a montanha russa, por exemplo. 

O ônibus turístico hop-on hop-off, passa no Gröna Lund, ou seja, você pode chegar lá tranquilamente.

  • Endereço:  Lilla Allmänna Gränd 9.
  • Horário: Aberto no verão de quarta a domingo das 10h30 às 16h e das 17h às 23h, mas há datas especiais que abrem em outros horários, por isso verifique no site deles
  • Entrada: SEK 265.

Museu Skansen

O Skansen é o maior museu a céu aberto do mundo, onde é mostrado o cotidiano e modo de vida dos suecos. Em resumo, são pessoas mostrando como vivem desde os tempos antigos até os dias de hoje. Elas ficam vestidas a caráter tocando instrumentos, cozinhando e trabalhando na fazenda, por exemplo.

Além disso, na mesma área tem um jardim zoológico, mais de 150 casas típicas e fazendas. Para fazer refeições, o restaurante do local serve comidas regionais e para fazer compras, ainda tem uma loja que vende artesanato.

Museu Vasa

Museu-do-Vasa
Museu do Vasa

O Vasa é um navio de guerra que naufragou na sua estreia em 1628 e hoje em dia é a parte principal de um importante museu de Estocolmo. Quando estava saindo do porto na cidade, 2 rajadas de vento o fizeram inclinar, permitindo que a água entrasse e o fizesse afundar.

O navio foi encontrado, restaurado e permanece em exposição no temático Museu Vasa. Na visita é possível entrar e andar por todas as áreas do navio para conhecer melhor a sua história. Além disso, você pode ver as 11 exposições e um documentário sobre o navio.

  • Endereço: Galärvarvsvägen 14.
  • Horário: Aberto todos os dias das 10h às 17h com exceção da quarta-feira que fica aberto até as 20h.
  • Entrada: Adultos e idosos SEK 170 de setembro a maio ou SEK 190 de junho a agosto. Crianças até 18 anos não pagam. Compre seu ingresso antecipadamente aqui.

Museu Nobel

O Prêmio Nobel mostra as ideias que podem ajudar o mundo de alguma forma. Portanto, no Museu Nobel você pode ver exposições de pessoas que ganharam o Prêmio Nobel no decorrer dos anos.

Esse é um passeio super interessante, já que você vai poder ver as melhores ideias do mundo junto a história dos premiados. Além disso, o museu fica no prédio da bolsa de Estocolmo, sendo mais uma atração para a lista sobre o que fazer em Estocolmo.

  • Endereço: Stortorget 2.
  • Horário: Aberto de quinta a domingo das 11h às 17h.
  • Entrada: Adultos SEK 130, estudantes e idoso SEK 90, crianças de até 18 anos não pagam.

Museu da Fotografia

O museu da fotografia de Estocolmo, em sueco Fotografiska, é um dos poucos que existem no mundo, ficando os outros 2 em Londres e Nova York. Para quem é amante de fotografia, como nós, vale a visita, principalmente porque tem exposições de fotógrafos renomados mundialmente.

Além disso, o local é muito famoso por ter vistas espetaculares da cidade e por abrigar centros gastronômicos de excelência. Portanto, ao visitar o museu, reserve um tempo para ir ao bistrô ou ao restaurante de lá.

  • Endereço: Stadsgårdshamnen 22.
  • Horário: Aberto todos os dias das 10h às 23h.
  • Entrada: Adulto entre SEK 165 e SEK 235, estudantes e idosos entre SEK 135 e SEK 205, crianças de até 18 anos não pagam. Os valores mudam conforme o dia da semana e horário escolhido, por isso, clique aqui para comprar seu ingresso com antecedência.

Museu Nórdico

O museu nórdico é o lugar ideal para quem pretende aprender um pouco mais sobre a cultura do país. Nele é mostrado como as pessoas viviam, como elas se vestiam, o que elas comiam desde o século 16 até os dias de hoje. 

  • Endereço: Djurgårdsvägen 6-16.
  • Horário: Aberto todos os dias das 10h às 17h. Entre setembro e maio, às quartas-feiras o museu fecha às 20h.
  • Entrada: Adultos SEK 140, estudantes e idoso SEK 120, crianças de até 18 anos não pagam.

Passeios em Estocolmo

Agora que você já sabe o que fazer em Estocolmo, aproveite para reservar os seus ingressos e passeios com antecedência com a Get Your Guide, nossa parceira de confiança. Com os ingressos em mãos, você não vai pegar fila e nos passeios você vai ter guias a sua disposição para contar sobre os locais.

Se você tiver mais dias de viagem pelo país, recomendamos fazer passeios bate e volta. Nós, por exemplo, visitamos o Romme Alpin, uma região montanhosa que durante o inverno é espaço para esqui e snowboard.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Rangell Oliveira
Rangell Oliveira
3 anos atrás

Como foi pra lidar com a moeda por lá? Falo na Noruega também, porque pelo que li na escandinávia em geral muitos lugares nas cidades estão aceitando só cartão(suécia que li que tem mais disso)daí queria saber como vou fazer com a moeda, porque cambiar coroas e depois não poder usar, pra cambiar de volta vou perder…como foi a experiência? Geralmente nas viagens uso só dinheiro vivo mesmo e fiz assim já na Europa.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x