Home BrasilBahia Arembepe, BA: o que fazer, onde ficar e comer bem

Arembepe, BA: o que fazer, onde ficar e comer bem

por Andressa Silva
Praia de Arembepe

Arembepe está localizado no litoral norte da Bahia e guarda atrações encantadoras e locais que são um tesouro do estado. Ao visitar a região nós não esperávamos que teríamos uma experiência tão bacana e por isso já estamos programando um retorno em breve para além de explorar a região, ter tempo de relaxar e curtir mais as praias. 

Falo isso porque nossa visita a Arembepe foi completa, porém rápida e deixou gostinho de quero mais. Portanto, já aviso que isso provavelmente irá acontecer com você, pois a região guarda belas praias com suas piscinas naturais, um vilarejo tradicional e culinária deliciosa. São diversos motivos que nos fizeram gostar da região e indicar neste artigo sobre o que fazer em Arembepe e arredores.

Abaixo nós deixamos uma lista com os assuntos abordados neste artigo, ou seja, você pode clicar no tema desejado se quiser ir direto para a informação que deseja. 

Como chegar em Arembepe na Bahia

Praia de Arembepe
Praia de Arembepe

Chegar em Arembepe é fácil e tranquilo, principalmente porque estamos falando da Linha Verde, como é conhecida a BA 099 que dá acesso às praias do litoral norte. Além disso, a Praia de Arembepe fica próxima a Salvador, capital baiana onde você poderá chegar de avião, por exemplo, e seguir de carro ou ônibus como descrevemos abaixo.

Avião: A chegada de avião na região pode ser feita pelo Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães. Partindo de lá você chegará rapidamente em Arembepe, pois a distância é de apenas 26 km. 

Transfer: Saindo do aeroporto, você pode contratar o serviço de transfer para te levar direto a sua pousada em Arembepe. Você terá total conforto e não vai precisar se preocupar com nada, além de relaxar e curtir a viagem. Nosso parceiro Get Your Guide, oferece o serviço partindo do aeroporto de Salvador para a região de Camaçari onde fica Arembepe, é só informar a localização que deseja ir antes de viajar.

Carro: Ótima opção para chegar em Arembepe com conforto e liberdade. Se você não tiver carro, pode alugar na Rentcars pelo blog e retirar em diversos pontos da cidade que estiver partindo ou do aeroporto. Você pode aproveitar que estará de carro para explorar toda região com mais facilidade seguindo pela BA 009 que é pedagiada e segura.

Ônibus: Pegar ônibus para Arembepe é fácil e você pode contar com uma gama de opções. As empresas que oferecem linhas para lá são a Atlântico, Expresso Garcia D’Ávila e as vans da Linha Branca. Há rotas locais passando apenas pelos bairros da região, bem como há linhas que partem do centro de Salvador, da rodoviária e do aeroporto.

Veja as passagens aéreas e de ônibus, acessando a 12Go aqui no site, pois usamos e recomendamos.

Pousadas em Arembepe e onde ficar

Café da manhã com vista para o mar na Alfazema Cultural
Café da manhã com vista para o mar na Alfazema Cultural

Quando falamos sobre onde ficar em Arembepe, vale a pena comentar que a vila é pequena, mas há a região do centro que é mais agitada e tem fácil acesso para todas as atrações e tem a Praia do Piruí que fica ao sul da vila. Há poucas pousadas em Arembepe, por isso vale a pena ficar ligado nas dicas que deixaremos.

Alfazema Cultural Bed and Breakfast: Essa hospedaria super charmosa fica de frente a praia de Arembepe e tem apenas 2 quartos. A receptividade, o café da manhã e a sensação de aconchego são sem igual. Esse foi o local que ficamos e recomendamos para casais e mulheres que fazem viagem solo.

Pousada a Capela: Se busca um local maior e com diversas comodidades, essa pousada é uma ótima opção. Ela está localizada em frente a Praia do Piruí e oferece quartos para famílias, piscina, restaurante e área de lazer.

Pousada Paraíso de Arembepe: Essa pousada também fica na Praia do Piruí, porém um pouco mais perto da vila de Arembepe. Sua estrutura é simples, mas tem piscina, cozinha compartilhada e quarto para famílias.

Flor da Aldeia: Classificada como eco hospedaria, este espaço está localizado na Aldeia Hippie Arembepe, sendo uma opção diferente que podemos contar como uma experiência e não apenas como uma acomodação.

Veja todas as opções de hospedagem em Arembepe e faça sua reserva!

Bares e Restaurantes em Arembepe

Almoço na Alfazema Cultural em Arembepe
Almoço na Alfazema Cultural

Lugares para comer em Arembepe não vão faltar e você não terá dificuldades em achar comida boa e diversificada. São bares e restaurantes em Arembepe que servem de comida caseira a pratos típicos da culinária baiana, sem falar nas diversas lanchonetes com sanduíches e hambúrgueres.

No entanto, neste artigo queremos destacar a cozinha criativa da Alfazema Cultural, local em que ficamos hospedados. Na hospedaria tivemos o prazer de provar o delicioso café da manhã regado a frutas, suco e geléias artesanais. A proprietária Claudia Kusch, comanda a cozinha e sua equipe com maestria preparando pratos que seguem uma linha de alimentos saudáveis, limpos e super saborosos. 

Durante os dias que estivemos por lá, pudemos espiar a mágica acontecer pela janela da cozinha e provamos o menu do dia. Nos foi servido salada de folhas verdes com carpaccio de beterraba, legumes ralados e semente de girassol como entrada. No prato principal, nos esbaldamos no nhoque de batata doce com molho ao sugo de tomate. Finalizamos com creme de tapioca e calda de frutas vermelhas que eu poderia comer pro resto da vida.

Todos os dias o cardápio muda e o espaço é pequeno, por isso vale a pena você entrar em contato com a Claudia e sua equipe para fazer a reserva. Além disso, vale comentar que ela faz as geléias artesanais com frutas e especiarias que são divinas e você pode levar pra casa. Em breve uma padaria artesanal também estará funcionando para você provar os pães quentinhos da Alfazema Cultural.

O que fazer em Arembepe

Nesta lista sobre o que fazer em Arembepe, você poderá descobrir um pouco mais da cidade desde sua vila até as praias. Vale a pena explorar o vilarejo durante o dia e à noite, bem como passar boas horas nas praias. Também indicamos fazer caminhadas pela região para conhecer as outras praias que indicaremos a seguir.

Vila de Arembepe

Igreja de São Francisco
Igreja de São Francisco

Você vai encontrar um espaço que tem muitas características rústicas, pois é uma vila de pescadores com casas à beira mar que são pé na areia literalmente. Você verá lojas que vendem artesanato, roupas de praia e ótimos restaurantes. Além disso, é na vila de Arembepe que ficam mercados, padarias, bancos e as pracinhas que lotam a noite. 

A igreja de São Francisco é um dos destaques da Praça das Amendoeiras com seu estilo simples, porém encantador. Por lá, missas frequentes acontecem e você pode conhecer durante um momento de oração.

Durante a noite, a praça dos coqueiros fica lotada e você poderá curtir a vida noturna da região. Este é um ótimo lugar para jantar, fazer um lanche ou quem sabe tomar uma cerveja gelada, pois há vários restaurantes e bares na região.

Praia de Arembepe

Barco na Praia de Arembepe, Bahia
Barco na Praia de Arembepe

Durante a maré baixa, você encontrará uma grande piscina natural bem na região central da vila. Isso acontece porque há um paredão de pedras que segura as ondas, formando uma parte de águas tranquilas para banhos. Além do banho de mar, você pode contar com uma boa estrutura, pois há alguns restaurantes como o Restaurante da Coló, o mais antigo da região.

Aldeia Hippie

Bangalôs na Aldeia Hippie de Arembepe
Bangalôs na Aldeia Hippie de Arembepe

Arembepe ficou muito conhecida por causa da Aldeia Hippie nos anos 60 e 70 por ser um recanto de paz. Suas casas rústicas com madeira e palha também ganharam fama no mundo inteiro quando personalidades como Janis Joplin e Mick Jagger visitaram a região. Além deles, Rita Lee, os Novos Baianos e Ney Matogrosso, por exemplo, também marcaram presença.

Ao visitar, você vai entender porque o local ficou tão famoso e o porque as pessoas admiram tanto a Aldeia Hippie. As casas simples junto a cabanas que viraram espaço de hospedagem, um bar, uma escola e a palhoção central com feira de artesanato se misturam entre o mar, o rio Capivara e a restinga.

Emissário de Arembepe

Seguindo um pouco mais ao norte, depois da Aldeia Hippie, está o Emissário de Arembepe. Ele avança 200 metros para o mar e é um ótimo local para caminhar principalmente durante o pôr do sol. Você verá alguns pescadores na ponta do emissário e pode ir debaixo de sua estrutura e fazer umas fotos diferentes a partir da areia da praia. Além disso, muita gente vai para o rio Capivara na mesma região do emissário onde tem alguns bares e uma ótima região para tomar banho e se divertir.

Praia do Piruí

Essa praia fica ao sul da Praia de Arembepe e é acessível tanto de carro, quanto de caminhada durante a maré baixa. Aproveite a caminhada na maré baixa para ver as piscinas naturais que são formadas por lá, pois são lindas e ótimas para tomar um banho de mar tranquilo. Em toda extensão da praia tem pouquíssimas barracas, então vale levar suas coisas ou apenas visitar a região.

Fundação Projeto Tamar de Arembepe e Praia do Forte

Tartaruga na piscina do Projeto Tamar na Praia do Forte
Tartaruga no Projeto Tamar

Na Praia de Arembepe funciona um espaço da Fundação Projeto Tamar, pois a praia recebe a visita de muitas tartarugas marinhas para desova todos os anos. No entanto, esse espaço é de estudo e controle dos ninhos na região e não está aberto a visitação. Para visitar, recomendamos que vá para o Projeto Tamar na Praia do Forte que fica a 30 km de distância. A visita custa R$35 reais e lá você poderá obter muitas informações sobre as tartarugas e todo o trabalho que tem sido feito pelo Tamar.

Bate e volta para Praia do Forte

o que fazer na Praia do Forte na Bahia
Praia do Forte

Como a Praia do Forte fica perto de Arembepe, recomendamos fortemente que visite a região. Você terá outros tipos de praia para visitar e conhecer mais piscinas naturais no norte da Bahia. Sem falar que a vila é muito charmosa e conta com casas coloridas, muitos restaurantes, lojas e atrações diferentes. Nós, já falamos aqui no blog tudo sobre a Praia do Forte, por isso recomendamos a leitura de outro artigo para saber mais sobre a região.

Fazendinha Recanto 3 Amores

Se você viajar com crianças e procura um local para que elas se conectem com a natureza, a Fazendinha Recanto 3 Amores é uma boa escolha. Neste local você poderá conhecer um pouco mais da vida de uma fazenda com animais, um rancho, parquinho e campo de futebol, por exemplo. Toda a família terá momentos para apreciar a natureza e aprender mais sobre o meio ambiente.

Terreiro de Lembá

Esse foi o primeiro terreiro tombado como Patrimônio Cultural de Camaçari, município em que Arembepe está. O espaço preserva a ancestralidade da cultura e do candomblé com suas manifestações religiosas sendo ele um terreiro de candomblé da nação Angola Bantu Congolês. No local funciona a Escola Zumbi dos Palmares e acontecem cerimônias, festas e rituais do qual é possível visitar.

Passeios na Bahia

Agora que você já sabe o que fazer em Arembepe e conhece suas principais atrações, é hora de se organizar. Durante todo este artigo, nós deixamos alguns links que irão te ajudar com a programação da viagem e a fazer as reservas de hotéis, alugar carro e fazer passeios. Abaixo, ainda deixamos algumas sugestões de passeios por toda Bahia para você aproveitar sua viagem ao máximo.

Leia também

Inscreva-se
Notifique-me
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários

Nós utilizamos Cookies para melhorar sua navegação pelo blog. Ok, tudo bem O que é Cookie?

0
Vamos conversar? Deixe seu comentário!x