Home Ásia O que fazer em Akre, no Iraque Curdo

O que fazer em Akre, no Iraque Curdo

por Andressa Silva
Couchsurfing no Curdistão no Iraque, o que fazer em Akre

Segunda cidade que visitamos no Iraque Curdo, Akre guarda surpresas e muita história. Nós visitamos a região e fizemos este artigo sobre o que fazer em Akre para você conhecer os prédios históricos e templos da cidade. 

Akre também é muito conhecida pela grande celebração do Newroz, o ano novo curdo e chegada da primavera. Além disso, tem inúmeras fontes de água mineral e uma arquitetura como nunca tínhamos visto antes. 

Sabia que o Seguro Viagem é super importante na viagem para a Ásia?

O continente asiático é o responsável pelo maior número de viajantes com intoxicação alimentar e insolação. A gastronomia é muito diferente da nossa, feita com temperos fortes, a higiene não é tão levada a sério e o calor é excessivo. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

FAZER COTAÇÃO

A seguir está a lista de assuntos que abordamos neste artigo. Você pode clicar e ser encaminhado para o tema que desejar de forma mais rápida.

Informações gerais sobre Iraque e Curdistão

Antes de falar sobre o que fazer em Akre, você deve saber algumas coisas antes de viajar para o Iraque e região do Curdistão. A primeira coisa é sobre o visto para o Iraque e o Curdistão, pois são dois vistos distintos para viajar pelo país.

Veja informações básicas sobre o país, sua moeda, língua e cidades para visitar, por exemplo, através do nosso artigo sobre o Curdistão Iraquiano. Além disso, deixamos várias dicas de turismo no Iraque que vão te ajudar a organizar sua viagem. Essas dicas são essenciais para você fazer uma viagem tranquila e não ter problemas no país.

E se você está preocupado com a segurança no Iraque, leia nosso artigo que fala mais sobre os acontecimentos no país. Nós falamos como nos sentimos em relação a segurança durante nossa viagem e também deixamos alguns alertas aos viajantes.

Seguro viagem para o Iraque

Não esqueça do seguro viagem para o Iraque, pois é mais do que essencial viajar protegido. Estar sempre protegido é super importante e faz parte de qualquer viagem internacional, afinal numa viagem qualquer coisa pode acontecer e os hospitais internacionais custam uma fortuna.

Para viajar pelo Iraque, as seguradoras recomendadas neste momento de pandemia são a Affinity (com quarentena) ou Assist Card (com quarentena). Clique abaixo e faça uma cotação com a Seguros Promo para conhecer os preços das melhores seguradoras do país e a que melhor encaixa com sua viagem.

FAZER COTAÇÃO

Como chegar em Akre, no Iraque Curdo

Táxi compartilhado no Curdistão Iraquiano
Táxi no Curdistão Iraquiano

A cidade de Akre está localizada na região norte do Iraque, na província de Duhok no Curdistão do Iraque. Chegar lá não é difícil, pois é praticamente uma reta só, mas não há opções de transporte como ônibus, por exemplo, que leve até lá. 

Portanto, será necessário pegar um táxi compartilhado que custa 10.000 Dinars por pessoa ou pegar um táxi privado que custa 40.000 Dinars. Nós pegamos o táxi compartilhado saindo da estação de ônibus de Erbil, mas tivemos que esperar uma hora até aparecer mais gente para ir no mesmo carro. 

Quem parte de outras cidades como Duhok, também consegue pegar o táxi compartilhado saindo da garagem central que fica perto do bazar e é facilmente reconhecida. No entanto, se quiser compartilhar a corrida, também terá que esperar mais pessoas para encher o carro.

Há quem viaje saindo de Soran, por exemplo, mas partindo de lá não tem táxi compartilhado. Se esse for o seu caso, recomendamos chamar o táxi privado que é mais rápido ou quem sabe tentar carona.

Onde ficar em Akre, Curdistão

Não vimos nenhum hotel no Booking.com, que é nosso parceiro e usamos para fazer reservas de hospedagem pelo mundo. Por causa disso, uma boa opção é ficar hospedado em couchsurfing na casa de um morador local. 

Quando fomos para Akre, a ideia era dormir por lá, mas acabamos fazendo um bate e volta saindo de Erbil, a capital curda. Outra opção é tentar encontrar alguma hospedagem direto em Akre, já que existem algumas opções que não estão em sites de reserva.

O que fazer em Akre, no Curdistão Iraquiano

Akre é uma bela região nas montanhas do Iraque que foi fundada pelo príncipe curdo Zand em 580 a.C. A seguir, você poderá ver informações sobre a cidade e atrações que estão em nossa lista sobre o que fazer em Akre, seja num bate e volta ou ficando na região por alguns dias.

Cidadela de Akre

Cidadela de Akre no Iraque
Cidadela de Akre no Iraque

Para começar a falar sobre o que fazer em Akre, deixamos a cidadela em primeiro lugar, pois é a principal atração da cidade. A cidadela de Akre fica a 450 metros acima do vale, localizada no topo da montanha e foi a partir de lá que a cidade começou a se desenvolver em 580 a.C. 

Hoje em dia não tem muita coisa construída no espaço e quando visitamos havia uma área coberta, mas estava completamente alagada. No entanto, sabemos que o local tinha diferentes níveis, sendo um que servia de moradia do príncipe, outro espaço usado para guardar alimentos, o porão e uma sala de reuniões.

Para chegar ao topo da montanha, que é o local onde foi a cidadela, é cansativo mas tem um caminho fácil. Isso porque há uma escadaria de pedras e alguns espaços onde é possível fazer pausas para descansar e tomar uma água, mas não esqueça de levar porque lá em cima não tem nada.

Bazar Antigo

Akre no Iraque
Akre no Iraque

A região central de Akre com o comércio, é uma boa oportunidade para você ver um pouco do ritmo de vida local. Você pode caminhar pelo antigo bazar onde há comércio de tudo que é tipo, como lojas de roupas, artigos de casa, especiarias e alimentos frescos, por exemplo.

Infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer o bazar, porque era uma sexta-feira, dia de orações islâmicas quando tudo fecha. Como fizemos uma viagem saindo de Erbil, infelizmente não tivemos outro dia para explorar o bazar.

Letreiro “I love Akre”

O letreiro da cidade fica no centro da cidade numa parte bem estratégica, pois tem a vista do vale e das casas tradicionais. Você pode passar lá quando descer do castelo, pois fica na praça central e é super fácil de achar no google com a localização “Sare gri”. Dá para tirar uma foto e apreciar a vista com tranquilidade sentando numa das casas de chás.

No dia que estivemos em Akre, além de ter muita coisa fechada, a chuva chegou para atrapalhar nossa visita. No entanto, ainda demos uma paradinha lá para fazer algumas fotos bacanas e ver a cidade de um novo ângulo.

Mirante e Xanedan Cafe

Akre no Iraque
Akre no Iraque

Assim que chegamos em Akre, o mirante foi o primeiro lugar que paramos antes de seguir para a cidadela, pois fica na parte mais nova da cidade e perto do bazar. Assim como a gente, você pode fazer essa paradinha antes de subir para a cidadela. 

De lá a vista do vale é bem bonita e dá para observar as casas tradicionais e a Grande Mesquita de Akre. Outra opção é o Xanedan Cafe & Rest para tomar um café turco ou um chá na varanda externa que fica na parte de trás da cafeteria. A vista a partir da cafeteria é ainda melhor, sem falar que você ainda vai estar num lugar confortável e relaxante.

Grande Mesquita de Akre

A Grande Mesquita de Akre é o principal templo da cidade e é a mesma mesquita que se destaca a partir dos mirantes. Ela é uma das mesquitas antigas e históricas do Iraque, assim como da província de Duhok. A visita vale a pena, principalmente por ela ter uma bela arquitetura com traços super tradicionais do islamismo.

Cachoeiras de Akre

Se você estiver pelo Curdistão Iraquiano num período de primavera ou verão e tiver alguns dias disponíveis em Akre, visite as cachoeiras. Isso porque a cidade é conhecida pelas suas fontes de águas minerais, logo as cachoeiras também são ótimas. 

Perto do centro de Akre, a apenas 1km, fica a Cachoeira Sipa. Ela tem 18 metros de altura com queda d’água numa piscina com bordas artificiais. Na região dessa cachoeira há uma boa estrutura e muita natureza ao redor, perfeito para passar algumas horas.

Outros locais que se destacam são a Cascata Sipa Bjail que fica a 13km de distância do centro, bem como a Cachoeira do Sile que está a 32km de Akre. Como são mais distantes, só recomendamos visitar se realmente tiver tempo.

E aí, vai viajar para Akre, no Curdistão do Iraque? Conta pra gente sua programação e se as nossas dicas te ajudaram.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x