Home Brasil Lugares frios para viajar no Brasil: 12 opções para aproveitar o inverno

Lugares frios para viajar no Brasil: 12 opções para aproveitar o inverno

por Andressa Silva

Quando o inverno chega é hora de se programar e pesquisar os lugares frios para viajar no Brasil. Essa é a época do ano em que as pessoas pegam um bom agasalho para colocar na mala e viajar em busca da gastronomia típica, festas e eventos culturais que fazem parte do inverno brasileiro.

Reunimos os 12 melhores lugares frios para viajar no Brasil e acredite, até o Nordeste está incluso nessa lista!! Se prepare para comer bem, ficar num hotel charmoso e curtir os festivais de inverno que acontecem em todo o país.

Quando é inverno no Brasil?

Antes de começar a nossa lista com os lugares para viajar no inverno no Brasil, vamos falar um pouco sobre o clima e temperaturas do país.

Os meses de inverno no Brasil são basicamente junho, julho e agosto que é quando todo o hemisfério sul fica com temperaturas mais baixas. Sendo assim, o início do inverno no Brasil em 2021 é dia 21 de junho, com término no dia 22 de setembro.

A região Sudeste e Sul do país, como todos sabem, é a parte mais fria do Brasil, atingindo temperaturas negativas. Porém muitas cidades que estão em regiões montanhosas e com altitude elevada também tem o prazer de receber o clima mais frio, como é o caso de algumas cidades no Nordeste do país.

Lugares Frios Para Viajar no Brasil

Existem muitos destinos de inverno no Brasil, mas reunimos os principais, os mais conhecidos e as surpresas que o país nos traz quando falamos de belezas naturais.

Vejamos então alguns dos melhores lugares para viajar no inverno no Brasil.

1 – Campos do Jordão, SP

Lugares-frios-para-viajar-no-Brasil-Campos-do-Jordao

Campos do Jordão, SP – Foto: Carol Petri em Unsplash

Campos do Jordão fica a apenas 194 km da capital paulista. A cidade fica lotada de paulistas e turistas de todo canto do Brasil, à procura de fondue e temperaturas baixas no alto da Serra da Mantiqueira.

Quem não tem muito tempo para viajar pelo estado, pode fazer uma excursão para Campos do Jordão para conhecer a cidade de forma mais sucinta, mas sem deixar de conhecer e aproveitar o que há de melhor.

É lá que acontecem os maiores festivais de inverno da América Latina e o famoso Festival Internacional de Inverno, que leva aos visitantes mais de 80 concertos de música clássica. A noite do centro histórico é agitada, com diversas opções de restaurantes e bares para conhecer e se deliciar.

A cidade de Campos do Jordão tem opções para os apreciadores, desde um bom vinho até cervejas artesanais que são famosas na região. Então não se preocupe, porque lugar com bebida boa é o que não falta. Pensando nisso a Silvia do blog Suas Próximas Viagens montou um guia completo sobre o que fazer em Campos do Jordão.

A arquitetura de estilo alpina traz todo o charme à cidade com diversas pousadas de charme e hotéis de alto padrão. Então veja algumas opções de onde ficar em Campos do Jordão, com fotos e valores para fazer uma viagem perfeita.

2 – Gramado, RS

Gramado é uma cidade localizada na região montanhosa do Rio Grande do Sul. Conhecida como um dos melhores destinos turísticos na região Sul do Brasil, a cidade recebe turistas o ano inteiro. Mas é no inverno que enche de verdade com pessoas à procura de neve, fenômeno que acontece com frequência na região.

Um dos principais pontos de visita em Gramado é a Rua Coberta. São 100 metros de rua com lojas de roupas, chocolates e muito artesanato local para comprar. Outra atração da cidade é o Lago Negro, onde você pode alugar pequenos barcos ou pedalinhos para curtir o final da tarde.

A cidade é perfeita para famílias e fica ainda melhor com o Snowland, um parque de neve artificial que faz a alegria da criançada. Por outro lado, os casais apaixonados que desejam curtir o friozinho gostoso também escolhem Gramado como destino. Eles vão sempre atrás do famoso fondue e uma taça de vinho local, servido num dos diversos restaurantes suíços da cidade.

Com influência alemã e toque bávaro nos seus chalés alpinos, a cidade é linda e tem opção de acomodação para todos os bolsos. Você pode ficar em Gramado num dos diversos hotéis e pousadas baratas na região que estão listados no Booking.com.

3 – Canela, RS

Cachoeira Caracol em Canela RS

Canela, RS – Foto: Jonathan Borba em Unsplash

Não tem como falar de Gramado sem falar de Canela. Falo isso porque a cidade vizinha também tem charme e faz parte do roteiro de quem visita a Serra Gaúcha.

Na praça principal da cidade está a maior atração de Canela que é a Catedral de Pedra. Uma igreja gótica com 65 metros de altura e 12 sinos de bronze que chamam a atenção de qualquer um. Ela foi considerada uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, ou seja, você tem que ir até lá.

A Cascata do Caracol com 131 metros de altura, fica no parque de mesmo nome e é outra atração imperdível. Nessa mesma linha de pensamento, quem gosta de aventura pode aproveitar o Parque da Ferradura com diversas opções de esportes radicais como escalada, bem como rapel.

Canela traz opções de hospedagem mais em conta do que Gramado para quem vai ao Rio Grande do Sul no inverno. Portanto quem vai alugar carro para viajar pela região, pode até se hospedar em Gramado, pois são apenas 7km de distância entre uma cidade e a outra. Veja as opções de hospedagem em Canela e confira os valores, mas deixe Gramado como uma alternativa.

4 – Bento Gonçalves, RS

Para completar o trio de cidades no Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves é um dos lugares frios para viajar no Brasil que é de tirar o fôlego. Por lá, muitas atividades envolvem vinhos e espumantes locais com visitas a diversas vinícolas. A exemplo disso, o passeio na Maria Fumaça, conhecida como o Trem do Vinho é uma ótima opção.

Ainda falando sobre o que fazer em Bento Gonçalves, o Parque Cultural Epopéia Italiana conta sobre a história do local e faz a montagem de uma vila italiana. Contudo os aventureiros de plantão podem visitar o Parque de Aventuras Gasper porque tem bungee jumping, tirolesa e muito mais emoção.

Apesar da cidade ser grande, é importante ficar atento ao bairro que você pensa em se hospedar para fazer a escolha certa. Veja os locais que os hóspedes mais gostaram de ficar em Bento Gonçalves com fotos e opiniões.

5 – Petrópolis, RJ

Lugares-frios-para-viajar-no-Brasil-Petropolis-RJ

Petrópolis, RJ – Foto: Mauro Lima em Unsplash

Foi por causa do verão que Petrópolis foi fundada por Dom Pedro II. Segundo a história local, quando Dom Pedro II queria um clima mais ameno no verão carioca, ele fugia para o frio da cidade.

Atualmente o charme, requinte e beleza vindo do grande número de palácios é o que faz o turista viajar até a cidade. Muitas vezes, uma excursão de um dia para Petrópolis vai ser suficiente para você conhecer a cultura, comida e bebida da região.

Um dia perfeito em Petrópolis deve começar com uma caminhada pela Rua Imperatriz e pela Avenida Koeller. Em seguida você pode visitar a Catedral de São Pedro de Alcântara que guarda os restos mortais daquele que foi o fundador da cidade, Dom Pedro II.

Para quem gosta de uma boa cerveja, a cidade tem o Museu da Cervejaria Bohemia com um bar para apreciadores finalizarem a visita ao museu em grande estilo.

Para ver o clima imperial junto às paisagens montanhosas, escolha entre as melhores opções onde ficar em Petrópolis, mas não esqueça de ver as fotos e notas de cada acomodação.

6 – Urubici, SC

Lugares-frios-para-viajar-no-Brasil-Urubici-SC

Urubici, SC – Foto: César Costa em Unsplash

Na briga pelo título de região mais fria do Brasil, Urubici no estado de Santa Catarina, faz parte do triângulo de cidades frias. Junto a São Joaquim e Urupema, Urubici fica numa região onde as temperaturas vão abaixo de zero e a neve faz a alegria dos turistas.

Por lá a natureza se destaca, por isso você pode conhecer o Morro da Igreja, a Pedra Furada, assim como a Serra do Rio do Rastro, que são pontos imperdíveis para quem visita a cidade.

Opções gastronômicas e pousadas aconchegantes com lareiras podem ser facilmente encontradas no centrinho da cidade, além de cafés charmosos para o fim de tarde. Contudo, durante a noite, a melhor opção é curtir um bar e tomar um bom vinho local.

Veja as opções de hospedagem e escolha onde ficar em Urubici através das opiniões de quem já foi e ficou lá. Você vai encontrar informações completas para fazer a sua reserva através dos links que disponibilizamos do Booking.com.

7 – São Joaquim, SC

Lugares-frios-para-viajar-no-Brasil-Sao-Joaquim-SC

São Joaquim, SC – Foto: Mateus Campos Felipe em Unsplash

A uma altitude de 1.354 metros, São Joaquim, também em Santa Catarina, não poderia ser outra coisa, a não ser fria.  Ainda mais porque faz parte do triângulo com as cidade de Urubici, mencionada anteriormente, e Urupema. Isso quer dizer que até no verão as temperaturas são baixas.

Considerada a capital nacional da maçã, São Joaquim é uma cidade pequena com muitos campos de produtores locais que você pode visitar. Se quiser ir entre setembro e outubro, vai vivenciar o período da florada, mas se quiser ver o período das colheitas deve visitar os campos entre fevereiro e abril.

Ainda falando de atrações turísticas e coisas legais para fazer por lá, você não pode deixar de ir até a Igreja Matriz de São Joaquim, que fica no centro da cidade. Também não deixe de ir ao Mirante dos Pinheiros para ter a melhor vista das vinícolas de São Joaquim, bem como das Araucárias.

Falando em vinícolas, aproveite para conhecer uma das diversas vinícolas da região. Você pode visitar, fazer um tour e provar o vinho direto da fonte, mas cuidado para não se empolgar demais.

Embora a cidade seja pequena e rústica, é possível achar boas opções de hospedagem em São Joaquim para a sua viagem de inverno pelo Brasil.

8 – Monte Verde, MG

Monte Verde está no estado de Minas Gerais, e entra na nossa lista de lugares frios para viajar no Brasil. A cidade fica bem na divisa com São Paulo, mas está a apenas 164 km da capital paulista.

Oferecendo aos visitantes muitas opções de restaurantes com queijos locais, sopas e fondue, você deve experimentar o melhor da culinária da região de Minas. Além disso, pode entrar no mundo dos vinhos e cachaças da cidade e região.

Romântica e cheia de hotéis e pousadas que oferecem lareiras nos quartos para criar um clima de romantismo ainda maior, Monte Verde é uma das cidades preferidas dos casais. Por isso, indicamos que busque onde ficar em Monte Verde no booking.com, para ter uma experiência sem igual.

9 – Curitiba, PR

Jardim Botanico de Curitiba-PR

Curitiba, PR – Foto: Camila Figueiredo em Unsplash

Trazendo um perfil de cidade grande para a nossa lista de lugares frios para viajar no Brasil, Curitiba, a capital do estado do Paraná, é nossa indicação. Considerada uma das melhores para viver no país, tem boa organização, incluindo a questão da cultura, lazer e turismo local.

O Jardim Botânico é o símbolo da cidade e por isso merece sua visita. Pensando nisso, você deve conhecer o bairro do Batel que é a melhor área para curtir a boemia e gastronomia da cidade. Para completar, o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame, bem como o Bosque Alemão, devem entrar na sua lista de passeios pela cidade.

O centro histórico, Mercês e Santa Felicidade são as melhores áreas para se hospedar, além do bairro Betel. Portanto, veja todas as opções de hotéis e pousadas em Curitiba para achar o melhor preço.

10 – Guaramiranga, CE

O Ceará não é feito somente de roteiro em Fortaleza e não vive só de praia e sol. Ainda mais quando muitas cidades interioranas são montanhosas e fazem um friozinho gostoso nos meses de inverno, onde as temperaturas ficam em torno dos 15°C. É por isso e outros motivos que o Nordeste está incluído em nossa lista de lugares frios para viajar no Brasil.

Chamada de Suíça do Ceará, Guaramiranga fica a apenas 100 km da capital. Ela ganha esse nome porque fica na região serrana de Maciço do Baturité e encanta com uma paisagem que parece que saiu de um livro de histórias.

Durante a visita, indico que pratique arvorismo e suba até o Pico Alto para ver toda a região da serra a uma altitude de 1115 metros porque é sensacional.

Para se hospedar, fique atento às opções de hotéis e pousadas em Guaramiranga e se encante pelas paisagens no Nordeste do Brasil.

11 – Garanhuns, PE

Ainda falando da região Nordeste do Brasil, a cidade de Garanhuns fica a 230 km de Recife e a apenas 100 km da famosa Caruaru. Por isso aproveito para também falar que Pernambuco não é feito só de roteiros e atividades em Recife ou das praias de Porto de Galinhas. Você pode aproveitar a sua ida até o estado para também conhecer outras regiões.

Garanhuns está a 842 metros de altitude e chega a atingir os 14°C durante o inverno. Ela faz parte do Circuito do Frio de PE, com cidades maravilhosas como Gravatá e Triunfo que estão na região de serra e também faz um friozinho gostoso.

Por lá, todos os anos, acontece o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com diversas atrações nacionais, concertos de músicas clássicas, assim como as artes locais. São dias de frio e atividades espalhadas em parques e praças da cidade. E o melhor, é tudo de graça!!

Nessa época mais fria, as flores estão sendo cultivadas em vários parques, mas o Parque Ruber Van Der Linden, também chamado de Pau Pombo, chama a atenção dos visitantes. Já no Parque Euclides Dourado é possível sentir o cheiro de eucalipto vindo das suas árvores.

As áreas de hospedagem em Garanhuns são diversas e oferecem hotéis e pousadas para famílias e casais. Escolha um bom local para ficar e aproveite o friozinho da cidade e conheça a culinária típica de Pernambuco.

12 – Caldas Novas, GO

Para finalizar a nossa lista de lugares frios para viajar no Brasil, Caldas Novas em Goiás é uma surpresa em meio ao cerrado do país.

Uma das melhores coisas para fazer em Caldas Novas é ir ao parque aquático. Parece que estou louca, né?! Entrar na piscina no frio pode até soar estranho, mas na verdade os parques da cidade são de águas termais que atingem os 34°C.

Sendo assim, as opções de passeio por lá vão além das piscinas aquecidas, ainda mais quando é possível visitar o Jardim Japonês e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. No centro da cidade está a Paróquia Nossa Senhora das Dores e o Casarão dos Gonzaga para visitar. Por lá, até a 1ª Casa de Caldas Novas virou atração turística, sendo o centro cultural regional e histórico da cidade.

Quando falamos de onde ficar em Caldas Novas, opções de hotéis, bem como pousadas não vão faltar para você escolher o que encaixa com seu perfil.

Alguns passeios nos lugares frios para viajar no Brasil

E aí, já escolheu as cidades preferidas e lugares frios para viajar no Brasil? Agora conheça os melhores passeios para fazer em todas as cidades do Brasil. Aproveite e já se programe para não deixar nada para a última hora, por isso, nós indicamos a Civitatis como a melhor empresa para compra de bilhetes e passeios no Brasil e no exterior.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Paulo Silva
Paulo Silva
1 ano atrás

Excelente trabalho. Parabéns.

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

2
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x