Home Ásia O que fazer em Doha, no Qatar: Cidade Sede da Copa 2022

O que fazer em Doha, no Qatar: Cidade Sede da Copa 2022

por Viaje Leve
Cidade de Doha no Qatar

Um destino bem peculiar e diferente, o Qatar vai abrigar a Copa do Mundo da FIFA de 2022 e Doha, a sua capital, é um destino muito interessante. Isso porque a cidade conta com diferentes tecnologias, clima desértico, arquitetura diferenciada e única. Há também uma mistura do antigo e do novo que faz parte da nossa lista sobre o que fazer em Doha neste artigo.

Todos os anos, a cidade atrai milhares de turistas que vão em busca de conhecer melhor a cultura, principalmente porque é tão diferente da cultura ocidental! Além disso, há dunas de areia, pontos turísticos e prédios absurdamente altos que são um espetáculo à parte.

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

Neste artigo você vai ver: 

História do Qatar

Durante o Império Romano, o Qatar era protegido pelo Reino Unido, mas se tornou independente em 1971, quando se tornou um Estado soberano. A família Al Thani está na frente do governo há quase 150 anos, sendo passada de pais para filhos.

Rico em recursos naturais, é um dos países mais ricos atualmente e um dos maiores produtores de gás natural do mundo. Suas principais exportações são o petróleo, petrolíferos refinados, polímeros de etileno e alumínio para países como Coreia do Sul, Japão e China.

Sua capital é Doha, onde está concentrada mais da metade da população do emirado, é muito conhecida pelo seu desenvolvimento acelerado. A cidade também já sediou os Jogos Asiáticos de 2006, Jogos Pan-Arábicos de 2011, jogos da Copa da Ásia e, em 2022, jogos da Copa do Mundo.

Embora a língua oficial do país seja o árabe, grande parte da população fala inglês, sendo bem fácil conseguir se comunicar sem problemas. O rial catarense é a moeda oficial, mas por ter baixa circulação, é recomendado levar dólar americano ou euro e trocar quando chegar no Qatar.

Quando viajar para o Qatar

Por ser uma região de clima desértico, as temperaturas no Qatar são altíssimas e variam entre 14ºC e 45ºC durante o ano. Isso porque o país está localizado em uma região que é basicamente coberta por areia e pouca vegetação.

O verão dura entre os meses de maio e setembro, com temperatura média de 38ºC, mas as maiores temperaturas são marcadas em julho. Além disso, os níveis de chuva são baixos o que faz a região ficar ainda mais quente. 

Entre dezembro e março, as temperaturas se tornam mais amenas, com média abaixo de 26ºC. Por conta disso, a época mais indicada para visitar o país é entre novembro e abril, quando o clima é mais agradável.

Como chegar em Doha

A melhor maneira de chegar ao Qatar é de avião, seja saindo de São Paulo e indo direto para Doha ou voando via Istambul, Londres ou Etiópia. Apesar de serem próximos, não existem voos entre Qatar e Emirados Árabes, ou seja, não é possível viajar de avião entre Dubai e Doha.

Você não precisa se preocupar com toda a burocracia em relação ao visto do Qatar, já que brasileiros estão isentos do visto de turismo. Em outras palavras, desde 2020, brasileiros podem permanecer no país por até 90 dias a cada 12 meses sem a necessidade de visto. Além disso, existe o visto de trânsito, do qual é possível permanecer alguns dias na cidade.

A melhor maneira de sair do aeroporto de Doha, é contratar um serviço de traslado, já que o motorista dirige do lado direito e pode ser confuso para nós que estamos acostumados a dirigir do lado esquerdo. Você pode adquirir esse serviço com nosso parceiro, Get Your Guide, clicando aqui.

Como se locomover em Doha

O transporte público em Doha é muito eficiente, rápido e econômico e isso se dá por conta dos investimentos feitos para sediar a Copa do Mundo de 2022. No entanto, até pouco tempo atrás, os moradores dependiam de carro próprio para se locomover pela cidade, pois não haviam opções de transporte.

Com mais de 50 linhas de ônibus e um dos mais avançados sistemas de metrô do mundo, é fácil conhecer todos os pontos turísticos, monumentos e atrações de Doha utilizando apenas o transporte público, se você desejar.

Caso deseje ter mais conforto, você pode utilizar os serviços de aplicativo, como Uber e Careem, para pedir táxis 24 horas por dia na capital. Apesar disso, você pode até mesmo alugar um carro, mas lembre-se que os motoristas dirigem do lado direito no Qatar.

Se você preferir aproveitar Doha e ver a cidade de um ponto de vista diferente, você pode visitar os pontos turísticos no seu próprio ritmo com os ônibus hop-on hop-off com guia de áudio em sete idiomas diferentes.

O que comer e beber em Doha

Especiarias no Qatar
Especiarias no Qatar| Foto: Stella Tzertzeveli via Unsplash

Como a maior parte da população do Qatar é composta por estrangeiros, é possível experimentar as delícias culinárias de todas as partes do mundo, além de claro, da culinária típica do Oriente Médio.

Ao contrário do que costumamos pensar, a culinária árabe não se resume somente a esfihas e quibes. O melhor lugar para ter essa experiência gastronômica é no Souq Waqif, o mercado árabe tradicional mais popular da cidade.

Os cafés e as tâmaras são dois dos principais representantes da cultura local. O café árabe é menos torrado que o nosso café brasileiro e também leva uma mistura de especiarias durante o seu preparo, como cardamomo e açafrão, fazendo com que fique com sabor e aroma únicos e deliciosos.

A população local consome as tâmaras para quebrar o jejum durante o mês do Ramadã e também é a maior demonstração de hospitalidade. Dessa forma é possível encontrar tâmaras com facilidade em diversos locais já que o Qatar é um dos maiores produtores da fruta.

Além do café, os chás também são muito consumidos no país, principalmente o Karak, que é feito com chá preto, leite, açafrão, cardamomo e outras especiarias. O suco de romã também é uma das bebidas mais comuns e tradicionais da região e é uma delícia.

Vale a pena lembrar que tanto o consumo como a venda de bebidas alcoólicas é proibida no Qatar, sendo permitida em pouquíssimos hotéis de redes internacionais, mas ainda de maneira bem controlada.

Onde ficar em Doha

As melhores opção de hospedagem em Doha, são os hotéis porque há conforto e ótimas localizações. As melhores áreas para se hospedar é a região Souq Waqif e West Bay, onde estão localizados muitos pontos turísticos, ou seja, é possível visitar muitas das atrações a pé.

Veja a seguir algumas opções de hotéis em Doha:

The Westin Doha Hotel & Spa: Este é o hotel que a seleção brasileira de futebol ficou hospedada durante a copa. Ele tem ótima localização e todos os serviços que você pode precisar numa hospedagem.

Kingsgate Hotel Doha: Localizado a apenas 15 minutos do aeroporto, oferece quartos completos, sauna, piscina, academia e restaurantes com café da manhã e alguns quartos possuem vista panorâmica de Doha.

Souq Waqif Boutique Hotels: Este hotel está no centro histórico de Doha, possui quartos decorados em estilo moderno e conta com oito restaurantes e spa. O hotel está há 10 minutos do Museu de Arte Islâmica, 5 minutos do Calçadão Corniche e 700 metros da estação de metrô Souq Waqif – Gold Line.

Hilton Doha: Este hotel possui quartos com vista para a baía de Doha, o hotel oferece quartos muito confortáveis e ótimas comodidades, além de contar com uma praia privativa e spa com piscina ao ar livre.

City Centre Rotana Doha: Localizado no centro de Doha e conectado ao shopping City Center, o hotel está próximo de diversos pontos e atrações da cidade. Todos os quartos possuem janelas panorâmicas com vista para o mar e para a cidade.

Sapphire Plaza Hotel: Com acomodações dignas de 4 estrelas, este hotel oferece suítes luxuosas. São mais de 170 quartos e está localizado a 20 minutos do Aeroporto Internacional de Hamad, bem como a apenas 2,2 km do Souq Waqif.

Veja todas as opções de hospedagem em Doha e faça sua reserva já!

O que fazer em Doha

Conhecer uma cultura tão diferente da nossa é sempre interessante, principalmente se for a cultura do país mais rico do mundo e do maior produtor de gás e petróleo. Dessa forma, a capital do Qatar possui diversos pontos turísticos que valem a pena visitar, e um dos motivos que torna a cidade tão convidativa é a mistura entre tradições antigas e novas tecnologias.

Nós separamos algumas atividades e pontos turísticos que vale a pena visitar durante a sua viagem a Doha, vem conferir!

Cidade Velha de Doha

Pessoas no Souq Waqif em Doha
Souq Waqif em Doha | Foto: Asim-Z-Kodappana via Unsplash

Na cidade velha de Doha, há diversos locais interessantes como o Abdullah Bin Zaid Al Mahmoud Islamic Cultural Center que foi criado com o objetivo de mostrar as belezas culturais do país aos turistas que estão de passagem.

Além de ser uma mesquita, o local também convida os visitantes a conhecerem mais sobre a cultura local e sobre o Islã. Por ser um local de oração, se atente às regras de vestimentas e boas práticas.

Em Doha existem diversos Souqs, que são mercados tradicionais árabes que costumavam ser inundados pela maré, já que ficavam perto das orlas das praias. Os Souqs mais populares na cidade são o Gold Souq, o Souq Waqif Al Wakra, o Falcon Souq, sendo Souq Waqif o mais conhecido entre eles.

O Souq Waqif é um mercado antigo onde eram realizadas trocas comerciais. Os beduínos traziam suas mercadorias que eram trocadas por itens essenciais. É o centro social e cultural da cidade.

Além de poder conhecer melhor a cultura local, o Souq Waqif também é um dos melhores lugares para fazer compras, desde nozes, frutas secas e especiarias até as roupas tradicionais e, óbvio, lembranças e souvenirs.

Bairro Msheireb

O Msheireb é um bairro de Doha onde a arquitetura é algo que chama muito a atenção de quem passa por suas ruas, juntamente com suas mesquitas brancas e diversos museus. O bairro era um centro comercial que foi abandonado e foi reconstruído, depois de um investimento de US$5,5 bilhões.

Ao passar pelo bairro, é possível sentir como se tivesse sido teletransportado para o futuro, já que alta tecnologia e inovações incríveis estão espalhadas por todos os lugares. O bairro conta com o Museu Msheireb, que é um conjunto de quatro casarões antigos e importantes que abrigam histórias não contadas e pouco conhecidas do país. Também vale a pena visitar a Barahat, uma praça tecnológica enorme com um teto retrátil inteligente.

Localizada no bairro, a Al Khahraba Street é uma das principais e mais importantes partes dessa região de Doha. Além disso, foi a primeira rua a ter eletricidade no Qatar. Portanto, não deixe de visitar e viajar no tempo ao imaginar aquele local sendo o primeiro com eletricidade e perceber que hoje há tecnologia em toda parte.

Cidade da Educação

É a principal iniciativa da Qatar Foundation e abriga unidades e filiais das principais universidades do mundo. Além disso, há locais como empresas de startups, parques tecnológicos, patrimônios da cidade e instituições culturais, por exemplo.

Localizada em Al Rayyan, a Cidade da Educação existe desde outubro de 2003. Hoje em dia abriga oito universidades renomadas, como Carnegie Mellon University e Georgetown University, por exemplo. Há também 13 escolas, museus, um jardim botânico, uma biblioteca, um clube de golf e muito mais.

Durante um passeio pelo local, é possível desfrutar de todas essas atrações, sendo muito indicada para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

The Pearl-Qatar e West Bay

The Pearl Qatar
The Pearl Qatar | Foto: Visit Qatar via Unsplash

O The Pearl-Qatar é uma ilha artificial com 4 milhões de metros quadrados que abriga as famílias mais ricas do Qatar. Em outras palavras, o The Pearl é uma mini cidade planejada dentro de Doha. A região conta com 10 bairros e recebeu esse nome por se assemelhar a um colar de pérolas.

Já West Bay é outra parte de Doha que fica coladinho com The Pearl. Por lá está o Corniche, que é o calçadão com cerca de 6 km de extensão da cidade e liga o Museu Nacional do Qatar ao bairro de West Bay. Nesta região você poderá ver seus prédios grandiosos e extremamente modernos, onde é possível observar o belo pôr do sol de Doha.

Katara Village

Com teatros, galerias de arte, mesquitas, restaurantes e cafés, lojas de grife e luxo, o Katara Cultural Village é um grande shopping a céu aberto. Ele foi criado com o objetivo de promover a cultural local de Doha e oferecer entretenimento aos visitantes e turistas da cidade.

Deserto do Qatar 

Deserto do Qatar
Deserto do Qatar | Foto: Darshan Gajara via Unsplash

Fazer um tour pelo deserto é um dos passeios mais populares entre quem visita o Qatar e outros países do Oriente Médio. Observar a paisagem e imensidão de areia, além de entender mais sobre como era a vida dos povos antigos são alguns dos motivos que fazem o passeio valer a pena.

Além disso, também é possível fazer um passeio de quadriciclo ou um passeio com os camelos e, no final do dia, observar o pôr do sol incrível que o Qatar proporciona. Nosso parceiro GetYourGuide possui algumas opções de pacotes de passeios no deserto do Qatar, e você pode conferir clicando aqui.

Praia e ilhas em Doha

Se engana quem pensa que o Qatar tem apenas atrações super tecnológicas, pois o país conta com mais de 560 km de praias no seu litoral. As praias de Doha são divididas entre públicas e privadas.

As praias privadas, geralmente, são de hotéis e possuem algumas regras que devem ser seguidas de acordo com a política do hotel. Já as praias públicas possuem várias regras e um código de vestimenta que deve ser seguido.

A Katara Beach é uma das opções de praias públicas e é adequada para famílias, pois oferece diversas atividades, como passeios de lancha, parapente e ski aquático. Ela faz parte do Katara Cultural Village.

Uma das praias públicas mais conhecidas e populares, a Sealine Beach, fica há 40 minutos de Doha e também conta com várias atividades, como passeio com camelo, safari e dunas. Como a maior parte dessa praia pertence a um hotel, preste atenção nas entradas caso não queira pagar um passe diário. Ah, e o pôr do sol nessa praia é incrível.

Para quem gosta de se aventurar no mundo aquático, a Banana Island é uma boa opção, já que nela é possível andar de pedalinho, jet-ski e se divertir nos toboáguas. A ilha pertence a uma rede de hotéis, mas quem não está hospedado em um deles pode visitar utilizando um passe diário.

Museus em Doha

Museu de Arte Islâmica do Qatar
Museu de Arte Islâmica do Qatar | Foto: John Simmons via Unsplash

A capital do Qatar conta com uma grande variedade de museus que valem muito a pena serem visitados durante sua viagem a Doha. Dessa forma, você poderá conhecer melhor a história e cultura desse país, como o Museu de Arte Islâmica e o Museu Nacional do Qatar.

A arquitetura do Museu de Arte Islâmica é de tirar o fôlego com suas linhas retas e geométricas criadas pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, que também é o responsável pelas pirâmides do Louvre, em Paris.

O acervo do museu vem de diferentes partes do mundo islâmico e conta com louças, tapeçarias, jóias, porcelanas e pinturas, além de instrumentos de navegação, astronomia e matemática. O museu abre diariamente das 9h às 19h30 e das 13h30 às 19h nas sextas-feiras.

Quem deseja saber mais sobre a história e cultura do país, o Museu Nacional do Qatar é o museu certo! Durante a visita, você segue a linha do tempo do país, desde sua fauna e flora, clima desértico, estilo de vida dos primeiros povos, até os dias de hoje.

A visita termina com a descoberta do petróleo e do gás natural e como isso fez com que o Qatar se tornasse o país mais rico do mundo. O museu abre para visitação de domingo a quinta-feira, das 9h às 19h, e de sexta-feira, das 13:30 às 19h.

Para aqueles que gostam de museus mais interativos, o Museu das Ilusões de Doha é o passeio perfeito. Localizado dentro de um shopping, o museu conta com hologramas, espelhos, ilusões de ótica e salas interativas que fazem sucesso com todos os públicos. O museu abre de domingo a quinta-feira das 9h às 22h, de sexta-feira das 13h às 22h, e de sábado das 9h às 22h.

Compras no Qatar

Com a arquitetura que impressiona qualquer um, os shoppings de Doha também são uma atração mesmo para aqueles que não gostam de passear por shoppings.

Inspirado na cidade de Veneza, o Villaggio Mall tem um canal por onde é possível passear de gôndolas como se estivesse na Itália, além de um céu artificial e uma cenografia de tirar o fôlego que imita os cenários italianos.

O Doha Festival City, com mais de 500 lojas, é um dos maiores shoppings de Doha e é bem parecido com os shoppings brasileiros. Conta com lojas de roupas, lojas de departamento e uma área de alimentação repleta de fast foods, e o Angry Birds World.

Conectado a dois dos hotéis cinco estrelas da cidade, o City Center Doha está localizado no West Bay, distrito financeiro de Doha e conta com lojas como Adidas, H&M, Tommy Hilfiger e Bath & Body Works, além de pistas de patinação no gelo, paredes de escalada e pistas de boliche que fazem sucesso entre as crianças.

Al Zubarah, Al Khor e Al Thakira

Forte Al Zubarah no Qatar
Al Zubarah | Foto: Visit Qatar via Unsplash

A Al Zubarah é uma cidade abandonada na costa do Qatar e também é o sítio arqueológico mais importante do país. Localizada a cerca de 105 km de Doha, foi fundada no século XVIII, destruída em 1811 e abandonada em 1900. Também faz parte da lista de Patrimônio Mundial pela Unesco.

Localizada a 50 km de Doha, a cidade de Al Khor está na costa do país e já foi um povoado de pesca e comércio, mas hoje é uma cidade bem moderna, assim como a capital. Uma mistura do antigo e do novo, a cidade conta com algumas atrações que valem a pena visitar, como o Al Khor Mall e o Estádio Al Bayt, onde aconteceram alguns jogos da Copa do Mundo da FIFA de 2022.

Ao contrário de boa parte do Qatar, Al Thakira não possui grandes arranha-céus e fica longe dos desertos do país, contando com praias de água azul e manguezais. No entanto, você deve ter cuidado, pois parte do seu litoral é composto por salinas de areia movediça.

As três cidades são perfeitas para fazer uma viagem de bate e volta saindo de Doha, já que não estão localizadas tão longe da capital do Qatar e também contam com vários pontos turísticos e atrações que valem a pena conferir.

Seguro Viagem para Doha

Finalmente chegamos ao fim da lista sobre o que fazer em Doha. Certamente, você vai encontrar aqui a melhor opção para curtir sua viagem, seja de férias, à trabalho ou até para conhecer os locais onde aconteceram os jogos da copa do mundo no Qatar.  

Claro que não poderíamos deixar de te lembrar da importância de curtir a sua viagem sem preocupação com imprevistos. Portanto, não deixe de incluir no seu planejamento a contratação de um bom seguro viagem para Doha.

Acesse o buscador de seguros clicando no botão verde abaixo e use o cupom VIAJELEVE15 para ter 15% de desconto. Com ele, você poderá conhecer as melhores seguradoras do país, vai ter os melhores preços e vantagens.

Perguntas frequentes

O que fazer no Qatar em 3 dias?

No primeiro dia você pode conhecer a região do Souq Waqif, do Katara Cultural Village e explorar museus como o Museu Msheireb e o Museu de Arte Islâmica. O segundo dia pode ficar para Pearl-Qatar Island, o Corniche e para um passeio de barco. No terceiro dia recomendamos o deserto indo para o Forte Al Zubara, Al Khor e Al Thakira. Veja mais informações.

O que tem no Qatar?

O Qatar tem muitos prédios modernos, atrações culturais, religiosas, praias e desertos. Veja mais informações.

Quais são as melhores atrações no Qatar?

As melhores atrações são o Souq Waqif, o Katara Cultural Village, o Corniche de Doha, o Pearl-Qatar Island e o Dhow Harbour. Veja mais informações.

O que é Corniche de Doha?

O Corniche de Doha é um calçadão à beira-mar com aproximadamente sete quilômetros de extensão. Veja mais informações.

Qual é a melhor maneira de conhecer o Souq Waqif?

A melhor maneira de conhecer o Souq Waqif é fazer uma visita com guia especializado. Veja mais informações.

O que vale a pena comprar no Catar?

Vale a pena comprar ouro, âmbar, pérolas, especiarias, lenços e tapetes nos mercados locais que estão no centro antigo de Doha. Veja mais informações.

É seguro viajar para Doha?

Sim, mas toda viagem ao Qatar está sujeita a riscos como extravio de bagagem, atraso de voo, infecção alimentar e insolação, por exemplo. Veja mais informações.

Quanto custa um seguro viagem para o Qatar?

Acessando o comparador de seguros você encontra opções de seguro por menos de R$15 por dia de viagem. Veja mais informações.

Passeios em Doha

Agora que você já sabe o que fazer Doha, é hora de programar sua viagem. Por isso, queremos deixar mais dicas de passeios, ingressos e excursões logo abaixo. Você pode clicar nas caixas e ver mais detalhes para se programar e aproveitar Doha e todas as belezas do Qatar.

 

Imagem de capa – Cidade de Doha no Qatar | Foto: Kazuo Ota via Unsplash

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x