Quando se pensa em comida típica da Malásia, facilmente vem na cabeça muita coisa frita e com molhos. Era isso o que pensávamos na primeira vez que visitamos o país, em 2016, quando acabamos não experimentando quase nada por conta da mente fechada que ainda tínhamos na época.
Dessa, vez, morando na Malásia há 1 ano, vimos que estávamos bem errados quanto a isso. A culinária malaia é uma das mais famosas do mundo, isso porque mistura ingredientes de 3 etnias que são muito famosas quando o assunto é comida: Malásia, Índia e China.
O continente asiático é responsável pelo maior número de acionamentos do Seguro Viagem. Muita gente acaba passando mal, seja pela alimentação ou pelo calor excessivo que faz por lá. A Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Ela trabalha com as melhores empresas de seguro viagem do mercado.
O país é formado basicamente por essas 3 etnias que vivem em harmonia e ajudam o país ser referência quando o assunto é comer bem. O mais legal é que você consegue encontrar restaurantes que vendem só comida malaia ou só comida indiana e também só comida chinesa.
Mas também dá pra achar lugares que vendem a culinária dos 3 países juntos. Tudo isso junto ao valor absolutamente barato para se comer, tornam a Malásia um dos melhores destinos gastronômicos do mundo.
Como a Malásia foi colonizada por ingleses até 1957, você ainda encontrará muita comida ocidental no país, além dos fast foods. Rosquinhas, bolos, salgados folhados e muito, mas muito frango frito pode ser achado por todos os cantos que você for.
Sendo assim, vamos falar sobre os principais pratos da culinária típica da Malásia separados por países e falar mais sobre cada um deles.
Comida Halal
A maior parte da população da Malásia é islâmica. Sendo assim, pelo menos os pratos malaios são Halal. Tudo que é halal não inclui carne de porco, de qualquer tipo (presunto, salame, costela).
Também é excluído o álcool, que não é vendido em muitos lugares. O islamismo segue tão a risca a culinária halal, que nem tocar na carne de porco eles podem. Já aconteceu isso quando fomos ao supermercado.
Onde comer o melhor da comida típica da Malásia
Sem sombra de dúvidas o melhor lugar para experimentar, seja as melhores comidas de rua ou os melhores restaurantes, fica na ilha de Penang. Ela é conhecida por ter a melhor gastronomia do país, misturando as 3 cozinhas presentes por aqui.
Vocabulário malaio para comidas
Logo que chegamos, dessa última vez, sentimos a necessidade de aprender pelo menos o nome das comidas típicas da Malásia e seus ingredientes. Como não estava podendo sair na rua por causa do Covid, estávamos pedindo comida pelos aplicativos e a maioria não vinha escrito em inglês.
Foi bem fácil decorar os principais pratos e ingredientes e vamos colocar abaixo o vocabulário básico para você não ficar perdido na hora de pedir seu prato.
- Nasi – Arroz
- Mee/Bihun/Maggi – Macarrão/Noodles
- Kari – Curry
- Goreng – Frito
- Bakar – Na brasa
- Sos – Molho
- Roti – Pão
- Ayam – Frango
- Ikan – Peixe
- Sotong – Lula
- Daging – Carne
- Kambing – Cordeiro
- Udang – Camarão
- Pisang – Banana
- Telur – Ovo
- Bawang – Cebola
Uma dica importante: a letra “C” se pronuncia como TCH. No caso do prato Roti Canai, o Canai se pronuncia Tchanai. Mesma coisa para o Cendol que se pronuncia Tchendol. O Ais Kacang se pronuncia Ais Katchang.
Leia também: O que fazer em Langkawi Malásia
Comida típica da Malásia: Qual experimentar?
Abaixo listamos os principais pratos típicos da culinária da Malásia que você tem que experimentar quando tiver visitando o país. Se quiser, clique a vá direto ao prato desejado.
- Nasi Lemak
- Mee Goreng
- Nasi Kerabu
- Laksa
- Nasi Goreng
- Apam Balik
- Putu Bambu
- Ais Kacang
- Cendol
- Ice Ball
- Kaya
- Roti Canai
- Murtabak
- Pão Naan
- Frango Tandoori
- Banana Leaf
- Char Kway Teow
- Wan Tan Mee
- Char Siu
Comida típica da Malásia: Cozinha Malaia
Os pratos típicos da culinária malaia levam como base o arroz. Ele é comido em todas as refeições e não é pouquinho não. Junto a isso, o frango acaba vindo em primeiro lugar por ser o mais barato. Com ele são feitos diversos tipos de pratos, seja ele cozido ou frito e sempre mergulhado em algum tipo de molho.
O frango pode ser substituído por carne de cordeiro ou vaca, assim como peixe, camarão e outros frutos do mar. Os vegetais normalmente são fritos na chapa com molhos.
Uma boa forma de experimentar tudo isso de uma só vez e indo a um tipo de restaurante chamado Nasi Campur. Nele você se serve, como nosso restaurante por quilo, mas não paga pelo peso e sim pelo tipo de comida que pegar.

É o jeito mais barato de comer, já que os valores vão desde 1RM até 5RM. Por exemplo,, aqui perto de casa comemos um prato com arroz (1RM), 2 pedaços de frango (2RM cada) e as vezes uma verdura (1RM).
Eu gasto normalmente entre 5RM e 6RM por um prato caprichado. A Andressa gasta menos ainda por pegar menos coisa. Sai mais barato do que comer em um restaurante normal e vale super a pena se você vai comer todos os dias na rua.
Nasi Lemak

O nasi lemak é o prato símbolo da Malásia. É vendido normalmente pela manhã, servindo de café da manhã para os malaios. É bem baratinho, vem embalado em pacotinhos de papel ou dentro de uma folha de bananeira.
Você vai achar desde os mais baratos, vendidos em barraquinhas de rua, nas ruas e estradas do país, até alguns mais sofisticados que são servidos em restaurantes.
Na receita, o arroz é cozido com folha de pandan, uma planta bem comum que dá sabor a diversos pratos não só malaios, mas de outros países do sudeste asiático.

Junto ao arroz e ao pandan ainda vai leite de coco e gengibre. Normalmente vem acompanhado de sambal (pasta de pimenta feita a base de camarão), ovo cozido, anchovas secas fritas, fatias de pepino e amendoim torrado.
Existem variações dessa comida típica da Malásia que vem com frango frito, lula frita ou o acompanhamento que você escolher. Custam a partir de 1RM.
Mee Goreng

O macarrão frito é achado praticamente em todos os países do sudeste asiático, com pequenas diferenças em cada um deles. Aqui é utilizado pasta de pimenta na base dos molhos e dá pra escolher entre alguns tipos de macarrão, alguns feitos de arroz e outros de farinha.
- Mee: é o macarrão médio, o mais básico que é utilizado nos pratos;
- Maggi: e o macarrão igual o quem vem em macarrão instantâneo (miojo);
- Bihun: é o mais fininho de todos, parecido com o cabelinho de anjo;
- Kway Teow: é mais grosso e borrachudo.
É comum quando você escolher dentre um dos tipos de macarrão e o acompanhamento que pode ser com frango, só verduras ou frutos do mar.
Nasi Kerabu

É um dos nossos pratos favoritos da culinária da Malásia. O arroz é cozido junto com pétalas da flor ervilha borboleta azul, deixando o arroz azul. De acompanhamento vem frango frito que é empanado com capim limão, tornando ele totalmente diferentes de outros frangos, mas ainda da pra escolher carne e peixe.
Vegetais picados e temperados ainda acompanham o prato além de ovo cozido salgado, pasta de pimenta, molho de pimenta e biscoito de peixe. O jeito certo de comer é misturando todos os ingredientes com o arroz. Você vai notar que é o prato mais saboroso que tem.
Laksa

Laksa é uma sopa forte com sabor azedo que é encontrada em diversas versões na Malásia. Dizem que o melhor deles é o de Penang. Nos ingredientes você vai encontrar sardinha seca, molho de tamarindo, capim limão, condimentos e pimentas.
Outras versões ainda incluem gengibre, abacaxi e pasta de peixe, tudo isso junto ao macarrão de arroz, são servidos em potinhos em muitos lugares do país.
Nasi Goreng

O nasi goreng é o arroz frito malaio, feito na wok com vegetais, pimenta, condimentos e acompanhando camarão, lula ou frango. Esse tipo de arroz é encontrado em praticamente todos os países do sudeste asiático, assim como o mee goreng.
É pedido normalmente por quem ainda está se acostumando à comida asiática por ser o mais básico dos pratos e costuma ser bem barato, a partir dos 3RM.
Comida típica da Malásia: Sobremesas
Quando o assunto é sobremesa, sinto muito dizer, mas a Malásia não será o melhor lugar para experimentar algo bom. Boa parte dessas sobremesa é um monte de gelo com alguns docinhos coloridos jogados em cima, que não são nada doce. Mesmo assim, tem alguns que valem a pena experimentar a vamos falar um pouco deles abaixo.
Apam Balik

É uma massinha bem fina feita a base de ovo, como se fosse uma panqueca e é recheada normalmente com pasta de amendoim, manteiga, milho e é dobrada ao meio. É achada em quase todas os mercados noturnos.
Tem a versão feita em uma massa mais grossa e em alguns restaurantes pode ser encontrado recheado de chocolate e leite condensado. É muito barato e dá pra comprar uma sacola cheia deles. Custa a partir de 0,50RM.
Putu Bambu

O putu é um doce feito com farinha de arroz. Com essa massa é montado um bolinho recheado de coco e açúcar de palma, que é levado a uma máquina que sopra um vapor quente, cozinhando ele.
Eu digo putu, porque são diversas versões do mesmo doce, só que todos com mesmo sabor mas formatos diferentes. O putu bambu é cozido dentro de um bambu, dando um formato de cilindro pro doce. Já o putu piring é feito em pequenas forminhas circulares, dando um formato redondo e achatado ao doce.


O putu perak zul tem o formato de madeleines, feito em uma forminha em formato de flor. As versões acabam mudando de região pra região. Já experimentamos mais de uma versão do mesmo doce pelo país.
Mesmo não sendo tão doce, esse é um dos nossos doces preferidos da Malásia e que não são encontrados com tanta facilidade pelas ruas.
Ais Kacang

Para refrescar no calor intenso que faz durante todo o ano na Malásia, o Ice Kacang ou também chamado de ABC, é uma das sobremesas preferidas dos malaios.
A mistura é um tanto esquisita e confesso que não gostei muito, mas vale a pena experimentar. O gelo é raspado e colocado em um pote que é coberto com diversas coisas.
Dentre elas, feijão vermelho, creme de milho, gelatina, amendoim e em algumas versões vem com sorvete de coco. Tudo isso derrete bem rápido e vira uma melequeira aguada com sabores diversos.
Cendol

O cendol é um pouco parecido com o Ice Kacang, mas com algumas mudanças. Em cima do gelo raspado é colocado leite de coco misturado com pandan, açúcar de palma, gelatina e feijão vermelho.
O sabor é um pouquinho melhor já que tem mais açúcar e leite de coco, mas também é algo que para nós brasileiros vai parecer bem sem graça quando se comparado a nossos doces.
Ice Ball

Pra quem gosta de raspadinha, aquele gelo raspado que vende na praia e é coberto com groselha e leite condensado, talvez vá curtir essa sobremesa que é bem parecida.
Aqui eles raspam o gelo em uma máquina, forma uma bola que é espetada por 2 palitos de churrasco e coberta com calda que você escolher.
Kaya
A kaya é um creme feito a base de ovo e coco que tem o sabor idêntico ao nosso quindim. É vendido em potinhos no supermercado, mas também da pra achar as versões artesanais e com sabores diferentes.
Acho que é o doce mais doce que comemos aqui na Malásia e o que a gente mais gosta. Pode ser comido pura, mas normalmente vem servida com pão e até mesmo com o roti.
Comida típica da Malásia: Cozinha indiana
Não só aqui, mas em diversos lugares do mundo os indianos estão sempre presentes. Como aqui eles tem facilidade de moradia, existe uma grande comunidade deles. Estima-se que 6% (quase 2 milhões) da população da Malásia é indiana.
Roti Canai

Roti é um pão indiano, mas que é consumido na Malásia por todos. A receita foi trazida por imigrantes indianos há muitos anos e tem até a versão malaia, que não muda muito, apenas os molhos que são menos saborosos.
Por isso recomendamos come-lo em um restaurante indiano para sentir o verdadeiro sabor. O roti canai, é o básico, feito de farinha, água e ovo. Eles pegam uma bolinha de massa e esticam ela até deixar bem fininha, dobram em 4 partes e fritam ele na chapa com manteiga.
Ele normalmente é servido com dois tipos de molho, o Dal, que é uma sopa a base de lentilha e curry vermelho, feito a partir desse condimento. Você vai encontrar eles vendendo pela manhã, já que serve de café da manhã na Malásia, mas também é servido durante a noite em alguns lugares.
Existem outras versões do roti que vem servidos com ovo, chocolate, banana e tudo que você imaginar. Eles custam a parte de 1RM e nesse valor acompanha os molhos, bem barato.
Murtabak

Também de origem indiana, o murtabak é outro prato que é vendido em todos os cantos da Malásia.
A base dele é parecida com o roti, fazendo a massinha de fora, mas dentro ele é recheado com carne, cordeio ou frango picados, que é misturado com condimentos como garam masala, açafrão e ovos batidos.
Tudo isso vai dentro da massa, que é dobrada em formato quadrado e dá origem a uma versão tunada do roti. É um dos nossos lanches preferidos aqui na Malásia.
Pão Naan

O pão naan tem mais cara do pãozinho que conhecemos, feito no forno. Os ingredientes são basicamente os mesmos: farinha, água, fermento. A diferença é que ele é assado dentro de um forno de barro chamado tandoori.
Esse tipo de forno é muito utilizado para diversos pratos da culinária indiana e assa o pão em minutos por causa da temperatura que ele consegue chegar.
É um forno alimentado a lenha e todas as comidas feitas nele ficam com gosto de churrasco, muito bom. Existem diversas versões desse pão, desde a simples até outras com alho e queijo.
Frango Tandoori

Um dos melhores frangos que ja comi na vida e olha que nem gosto de frango. Pedaços de frango são marinados em uma mistura de iogurte grego com garam masala, pimentas em pó, suco de limão, alho e gengibre.
Todos esses ingredientes dão uma cor bem avermelhada ao frango. Os frangos são colocados em espetos e levados ao forno tandoori, onde são assados e normalmente servidos com arroz biryani ou pão naan, que acho a melhor combinação.
Se for experimentar esse prato, vá ao Restoran Kapitan, em Penang. Ele serve o melhor frango tandoori da Malásia. Peça o pão naan com queijo, mas peça o extra chamado Cheesy Cheesy. Esse prato custa a partir de 12RM.
Banana Leaf

É um prato indiano que é servido na folha de bananeira e se come com a mão. Um porção generosa de arroz é colocada no meio, junto com dal (sopa de lentilha) acompanhado de diversos condimentos em pequenas porções ao redor.
Dentre eles papadam, molhos e vegetais ao curry. Algumas versões acompanham iogurte, peixe ou frango. O jeito certo de comer é jogando a lentilha em cima do arroz, misturando alguns dos ingredientes e fazendo pequenos bolinhos com as mãos para levar a boca.
Comida típica da Malásia: Cozinha chinesa
A culinária chinesa é bem difundida na Malásia já que parte da sua população é composta por chineses (20% da população). Mesmo assim, existem lugares que eles não estão presentes, então ficará mais difícil de achar pratos originais feitos com porco, no caso.
É o caso da ilha de Langkawi, onde estamos agora. A comunidade chinesa aqui é pequena e andando pela região onde tem mais restaurantes chineses, vimos que não existem pratos com porco no cardápio.
O melhor lugar para experimentar pratos a base de porco é em Penang, onde os chineses são em maior quantidade até do que os malaios.
Char Kway Teow
Apreciado em todo país, mas com versões diferentes, podemos dizer que a versão chinesa, principalmente a de Penang é a melhor de todas. O macarrão utilizado é o mais largo e tudo é frito em uma panela junto com broto de feijão, cebolinha, ovo, camarão e salsicha chinesa.
Tudo isso misturado com alguns molhos dão um sabor parecido com o Pad Thai da Tailândia. A versão malaia tem menos sabor e não leva a salsicha.
Wan Tan Mee

Um dos nossos pratos chineses preferidos da comida típica da Malásia, mas claro que tem que saber o lugar onde comer. Sempre íamos em um carrinho em Penang que fazia o melhor de todos e sempre tinha fila.
Na receita é utilizado aquele macarrão de miojo e junto a ele vai churrasco de porco, wantan cozido e frito (massinhas recheadas de carne de porco), pimenta, verduras e uma mistura de 4 molhos que dá o melhor sabor a ele.
Char Siu
O char siu é o churrasco de porco servido com arroz, mais difícil de achar na Malásia, mas que costumávamos comer bastante em Penang.
A carne de porco é servida em tirinhas e é adicionado um molho escuro a base de feijão vermelho fermentado, maltose, molho de soja, molho de ostras e outras especiarias.
O sabor é meio adocicado, mas da toda a diferença no sabor e deixa a carne de porco e o arroz branco que acompanha o prato muito mais saboroso.
Conclusão
Deu pra ver que comida boa não vai faltar enquanto você estiver viajando pela Malásia. E olha que não citamos nem 20% dos pratos que você vai encontrar por aqui. Recomendamos deixar o preconceito de lado e experimentar tudo que puder enquanto estiver na Malásia.
E você, já experimentou alguma comida típica da Malásia? Conta aqui pra gente como foi a experiência e deixa mais dicas pra quem ainda não conheceu.
Contrate o seu passeio na Malásia
Antes de viajar pra Malásia, confira os principais passeios que você poderá fazer pelo país. O Get Your Guide é nosso parceiro aqui no blog e uma das maiores agência de passeios e tours pelo mundo. Compre online, imprima e viaje sossegado.