Kuala Lumpur é uma das maiores cidades do sudeste asiático e lar de uma população cosmopolita. Se tratando de trânsito, é algo que incomoda muito, mesmo aqueles que vivem em São Paulo e estão acostumados com congestionamento. Não importa o dia da semana nem o horário, você vai acabar caindo no meio de um congestionamento.
O continente asiático é responsável pelo maior número de acionamentos do Seguro Viagem. Muita gente acaba passando mal, seja pela alimentação ou pelo calor excessivo que faz por lá. A Real Seguros é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Faça uma cotação, pague em até 12x sem juros e viaje protegido.
Como se locomover em Kuala Lumpur
Kuala Lumpur oferece uma infinidade de meios de transporte para conhecer e se locomover pela cidade. São trens e ônibus modernos que se conectam entre si. São tantos tipos que na hora de comprar seu bilhete pode ser um pouco confuso, mas vou explicar como cada um funciona. Para isso, vá acompanhando a foto abaixo que mostra toda a rede de transportes conectada.
LRT – Metro
O metro de Kuala Lumpur se chama LRT e são 2 as linhas que cortam a cidade, a Ampang que é a linha amarela e a Kelana Jaya que é a linha rosa. As duas linhas percorrem Kuala Lumpur em paralelo e se encontram no final, na estação Putra Heights.
A linha amarela se divide em duas a partir da estação Chan Sow Lin e cruza com a linha rosa na estação Masjid Jamek, terminando a sua rota na estação Sentul Timur. São apenas 2 linhas de metro que cortam a cidade de Kuala Lumpur, mas são diversas as estações.
Monorail
O monotrilho de Kuala Lumpur possui apenas uma linha de cor verde com poucas estações, mas essas percorrem todo o centro financeiro e a parte mais moderna da cidade. Ele passa por cima das avenidas, o que torna um passeio legal para conhecer essa parte da cidade.
Ele parte da KL Sentral, cruza com a linha amarela na estação Hang Tuah, cruza com a linha rosa na estação Dang Wangi e termina na estação Titiwangsa na linha amarela.
KTM Komuter
É o tipo de trem que liga Kuala Lumpur às regiões mais afastadas da cidade ou até mesmo outras cidades. São 2 as linhas do KTM Komuter, a linha Rawang-Seremban de cor azul escuro e a linha Sentul-Port Klang de cor marrom.
A linha azul escuro começa na estação Seremban, cruza com a linha amarela do metro na estação Bandar Tasik Selatan, passa pela KL Sentral e acaba na estação Tanjung Malim. Já a linha marrom começa na estação Port Kling, cruza com a linha rosa do metro na estação Subang Jaya, passa pela KL Sentral e acaba na estação Batu Caves.
Reserve seu hotel com o melhor preço no Booking
Veja todas as opções de hotéis em Kuala Lumpur
Pelo que você pôde ver, todas as estações tanto do metro quanto do KTM se cruzam em algum momento, fazendo uma interação inteligente dos meios de transporte de Kuala Lumpur.
RápidKL
São dezenas de linhas de ônibus que percorrem toda Kuala Lumpur. Os ônibus funcionam das 06h00 às 23h00 nos dias de semana e das 06h00 às 24h00 nos finais de semanas e feriados.
GOKL
São as linhas de ônibus turística, mas utilizada por todos, que percorrem Kuala Lumpur. O melhor de tudo é que não precisa pagar para utiliza-las. No total são 4 linhas: Rosa, Azul Claro, Roxa e Verde. Cada uma faz uma rota sempre circular e algumas cruzam entre si.
A linha rosa é a linha relax que passa por diversos hotéis famosos da cidade. A linha azul claro é a linha work, passando por diversos bancos, shoppings, centros empresariais e pela KL Sentral. A linha roxa é a linha sightseeing, que passa pelos principais pontos turísticos de Kuala Lumpur como KL Tower, KLCC, Dataran Merdeka e Pasar Seni (China Town) e a linha verde é a linha shopping, passando pelos principais da cidade como Pavilion e Starhill Galery.
É uma linha bem concorrida, que não importa o horário sempre vai estar cheia, mas vale a pena. Os ônibus têm ar condicionado e wifi e saem a toda hora. Funcionam das 06h00 às 23h00 nos dias de semana e das 07h00 às 23h00 nos finais de semana e feriados.
Taxi
É um dos meios de transporte que ainda não utilizei. Acho que só serão necessários no caso de precisar voltar de madrugada para casa, já que os outros meios de transporte param de funcionar depois das 23h00. Os taxis são meio velhos e vejo as pessoas usando muito o Uber e o Grab, que é como se fosse um Uber local.
KLIA Ekspress
É o trem que faz o trajeto dos aeroportos de Kuala Lumpur (KLIA e KLIA 2) até a KL Sentral, sem fazer paradas, demorando 28 minutos. Os trens partem a cada 15 minutos nos horários de pico e custam 55RM um trecho e 100RM ida e volta.
KLIA Transit
É o trem que faz o trajeto do principal aeroporto de Kuala Lumpur (KLIA) onde a Air Asia trabalha até a KL Sentral. Esse trem faz 3 paradas nas estações Salak Tinggi, Putrajaya & Cyberjaya e Bandar Tasik Selatan. Os trens partem a cada 20 minutos e mudam de valor de acordo com o número de estações percorridas.
Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!
- Curta Viaje Leve no Facebook
- Acompanhe minhas fotos no Instagram
- Siga-me no Twitter
- Veja todos os videos no Youtube