Home Europa Mesquita Azul: Tudo sobre a mais bela obra de Istambul

Mesquita Azul: Tudo sobre a mais bela obra de Istambul

por Andressa Silva
Mesquita Azul em Istambul

A Mesquita Azul de Istambul está entre os pontos de visitação mais importantes de Istambul e conta com uma arquitetura impressionante. Do mesmo modo, podemos considerar que a sua história é interessante e revela fatos e costumes da era Otomana na Turquia.

Neste artigo, vamos falar sobre a história da Mesquita Azul, como chegar, como é a visita e mais detalhes para que sua viagem a Istambul seja completa. São dicas e informações que vão fazer toda a diferença no seu roteiro e planejamento.

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país, sem contar que com saúde não se brinca. Fora que um atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Ela trabalha com as melhores empresas de seguro viagem do mercado.

FAZER COTAÇÃO

História da Mesquita Azul

Praça Sultanahmet
Praça Sultanahmet

A Mesquita Azul que também é conhecida como Mesquita do Sultão Ahmed, em turco se chama Sultanahmet Camii. foi construída entre 1609 e 1616 para ser a grande mesquita de Istambul. O sultão Ahmet I também mandou construir o templo para reafirmar o poder otomano depois de ganhar uma batalha contra os persas.

Ela leva esse nome porque é decorada com mais de 23 mil azulejos com diversos tons de azul. Além disso, foi construída onde havia o palácio dos imperadores, bem ao lado do Hipódromo da cidade, numa localização estratégica que chamava a atenção e dava para ser vista de qualquer ponto da cidade.

Há uma história que fala que o sultão queria que a Mesquita Azul fosse tão bonita e grandiosa quanto a Santa Sofia, tanto que sua estrutura é bem parecida. Nesse sentido, ele pediu que a construção do edifício fosse super monumental e que os minaretes fossem cobertos de ouro, mas por causa de um desentendimento da língua, foram construídos 6 minaretes.

Isso gerou muito burburinho na época, pois a cidade de Meca era a única que tinha 6 minaretes e parecia que a Mesquita Azul queria ser mais “rica e poderosa”. Dessa forma, mandaram construir mais um minarete na mesquita de Meca para que ela continuasse a ser a maior de todas as mesquitas do mundo.

Para saber mais detalhes da história e arquitetura do local, nós indicamos que faça uma visita guiada. Você pode contratar o áudio-guia se quiser ter mais liberdade e estiver sozinho. No entanto, a melhor alternativa é ter um guia profissional ao seu lado, seja para conhecer a Mesquita Azul e a Santa Sofia apenas, ou para um tour pela cidade histórica de Istambul inteira.

Como chegar na Mesquita Azul

Chegar na Mesquita Azul é bem simples, já que dá para chegar nela de diversas maneiras. Sem falar que a região que a mesquita está é muito popular e uma das mais importantes da cidade, afinal estamos falando do centro histórico de Istambul.

Para chegar lá, você pode pegar o bonde elétrico pela linha T1 e desembarcar na estação Sultanahmet ou com o ônibus BN1 e descer no ponto iETT Çatladi. Contudo, para usar qualquer transporte público em Istambul, você deve comprar o cartão do transporte, que pode ser adquirido com antecedência com a Get You Guide, nossa parceira de ingressos e passeios na Turquia e pelo mundo.

Outra forma de chegar lá é usando o ônibus turístico hop-on hop-off que passa pelas principais atrações de Istambul, incluindo a Mesquita Azul. Esse ônibus roda a cidade inteira e você pode subir e descer quantas vezes quiser sem pagar nada a mais. Ele tem dois andares, é confortável e ainda tem áudio-guia disponível em 8 línguas que vai falando um pouco sobre cada atração. 

Ao desembarcar de qualquer um desses transportes mencionados acima, você logo verá que está ao lado da mesquita e deve passar pelas cercas de segurança da polícia local para acessar a atração.  Você também verá alguns monumentos e a praça principal com uma fonte belíssima e a Mesquita Azul estará na sua frente.

Como é a visita a Mesquita Azul de Istambul

Mesquita Azul em Istambul
Mesquita Azul

Antes de entrar na mesquita, não esqueça de seguir algumas regras que são necessárias. Uma delas é que todas as mulheres devem estar com roupas adequadas, ou seja, com calça ou saia comprida e nunca de shorts curtos. Além disso, as mulheres têm que cobrir a cabeça e os ombros, então leve um lenço para isso, mas se você esquecer, pode pegar saia e lenço emprestado num quiosque pertinho da entrada.

Como em toda mesquita, antes de realmente entrar no templo, todas as pessoas devem tirar os sapatos. Você verá uma placa e um funcionário alertando o local certo para retirar os sapatos e lá dentro há prateleiras para guardar os calçados.

Nossa sugestão é que você fique com seus sapatos em mãos, pois a visita é rápida já que a Mesquita Azul está quase toda fechada para reformas e não dá para andar muito lá dentro. Infelizmente o espaço disponível para andar é pequeno, principalmente para visitantes que não são muçulmanos e não vão para o espaço de orações.

Apesar disso, as partes que ainda estão expostas são realmente impressionantes. Nós podemos ver um pedaço de uma das cúpulas, que é toda decorada e muito bonita. Além disso, dá para ver alguns dos mais de 20 mil azulejos que decoram as paredes da Mesquita Azul de Istambul.

Ingressos para a Mesquita Azul

Como todas as mesquitas de Istambul, a entrada na Mesquita Azul é gratuita, afinal, estamos falando de um local religioso. Apesar de não pagar nada para entrar, você pode fazer doações em caixas que estão disponíveis na porta de entrada, saída e dentro da mesquita, por exemplo.

Atrações perto da Mesquita Azul, na Turquia

Basílica Santa Sofia em Istambul na Turquia
Santa Sofia

Na região da Mesquita Azul, há várias atrações turísticas incluindo a igreja católica mais antiga do império bizantino, a Santa Sofia. Entre elas está a praça ou parque Sultanahmet com muita área verde, uma fonte e muitos monumentos históricos que fazem parte deste complexo da cidade antiga de Istambul.

O Hipódromo, Obelisco de Teodósio, a Coluna da Serpente e o Obelisco de Tricotado estão ao lado da Mesquita Azul. Do outro lado estão diversas lojas no Arasta Bazaar com muito artesanato local, cafeterias e restaurantes que apresentam a culinária turca para você experimentar.

Se você gosta de museus, pode conhecer o Museu dos Mosaicos do Grande Palácio, o Museu de Arte Turca e Islâmica e o Museu da Universidade de Marmara que ficam bem perto da mesquita. Além disso, há a Cisterna de Teodósio, o Parque Gulhane e o Palácio Topkapi, por exemplo, que podem entrar no seu roteiro.

Para conhecer tudo da melhor forma possível, nós recomendamos que faça um tour guiado, pois o guia vai te falar detalhes e histórias de cada atração. Você também pode comprar o cartão turístico para entrar nas atrações sem pegar fila, economizar tempo e se programar com antecedência.

Hotéis próximos a Mesquita Azul

Onde-ficar-em-Istambul-Sultanahmet
Sultanahmet

Quem viaja a Istambul, tem a região da cidade antiga como uma das melhores áreas para ficar hospedado. Ainda mais porque há muitas opções hotéis na cidade e principalmente nesta parte, porque é super turística e tem tudo que você pode precisar.

A seguir, deixamos sugestões de hospedagem perto da Mesquita Azul, mas você pode ler nosso artigo com mais detalhes sobre onde ficar em Istambul. No artigo, falamos mais sobre os bairros e deixamos mais dicas de hotéis pela cidade.

Carvan Hotel: Para começar nossas sugestões de hotéis em Istambul, aqui fica uma opção que é mais em conta, porém com boa qualidade. Os quartos são organizados e confortáveis com preços mais baixos na região.

Seven Days Hotel: Bom para quem busca um hotel três estrelas com opções de quartos duplos e triplos. Alguns quartos têm vista para os prédios históricos e para o Mar de Mármara. 

Peyk Hotel: Mais um hotel três estrelas com ótima localização, pois fica perto das principais atrações de Istambul e claro, da Mesquita Azul. Além disso, você pode contar com quartos elegantes para casais e famílias.

The Byzantium Suites: Hotel com quatro estrelas que é uma excelente opção para quem busca um espaço com mais sofisticação. Além de luxuoso, você terá diversas opções de massagens e tratamentos no spa do local.

Vogue Hotel Supreme Istanbul: Hotel 5 estrelas que fica na melhor região da cidade e ainda tem quartos com a vista da Santa Sofia e da Mesquita Azul para quem desejar. Dessa forma, você terá a oportunidade de se hospedar no coração da cidade.

Veja todas as opções de hospedagem no centro histórico de Istambul e faça sua reserva.

Informações complementares

  • Endereço: Sultan Ahmet, Atmeydani Cd. No.7 – Praça Sultanahmet
  • Horário: Aberto todos os dias, das 8h30 às 11h30, das 13h00 às 14h30 e das 15h30 às 16h45.
  • Entrada: Gratuita
  • Dica: Vista-se com roupas que cubram os joelhos e ombros. As mulheres não devem esquecer de levar um lenço para cobrir a cabeça.

Seguro viagem para Turquia

Muita gente se pergunta se é realmente obrigatório, já que estamos falando de um país que está entre a europa e ásia. De um lado seria obrigatório e do outro não, mas ao viajar você deve colocar a sua saúde e segurança em primeiro lugar. 

Viajar protegido é mais que essencial e por isso queremos deixar as melhores dicas sobre o seguro viagem para a Turquia. Essa questão é importante pois nunca sabemos o que pode acontecer durante uma viagem, principalmente quando falamos de viajar para o exterior num país que tudo é diferente.

Dessa forma, indicamos que contrate seu seguro viagem com a Seguros Promo, uma empresa que é nosso parceiro aqui no blog. Clique no botão abaixo e faça sua cotação sem compromisso. Você verá as melhores seguradoras e a garantia dos melhores preços do mercado.

FAZER COTAÇÃO

Quer saber mais sobre a Mesquita Azul? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Istambul, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre uma das principais atrações e da região em que ela está. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Istambul

Agora que você já sabe tudo sobre a Mesquita Azul, já pode se programar para visitar esta atração maravilhosa e ir a Istambul. Aproveite para deixar seus passeios e ingressos reservados com a Get Your Guide, empresa parceira aqui no blog. Usando nossos links, você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a ganhar uma pequena comissão.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x