Home Planejamento Free Walking Tour: O que é e porque você deve fazer

Free Walking Tour: O que é e porque você deve fazer

por Flávio Mendes
Free-Walking-Tour-em-Budapeste

Se eu te dissesse que dá para fazer um tour guiado pela cidade, de graça, de uma forma mais livre e despojada, você acreditaria? Pois é, dá e esse é o caso do Free Walking Tour. Esses passeios fogem do convencional, com roteiros mais legais, diferentes e além de tudo é gratuito.

Na tradução livre para o português significa “passeio caminhando de graça”, onde você vai conhecer a cidade de uma forma diferente, com um guia local, mas sem precisar pagar por isso. Esse tipo de passeio é muito comum em países da Europa, mas já chegou no Brasil há um bom tempo.

O que é o Free Walking Tour?

O free walking tour é o passeio por uma cidade, que é organizado por um guia local, visitando determinadas regiões caminhando. Já vimos eles são oferecidos perto das atrações turísticas de determinadas cidades, com pessoas entregando panfletos e perguntando se você deseja fazer esse tour guiado, porém o mais indicado é fazer a reserva com antecedência.

Em resumo, os passeios passam por regiões históricas ou áreas turísticas, onde o guia vai contando tudo de uma forma mais informal. Existem cidades que têm alguns tipos de free walking tours mais específicos, como por exemplo o Free Tour dos Beatles em Liverpool, que conta a história da banda, passando pelos lugares onde eles começaram a tocar.

O passeio geralmente começa em um ponto específico da cidade e percorre um trajeto pré determinado a pé. Por isso, o ideal é vestir um calçado adequado, levar água e um lanchinho, já que você vai andar por algumas horas.

O Free Walking Tour é realmente gratuito?

Free Walking Tour em Madrid, Espanha

Sim, é gratuito, mas ao final do passeio, o guia vai perguntar se alguém deseja fazer alguma contribuição pelo trabalho prestado. Se você achar que valeu a pena, vale dar gorjeta de acordo com a sua satisfação com o tour, mas lembre-se que não é obrigatório pagar.

Em todo caso, recomendamos dar uma ajuda se você achar que valeu a pena, afinal o guia merece e muitas vezes essa gorjeta será o salário dele. Em alguns passeios eles recomendam um valor entre $ e $$, mas que você pode ficar a vontade para dar mais ou menos do que isso.

Já fizemos o free walking tour em diversas cidades onde passamos, incluindo Budapeste, Madrid e Lisboa, cidades com uma história incrível. Fazer um free walking tour é uma forma de viajar barato pelo mundo e que definitivamente, vai fazer você conhecer muito mais sobre o destino visitado.

Como reservar seu Free Walking Tour

Free-Walking-Tour-em-Budapeste
Free Walking Tour em Budapeste, Hungria

Você consegue reservar o free walking tour online de forma prática e rápida aqui no blog. Abaixo vamos disponibilizar os links de reserva de algumas cidades pelo mundo onde existe esse passeio de graça. Dessa forma, tudo que você precisa é fazer a reserva e baixar o voucher no celular ou imprimi-lo para mostrar na hora do passeio.

Lembramos que você consegue reservar com a gente e não paga nada, é totalmente gratuito. Portanto, recomendamos fazer suas reservas com a Civitatis, uma empresa séria que usamos e recomendamos. Se você nunca reservou nenhum passeio com eles, explicamos abaixo como fazer.

  • Crie um conta com a Civitatis clicando aqui;
  • Use a caixa de pesquisa para procurar o passeio que desejar;
  • No caso, basta digitar Free Tour, que eles vão te dar as opções desejadas;
  • Uma dica é digitar o nome da cidade junto para que ache mais fácil seu passeio;
  • Quando selecionar o passeio desejado, todas as informações referentes a ele estarão muito bem explicadas;
  • Verifique se o tour é feito em português, pois algumas cidades só tem em inglês e espanhol. Geralmente os tours fora do Brasil são em inglês e espanhol, com exceção de Portugal;
  • Escolha a data, horário que deseja fazer o passeio e quantas pessoas vão;
  • Nenhum dado de pagamento será pedido para reservar seu passeio;
  • Se não puder comparecer ao passeio, por favor, cancele sua reserva para que o guia não fique te esperando. Todos os passeios têm cancelamento grátis.

Principais países para fazer o Free Walking Tour

Free-Walking-Tour-Lisboa
Free Walking Tour em Lisboa, Portugal

Abaixo temos uma lista de países onde você conseguirá reservar seu free walking tour e conhecer a fundo cada uma de suas cidades.

Passeios guiados no Brasil

A princípio, não são muitos os free walking tours pelo Brasil, mas vamos atualizando essa lista com o surgimento de novos passeios na Civitatis.

Free Walking Tour em São Paulo: É um passeio super recomendado pelo centro histórico de São Paulo. Ele começa de frente para o Teatro Municipal e passa por lugares como o Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, Edifício Martinelli, Rua 15 de Novembro e Praça da Sé. Reserve aqui seu passeio.

Free Walking Tour no Rio de Janeiro: São 2 os passeios pelo Rio de Janeiro. O primeiro deles envolve o carnaval e a herança africana no Brasil. Ele é feito em inglês e espanhol, mas ainda assim vale a pena fazer. O passeio começa no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e passa pela Praça Mauá, Museu do Amanhã, Cais do Valongo e Boulevard Olímpico. Por último, você ainda tem a opção de visitar uma escola de samba (pago a parte) se desejar.

Já o outro passeio visita o centro histórico do Rio de Janeiro junto com o bairro da Lapa. Ele passa pela Avenida do Rio Branco, Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, Palácio Tiradentes, Arcos da Lapa e a famosa Escadaria Selarón.

Free Walking Tour em Salvador: O passeio é feito pelo bairro do Pelourinho na capital baiana. O trajeto passa pelo Elevador Lacerda, Palácio Rio Branco, Praça da Cruz Caída e Largo do Pelourinho. Reserve aqui seu passeio.

Passeios guiados em Portugal

Portugal é recheado de história e existem diversos free walking tours no país. Se você procura o que fazer em Lisboa, por exemplo, saiba que lá tem muitos passeios guiados contando mais da sua história.

Free Walking Tour em Lisboa: São vários os passeios guiados gratuitos em Lisboa. Por isso, começamos com o principal Free tour em Lisboa que passa pelo centro histórico, Castelo de São Jorge, Mirante de São Pedro de Alcântara, pelo Bairro Alto, Chiado e Elevador de Santa Justa.

Para quem procura algo diferente, recomendamos fazer o Free Tour pela Lisboa Alternativa, porque ele passa por um lado mais alternativo da cidade. Ele visita becos com street arts, praças e fala mais sobre outras histórias da cidade

Outra ótima opção é o Free walking tour do Fado em Lisboa. Nele você vai visitar as ruas da Mouraria, onde esse estilo musical português nasceu. O passeio visita diversos lugares importantes que contam a história do Fado.

Free Walking Tour em Porto: O passeio é feito nas muralhas de Porto, a parte mais histórica da cidade. Durante o tour você vai passar pela Praça da Batalha, Muralha Primitiva, Praça da Liberdade, Café da Porta do Olival, por exemplo.

O Free tour das streets arts de Porto é outra opção para fazer na cidade. Em resumo, ele vai começar da Praça Carlos Alberto, com destino a um mural feito todo em azulejo e uma pintura gigante de Dom Quixote e Sancho Pança. Além disso, o tour passa no Mercado do Bolhão, na Estação da Trindade e na Capela de Santa Catalina.

Passeios guiados na Espanha

A Espanha talvez seja o país com mais free walking tours para escolher. Abaixo vamos listar somente as principais cidades do país, mas você consegue achar todos os passeios no site da Espanha no Civitatis.

Free Walking Tour em Barcelona: O passeio começa pela La Rambla, a rua mais famosa da cidade. Ele passa por pontos históricos de Barcelona, como o Bairro Gótico, Catedral de Santa Eulália, Praça Del Rei e a Catedral del Mar. Reserve aqui o seu passeio.

Free Walking Tour em Madrid: O passeio guiado pela capital da Espanha talvez seja um dos mais interessantes da Civitatis, já que ela é uma empresa espanhola. O passeio passa por diversos pontos da cidade, incluindo Puerta del Sol, Plaza Mayor, Plaza del Oriente, Palácio Real e o Mercado de San Miguel, por exemplo. Reserve seu passeio aqui no link.

Leia também: Seguro viagem Espanha, um guia completo!

Passeios guiados na Argentina

Nossos vizinhos argentinos reservam grandes lugares históricos para visitar. Por isso, vale a pena fazer um free walking Tour enquanto estiver viajando por Buenos Aires ou Bariloche, por exemplo.

Free Walking Tour em Buenos Aires: São 2 os passeios guiados pela capital da Argentina. O primeiro deles é visitar o bairro de Puerto Madero, o mais moderno da cidade. O passeio visita a Fragata A.R.A. Sarmiento, Rua Juana Manso, Alvear Tower, Monumento ao Tango, bem como a Reserva Ecológica Costanera Sur.

O segundo passeio em Buenos Aires é pelo bairro de Palermo. Ele começa no Ecoparque e em seguida vai para o Jardim Botânico, Bosque de Palermo e Parque Tres de Febrero. Por fim, o passeio segue para o Planetário Galileu Galilei finalizando o tour.

Passeios guiados na República Tcheca

A capital da República Tcheca é uma das nossas cidades preferidas no mundo. Sempre há muito o que fazer em Praga, por isso um free walking tour será o melhor jeito de conhecer a história da cidade medieval.

Free Walking Tour em Praga: O tour passa pela Praça Venceslau na cidade nova e em seguida vai para a parte antiga. Nesse sentido, o trajeto cruzando com o Relógio Astronômico, cartão postal da cidade, o Bairro Judeu, a Torre de Pólvora, a Igreja de Sao Nicolau e o Antigo Cemitério Judeu. Portanto, faça a reserva aqui e garanta o seu passeio.

Passeios guiados nos Estados Unidos

Existem diversas cidades para fazer tours guiados nos Estados Unidos, mas vamos recomendar apenas uma neste artigo. Talvez Nova York seja a cidade mais interessante para fazer esse tipo de passeio.

Free Walking Tour em Nova York: Em primeiro lugar, o passeio vai pelo distrito financeiro e segue pela Wall Street e o edifício da Bolsa. Sendo assim, o tour visita o Touro de Wall Street e vai até o Battery Park para apreciação da Estátua da Liberdade. Por fim, o passeio vai para o Memorial em homenagem ao 7 de setembro. Reserve seu passeio aqui e não perca tempo.

Passeios guiados na Inglaterra

Não só a Inglaterra, mas todo o Reino Unido é rico em história. Dessa forma, conhecer as principais cidades fazendo um free walking tour é super recomendado para mergulhar mais a fundo na história.

Free Walking Tour em Londres: Primeiramente, o passeio vai pelo Palácio St. James e segue para o Palácio de Buckingham, Big Ben, Abadia de Westminster e seu palácio. Esse tour é ideal para quem ainda não conhece Londres, afinal ele passa pelos pontos turísticos básicos da cidade. Por isso, recomendo que reserve seu passeio aqui.

Free Walking Tour em Manchester: O passeio começa pela St. Peter Square, seguindo para o Free Trade Hall, Hotel Midland, Prefeitura e por último pelo edifício Royal Exchange. Esse é um passeio que tem uma nota muito boa e você não pode ficar de fora, então reserve logo seu free walking tour em Manchester.

Reserva aqui seu passeio

Listamos apenas alguns dos Free Walking Tours disponível no site da Civitatis. Abaixo você consegue ver outras alternativas. Clicando no botão ‘ver todas as atividades’, você será redirecionado ao site com todas as opções disponíveis.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x