Home Europa Grande Bazar de Istambul: O maior mercado fechado do mundo

Grande Bazar de Istambul: O maior mercado fechado do mundo

por Andressa Silva
Grande Bazar de Istambul

O Grande Bazar de Istambul é uma maravilha turca que faz parte do dia a dia dos moradores locais e que acabou virando parte dos roteiros turísticos. Isso porque ele tem muita história, uma bela arquitetura e milhares de produtos diferentes que encantam a todos.

Ao visitar Istambul você não pode deixar de conhecer um dos maiores e mais antigos centros comerciais cobertos do mundo. Por isso, fizemos este artigo com um guia cheio de detalhes que vão te ajudar a fazer uma visita mais completa. Você terá informações não só sobre a história do local, mas também terá informações das lojas e do que é vendido por lá. 

Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para Europa?

Sem ele você pode ser proibido de entrar no país e o atendimento hospitalar pode sair bem caro na Europa. Você não quer viajar e ter uma dor de cabeça, né verdade!? O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguros viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem, ganhando 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.

QUERO UM ORÇAMENTO

História do Grande Bazar na Turquia

O Grande Bazar de Istambul é também conhecido como Mercado Coberto ou em turco Kapaliçarşi. Sua história provavelmente começou com os Bizantinos que deviam ter comércio pela região, mas nada foi comprovado. Sabe-se apenas que o mercado começou com os Otomanos que tinham a tradição de bazares. 

O primeiro bazar foi o Eski Bedesten construído entre 1455 e 1461, mas toda a região passou por inúmeros incêndios que destruíram as estruturas de madeira e por isso foi sendo trocado por alvenaria. Mesmo assim, a região ainda foi destruída por terremotos e mais incêndios, mas que sempre foi reconstruída e por muitas vezes acabava sendo ampliada.

Dessa forma, acredita-se que o bazar foi expandindo cada vez mais com novos lojistas e artesãos. Então houve a necessidade de cobrir para proteger o comércio e assim o Grande Bazar se tornou um dos projetos mais impressionantes e importantes feito pelo Império Otomano.

Atualmente o Grande Bazar de Istambul é o maior e mais antigo mercado coberto do mundo. São 45 mil metros quadrados com 3600 lojas em 65 ruas que ocupam uma área coberta de 110.868 metros quadrados. Tudo isso para receber em torno de 400 mil pessoas todos os dias, contando com os mais de 20 mil trabalhadores no local. 

Departamentos e produtos encontrados no Grande Bazar

Bazar das Especiarias de Istambul
Especiarias

Especiarias, antiguidades, roupas, bolsas e sapatos tradicionais de couro, artesanato de cobre são apenas algumas coisas que você pode comprar no Grande Bazar de Istambul. As jóias de prata e ouro estão em várias lojas para quem desejar.

Além disso, tem casa de câmbio e até barbeiro entre as lojas de artesanato e produtos de todos os tipos. Por isso, indicamos que faça a visita acompanhado de um guia para você poder conhecer as melhores lojas e produtos com alguém que realmente conhece o espaço.

Para comer, você vai encontrar alguns restaurantes, cafeterias e casas de chá. Um deles é o restaurante Pedaliza com mesas na área interna e externa servindo pratos típicos turco. A cafeteria Ethem Tezçakar Kahveci é ótima para quem quer provar o café turco e relaxar um pouco.

É importante saber que este bazar é organizado por especialidades, ou seja, algumas ruas só tem lojas de ouro, outras só tem lojas de tapetes, por exemplo. Dessa forma você deve aproveitar o tempo que tiver para caminhar pelas ruas e fazer compras de produtos locais e artesanatos.

Como chegar no Grande Bazar

Para chegar no Grande Bazar, você pode usar os transportes da cidade, pois são mais ágeis. Usando o bonde elétrico, pegue a linha T1 e desembarque na estação Beyazit – Kapaliçarşi, pois ele vai te deixar bem perto de uma das entradas do bazar. 

Se estiver partindo da região da avenida Istiklal e Torre de Gálata, pegue o funicular Beyoglu – Karakoy, em seguida faça a baldeação para o bonde da linha T1. Outra opção é pegar o ônibus 94A ou 97G para desembarcar na estação Beyazit, que fica bem perto das ruas do bazar e da Mesquita de Beyazid. 

Se estiver perto de um ponto do metrô de Istambul, use a linha M2 e desembarque na estação Vezneciler. Em seguida faça uma curta caminhada e já estará numa das entradas do Grande Bazar e poderá fazer seus passeios e compras pela região.

Como é a visita ao Grande Bazar de Istambul

Grande Bazar de Istambul
Grande Bazar de Istambul

Se prepare para fazer compras, pois no Grande Bazar, você terá itens que são característicos da Turquia. É neste bazar e na região ao redor que você poderá presenciar a essência do país através das cores, cheiros e sabores.

Mesmo antes de entrar, você já vai sentir o clima de mercado agitado e alegre, como vemos em filmes que mostram essa região do mundo. Ao entrar no Grande Bazar, independe da área, você estará cercado de lojas de algum segmento, pois ele é dividido por categorias, como falamos anteriormente.

São várias ruas decoradas onde você poderá ver diferentes tipos de azulejos e decorações otomanas. Por ter passado por tantas reformas e histórias, é possível ver ruínas entre alguns espaços do bazar que fez parte até da era Bizantina, já que existe uma grande possibilidade de que no mesmo espaço houvesse comércios do mesmo tipo.

Nós, por exemplo, passamos boas horas andando pelas ruas cheias de lojas diferentes e aproveitamos para comprar uma lembrancinha. Fizemos uma pausa para tomar um chá e observar os vendedores negociando o melhor preço para seus produtos, foi bem divertido.

Passeios e compras no Grande Bazar

Em Istambul há uma infinidade de opções de passeios, mas queremos deixar os melhores passeios pelo Grande Bazar para você aproveitar ainda mais a sua viagem. Fazer um tour guiado é uma das melhores formas de conhecer o local a fundo e se tratando de um dos maiores bazares do mundo, é mais que recomendado. 

A seguir, deixamos dicas de passeios para te ajudar com a programação.

Excursão de compras: Passeio perfeito para quem deseja fazer compras com um guia que conhece as melhores lojas do centro comercial de Istambul e do Grande Bazar. 

Tour de compras especializadas: Aproveite seu dia explorando as mais de 4 mil lojas com um especialista em lojas do Grande Bazar e pratique a arte de barganhar.

Tour pela Cidade Velha: Este passeio te leva para conhecer o centro histórico de Istambul e o Grande Bazar com direito a traslado para o hotel.

Mercados Locais: Faça um passeio guiado para fazer compras no Mercado das Especiarias e no Grande Bazar com quem entende do assunto.

Tour de compras de tapetes: Passeio perfeito para quem deseja comprar os maravilhosos tapetes turcos com ajuda de um especialista.

Acesse nossos links e veja todas as opções de passeios pelo Grande Bazar de Istambul.

Atrações perto do Grande Bazar de Istambul

Mesquita Sulthanamet em Istambul
Corno de Ouro

Saindo do Grande Bazar, você consegue conhecer muita coisa que está na região, pois ele está bem no centro da cidade antiga de Istambul. Por lá estão a Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi e tantos outros pontos turísticos e monumentos importantes.

Do outro lado, você verá a Mesquita Suleymaniye e o Bazar Egípicio, popularmente conhecido como Bazar das Especiarias. Na mesma região, poderá ver a Ponte de Gálata que atravessa o Corno de Ouro e depois a Torre de Gálata que merece uma visita, afinal é o único local de Istambul que é possível subir para ver a cidade em 360º.

Para conhecer todas essas atrações, uma das melhores formas é fazer um tour com o melhor de Istambul. Outra opção é comprar o cartão turístico que inclui as entradas em diversos lugares para você não perder tempo em filas. Por fim, ainda recomendamos usar o ônibus turístico hop-on hop-off que passa nos principais pontos da cidade para você subir e descer quantas vezes quiser.

Hotéis perto do Grande Bazar de Istambul

Bairro Eminonu em Istambul Turquia
Bairro Eminonu

Como você já deve ter visto, o Grande Bazar está no bairro histórico de Istambul com muitas opções de hotéis ao redor. É possível encontrar todos os tipos de hospedagem, com valores e categorias que agradam a todos os bolsos e perfis como deixamos de sugestão a seguir. No entanto, você pode ver mais detalhes sobre o bairro e outras partes em nosso artigo sobre onde ficar em Istambul.

Cheers Hostel: Começando por uma opção econômica, este hostel fica perto de tudo e dá para chegar caminhando na área comercial de Istambul. Além disso, ele está perto de estações do transporte público da cidade.

Oban Suites Istanbul: Cama e café super charmoso que oferece espaços confortáveis, ótima relação de custo-benefício e claro, uma localização excelente. É bem recomendado pois tem notas e comentários muito bons no Booking.

Grand Naki Hotel: Outro hotel muito bom que está a apenas 500 metros do Grande Bazar, ou seja, dá para chegar lá numa breve caminhada. Além disso, ele fica perto de outras atrações da região para você não se preocupar com transporte.

President Beyazit Istanbul: Hotel Radisson que garante padrão de alta qualidade na cidade. Ele é perfeito para quem busca uma hospedagem segura em termos de conforto, bom atendimento e localização.

AJWA Sultanahmet: Hotel de luxo com decoração no estilo Otomano que vai fazer você se sentir no palácio de um sultão. A sofisticação, conforto e mimos estão garantidos para que sua estadia não tenha defeitos.

Veja todas as opções de hospedagem na região do Grande Bazar de Istambul e faça sua reserva.

Informações complementares

  • Endereço: Beyazit, Kalpakçilar Cd. No. 22 – Fatih
  • Horário: Aberto todos os dias das 10h às 18h
  • Entrada: Gratuito
  • Dica: A negociação na hora da compra está liberada e a regra é barganhar os preços de tudo que deseja comprar.

Seguro viagem para Turquia

Muita gente se pergunta se é realmente obrigatório, já que estamos falando de um país que está entre a europa e ásia. De um lado seria obrigatório e do outro não, mas ao viajar você deve colocar a sua saúde e segurança em primeiro lugar. 

Viajar protegido é mais que essencial e por isso queremos deixar as melhores dicas sobre o seguro viagem para a Turquia. Essa questão é importante, pois nunca sabemos o que pode acontecer durante uma viagem, principalmente quando falamos de viajar para o exterior num país que tudo é diferente.

Dessa forma, indicamos que contrate seu seguro viagem com a Seguros Promo, uma empresa que é nosso parceiro aqui no blog. Clique no botão abaixo e faça sua cotação sem compromisso. Você verá as melhores seguradoras e a garantia dos melhores preços do mercado.

FAZER COTAÇÃO

Quer saber mais sobre o Grande Bazar de Istambul? Assista nosso vídeo

Durante nossos dias em Istambul, gravamos muita coisa legal para nosso canal do Youtube. Assistindo a esse vídeo você poderá ver mais sobre uma das principais atrações e da região em que ela está. Aproveite e se inscreva em nosso canal, pois postamos vídeo toda semana. Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que a gente postar um vídeo novo.

Passeios em Istambul

Agora que você já sabe tudo sobre o Grande Bazar de Istambul e sabe o que comprar por lá, já pode aproveitar para deixar seus passeios e ingressos reservados com a Get Your Guide, empresa parceira aqui no blog e de confiança. Usando nossos links neste artigo, você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a ganhar uma pequena comissão.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x