Home BrasilAmazonas Cachoeiras de Presidente Figueiredo: As principais e as que conhecemos!

Cachoeiras de Presidente Figueiredo: As principais e as que conhecemos!

por Andressa Silva
Cachoeiras de Presidente Figueiredo

Visitar as cachoeiras de Presidente Figueiredo é descobrir que o Brasil tem belezas naturais que são maiores do que nossa imaginação. É descobrir que a natureza é perfeita em todos os sentidos, mas ao mesmo tempo perceber que somos parte disso tudo.

E foi ao visitar algumas das principais cachoeiras do Amazonas que fica na região de Presidente Figueiredo é que pudemos perceber a imensidão da floresta Amazônica. Por isso neste post, você vai encontrar o que há de melhor em cachoeiras e trilhas.

Sabia que é importante fazer um Seguro Viagem Nacional?

Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação e conheça excelentes seguros para a sua viagem!

FAZER COTAÇÃO

Esperamos que você possa ter uma experiência tão boa quanto a nossa e aproveitar todas as dicas!

Neste artigo você verá: 

Quando visitar as cachoeiras de Presidente Figueiredo

Antes de começar a falar sobre as cachoeiras de Presidente Figueiredo, queremos deixar algumas dicas para você visitar a região sem problemas. A primeira dica é em relação a quando visitar a região, pois isso pode mudar a sua programação quanto às cachoeiras que vai visitar. 

No entanto, ainda podemos dizer que não há um período bom ou ruim para visitar Presidente Figueiredo. Isso porque no período de chuva (final e começo do ano) algumas cachoeiras fecham, mas outras ficam mais bonitas, pois tem mais água. Já no verão, algumas cachoeiras ficam perfeitas, pois tem pouca água e outras nem tanto.

Um bom exemplo disso é a famosa Cachoeira do Mutum, que estava fechada quando visitamos a região em dezembro, pois a quantidade de água estava muito alta. Outro local que estava fechado foi a Lagoa Azul, mas essa estava em período de manutenção da trilha.

Independente do período do ano ou estação que você visitar Presidente Figueiredo, algumas das mais de 150 cachoeiras que existem por lá estarão em seu melhor momento para que você aproveite ao máximo.

O que levar para seu passeio nas cachoeiras

Antes de viajar, não esqueça de preparar sua mala com os itens essenciais que falaremos a seguir. Eles serão necessários para você ter em mãos durante os passeios para as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

  • Mochila ou bolsa: Esse é o primeiro item da lista e você precisará ter uma bolsa pequena para levar alguns itens. Se possível leve uma impermeável caso tenha objetos sensíveis à água.
  • Repelente: Durante a maioria das trilhas não havia a presença de muitos mosquitos, por isso não achamos super necessário, mas vale a pena ter na bolsa.
  • Dinheiro trocado: Em alguns locais há disponibilidade de bebidas e comidas que você pode consumir durante o dia. Além disso, você pode querer alugar uma galocha.
  • Roupas leves: Bermudas, shorts e blusas de tecido fino e leve são essenciais, pois você vai conhecer muitas cachoeiras no mesmo dia e vai se molhar diversas vezes.
  • Roupas de banho: Esse é o principal item, já que você tomará banhos em cachoeiras maravilhosas! Sunga, bermuda, maiô e biquíni de todos os tipos são bem vindos!
  • Sapato fechado: O melhor item quando falamos de calçado é a sapatilha que borracha que além de ser fechada, não molha e não escorrega, mas caso não tenha, leve um sapato que possa molhar, pois há partes que será necessário molhar o sapato, e muito!
  • Água: Fazer trilhas na floresta amazônica, por mais curta que seja, faz muito calor e você vai suar muito. Portanto, leve sempre uma água na mochila!

Não esqueça de levar seu celular e câmera para fazer belas fotos!

O que não levar para as cachoeiras de Presidente Figueiredo 

Aqui nós já indicaremos algumas coisas que não são necessárias levar para seus passeios nas cachoeiras de Presidente Figueiredo. Isso porque não nos pareceu necessário ou que levamos mas não usamos em nenhum momento. 

  • Capa de chuva: Esse é um item que achamos desnecessário, mas que levamos, pois já estávamos molhados dos banhos de cachoeiras e fazendo as trilhas logo em seguida. No entanto, achamos que foi importante ter a capa de chuva para a bolsa, já que tínhamos muitos equipamentos eletrônicos.
  • Calça comprida: Apesar de ver algumas pessoas fazendo as trilhas de calça, não achei necessário em nenhum momento, principalmente porque tiramos as roupas muitas vezes para tomar banhos nas cachoeiras. Se pensar em fazer as trilhas de calça, leve uma folgada!
  • Comida: Com o dia cheio de atividades, fazer uma parada para o almoço estará incluída em seu passeio, por isso não vimos necessidade de levar comida para a cachoeira ou para a trilha.
  • Chinelos: Muitas das trilhas que são feitas antes de chegar nas cachoeiras são em mata fechada, por isso, há muitos ganhos, tocos e folhas e não é possível usar chinelos.

Melhores cachoeiras de Presidente Figueiredo

Agora chegou a hora falar todos os detalhes sobre as melhores cachoeiras de Presidente Figueiredo. Aqui você vai saber informações completas das cachoeiras mais conhecidas, as que têm acesso mais fácil, e até as cachoeiras em que você pode acampar ou ficar hospedado em chalés, pois tem estrutura para tanto.

Caverna do Maroaga e Gruta da Judéia

Caverna da Maroaga em Presidente Figueredo
Caverna da Maroaga

A Caverna do Maroaga e a Gruta da Judéia ficam no mesmo complexo e são super famosas. Além de serem dois pontos belíssimos onde a natureza mostra sua maestria, um dos principais motivos delas serem pontos de visita populares em Presidente Figueiredo, é porque elas são próximas da cidade e tem fácil acesso.

Ao chegar na entrada da Caverna da Maroaga e da Gruta da Judéia você verá uma pequena casa, onde é feito o controle de entrada das pessoas, pois o local é limitado a 60 pessoas por dia. Por lá, é possível alugar galochas, caso você não tenha um sapato adequado ou se não quiser molhar os seus sapatos.

Vale lembrar que a visita a esses pontos é feita somente com a presença de um guia, pois é uma área de proteção ambiental. No começo você fará uma trilha que é fácil e pode ser feita por pessoas de todas as idades. Por lá, o guia vai mostrar os diversos tipos de árvores e como são usadas de forma medicinal pela população local.

Logo depois você vai chegar na Caverna da Maroaga, poderá fazer algumas fotos na queda d’água e observar a caverna apenas por fora. Em seguida, é hora de seguir um caminho com água na canela por um riacho e chegar em outra trilha, só que dessa vez mais curta, até a Gruta da Judéia.

Na Gruta da Judéia dá pra tomar mais banhos e observar a região. A partir de lá, você fará um novo caminho para chegar até o ponto final que é o mesmo da chegada. Durante todo trajeto o guia mostra e passa muitas informações sobre a floresta amazônica.

Cachoeira do Mutum

Essa é outra cachoeira bem famosa em Presidente Figueiredo porque tem uma formação rochosa peculiar. Isso acontece porque a grande rocha tem diversos buracos e quando a água passa por cima formam piscinas naturais onde os visitantes podem tomar banho com tranquilidade. 

Algumas dessas crateras tem passagens de uma para outra, por baixo, fazendo uma espécie de caminho subaquático onde os mais corajosos atravessam. No entanto, essa cachoeira fica aberta quando as águas estão mais baixas, pois se estiver muito cheia, as piscinas transbordam.

Para chegar até a Cachoeira do Mutum é necessário fazer uma trilha de 6km ou acessar a região de carro, mas a estrada é de terra e como sempre chove, sempre está com lama. Além disso, vale comentar que por lá é possível acampar, mas paga-se uma taxa extra.

Infelizmente não pudemos conhecer a Cachoeira do Mutum porque estava no período de inverno, quando a incidência de chuvas é maior e a cachoeira transborda. Sem falar que o local estava fechado, pois o pessoal aproveitou para fazer manutenção.

Cachoeira da Iracema e Araras

Cachoeira da Iracema
Cachoeira da Iracema

A cachoeira da Iracema faz parte de um complexo turístico bem conhecido em Presidente Figueiredo. Isso acontece porque além de linda, ela tem fácil acesso de carro e a trilha para chegar até ela é pequena. No final da trilha, uma parte do caminho é mais tranquilo ainda, pois tem uma plataforma de madeira que facilita a caminhada. 

De frente a cachoeira, você terá um pequeno restaurante, onde é possível fazer refeições e até tomar uma caipirinha. Além disso, há outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas para quem deseja se refrescar. 

Não podemos deixar de falar sobre a cachoeira, que no período de chuva tem uma queda d’água super forte, tanto que fica impossível chegar até lá. Por outro lado, há várias áreas para tomar banho. Quem tem mais coragem, pode pular na água a partir de uma plataforma de madeira com cerca de 2 metros de altura.

Localizada no mesmo complexo da Cachoeira da Iracema, a Cachoeira das Araras também entra na lista das melhores e mais populares cachoeiras de Presidente Figueiredo. Isso porque além do fácil acesso, como havia mencionado anteriormente, você poderá conhecer dois locais no mesmo dia. Ao explorar as trilhas do complexo, você vai se deparar com grutas incríveis se mostrando perfeita em todas as formas. 

Parque Urubuí

Localizado na região central de Presidente Figueiredo, o Parque Urubuí é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, principalmente por ser municipal e com entrada gratuita. Lá você vai encontrar a famosa escultura de um índio Waimiri e um espaço completo com hospedagem, restaurante e claro, um complexo de lazer com área para banhos. A grande diferença e no que o Parque do Urubuí se destaca, é a corredeira que é sensacional.

Lagoa Azul e Fervedouro do Maranhão

Existe uma segunda lagoa azul que também é um dos pontos que todos querem visitar quando estão se planejando para conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo. Isso porque além de ter a cor azul espetacular, ela é natural e está no mesmo complexo natural do Fervedouro Maranhão.

O primeiro local a ser visitado é a Lagoa Azul numa parte que tem uma boa estrutura com mesas e cadeiras, bem como redes para quem vai com mais tempo e quer descansar. Logo depois é possível ir até o Fervedouro do Maranhão onde você tomará um belo banho na piscina natural, mas é por tempo limitado.

A melhor época para visitar a lagoa é no período de verão, que acontece de fevereiro a agosto. Dessa forma, não pudemos visitar quando fomos a Presidente Figueiredo, pois era dezembro e o complexo estava fechado.

Lagoa Azul Park

A Lagoa Azul é outro dos locais mais impressionantes de Presidente Figueiredo e por isso é super famosa e todo mundo quer visitar. Essa lagoa é artificial, mas tem a cor azul devido a algas azuis ou também chamadas de cianofíceas que ao fazer fotossíntese, produzem a cor azul bem claro que dá a cor da água. A lagoa é rodeada de vegetação e faz contraste do verde com o azul, principalmente em dias de sol.

Por fim, deixamos o alerta para que você não confunda as lagoas azuis, já que elas têm o mesmo nome. As duas ficam em locais diferentes, uma é natural e a outra artificial, mas ambas são belíssimas! 

Outras Cachoeiras de Presidente Figueiredo que visitamos

Agora que você já conhece as cachoeiras mais famosas e mais visitadas, vamos deixar a seguir informações sobre outras cachoeiras que visitamos. Essas cachoeiras não são tão populares como as que falamos anteriormente, mas são tão belas quanto e recomendamos muito que visite!

Cachoeira do Tinga

Cachoeira do Tinga
Cachoeira do Tinga

A Cachoeira da Tinga está numa região ainda pouco explorada de Presidente Figueiredo e quando visitamos, não tinha absolutamente ninguém. Para chegar lá, primeiro é necessário entrar no complexo de carro, que vai até um certo ponto. Depois disso fizemos uma pequena trilha para chegar até a cachoeira de fato. 

Essa cachoeira tem a queda d’água baixa, porém forte e não conseguimos chegar até lá, pois era período de cheia. A água tem um tom escuro e avermelhado impressionante que vai ficando mais transparente conforme fica raso e a água escoa formando um riacho que segue pela floresta.

Cachoeira da Pedra Furada

Cachoeira da Pedra Furada
Cachoeira da Pedra Furada

Essa cachoeira foi formada de uma maneira bem interessante, pois ao visitar você percebe que a água cai de um furo feito de forma natural na pedra que ela anteriormente escorria. Há dois furos, um maior, onde a água desce com bastante força e não dá para tomar banho, e um outro menor. 

Além dos furos, quando o fluxo de água está muito forte, a água ainda cai por um terceiro ponto onde escorre pelas pedras de forma natural. A água que corre pelas cachoeiras forma uma bela lagoa que dá para tomar banho e mergulhar, apesar de raso.

Para chegar nela, é necessário fazer uma trilha, que achamos tranquila. Na região há uma certa estrutura, mas estou falando apenas de escada e corrimão que dão apoio para subir e descer em certos pontos.

Cachoeira da Kira

Cachoeira da Kira
Cachoeira da Kira

Essa foi a primeira cachoeira que visitamos no complexo da Kira. Para chegar lá é necessário fazer uma trilha por dentro da floresta amazônica passando por um caminho que foi tranquilo. Na região da queda d’água, há algumas pedras onde é possível sentar e apoiar as bolsas e roupas. Também tem alguns troncos que caíram de forma natural, mas que acabam servindo de cenário para fotos. 

A queda d’água não é muito forte por isso é possível se banhar direto na cachoeira e depois mergulhar na pequena lagoa que se forma ao redor. A água é de dor escura, mas é super limpa e um pouco gelada, o que é ótimo para se refrescar do calor que faz dentro da floresta.

Cachoeira da Ladeira

Caminho para a Cachoeira da Ladeira
Caminho para a Cachoeira da Ladeira

Localizada no complexo da Kira, essa cachoeira foi uma das que mais nos aventuramos para visitar. Para chegar lá, além da trilha ter alguns pontos de sobe e desce, há alguns pontos onde é necessário andar por cima de troncos e colocar os pés na água com sapato mesmo num riacho.

Além disso, para acessar a cachoeira, é necessário fazer um pequeno rapel num rochedo onde a água já corre. No local há uma corda que usamos para subir e descer, mas a presença de um guia foi essencial, pois ele nos deu todas as instruções e informações de segurança para acessar a cachoeira.

Cachoeira do Curumim

Cachoeira do Curumin
Cachoeira do Curumin

A Cachoeira do Curumim também está no complexo de cachoeiras da Kira e você pode visitar junto com as outras. Ela foi uma bela surpresa pois depois de fazer a trilha para acessar essa cachoeira, você se depara com uma bela queda d’água onde é possível tomar banho com tranquilidade. Apesar do fluxo de água estar um pouco forte devido ao período de chuvas, dava para ficar embaixo e curtir.

Cachoeira do Índio

Essa cachoeira também fica no complexo da Kira, sendo uma das quatro que você pode visitar. O cenário dessa e de todas as outras que estão no mesmo complexo é totalmente rústico e natural, por isso, aqui você não vai encontrar nenhum tipo de estrutura.  

No entanto, quando visitamos não pudemos tomar banho nela porque a queda d’água é alta e estava muito forte. Como você já sabe, visitamos as cachoeiras de Presidente Figueiredo em dezembro, que é o período das chuvas e as cachoeiras ficam cheias. 

Passeios para as cachoeiras de Presidente Figueiredo

Para conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo e explorar as trilhas e complexos da melhor forma possível, nós indicamos que faça um passeio com guia. Nós conhecemos diversas cachoeiras em dois dias de passeio e ter um guia ao nosso lado dando as devidas informações e procedimentos de segurança fez toda diferença. 

Sem falar que para conhecer tanto os lugares mais exclusivos e rústicos, quanto os mais populares e famosos, ter um profissional ao seu lado faz toda diferença! Tivemos um carro a disposição, água gelada, refeições nos locais mais bacanas, guia super profissional que conhece as trilhas e cachoeiras como ninguém, o dia inteiro.

Nós fizemos o passeio pelas cachoeiras de Presidente Figueiredo com a Iguana Turismo e recomendamos demais! Você pode entrar em contato com eles pelo Whatsapp (92) 99352 3630 ou pelo e-mail [email protected] para acertar o roteiro das cachoeiras, de onde vai partir e quando irá.

Seguro viagem nacional

Quando falamos em fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir sempre em primeiro lugar! Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional, pois ele é imprescindível para você sair de casa com tranquilidade e aproveitar cada atração e passeio da cidade.

Um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem como extravio de malas e atraso no voo. 

Caso seu plano de saúde não tenha abrangência na região norte, é mais do que recomendado que se faça um seguro viagem para garantir a tranquilidade em todos os momentos.

Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!  

Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!

Perguntas frequentes

Quantas Cachoeiras tem em Presidente Figueiredo?

Em Presidente Figueiredo há mais de 150 cachoeiras. Veja mais informações.

Quais são as melhores cachoeiras de Presidente Figueiredo?

As cachoeiras mais famosas são a cachoeira da Iracema, Araras, Maroaga, Judéia e Lagoa Azul, entre outras. Veja mais informações.

Dá para visitar sozinho as cachoeiras de Presidente Figueiredo?

Não é recomendado, pois há trilhas e caminhos por meio da floresta amazônica que necessita de acompanhamento de guia. Veja mais informações.

Qual é a melhor época para visitar as cachoeiras de Presidente Figueiredo?

Tanto no período de verão, quanto no inverno, pois há cachoeiras que são melhores com muita água e outras com pouca. Veja mais informações.

Passeios em Manaus

Agora que você já sabe tudo sobre as cachoeiras de Presidente Figueiredo e tem todas as informações necessárias para fazer uma viagem completa, que tal programar alguns passeios em Manaus? A seguir, deixamos algumas dicas de passeios pela região para você se divertir. É só clicar nas caixas abaixo para ter mais informações, ver os preços e fazer suas reservas com nosso parceiro Civitatis, que é seguro e de confiança.

Nosso passeio para as cachoeiras de Presidente Figueiredo foi a convite da Iguana Turismo.

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x