Citrawarna, também conhecido como o festival das cores da Malásia, foi criado em 1999. O festival é uma introdução ao que a Malásia tem de melhor em cultura, arte, história, natureza e cores mostrado através de um show de luzes, sons, danças e fogos de artificio.
É o festival mais importante do país e demos a sorte de estar na cidade bem quando ele foi apresentado. O tema de 2016 foi sobre mitologia e folclore, onde foi apresentado ao público em forma de danças, os mitos contados por antepassados que ainda continuam vivos até os dias de hoje.
O continente asiático é responsável pelo maior número de acionamentos do Seguro Viagem. Muita gente acaba passando mal, seja pela alimentação ou pelo calor excessivo que faz por lá. A Real Seguros é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Faça uma cotação, pague em até 12x sem juros e viaje protegido.
Como foi o festival Citrawarna
O festival aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro na Merdeka Square, a praça onde foi proclamada a independência da Malásia. Em ambos os dias, a praça foi tomada por atividades que aconteceram das 16h30 às 23h00. Tudo foi montado de uma forma organizada, dividindo o local em várias partes.
No Chillax Zone haviam muros personalizados onde você podia tirar fotos divertidas. Também havia uma parte de jogos com prêmios, artistas de rua, jogos tradicionais, área com almofadas e ventiladores para relaxar e fugir um pouco do calor. O Starbucks estava lá patrocinando o evento e foi montado até uma área para venda de seus cafés.
Para matar a fome, haviam pelo menos uns 15 food trucks servindo comidas locais, sanduíches, comida mexicana e sucos. O show aconteceu no domingo a noite contando com a presença de convidados especiais como o ministro do turismo e cultura da Malásia. Teve inicio às 08h30 com as formalidades das chegadas dos convidados especiais, tocando o hino nacional e em seguida o show.
As apresentações do festival Citrawarna
São 18 apresentações que formam o festival Citrawarna e vou citar um trechinho de cada uma a seguir. Algumas não consegui entender muito bem e atualizarei quando souber.
1 – kedah – Hikayat merong mahawangsa
Conta a saga dos ancestrais dos reis de kedah. O rei Merong Mahawangsa tinha laços familiares com romanos e a confiança deles. Quando a frota real estava navegando de Roma para a China, foi subitamente atacada por uma Phoenix gigante chamada de Garuda. Após se chocar na costa de Kedah, fundou um estado chamado Langkasukai. Deixou o legado para seu filho o rei Merong Mahapudisat e voltou para Roma.
2 – Pahang – Lagenda Tasik Chini
Tasik Chini é um lago perto do rio Pahang, no lado leste da região de Pahang, habitada pelos Orang Asli. A lenda conta que o lago é habitado por um dragão chamado Naga Seri Gumum, conhecido como o monstro do lago Ness da Malásia.. Acredita-se que a cidade do império Khmer está no fundo do lago.
3 – Selagor – Upu Chendera
Um conto sobre uma líder mulher em Selangor chamada Chandela Burung, também conhecida como Raja Siti. Ela governou e liderou as vilas ao redor de Kuala Selangor. Amada pelos populares da vila por seu governo de liberdade, fez os populares jurarem não escolher outro líder daquela geração. Isso mostrou simbolicamente a braveza e a harmonia do povo durante o seu governo.
4 – Negeri Sembilan – Misteri Lata Kijang
O misterioso mito de Lata Kijang que foi criada em Negeri Sembilan. Esse folclore sempre foi muito popular pela sociedade malaia. Sang Kelembai sempre foi imaginada tendo poderes especiais capazes de transformar pessoas e animais em pedra quando zangada.
5 – Chinese Performance – Tarian Bunga Teratai
Inspirada na dança de lótus, traz o frescor encontrado na região de Don Huang na China. A dança mostra um grupo de crianças dançando na beira do lago de lótus, como a tradição desde os antepassados.
6 – Johor – Lagenda Puteri Gunung Ledang
Essa lenda conta os 7 pedidos que a mulher de sultão fez em prova de seu amor. Os pedidos eram absurdos, mas dizem que ele foi capaz de fazer todos, menos o último que era de trazer uma tigela de prata com o sangue de seu filho mais novo.
7 – Terengganu – Lagenda Bukit Puteri
Uma pequena colina de importância histórica em Kuala Terengganu. O mito fala sobre uma princesa que morou no topo da colina, onde muitos dos moradores na colina iam até ela para pegar utensílios como tigelas, pratos ou talheres para festividades. mas como muitos não retornaram os utensílios, ela ficou muito aborrecida e decidiu ir embora para um lugar onde pudesse ajudar outras pessoas.
8 – Melaka – Hang Tuah
Hang tuah foi um grande guerreiro de Melaca no reinado do sultão Mansur Shah no século 15. Ele é considerado pelos malaios uma figura forte e ilustre na cultura local, por ser o mais poderoso almirante.
9 – Indian and Sikhs Performance – Tarian Klasikal & Bangra
Bangra é uma das danças da cultura Sikhs, vinda de Punjab, na Índia. A dança é em comemoração ao sucesso de uma boa colheita. E a Klasikal, nada mais é do que uma das 8 danças clássicas da Índia.
10 – Perlis – Jentayu
11 – Kelantan – Cik Siti Wan Kembang
Cik Siti Wan Kembang foi a rainha da costa leste da península da Malásia, que hoje faz parte do estado de Kelantan. Ela foi conhecida pela sua beleza e braveza por entrar numa batalha montada a cavalo com espada na mão. O mito conta que ela e sua filha tinham poderes místicos.
12 – Pulau Pinang – Pertemuan
13 – Orang asli – Sawai
Orang asli significa povos indígenas em Malaio. Os indígenas são habitantes mais antigos da Malásia e estão oficialmente divididos em 18 tribos de 3 principais grupos: semang, senoi e proto-malaios.
14 – Siamese Performance – Raja Naga
15 – Perak – Cempaka Sari
Cenpaka Sari é uma ilha no distrito de Perak Tengah. Esta ilha foi um dia o local de moradia de Alexandre, o grande sultão.
16 – Sabah – Huminodun
Huminodun foi a única filha de Kinoingan e Suminundu. Numa época de muita fome, onde tinham apenas alguns grãos para comer, os pais de huminodun deram sua filha como sacrifício em amor ao mundo e ela concordou. Disse que cada parte de seu corpo daria uma colheita e após o mundo inteiro ficar escuro, chuvas e trovões, houve a grande colheita como nunca antes. Atualmente huminodun está representada em todas as plantas.
17 – Sarawak – Tugau
Tugau foi um grande comandante, teve 3 filhas que muitos acreditavam ser adotadas. Uma delas casou-se, mas continuou morando com seu marido na casa de Tungau. Certo dia seu genro foi caçar um porco, mas acabou não conseguindo matar o bicho, que fugiu com sua lança de ouro.
18 – Kuala Lumpur – Cuti-Cuti Malaysia & Mega Sales
Na última apresentação foi mostrada a dança de diversos turistas, operários e cidadãos de Kuala Lumpur chegando em um ônibus de city tour.
O evento foi muito bem produzido e superou minhas expectativas. Ainda demos duas entrevistas para canais locais depois do evento, mas não conseguimos ver se foi para o ar.
Estivemos no evento a convite da Visit KL – Secretaria de Turismo de Kuala Lumpur.
Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!
- Curta Viaje Leve no Facebook
- Acompanhe minhas fotos no Instagram
- Siga-me no Twitter
- Veja todos os videos no Youtube