Home Brasil Cachaça Carvalheira: um role pela fábrica da Carvalheira

Cachaça Carvalheira: um role pela fábrica da Carvalheira

por Flávio Mendes
Cachaca-Carvalheira

Para quem procura um passeio diferente em Recife, conhecer a história da Cachaça Carvalheira com direito a degustação é a dica. A fábrica da cachaça disponibiliza um tour guiado mostrando as dependências e explica como a mágica acontece.

Os amantes de cachaça devem fazer esse passeio para conhecer um pouco mais do processo de fabricação da bebida e sua história. Sem falar que é um passeio diferente e foge um pouquinho das praias, né verdade?! Portanto, a nossa dica é que ao viajar para o estado, inclua o passeio na sua lista do que fazer em Recife.

Foi em Pernambuco que a história da cachaça começou em meio a culinária do estado. Registrada no estado de Pernambuco, a primeira destilaria do Brasil ficava no estado. Isso aconteceu quando os engenhos de cana-de-açúcar transformaram a matéria prima em diversas formas. Junto a isso, temos um português, um rum cubano e uma ideia genial.

Aqui fica a lista com os assuntos que abordaremos neste artigo. Clique e vá direto ao assunto:

História da Cachaça Carvalheira

Espaco-de-Eventos-Cachaca-Carvalheira

A história da Cachaça Carvalheira começou com a vinda de um português ao Brasil em 1870. Ele foi produtor de um vinho chamado Quinta das Carvalheiras. Mas ainda jovem decidiu ir ao Brasil e se estabeleceu em Recife, constituindo uma família com 9 filhos.

Passadas gerações, Octávio e seu filho Eduardo Carvalheira, começaram a fazer pesquisas porque tinham o desejo de produzir cachaça. Todo esse interesse começou a partir do trabalho de Octávio em usinas e destilarias de cachaça. Tudo começou em 1993. Durante uma viagem a Cuba para um seminário sobre açúcar e a cana para a produção do destilado, eles decidiram fazer experimentos.

Alguns anos depois, Octávio, Eduardo e os técnicos cubanos que estavam no Recife, resolveram iniciar o processo de envelhecimento da Cachaça Carvalheira. Eles decidiram utilizar o mesmo processo usado no rum cubano. Por isso, usaram barris de carvalho para o processo de envelhecimento.

Como é feita a Cachaça Carvalheira

Producao-Cachacaria-Carvalheira

Para entender um pouco mais da Cachaça Carvalheira e te convidar a fazer o tour, queremos falar um pouco de como é feito todo o processo. Claro que durante o passeio da cachaçaria, você vai ter mais informações completas e vai poder ver de perto tudo que falamos aqui.

O processo é incrível e faz com que a cachaça Carvalheira seja uma das melhores do Brasil. Vamos passar pela produção num passo a passo de como a mágica acontece. Ainda é possível conhecer o engarrafamento e saber como chegar na casa dos consumidores.

Produção

Cachaca-Carvalheira-Alambique

A cachaça é produzida em 3 processos, sendo a moagem, a fermentação e por fim a destilação. Para iniciar, a moagem acontece através do esmagamento da cana em uma moenda. Antigamente esse processo era feito através da tração animal fazendo a moenda de madeira girar. Acredito que você já tenha visto esse processo em algum museu pelo Brasil. Contudo, hoje em dia as moendas são feitas em aço e acionadas com motores elétricos.

O caldo proveniente da moagem vai para a destilação. Em seguida são adicionadas leveduras, que são os fungos responsáveis pela fermentação. Nesse sentido, para que a cachaça passe pelo processo perfeito, essa etapa dura 24 horas.

Em seguida, o processo de destilação acontece em alambiques de cobre onde tudo é fervido e condensado. O vapor sobe por uma serpentina e sai do outro lado por pequenos furos. O nome “pinga” vem daí, desses pingos que acumulados se transformam na cachaça.

Durante a destilação, a cachaça ainda é dividida em 3 frações. A primeira é a cachaça de cabeça, que é a pior fração da bebida, pois tem toxinas e alto teor alcoólico, sendo descartada. Em seguida temos a cachaça de coração que é a melhor parte, ou seja, é a bebida utilizada com teor alcoólico na casa dos 40%. Por fim, a cachaça de calda que tem o teor alcoólico bem baixo é descartada ou usada para adubo.

Envelhecimento

Toneis-Cachacaria-Carvalheira

Os alambiques de envelhecimento da cachaça Carvalheira são feitos em carvalho branco porque é um dos melhores tipos de madeira. Esse tipo de madeira também é o melhor para a construção de barris e tonéis para o envelhecimento de destilados.

O envelhecimento é feito em 5 anos para a cachaça que é a mais vendida, enquanto que para a sua melhor cachaça esse processo demora 12 anos.

Na fábrica é possível sentir o cheiro que o carvalho libera por causa da evaporação da cachaça. Porque isso acontece, estima-se que se percam cerca de 20% da produção de cada barril nesses 5 anos de envelhecimento. Já na cachaça Carvalheira com 12 anos, essa perda é ainda maior.

Engarrafamento

Área da Cachaçaria
Área da Cachaçaria

Após ser retirada dos barris de carvalho, a cachaça Carvalheira vai para tanques metálicos para a regulagem do teor alcoólico. Todas as cachaças envelhecidas da Carvalheira são produzidas em engenhos e apenas envelhecidas na fábrica.

Na fábrica, eles mostram todo o processo de envasamento que foi dividido em 5 partes: o envasamento, fechamento das garrafas, controle de qualidade com raio-x e controle de impurezas, selagem e por fim a rotulagem.

Depois disso tudo, ela vai para as lojas, supermercados, bares e restaurantes em Recife, até chegar na mesa do consumidor. Você pode provar a cachaça nos melhores bares em Boa Viagem, por exemplo, ou comprar pelo Recife e em todo o estado.

Onde comprar a Cachaça Carvalheira

Você sabia que dá para comprar online sua Cachaça Carvalheira. A Amazon vende algumas opções das melhores cachaças produzidas. Dentre elas, uma das melhores cachaças que eles produzem, a Cachaça Carvalheira Tradicional. Para quem procura uma mais básica, ótima para caipirinhas tradicionais, a indicação fica para a Cachaça Carvalheira Brasil.

Conhecendo a Cachaça Carvalheira

Agora você já sabe um pouco sobre a história da cachaça Carvalheira e como é feito todo o processo. Ficou curioso para fazer o passeio na cachaçaria?! Então vamos ao detalhes de como tudo acontece.

O passeio da cachaçaria é bem legal e o pessoal conhece muito bem o processo e do produto em si. Por isso, você pode fazer qualquer perguntas que eles vão saber te responder na hora.

Vale comentar, que durante o passeio pela fábrica há guia, degustação, aula de caipirinha, bem como uma loja da cachaça.

Como é o Tour

Tour-guiado-Cachaca-Carvalheira

Com hora marcada, você deve chegar ao local onde funciona a cachaçaria. Fica no bairro da Imbiribeira, perto de Boa Viagem e do Aeroporto de Recife. Se você for alugar carro no Recife, siga o endereço pelo mapa que você vai chegar tranquilamente.

O local não tem placa na entrada, mas é só tocar a companhia no grande portão. Você será atendido com o melhor sorriso pernambucano.

Ao entrar, a primeira coisa que sentimos é o aroma dos barris de carvalho e da cachaça pelo ar e por isso já ficamos animados. O guia nos recebeu super bem e começou a contar como é feito todo o processo da cachaça. A explicação vai desde a moagem da cana-de-açúcar, passando por todo o processo de produção, envelhecimento e por fim o engarrafamento, como mencionado acima.

Enquanto o guia explicava o processo, íamos caminhando para conhecer as dependências da fábrica. Por lá é possível ver algumas peças antigas de moagem, os barris, e a sala de engarrafamento. Se der sorte, você vê o engarrafamento e a rotulagem sendo feito ao vivo.

Degustação da Cachaça Carvalheira

Cachaca-Carvalheira

Depois que andamos pela fábrica, provamos cada uma delas na loja que tem todos os produtos da Carvalheira. Lá podemos experimentar todos os tipos de cachaça. Para nós, a melhor é a Cachaça Carvalheira Tradicional.

A degustação é de todos os tipos de cachaça Carvalheira. Por isso, abaixo colocamos informações de cada uma delas.

  • Carva Mel e Limão é uma pinga de sabor adocicado e baixo teor alcoólico. Essa bebida alcóolica mista é feita com mel e limão, por isso deve ser consumida gelada;
  • Cachaça Carvalheira Tradicional fica 5 anos em barris de carvalho. É uma cachaça extra premium para consumir pura, assim como em coquetéis;
  • Envelhecida em barris de freijó, a Cachaça Artesanal de Alambique Carvalheira é artesanal. Com alta qualidade, a pinga oferece um sabor suave com toque adocicado;
  • Reserva Especial Canela é uma aguardente feita com extrato natural de canela para um sabor inigualável. Essa também é uma cachaça extra premium, envelhecida por 5 anos em carvalho;
  • A Reserva Especial Porto Recife faz parte da família de cachaças especiais da Carvalheira. Ela é igual a anterior, contudo sua infusão é feita com passas de frutas regionais;
  • Terceira da família especial, temos a Cachaça Reserva Especial Raízes. Ela tem infusão de raízes aromáticas especiais e selecionadas;
  • Fika Jurubeba como o nome já fala é uma Pinga com jurubeba que trás todos os benefícios da planta. Consuma gelada, em drink, assim como num simples shot;
  • Carvalheira Brasil é uma cachaça para caipirinhas de todos os sabores. Feita a partir de uma mistura especial de alambique e coluna, porém tem teor alcoólico de 38%.

Aula da Caipirinha Perfeita

Caipirinha-Cachaca-Carvalheira

Para finalizar, aprendemos a fazer a Caipirinha Morena com base na Cachaça Carvalheira Tradicional. Criada por eles, a caipirinha usa a cachaça extra premium e tem alguns toques especiais.

Ainda tivemos uma aula particular onde pudemos experimentar diferentes caipirinhas. Dessa forma, experimentamos caipirinhas feitas com umbu-cajá, uva, limão com abacaxi e a tradicional com limão.

Aprendemos que para fazer uma boa caipirinha de limão, é ideal usar uma cachaça de qualidade. Além disso, é importante usar os ingredientes na medida certa. A seguir veja a receita da Caipirinha Morena de Cachaça Carvalheira, mas fique atento pois não vai encontrar em nenhum outro lugar.

  • Meio limão cortado em rodelas bem finas;
  • Uma colher e meia de açúcar mascavo;
  • 40 ml da Cachaça Carvalheira Tradicional;
  •  Cubos de gelo.

Coloque as rodelas de limão e o açúcar na coqueteleira. Em seguida use o pilão e esmague bem no centro do limão apenas 3 vezes. Por fim, coloque o gelo até a boca da coqueteleira, a cachaça envelhecida, chacoalhe bem e sirva.

O segredo da caipirinha perfeita da cachaçaria Carvalheira, é cortar o limão em rodelas bem finas. Em seguida deve esmagar os limões no meio. Dessa forma, você não tocará na casca, evitando o sabor amargo.

Informações Adicionais da Cachaça Carvalheira

Carvalheira ainda organiza diversos eventos, como as festas de carnaval em Olinda e São João. Também há eventos em sua fábrica com direito a palco e iluminação especial. Até agora são 14 eventos, que em grande parte acontecem anualmente, mas apenas no estado de Pernambuco. Os eventos são em locais como Porto de Galinhas, Gravatá e Fernando de Noronha.

O tour na fábrica da Cachaça Carvalheira é um dos melhores passeios para fazer na cidade. Portanto, se você ficar hospedado na região de Boa Viagem, estará bem próximo.

Abaixo algumas informações adicionais que você deve saber.

  • Endereço: Rua Manoel Didier, 53 – Imbiribeira – Recife;
  • Horários: De segunda a sexta das 09h às 18h, sábado das 09h às 17h e domingo das 13h às 17h;
  • Preço: Em torno de R$15 por pessoa.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x