Home Ásia As Batu Caves e seus templos hindus

As Batu Caves e seus templos hindus

por Flávio Mendes
batu-caves

As Batu Caves são um conjunto de cavernas e um dos principais pontos turísticos de Kuala Lumpur. Dentro dessas cavernas existem templos hindus que são visitados diariamente por turistas do mundo inteiro.

Estive nelas em 2015 e esse ano, mas atualmente a principal delas está em reforma. As fotos desse post são uma mistura da visita de 2015 com 2016.

Sabia que o Seguro Viagem Ásia é muito importante?

O continente asiático é responsável pelo maior número de acionamentos do Seguro Viagem. Muita gente acaba passando mal, seja pela alimentação ou pelo calor excessivo que faz por lá. A Real Seguros é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço garantido. Faça uma cotação, pague em até 12x sem juros e viaje protegido.

FAZER COTAÇÃO

Um pouco de história

As Batu Caves ficam dentro de uma rocha de 2km de extensão por mais de 300m de altura, daí o nome Batu = Rocha. Estima-se que exista mais de 200 mil morcegos e 250 espécies de invertebrados dentro da Dark Cave, uma das cavernas que compõe as Batu Caves.

O templo foi fundado em 1892, mas só em 1920 é que uma escadaria de madeira foi construída para em 1940 ser substituída por uma escadaria de concreto de mais de 270 degraus.


Reserve seu hotel com o melhor preço no Booking

   Veja todas as opções de hotéis em Kuala Lumpur


Durante o festival Thaipusam, o principal festival que ocorre nas Batu Caves, cerca de 1 milhão de hindus e mais de 10 mil turistas visitam as cavernas. Uma procissão se extende desde o templo Sri Maha Mariamman por 12km até as Batu Caves, durando 8 horas.

Os hindus sobem as escadarias do templo principal jogando leite para o Deus Murugan, aquele gigante que fica na entrada da caverna principal.

Conhecendo as Batu Caves

As Batu Caves ficam cerca de 12km do centro de Kuala Lumpur e uns 30 minutos de trem. O trem te deixa praticamente na porta.

deus-hanuman

Logo na chegada é possível ver a estatua do Deus Hanuman, o deus macaco que toma conta da entrada da primeira das 3 cavernas, a Ramayana Cave. É preciso pagar 5RM para entrar nessa primeira caverna que vale a pena.

vishnu-batu-caves

Logo depois do guichê de entrada você ja da de cara com uma estatua do Deus Vishnu e uma carruagem com uma cascata de fundo.

batu-caves-7

Dentro da caverna existe uma exposição de estátuas contando todas as fases da vida do Deus Rama que é o sétimo avatar do Deus Vishnu.

batu-caves

Seguindo para a caverna principal, a Temple Cave, logo na entrada você vai ver uma estátua do Deus Murugan medindo mais de 40m de altura.

batu-caves-8

A subida é bem cansativa então prepare-se para enfrentar os 272 degraus. Na segunda vez que estive lá o templo estava em reforma e para ajudar na subida, ganhamos baldes de terra para carregar até o topo.

Batu caves

escadaria-batu-caves

Tome cuidado com a gangue de macacos que frequenta a escadaria e parte do templo. Segure firme sua bolsa, sacola, óculos ou tudo que eles possam tentar roubar, pois eles puxam da sua mão.

macacos

A caverna é imensa com uma parte de fundo aberta. Tem uma lojinha que vende alguns souvenirs, algumas estátuas espalhadas e um templo está sendo construído na lateral esquerda.

batu-caves

batu-caves

batu-cavesDurante a volta, se pretender entrar na Dark Cave, mantenha-se do lado direito da escadaria. Eu não visitei a Dark Cave então não faço ideia de como seja lá dentro.

batu-caves

Ao lado da Temple Cave fica a Cave Villa, que é uma outra caverna. Antes de entrar nela você cruza uma ponte por um lago e passa por um aviário. Só vi o lado de fora e também preferi não entrar nessa.

Quanto custa

Para entrar na caverna principal você não paga nada. Já para as outras é necessário pagar para entrar. A Ramayana Cave, aquela que tem a estátua do deus macaco na entrada custa 5RM.

Já para a Dark Cave, a caverna que fica quase no final da escadaria para a caverna principal, a entrada custa 35RM com tour guiado. A Cave Villa custa 15RM.

Como chegar nas Batu Caves

Trem: o KTM Komuter, aquele trem que viaja do centro para os locais mais afastados de Kuala Lumpur te deixa na porta. Pegue a linha marrom do KTM Komuter e desça na estação Batu Caves, a última da linha. A passagem custa de acordo com a distância percorrida. Eu paguei 2,50RM saindo da estação Kuala Lumpur. Se tiver dúvidas como utilizar os trens de Kuala Lumpur, leia esse o post em que falo sobre todos os transportes da cidade.

trem-batu-caves

Ônibus: é possível pegar o monotrilho até a estação Titiwangsa e de lá um ônibus para Batu Caves.

Taxi, Uber e Grab: não recomendo ir de táxi por ser mais caro e por eles não quererem ligar o taxímetro. Se puder, vá de Uber ou Grab, outro serviço local parecido com Uber e muito usado na Malásia. Eles custam muito barato aqui em Kuala Lumpur.


Gostou do post? Então deixa seu comentário aí embaixo!!


Contrate seu passeio em Kuala Lumpur

 


Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

1
0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x